sábado, 2 de abril de 2016

[Resenha] Recomeço

|
Autora: Cat Patrick
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Tudo começou com um acidente de ônibus. Daisy Appleby era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou, e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele momento, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço.
Daisy já morreu algumas vezes, e a cada morte ela recebe um novo sobrenome, vai para uma nova cidade e ganha uma nova história. A única constante em sua vida é a própria inconstância. Ao conhecer Matt e Audrey, seus primeiros amigos de verdade, após sua quinta morte, ela tenta criar raízes em mais um lar e começa a descobrir segredos sobre o programa Recomeço. Quanto mais informações vêm à tona, mais Daisy percebe que não passa de um peão em um jogo sinistro, que pode revelar que seu mundo — e tudo no ela que acredita — é uma grande mentira.

Sabe aquele livro que você comprou só porque estava em promoção? Recomeço é um desses. Eu li a sinopse antes de comprar, claro, e gostei da trama, mas talvez se o livro estivesse no preço normal eu não teria feito isso. Obviamente essa foi uma obra que ficou alguns anos na minha estante, já que eu comprei por impulso, mas ainda bem que resolvi fazer um book jar e ela foi uma das sorteadas do mês. Eu me arrependi de não ter lido Recomeço antes, a história é muito envolvente e a escrita da Cat Patrick bastante fluída.  Eu realmente tinha gostado bastante da história, mas sabia que ia ser um livro que ia ficar uns meses parado até eu ter tempo para ler. 

Daisy morreu pela primeira vez quando tinha quatro anos, ela estava em um ônibus escolar quando ocorreu um acidente, junto de várias outras crianças. Algumas crianças morreram mesmo, outras, entraram para um programa do governo onde eles precisavam testar um novo medicamento, que visava trazer as pessoas de volta à vida. Orfã, ela foi a única criança que foi "adotada" por agentes do governo, que fingiam ser seus pais. Agora com quinze anos, e algumas mortes no "currículo", ela precisa se mudar novamente de cidade e de nome, para não comprometer o programa. O que era para ser mais uma vida ensaiada e fingida, se torna algo a mais para Daisy, pois nessa nova cidade ela encontra um novo sentido de amizade e amor.

Em vez disso, minha mente fica em branco. Os sons perdem a clareza. O mundo se reduz a nada e, antes que eu possa ter outro pensamento, já estou morta. 

Eu achei o enredo extremamente empolgante. Imagina que incrível você morrer, mas poder voltar a vida com um simples remédio? Porém, conforme fui conhecendo melhor a personagem, percebi o quanto ela dava pouco valor a sua vida por saber que poderia voltar a qualquer momento. E tendo isso em vista, parei de achar legal tudo isso, e senti um pouco de raiva de suas atitudes. Ao mesmo tempo, senti pena de sua situação por não ter uma família e precisar interpretar alguém que ela não era. 

A leitura provoca no leitor sentimentos adversos, e em meio a tudo isso, entramos em uma reviravolta extraordinária, onde o programa e o governo parecem esconder algo. Eu simplesmente adoro esse tipo de trama com vários segredos e tudo o mais, no entanto, o que mais me encantou mesmo foi o relacionamento de Daisy com sua nova amiga - e única durante todos esses anos (tirando as outras crianças do programa) -, que começou rapidamente, mas se provou única e admirável. Não podia faltar um bom romance, e eu sinceramente gostei do rumo de tudo. Apesar de achar que Daisy confiou demais no garoto, o relacionamento dos dois foi algo a mais na trama toda, e a autora soube conduzir bem essa relação. 

O único ponto que não gostei em Recomeço é que o livro é bem curto, e por isso, senti falta de um aprofundamento na parte que o governo tinha algo a esconder, achei meio corrido as revelações. Mesmo assim, gostei bastante da leitura, ela é fluída e envolvente. Eu estou muito ansiosa para ler o outro livro da autora, Deslembrança, pois amei a escrita dela. Recomendo a obra!

10 comentários:

  1. É verdade, este livro está sempre em promoção, principalmente no submarino por R$ 9,90, já pensei várias vezes em comprá-lo, mas leio e leio a sinopse fico bem na dúvida se irei gostar.
    Deixa eu ver se entendi, a cada recomeço ela consegue lembrar da 'outra vida'?
    Também acho a história empolgante, mas não se não ficaria confuso...sei lá, preciso mesmo ler para tirar a dúvida.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela lembra de tudo. Mas precisa recomeçar em outro lugar para ninguém desconfiar já que ela morreu, rsrs. Mas leia, é muito boa a história! ;)

      Excluir
  2. Eu comecei pelo outro livro da autora, o Deslembrança, e amei demais!!! Espero que você consiga ler logo. Pelo jeito a escrita dela é envolvente nos dois livros. Nem sabia como era o enredo desse, que coisa mais maluca morrer e poder voltar à vida... O outro livro é curtinho também, acho que é um "defeito" recorrente... rs... Louca para ler Recomeço!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Confesso que o enredo me chamou a atenção, mas não a ponto de eu ficar querendo muito ler. É como foi com Deslembrança, aquele tipo de livros que você quer ler mas sempre adia, sabe? Haha. Li Deslembraça da mesma autora e não curti muito,mas acho que vale a pena tentar ler para eu ter uma opinião melhor!

    www.ironicageek.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas achei a sinopse interessante!
    Deve ser muito louco morrer e saber que com um remédio você vai voltar a vida, mas deve ser muito ruim a cada morte ter que deixar tudo, a cidade, as pessoas que conheceu... Fiquei bem interessada, obrigada pela dica, quando vir em promoção vou comprar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa.

    O livro é realmente bom, pois sua resenha mostrou detalhes importantes que conseguiu despertar minha curiosidade. Acho que li apenas um livro com o tema meio parecido em que a personagem tinha uma segunda chance. Quero muito conferir este livro.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Cheguei a ler outro livro da autora (Deslembrança) e até gostei, mas o final me decepcionou bastante, então eu meio que desisti das obras dela *-* Já tinha visto a capa desse livro antes, mas confesso que não sabia como era a história *-* Fico feliz que você tenha gostado do livro, mesmo que não totalmente. Me deixou curiosa para lê-lo.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus comassim nunca tinha lido desse livro?? Sempre vi ele na AMERICANAS e nunca dei uma chance, mas agora depois da sua resenha com certeza comprarei ele. Que loucura essa coisa de morrer e viver, ameiiiiii. Uma pena que por parte do governo fica meio vago, mas mesmo assim quero ler!!

    Até mais, http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa!

    Quem nunca comprou um livro pelo preço, né? Você ainda foi legal lendo a sinopse, eu nem isso faço. HAUEHAUEHAUEHEUAHE
    Acho que essa seria a atitude de todo mundo se soubesse que apenas um remédio poderia consertar a morte. Porque eu mesma se soubesse disso não ia ser tão cuidadosa com as coisas que eu faço, por isso eu entendo Daisy. Os livros da Cat têm esse problema, são curtos demais e ela acaba correndo no final.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie, Andressa! Pela primeira vez me interessei realmente por este livro. Já o vi outras vezes, mas nunca tinha prestado atenção realmente. Mas ele parece ser bem bacana, apesar de não ter todos os pontos bem desenvolvidos.
    bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir