sábado, 16 de abril de 2016

[Resenha] Eu é um outro

|
Autor: Hermes Bernardi Jr.
Páginas: 80
Editora: Edelbra
O autor criou um relato consistente e denso, por vezes fragmentado e dissolvido, que rompe seu silêncio na primeira sessão de terapia de Edu. No reservado do espaço, onde apenas seu terapeuta pode ouvi-lo, Eduardo solta seus pensamentos em profusão, em ordem desconexa, um turbilhão, muito comum nesta fase da vida, quando perguntas buscam respostas e algumas dúvidas naturais desejam ganhar forma de personalidade.




Eu é um outro é um livro sensível e impactante. Quando eu iniciei a leitura não fazia ideia do que esperar, então fui bastante surpreendida com tudo o que eu encontrei, e só me resta dizer que essa obra é incrível. Com uma narrativa sem ordem cronológica nenhuma, o autor nos apresenta um personagem que tenta buscar se definir, e entender o mundo.

Apesar da narrativa não informar em qual tempo está, é fácil se ambientar, só precisa ter bastante atenção. Essa forma do autor narrar é bastante peculiar, mas nos envolve de forma profunda aos sentimentos do personagem.

Tenho um amigo de quem gosto muito, doutor.

Suspiro.

Embrulho.

Quero vomitar.

Silêncio.

Eduardo está em uma consulta com o psicólogo, mas não parece que eles mantêm uma conversa. Parece um monólogo, que por incrível que pareça, ajuda bastante o garoto a compreender tudo ao voltar em situações que já passaram.

Seu principal dilema é ele gostar de garotos. Não que realmente seja um dilema, mas como ele contaria isso aos pais? Aos amigos? E o principal, como falar para seu amigo que é perdidamente apaixonado por ele? Ainda mais sabendo que esse amigo tem namorada, e que tem a chance de perder essa amizade.

Perguntei-me de quantos outros eu era esse tanto. De quantos eus eu era? Eu era um? E quantos tantos eus deveria conhecer pra me descobrir em algum? Ou descobrir o outro? E quantos outros eu haveria de buscar pra encontrar esse um onde eu era eu?

O personagem tem uma forma de falar quase que poética. É envolvente o jeito que ele desenvolve seus pensamentos. Eu é um outro é uma leitura intensa, marcante e fácil. Eduardo é um personagem que sofre emocionalmente. Ele só quer se encontrar. A obra pode ser lida em poucas horas, e tenho certeza de que irá cativar qualquer pessoa. Recomendo!

8 comentários:

  1. Oi, achei a sinopse interessante e historia em si bem envolvente, pois como você disse parece um monologo do Eduardo com seu psicologo, onde ele vive esse dilema de gostar de garotos e não saber como lidar e contar aos seus proximos e como viver com isso. Bem legal e com certeza leria.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!

    Olha, não sei se gostei desse negócio de não ter ordem cronológica, mesmo você dizendo que não é difícil se ambientar. Eu tenho um tiquinho de TOC sabe, acho que eu ia ficar bastante incomodada com isso. Esse trem de narrativa poética também não é comigo viu, acabo cansando muito rápido da leitura... Mas ao mesmo tempo eu gostei do enredo, dos questionamentos do Eduardo que, infelizmente, passam pela cabeça de muitas pessoas.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  3. O enredo para ser bem interessante e reflexivo, com certeza esses "monólogos" falam tanto sobre a gente, pois acho que é sua a descoberta de uma resposta que já existia. Adorei o livro e fiquei com vontade de saber qual a reação das pessoas quando ele contou tudoo.
    Beijo
    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Só pela capa, não dá para ter noção do que iremos encontrar. Mas me pareceu uma obra muito intensa, que irá mexer com o leitor, causar reflexões, levantar dúvidas. Não conhecia ainda, mas não tem como resistir depois da sua resenha que ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dessa!
    A capa por si só, apesar de simples, é muito fofa e até que chama a atenção do leitor! Interessante a forma que o autor escolheu para contar a história, essas narrativas mais diferenciadas, se bem feitas, realmente deixam tudo mais dinâmico. Ainda assim, não é uma leitura nem premissa que me interesse, mas valeu a indicação de qualquer forma.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  6. Oieeee! Olha, parece ser uma história bem profunda e reflexiva. Acredito que essa parte de não ter ordem cronológica atrapalhe um pouco, pois já li uns dois livros assim e senti certo desconforto durante a leitura. Pela premissa, que achei bastante interessante, eu leria o livro sim mas sem grandes expectativas por conta disso! Bjosss


    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa!
    Logo de imediato o título do livro me chamou a atenção. Ele é diferente, um tanto confuso... assim como os pensamentos do personagem, pelo menos é o que aparenta.
    Gosto de leituras intensas e reflexivas, mas confesso que não me senti muito atraída pela história. Tenho sérios problemas com monólogos, geralmente me cansam super rápido e fico naquela vontade de abandonar a leitura. Enfim, parece bacana, mas deixo passar.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  8. Mas gente que livro é esse? Parece ser bem bacana a abordagem do autor e meio que isso é algo recorrente atualmente, onde as pessoas tem medo do que os outros irão achar caso ela se mostre como realmente é, parece ser uma leitura legal e a narrativa me chamou bastante a atenção.

    ResponderExcluir