quinta-feira, 7 de abril de 2016

[Resenha] Nicolau São Norte e a batalha contra o Rei dos Pesadelos

|
Autores: William Joyce e Laura Geringer
Páginas: 232
Editora: Rocco
Em Nicolau São Norte, primeiro livro da série Os Guardiões, William Joyce conta a verdadeira história de ninguém menos que Papai Noel, que, muito antes de ser São Nicolau (ou Santa Claus), era conhecido como Norte, um destemido espadachim e notório fora da lei. Na história, que traz charmosas ilustrações em preto e branco, somente quando vilões verdadeiros entram em cena Norte encontra outro uso para suas famosas habilidades de lutador, transformando-se no herói adorado por crianças do mundo inteiro.



Eu li Nicolau São Norte e a batalha contra o Rei dos Pesadelos em 2012, quando recém tinha iniciado o blog, porém, na época não soube como resenhar o livro, pois ele é curto e com uma história um pouco complexa para uma trama juvenil. Não que seja difícil de entender, mas na hora de explicar. A obra é o primeiro volume da série Os guardiões da infância, e como eu pretendo ler as continuações, resolvi reler esse primeiro livro e resenhar para vocês. 

A obra possui uma história fofa e que permite ao leitor usar a imaginação. É tudo muito mágico e envolvente. Os autores criaram um enredo muito bem desenvolvido para uma história mais infantil, e eu simplesmente adorei tudo. A narrativa é um pouco inconstante, como se não fosse importante ser descrita de forma "correta", e isso foi o que mais fez eu me apaixonar pela obra toda.

Ombric, um mago muito poderoso, tinha o desejo de ter um lugar onde pudesse usar a imaginação como bem entendesse. Quando um meteoro cai, deixando uma cratera enorme e uma muda de uma árvore mágica, ele finalmente encontra seu lar. Lá, ele cria um vilarejo: Papoff Noelen. Ele protege as crianças e seus pais que moram lá com sua magia, não é permitido entrar ninguém. 

Ao mesmo tempo conhecemos um pouco da história de czar e czarina Lunanoff, eles têm um filho, o príncipe Lunar, e em tempos sombrios em que Breu busca acabar com todos eles, eles resolvem fazer o planeta ser a Lua da Terra, já que ela não possui uma. Breu é um vilão que exala escuridão por onde passa, e seu intuito é pegar o príncipe Lunar. 

Também aparece outro personagem importante na história: Norte, o líder dos fora da lei, um criminoso que foi criado por uma tribo russa extremamente cruel e sanguinária. Ele acaba sendo convocado a ajudar Ombric na luta contra o mal, e assim, percebemos que ele é alguém bondoso. 

Todos esses personagens são muito importantes para a trama toda, e conforme vamos lendo, percebemos que cada um tem um papel importante na luta contra o vilão. Eu amei a história, achei fofa demais e muito mágica. Apesar de parecer infantil, ela é escrita de forma bem intensa.

Nicolau São Norte e a batalha contra o Rei dos Pesadelos vai apresentar um herói que até então era conhecido como alguém frágil, velho, e que distribuía presentes por aí. No entanto, não se engane, sua história é muito mais sombria e cheia de aventuras. Eu recomendo demais essa série, ela é apaixonante, mal vejo a hora de ler as continuações. ♥

E para quem não sabe, há um filme baseado na obra: A origem dos guardiões, lançado em 2012. Eu assisti quando saiu no cinema e simplesmente amei. Ha algumas diferenças da obra, óbvio, mas mesmo assim é tão envolvente quanto a leitura. 

5 comentários:

  1. Sabe que também ando com necessidade de ler alguns livros que li há anos e resenhei mal ou nem me atrevi?!
    Bem, sua resenha aqui ficou ótima, essa não é o tipo de leitura que eu curto e mesmo assim fiquei curiosa.
    Essa dica já está anotada. Vou procurar com certeza. Valeu!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  2. Eu sei bem como é, ler um livro e não ter como resenhar, estou com dois aqui lidos e não sei como descrever tudo. E eu não sabia que A origem dos guardiões era baseado nesse livro =O, e olha que amo o filme e sei várias coisas sobre ele.
    E amo esses livros que os personagens meio que engana o leitor, que muitas vezes pensa que a história é simples ou que o personagem é "bobo", mas tem toda uma história mais profunda por trás e que acaba surpreendendo. Enfim, fiquei curioso para ler.
    http://blogpausageek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Andressa, tudo bem?
    Menina eu achei um encanto este livro, e despertou muito meu interesse em relação da verdadeira história do Papai Noel <3 Achei a capa completamente fofa e acredito que por trás dessa fofura toda, tenha uma história excelente.
    Beijão menina

    ResponderExcluir
  4. Andressa!! Sabia que tinha alguma coisa parecida com algo que já tinha visto nessa história, eu também amei A Origem dos Guardiões e também vi quando saiu no cinema, achei bem interessante a proposta do livro, eu gostaria de ler, mas não sei, a Rocco é meio cara e você disse que é uma série e isso me desanima um pouco, já que não gosto de ebooks, fiquei bem curioso.!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  5. Olá. Adorei a resenha do livro. Não o conhecia, mas achei interessante a história. A unica coisa que desanima é por ser uma série, coisa que estou fugindo no momento.

    ResponderExcluir