segunda-feira, 25 de abril de 2016

[Resenha] A garota no trem

|
Autora: Paula Hawkins
Páginas: 378
Editora: Record
Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor.
Todas as manhãs, Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas dágua, pontes e aconchegantes casas.
Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes a quem chama de Jess e Jason , Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess na verdade Megan está desaparecida.
Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota No Trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado.

Eu, particularmente, gosto muito de thrillers psicológicos, porém essa capa e sinopse não despertariam interesse em mim em uma livraria. Mas eu ganhei de natal e agradeço a oportunidade de ler um livro capaz de me despertar pena, afeição e nojo pela mesma personagem. Não quero usar essa resenha como escape psicológico, mas a verdade é que eu não acredito em casamentos e esse livro só serviu para dar mais razão para a minha teoria, mesmo que todos os personagens sejam doentes e não se encaixem tão bem na nossa sociedade considerada “normal”.

O livro é narrado por três principais personagens femininas, Rachel, Megan e Anna, mas Rachel – nossa garota do trem – é a personagem central da trama. Dias antes de noticiarem o desaparecimento de Megan, nossa protagonista presencia uma cena citada na sinopse como chocante, mas eu diria apenas inesperada para o enredo criado na cabeça de Rachel. Convencida de que a cena que viu pode ajudar na solução do caso, Rachel procura as autoridades, mas a policia não tem certeza se o testemunho de Rachel deve ser mesmo levado a sério.

A policia acha que sou xereta. Pensam que fico perseguindo pessoas, que sou doida varrida, mentalmente instável. Eu nunca deveria ter ido a delegacia. Piorei minha situação e não acho que tenha ajudado Scott, que foi o motivo pelo qual resolvi ir até lá.

Então, a medida que os capítulos são intercalados pelas memórias das outras narradoras – Megan, a desaparecida e Ana, a atual esposa do ex-marido de Rachel – ela resolve fazer sua própria investigação. Enquanto ela tenta juntar as peças do quebra cabeça, o relato das outras duas personagens atinge o objetivo de um bom suspense, que é nos fazer suspeitar que qualquer um pode estar envolvido no desaparecimento.

Não posso odiá-la, mas ela me deixa assustada. Estou com medo do que ela vai fazer comigo, ou do que eu vou fazer com ela. Foi esse medo que me despertou pouco depois das cinco da manhã, encharcada de suor apesar das janelas abertas e do fato de estar sozinha.

Como falei no início, Rachel despertou em mim sentimentos contraditórios, mas não era a única personagem com problemas, todos são desajustados. E concordo com critica negativa que vi em um vídeo resenha, de que a situação proposta pela autora é mesmo bem improvável. Eu pego ônibus todos os dias e não fico criando cenários para os moradores das casas perto de onde o ônibus passa. Kkkkk. Ainda assim, na minha opinião, o contexto criado pela autora deu um ótimo suspense, e eu recomendo para quem gosta do gênero ou simplesmente está procurando um livro nessa categoria.

14 comentários:

  1. oi tudo bem?
    Diferente de você eu não leio muito thrillers psicológicos, deveria, mas não é um gênero que me atraia com frequência, porém fiquei com vontade de ler esse depois de assistir ao trailer da adaptação. Mas quando leio um adoro isso de despertar o lado investigativo de quem ler ou ajudar a protagonista solucionar o caso, o levantamento das suspeitas. Até!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Eu tenho uma certa curiosidade sobre o livro, as resenhas que li até o momento estão divididas tem quem gostou e quem não gostou. Recentemente vi o trailer do filme que me despertou ainda mais curiosidade. Após ler a sua resenha vou adicionar esse livro a minha lista de leitura, parece que a Rachel é uma daquelas personagens bem interessantes que parecem ser de um jeito e depois nos surpreende.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ana, tudo bem?
    É um livro bem diferente do que realmente costumo ler, então com toda certeza despertou meu interesse porque até hoje só vi comentários positivos em relação a obra. Sua resenha está ótima direta e objetiva.
    Beijão linda

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus, como assim um livro é capaz de despertar tantas sensações pela mesma personagem?! Eu só de olhar para a capa não diria se tratar de um thriller, mas conforme fui vendo as resenhas, fui percebendo que é um livro um tanto forte, eu gosto de tramas assim. Eu gosto de suspense e adoraria ler este livro. Sabe, acho que começarei a fantasiar a vidas das pessoas por onde passo diariamente, hehe.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ooi
    Até gosto de suspenses mas esse não me chamou tanta atenção. Mas arriscaria a leitura, pois já vi vários comentários positivos. :)
    Ótima resenha!
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Sou louca pra ler esse livro, mas, infelizmente não tenho sorte grande de ganhar de presente de Natal rsrs...
    O que mais me chama a atenção é o fato do livro ter personagens fora dos padrões, isso se destaca muito, pois, estamos cercados de personagens perfeitos, né? Entendo suas ressalvas, mas, ainda quero ler rsrsrs...
    Beijos


    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Olha acho que sou igual a personagem central, às vezes gosto de ver as pessoas na rua e imaginar como seria sua vida, sou louco neh??? Mas nunca é a mesma pessoa, sempre são diferentes auhauahuahau. E olha esse livro parece ser bem interessante, adoreiiii

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu comprei esse livro em inglês, mas ainda não tive tempo de ler. Fiquei muito curiosa por ver resenhas muito positivas sobre ele e por ter visto do trailer, que por sinal, está maravilhoso.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana, tudo bem?

    Eu bem estava com muita vontade de ler o livro antes, mas ao ver seu pequeno tamanho e pensando no tanto de livros que tenho em casa, acabei deixando de lado e focando apenas no filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu li o livro e não vi nada demais nele, para estar entre os mais vendidos do ano de seu lançamento! Também achei a história bem improvável e os personagens absolutamente desajustados, como você mencionou. É um livro bom e ponto final, nada mais que isso. Não é muito interessante, nem surpreendente e eu detesto quando o autor cria toda uma história para fechar o livro da qual não nos dá muitas pistas no caminho, isso me irritou nesse livro.

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana.

    Ultimamente tenho gostado demais deste gênero suspense e estou com muita vontade de adquirir este livro, pois acho a sinopse interessante. Gostei da sua resenha porque mostrou que o livro despertou sentimentos contraditórios e isso provocou curiosidade. Espero adquirir ele logo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu também gosto de thrillers psicológicos e tenho desejado esse livro faz tempo, mas concordo com você que também não fico criando cenários para os moradores de onde meu ônibus passa.
    Porém esse mistério e suspense para saber o que aconteceu me deixa curiosa e quero ler o livro sim. Eu também vi o trailer do filme e achei MARAVILHOSO. Com certeza vou querer ler também.

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana, estou doida para ler A Garota no Trem desde o lançamento e já tenho ele no meu Kindle, mas com tantos livros para ler ele acaba ficando para depois, principalmente pq Thriller psicologico não é muito minha praia, mas estou mesmo doida para conhecer esta história, talvez seja uma das minhas próximas leituras :)

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    A trama desse livro tem tudo que eu gosto, quero ler ele ainda mais que vi que vai ter filme. Gosto de livros que fazem a gente ficar pensando em quem cometeu o crime, quem se encaixa no papel do vilão. Livros assim fazem eu ficar presa a trama e tentar desvendar tudo antes do final.
    Eu quero muito ler esse livro antes do lançamento do filme.
    Beijão!

    ResponderExcluir