terça-feira, 5 de abril de 2016

[Resenha] Ovelha, memórias de um pastor gay

|
Autor: Gustavo Magnani
Páginas: 232
Editora: Geração Editorial
Este livro, estreia impressionante de um jovem e talentoso escritor, é o relato pecaminoso de um decadente. A história de um homem religioso e carismático, temente a Deus, mas amante insaciável de sua própria carne exótica, a carne de outros homens.Um pastor gay, casado com uma ex-prostituta, filho de uma fanática religiosa. Neurótico e depravado. E agora condenado.Internado no hospital, debilitado e com um segredo de uma tonelada nas costas, este personagem atormentado decide libertar-se de seus demônios e relatar seu drama. Num relato cru e sem censura, ele literalmente vomita seus trinta anos de calvário e charlatanice na cara da congregação (e de qualquer um que se interesse por um bom inferno). Sexo, paranoia, corrupção e destruição são os ingredientes tóxicos dessa obra provocante, polêmica e inovadora.

Obs: A resenha a seguir é uma daquelas resenhas que me deixa na duvida se é apenas imparcial ou pode ser interpretada como ofensiva. Então me perdoem de antemão se na minha ignorância do assunto, alguém se sentir agredido, não foi essa a intenção. 

Esse não é um daqueles livros que eu compraria em uma livraria, mas na hora da escolha no site da editora, o titulo me chamou atenção. Confesso que comecei lendo o livro sem ter certeza se era uma biografia ou romance, mas só após ler a obra realmente fui descobrir que se trata de um romance em formato de biografia, no sentido ficcional da palavra. Mas é um texto tão chocante e realista em alguns momentos, que me fazem pensar que o autor precisa mesmo de muita criatividade para criar um personagem tão exposto, para desnudar essa figura de forma tão humana. E já adianto que se você leitor tem algum preconceito ou nojinho, melhor passar longe, pois esse livro tende a ser bem descritivo. 

Como o próprio título já entrega, o livro vai contar a estória desse pastor, que se tornou religioso por causa da mãe crente e obcecada pela igreja – mãe essa homofóbica ao extremo. E quando você abre o livro, logo o título do primeiro capítulo já te da um soco na cara:

Eu nasci veado, amém.

Esse título do primeiro capítulo vai dar o tom do texto, cru e muito detalhado em diversas partes, principalmente na descrição de suas atividades sexuais “pecaminosas”, até seus conflitos religiosos e sentimentais. Toda uma vida de repressão e pecado exposto numa tentativa de se rebelar contra a mãe, contra a igreja e toda a sociedade – escrito em uma cama de hospital, esperando a morte chegar. 

Nunca me rebelei, covarde demais; e só agora me rebelo, pronto para morrer, usando um diário suicida – que original.

Não li outras resenhas, mas a avaliação no Skoob aponta 3,6 estrelas, imagino que os demais leitores não curtiram o livro e para ser sincera, não sei como defendê-lo. Bem polêmico, não acredito que venha a se tornar um clássico, mas é no minimo um livro curioso e elucidativo para héteros que não tiveram que confrontar nenhuma experiência de conflitos de sexualidade, fé e duvida, como suponho que muitos gays vivenciam diariamente. Mas ao mesmo tempo, talvez essa mesma obra sirva de incentivo para aqueles que estão escondidos no armário da vergonha, do medo e da não aceitação.

14 comentários:

  1. Oi Ana,tudo bem? Olha, esse é um livro que eu teria curiosidade de comprar sim se visse numa livraria. ADORO polêmicas e livros que fogem do cliché e quebram tabus. Acredito que aí não tem muitoo que defender ou não, a gente acaba ficando um poco chocada, é claro, mas é a realidade. Tô super curiosa pra ler e acredito que, pro tema, a noa no skoob foi até bem alta! Bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ana, tudo bem?
    Realmente não é um gênero que costumo ler, mas me chamou muita atenção, eu fiquei muito curiosa para ler sobre isso, acredito que é um tabu ainda para a sociedade levar em conta e debater. Anotei a dica!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Nossa, a premissa do livro SUPER me chamou atenção! Adoro obras que tratem o tema LGBT, e adoro livros polêmicos, e também adoro uma escrita cru e sem rodeios.
    Acho que vou comprar, rs.

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e leio a respeito. Só pelo título é perceptível que aborda um tema capaz de chocar ou nos fazer pensar. De vez em quando gosto de ler livros polêmicos para conhecer outras histórias. Não tenho preconceitos com homossexuais, mas concordo com você que os héteros deveriam ler a obra ou outra que aborde o homossexualismo. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não costumo ter preconceitos, mas nojinho tenho as vezes, rsrs. Eu já havia visto alguma coisa sobre o livro e pensado na hora: Não quero ler! Mas sei lá, as vezes a curiosidade fala mais alto e já andei repensando a decisão, rsrs.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, a premissa do livro é bem pesado, não é mesmo?!
    Achei a historia bem diferente de tudo que já vi e achei bem pesada e com certeza seria um livro que não leria, pois acho que não é o tipo de livro que faz o meu estilo ou da maioria das pessoas. Boa resenha, bem estruturada e esclarecedora.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Caraca meu, tem muito tempo que não venho aqui. Mas estou de volta! Livros deste gênero e com temáticas tão fortes e chocantes, não são lá meu tipo favorito... Mas se surgisse uma oportunidade, talvez, eu leria sim. Sempre é bom, no final das contas.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha visto esse livro! Parece bem polêmico mesmo, não é meu tipo de leitura favorito, mas não tenho preconceito, se achar uma boa promoção vou comprar pra ver como é, não costumo ter nojinho e os trechos que você selecionou me deixaram curiosa!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, tudo bem?
    Não se preocupe, você não está ofendendo ninguém com suas palavras :)
    Eu confesso que era louca para ler esse livro, pois realmente curto livros que criticam nossa sociedade e tudo o mais.
    Mas vi muitas resenhas negativas, falando sobre a escrita muito... muito... nõa preciso dizer, você já leu e sabe :P
    Então fiquei meio assim...
    Eu ainda quero ler e tal, mas já não sei mais se vou curtir, ou conseguir ler até o final :P
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ana!
    Adorei a sua resenha, amo livros polêmicos e imagino o que esse pastor passou. Acabei de adicioná-lo à minha lista de leitura e acho importante demais que todos possamos ter acesso a esse tipo de relato verdadeiro, pois assim que sabe não vençamos todos os preconceitos e passamos a olhar de forma mais natural para essa situação? Quando digo nós, me refiro a toda a sociedade, no geral. Os gays merecem todo o nosso respeito e ninguém merece nosso julgamento.
    Importantíssima sua postagem.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro nunca me atraiu, e agora me atrai ainda menos. Não curto livros descritivos, principalmente se estivermos falando de atividades sexuais, morro de preguiça de textos assim. Essas leituras chocantes e realistas demais realmente não são para mim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana,
    nossa que titulo pesado e que entrada :o
    Ah, mas pode ter certeza, que a pontuação com certeza foi que a obra, como você menciona, ser rude e crua, deve ter ofendido. Mas, como diz minha mãe, você não é igual aos outros, eu acho que vou gostar da leitura, ainda mais depois desta resenha, sobre ele se revoltar com sua mãe e religião, quero saber o que vai dar isso. rs
    Parabéns pela resenha!

    Beijos Ana Zuky
    http://www.meuinfinito.com.br/

    ResponderExcluir
  13. OMG!!! Que livro peculiar e impressionante, realmente parece ser um livro polêmico e creio que muitas pessoas não lerão, pelo simples motivo de a sociedade ainda ser um tantão machista. Mas adorei a resenha e já anotei aqui para uma leitura a qualquer momento.

    Até mais, http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olha realmente esse livro é bem polemico. Até porque cada um tem o seu direito de escolha e se relacionar com quiser. Esse não é um livro que eu leria, até porque não concordo com algumas coisas que são expostas a ele. Mas...para quem gosta fica a dica.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir