sábado, 9 de abril de 2016

[Resenha] Diário de uma garota normal + Sorteio

|
Autora: Phoebe Gloeckner
Páginas: 321
Editora: Faro Editorial
Minnie é uma garota de 15 anos que registra num diário tudo o que sente e acontece em sua vida.Seu relato é incomum apenas porque ela conta tudo. Não há aqui a sutileza das histórias para meninas, quase sempre romantizadas para parecerem mais leves. A descoberta da sexualidade, o interesse pelos garotos, as novas amizades, tudo é contado de forma tão natural que acaba por revelar como o mundo adulto é cáustico, doloroso e cruel, se visto pelos olhos de uma adolescente que está prestes a entrar nele.



Diário de uma garota normal é um livro que traz um tema bem polêmico, mas que deveria ser discutido com todos os jovens. Eu fiquei interessada em ler a obra depois de assistir o trailer do filme que saiu, inspirado na trama, mas eu confesso que quando iniciei a leitura não imaginava algo tão pesado e intenso. A autora criou uma história séria sobre assédio sexual, drogas e irresponsabilidade materna. O livro todo é contado em forma de diário, e eu particularmente adoro esse tipo de narrativa, pois é possível nos aproximarmos bastante do personagem principal. É nesse diário que conhecemos a vida de uma adolescente perturbada, que inicia sua vida sexual de uma forma incomum, e onde também acompanhamos seu amadurecimento como pessoa - talvez não de forma tão positiva, e sim, drástica -, ela não é mais uma menininha.

Minnie tem os pais separados, mora com a mãe, e esta sempre tem um namorado novo. Alguns são passageiros, outros ficam mais tempo. Um deles, Monroe, está sempre em sua casa, a conhece desde criança, mas acaba percebendo ela se tornar uma adolescente, e é aí que ele se insinua para ela. Para uma adolescente, tentando ver pelo ponto de vista de Minnie, deve ser demais chamar a atenção de um adulto, sem nem pensar no quanto isto é errado. Cedendo às investidas de Monroe, Minnie acaba perdendo sua virgindade com ele, e descobrindo sua vida sexual e seus desejos.

Sempre que pode, Minnie transa com Monroe, ela se vê perdidamente apaixonada por ele, mas não pensa em contar nada para a mãe para não magoá-la. Assim, precisa dividi-lo com ela. Louca por sexo, quando a Minnie não consegue fazer nada com Monroe, ela acha outros garotos para transar, só para satisfazer sua vontade, e o que ela joga na cara do namorado da mãe só para o deixar com ciúmes. Não são tantos garotos, mas percebemos que é sempre com os mesmos,  isso quando não volta para Monroe. 

Uma parte de mim sabe que ele é um bundão, um babaca, e que eu estaria melhor se ele morresse. Mas outra parte de mim não acredita nisso e tem certeza de que ainda vamos todos viver felizes para sempre, de um modo ou de outro...

Eu fiquei com muita raiva da mãe de Minnie por não ter percebido que tinha algo de errado com a filha, e na verdade, nem se importar com o que acontecia com ela. Apesar da garota achar normal ter um relacionamento do tipo com um homem adulto, eu acho que isso é muito errado, e que a mãe deveria ter notado a aproximação do namorado com a filha. É um pouco absurdo a situação toda, mas a autora mostra não só uma garota se descobrindo, como também relacionamentos conturbados que atingem as crianças. Minnie entra em depressão por não entender como continuar com um relacionamento que tem como base apenas o sexo. É bastante triste ler seus pensamentos, suas angústias e a falta de amor que ela recebe de quem deveria cuidá-la.

É bastante fácil julgar e culpar a garota, mas nesse caso, o adulto abusou, sim, dela e nem deveria ter começado um relacionamento. Minnie parece ser alguém decidida e bad ass, mas percebemos que ela não é nada disso. Emocionalmente fraca, com autoestima baixa e sem uma boa relação com a mãe, ela afunda cada vez mais nas drogas e no sexo. É triste, mas acho que é uma realidade que deve acontecer bastante com alguns jovens. 

Eu acho essa leitura muito importante para todos. Acho que a intenção da autora não foi só tratar de um tema polêmico, mas também mostrar a descoberta de uma adolescente, ambos os casos são bastante bem explorados, e a narrativa permite ao leitor embarcar em uma leitura bastante crível e envolvente. Eu gostei bastante da obra, mesmo ela sendo um pouco pesada e com passagens bem vulgares, mas isso tornou os pensamentos e desejos de uma pessoa jovem bem real. 

A história é contada também por quadrinhos, Minnie é uma desenhista, e eu adorei ter essas partes, deixa uma sensação de intimidade com a autora do diário. A obra está muito linda, a edição da Faro Editorial mais uma vez arrasou, e eu curti muito a capa que eles fizeram, mais que a original, eu agora estou curiosa para conferir o filme! Recomendo a leitura! E claro, vai ter sorteio!



Trailer do filme inspirado na obra! ♥


Sorteio

Informações:

- O período da promoção é de 09/04 até 14/05;
- O resultado será postado em até 72h;
- Terá apenas um ganhador;
- O envio é feito em um prazo de 60 dias;
- Não nos responsabilizamos por extravios ou dados informados incorretamente;
- O ganhador terá um prazo de 48h para responder o e-mail com seus dados;
- É obrigatório residir em território brasileiro.



a Rafflecopter giveaway

29 comentários:

  1. Não sei como ainda não tinha ouvido falar desse livro, porque ele parece ser bem interessante. Fiquei mais curiosa por saber que a história também é contada por quadrinhos, isso é um diferencial enorme. Gostei da capa também e desejo boa sorte aos participantes do sorteio.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Nossa, pelo título eu JAMAIS daria uma segunda olhada no livro, mas fiquei bem interessada pela leitura. Ótima resenha, foi pra minha lista ;)

    ResponderExcluir
  3. Ja ouvi falar maravilhas desses livro, principalmrnte pela a forma como é escrita e que foca no mundo juvenil.Participando🙏

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, não conhecia o livro e nem o filme e achei interessante a comparação no trailer com o Apanhador no campo de centeio. Curti a trilha sonora do filme e vou procurar para assistir.
    Valeu a dica, do livro e do filme!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Estou doida pra ler esse livro, parece ser ótima e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história, quero também ver o filme!
    Participando!!! milena.soares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, pelo titulo do livro eu não leria pois acharia que é mais um livro adolescente bobo, mas depois de ler a sua resenha e ver que trata de assuntos serios, como abuso sexual e outros relatos serios que devem ser discutido por todos. E o fato de ser trazido em forma de diario deixa a historia mais pessoal e pesada e com certeza darei uma chance ao livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá Andressa,
    Adorei a premissa do livro. Fiquei bastante angustiada ao ler sua resenha, pois parece ser uma leitura sofrida, mas que vale a pena. A Minnie estava se descobrindo e fez isso da forma errada com a pessoa errada. É apenas isso que consigo pensar.
    Quero muito ganhar esse livro para poder ler.
    E-mail: bcostabeebr@gmail.com
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, e sinceramente, se não fosse pela resenha, nem me interessaria nele. Livros sobre diários estão muito comuns e normalmente só contam uma história clichê adolescente, e acho que já passei da fase de ler essas coisas. haha Mas sua resenha mostrou que esse livro não tem nada de clichê, mas sim tem um história séria e trata de assuntos pesados. Fiquei interessada e estou participando do sorteio!
    Beijos
    www.sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiê
    Acho que eu nuca vi falar nesse livro. Mas achei a capa muito linda, a resenha ficou bem legal e explicativa. Gosto muito de livros nesse estilo e espero poder ler a obra em breve. Achei bem legal o trailer do filme, espero não demorar para assistir. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dessa
    Eu já estava bastante interessada nesse livro e adorei sua resenha. Gostei de saber que gostou e pensei que seria algo mais leve pela capa, mas o tema realmente é bem pesado e acredito que a leitura tensa. Acho que também ficaria com raiva de muitas coisas. Adorei a resenha e espero ler logo o livro. Não sabia que tinha filme.

    ResponderExcluir
  11. Oie, fiquei super interessada no livro ainda mais porque você disse que ele é intenso e pesado. Também gosto desse estilo de narrativa em diários e esse é um ponto que me atrai. A vida da personagem com certeza foi muito difícil e esse abuso mesmo que de forma consentida deve ter deixado marcas nela, acho que gostarei de conhecer essa obra, mas como sou deficiente visual não participarei do sorteio já que não leio livro físico, vou ver se encontro o ebook para comprar.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não conhecia o livro e achei a história bem pesada. A mãe dela deve ser uma tapada pra não perceber algo assim bem embaixo do nariz dela, fiquei curiosa em saber como vai ficar a relação mãe/filha quando ela descobrir e o que será desse canalha. Não acho que seja um livro que eu leria, acho que ficaria com muita raiva de toda a situação e dramas existentes na história.

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa, eu não conhecia esse livro ainda e confesso que sua resenha me deixou bem tentada e ir atrás dele, tanto por eu gostar desses assuntos mais polêmicos, sabe? acredito que é o tipo de leitura que estou procurando no momento.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste da leitura e que viste no livro mais do que uma historia, um diario, mas sim que se trata de um tema polemico e mais ainda, a formaçao de um adolescente!! :)

    Os quadrinho, embora deem essa sensaçao de proximidade, talvez nao resultassem comigo, porque nao sou grande adepto... :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas só de ler a sinopse já fiquei curiosa para conhecer, pois adoro livros que abordam assuntos polêmicos. Não sabia que havia um filme também, confesso que saber disso me deixou ainda mais animada para ler o livro...hehe' Estou curiosa para conhecer a personagem também, mesmo que você tenha mencionado o jeito dela de ser e aparentar, não consigo imaginar como ela realmente é *~*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, mas adorei o tema que aborda, e concordo com você, ele precisa ser muito discutido. É muito fácil julgar uma pessoa, mas precisamos ter a mente aberta pra entender o lado da pessoa, e nada melhor que um livro para abrir nossa mente, né? Adoro quando o livro é contado em forma de diário também. Espero ganhar o livro pra conferir essa estória!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  17. Nossa, eu tinha lido uma resenha sobre este livro mas agora lendo o que realmente contém nele até fiquei surpresa. Realmente o namorado da mãe abusou dela pelas questões de que ela sendo uma garota pode até se rebelar em algumas coisas mas ele aproveitar a oportunidade é outra bem diferente. Mas ela está na fase das descobertas e uma mãe não perceber isto é muito difícil em uma criação para a filha.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, eu tinha lido uma resenha sobre este livro mas agora lendo o que realmente contém nele até fiquei surpresa. Realmente o namorado da mãe abusou dela pelas questões de que ela sendo uma garota pode até se rebelar em algumas coisas mas ele aproveitar a oportunidade é outra bem diferente. Mas ela está na fase das descobertas e uma mãe não perceber isto é muito difícil em uma criação para a filha.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  19. É a primeira vez que leio algo do livro ao menos sabia do filme, fiquei um pouco pasma com o enredo e o que acaba acontecendo com essa jovem.

    ResponderExcluir
  20. É a segunda vez que leio sobre esse livro. Pela capa, a gente não diz que trata-se de uma história tão forte, né? Achei interessante que o livro também possui ilustrações. Recentemente soube que tem adaptação.

    Participando!
    sodre.ingrid@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Já faz algum tempo que vejo várias resenhas sobre esse livro, e cada vez mais tenho vontade de adquirir pelo fato de gostar como fatos do nosso dia a dia e postulado nesse livro, que seria esses problemas que todo adolescente enfrenta, e uma trama mais dinâmica e ao mesmo tempo envolvente, parece ser realmente bom.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Já estou participando!
    neyara@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Já estou participando!
    neyara@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. A O livro aborda vários temas, como a descoberta precoce da sexualidade, família, adolescência, enfim!! A Minnie parece não ter um bom exemplo dentro de casa, e alguém para conversar!! Muito triste esta situação. O diário pode ser uma forma de subterfúgio para ela, pois ali ela pode ser ela mesma, com seus
    temores e receios!!! Participando e torcendo muito para ser a ganhadora!!
    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Participandooo!!
    Thamires Lima
    thamireshlima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Estou curiosa para espiar esse livro pq normalmente gosto de livros em primeira pessoa de 'memórias'....Participando...bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Oi, Andressa!
    Não conhecia o livro ou o filme, mas acho o tema importantíssimo e não deve de modo algum ser ignorado. Participando e torcendo bastante pra ganhar e poder ler e ter minhas próprias impressões. lucianna.e.e@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Oie
    Eu já ouvi muito falar desse livro mas não sabia que a história era assim tão intensa.E assim como você eu adoro esse tipo de narrativa,como se fosse um diário de verdade.E que situação complicada essa que a protagonista se meteu,espero que não só ela amadureça mas também sua mãe.E eu nem sabia desse filme,mas gostei do trailer.
    leticiaasouza52@gmail.com

    ResponderExcluir