quinta-feira, 28 de abril de 2016

[Resenha] A mentira

|
Autora: Helen Dunmore
Páginas: 296
Editora: Companhia Editora Nacional
Este é um romance sobre afetos e perdas que se passa no devastador cenário da Primeira Guerra Mundial. Daniel Branwell é um jovem soldado que consegue voltar no fim da guerra. No fronte, ele perde seu grande amigo de infância, Frederick Dennis. Em casa, seu retorno é para um vilarejo cheio de ausências e com a notícia do falecimento de sua mãe. Diante disso, o rapaz não se esforça para se comportar como todos esperam que ele faça, considerando que as memórias das trincheiras e de Frederick não lhe abandonam e perturbam sua mente. Neste comovente romance, reconstruir a vida após a guerra parece uma tarefa pesada demais para o protagonista. O enredo, que passeia sobre os temas da lealdade e da amizade, surpreende o leitor ao tratar das difíceis consequências que nossas escolhas têm em nossas vidas.

Recebi A mentira de surpresa da Companhia Editora Nacional, e depois de ler na capa que se tratava de um romance ambientado na Primeira Guerra Mundial fiquei extremamente empolgada para iniciar a leitura, sem nem mesmo conferir a sinopse. Como eu li recentemente outro livro da editora que também tinha como pano de fundo a Primeira Guerra, O deserto de ossos, e amei demais a história, imaginei que seria algo parecido, por isso a empolgação. Entretanto, nisso de criar altas expectativas, acabei me decepcionando. No entanto, A mentira tem uma história bela, não posso negar.

A ambientação, apesar de ser durante a Guerra, não tem como foco os horrores deste período, nem nada do tipo. A autora nos apresenta um personagem que sofreu durante a guerra, presenciou a morte de amigos, e precisou voltar para casa, onde mostra ter um grande desequilíbrio depois de tudo o que passou. O soldado, além de tudo, precisa conviver com uma mentira. E isso foi o que me decepcionou também. No fim, a mentira não foi nada muito chocante, ainda mais por a outra pessoa já ter imaginado o que havia ocorrido. Mas, o desenvolvimento todo da trama foi realmente bem envolvente e dramático.

Frederick e eu éramos irmãos de sangue. Fizemos nosso juramento com palavras de O livro da selva e um canivete. Somos de um só sangue, você e eu. Ninguém mais sabia disso. Frederick me chamava de IS, que era nossa senha.

Daniel Branwell ao voltar para casa descobre que sua mãe faleceu, e saber que não conseguiu se despedir dela é só mais um fardo que ele carrega consigo. É impossível não se sensibilizar com o personagem e por tudo o que ele passa. Através de uma narrativa fluída, a autora nos apresenta sua vida quando ainda era uma criança. Momentos que passou com Frederick, seu amigo de infância, assim como o período em que os dois lutaram na Guerra.

A morte de Frederick é mais um trauma em sua vida, e eu fiquei curiosa sobre a relação dos dois. Não vou entrar em detalhes sobre, mas acho que qualquer pessoa que ler A mentira irá ficar com essa dúvida. Como eu disse, a história é realmente bonita, e valeu a pena a leitura. Talvez se eu não tivesse criado tanta expectativa pelo livro teria gostado bem mais do enredo.

Através de uma escrita sensível, Helen nos mostra as consequências de alguém que passou pelos horrores de uma guerra. De certa forma a mentira em questão serviu para mostrar ao leitor tudo o que ela causou a partir deste momento. A história é triste, vemos passagens da infância de Frederick que são bastante cruéis, então é difícil achar um momento de felicidade. Porém, essa não é uma leitura que te deixa para baixo, pelo contrário, é uma leitura que te mostra o quanto é bom viver, depois de ver tanta desesperança em um personagem. E aquele final me deixou de queixo caído, foi um encerramento satisfatório e meio que esperado. Recomendo para quem gosta de um bom drama!

8 comentários:

  1. Oiii Andressa, tudo bem?
    Confesso que não me agradei muito do livro, no momento estou evitando leituras fortes assim com perdas e tudo mais. Gostei da parte que é revelado como é na guerra, o que a pessoa enfrenta, neste quesito chamou minha atenção.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,
    Eu gosto muito de livros que se passam em um contexto histórico, como os da primeira guerra mundial, esse livro parece ter um enredo bom e muito triste.
    Odeio quando crio expectativas muito altas antes de começar a ler um livro e ele não corresponde ao que esperávamos. Porém, fico feliz em saber que mesmo que o livro não tenha atendido tudo que você esperava ele ainda foi bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas já gostei por se passar em uma época histórica. Adoro livros que tratem da primeira e segunda guerra mundial. Realmente quando criamos expectativas com um livro na maioria das vezes nos decepcionamos. Gostei que você foi sincera, falou dos pontos positivos e negativos. Até.

    ResponderExcluir
  4. É chato quando criamos expectativas e o livro decepciona, eu tento não criar, mas às vezes é impossível!
    Gostei muito da resenha, você foi muito sincera e contou tudo o que achou, mas não é o tipo de leitura que eu gosto...
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa!
    Adoro livros que tem as guerras como plano de fundo. As histórias são sempre bastante delicadas e emocionantes. Sou apreciadora de um bom drama, gosto de histórias mais tristes, que me toquem o coração e que sejam sensíveis.
    Esse livro parece ter muita coisa que eu adoro, se cair nas minhas mãos é certeza que lerei.
    Uma pena vc ter se decepcionado um pouquinho, mas super te entendo. A danadinha da expectativa sempre acaba fazendo isso com a gente. E uma coisa legal: adorei saber que Deserto de Ossos é um ótimo livro. Ganhei ele ano passado e estava bem curiosa para saber a opinião de alguém. Já vou tentar passar na frente dos outros que tenho para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adoro histórias que se passam nas grandes guerras mundiais, ainda mais bons dramas, como parece ser o caso desse livro! Se tem a narrativa fluida, melhor ainda, pois detesto me arrastar nas leituras. Uma história bem triste para eu ler é tudo o que eu gosto, vou adicionar à minha estante! Quanta coisa pesada aconteceu na vida desse personagem, heim!? Valeu a dica!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa, gosto de livros que se passam na segunda guerra mundial, e esse apesar de não retratar os horrores do período parece ser um excelente livro, não li nenhum que apresente um personagem pós guerra e fiquei curiosa com essa premissa, vou procurar saber mais sobre ele!

    ResponderExcluir
  8. Acho que assim como eu, vocÊ prefere as histórias que se passem na guerra mesmo né? Dentro dela.
    Porém, me interessei por esse livro, mesmo você falando que a tal da mentira não é grande coisa. Parece ser uma história interessante, ainda mais por abordar a vida do soldado desde que ele é criança.
    Como já fui avisada pra não ter altas expectativas, acho que a leitura seria melhor para mim.
    beijo

    ResponderExcluir