terça-feira, 26 de abril de 2016

[Resenha] O céu noturno em minha mente

|
Autora: Sarah Hammond
Páginas: 288
Editora: Galera Júnior
Mikey Baxter tem 14 anos, mas muitas coisas o diferenciam dos outros garotos da sua idade. Para começar, o pai está na prisão e a mãe se recusa a falar sobre o assunto. Ele sabe que, de alguma forma, isso está ligado à cicatriz em sua cabeça e ao fato de ele parecer ter mais dificuldade em entender certos assuntos do que os outros. Quando um misterioso assassinato ocorre em sua cidade e Mikey é o primeiro a chegar à cena do crime, ele não sabe o que pensar. O que o levou até ali? Quem teria matado o morador de rua da cidade, que parecia nunca ter feito mal a ninguém? E quem era o homem caipira que estava nos arredores?

Quando eu vi a obra entre os lançamentos do mês passado fiquei bastante ansiosa para ler, pois adoro tramas com assassinatos a serem desvendados, e o que mais me interessou também foi o fato de o livro ser infantojuvenil. Com certeza fiquei curiosa, e mal podia esperar para iniciar a leitura. E bem...

O céu noturno em minha mente é um livro peculiar, e eu confesso que não sei dizer se eu gostei ou não. Foi uma leitura diferente, envolvente, mas um pouco confusa. Eu achei a premissa interessante, e a narrativa da autora bastante criativa, dando tom ao personagem principal pelo jeito que ele é. Pelo que eu entendi, após um acidente, ele ficou daquele jeito. Mas, ao mesmo tempo fiquei em dúvida se ele já não era assim. Com 14 anos, ele se comporta como uma criança menor, o que dá uma inocência ao enredo e em suas atitudes.

O Pra Trás é minha especialidade: vem como um filme da vida real e me mostra coisas que já aconteceram mesmo que eu não estivesse lá na época. Mas é sempre uma surpresa: nunca sei que parte do Pra Trás virá. Tenho de tomar cuidado e não ir longe demais, porque às vezes há coisas que não quero ver.

Mikey mora apenas com a mãe, pois seu pai foi preso e, desde um acidente, ficou diferente dos outros garotos. Agora ele pode ver o Para Trás, segredos do passado que alguns não conhecem, e que nem ele deveria saber. É em uma dessas passagens que Mikey descobre um mendigo morto no rio. De forma inocente, ele diz que já sabia que esse homem estava morto, o que provoca suspeitas na polícia. Porém, fica provado que Mikey não é o culpado, mas ele sabe bem quem fez isso... Seu pai fugiu da prisão, e ele pode ser a ligação entre a cicatriz que ele tem na cabeça e o crime atual.

Todos os personagens inseridos na trama têm importância, de alguma forma, todos acabam se interligando. E eu gostei bastante disso, de ir juntando os pedaços e descobrindo novos segredos. Mikey, por ser do jeito que é, acaba sendo enganado por algumas pessoas, que até mesmo debocham dele, o que só prova que ele tem um certo atraso mental.

Apesar de ter gostado da história, senti que faltou algo. Não me importo com peculiaridades, desde que me prenda a atenção de alguma forma, e não foi o que aconteceu aqui. Sim, eu fiquei interessada no desenrolar da trama, mas não foi algo que me envolveu completamente. Por isso fiquei na dúvida do que pensar da leitura em si. A história é leve e cheia de mistérios, para quem gosta deste tipo de obra O céu noturno em minha mente é o indicado. Eu adoro este tipo de leitura, então não foi um tempo totalmente perdido, consegui aproveitar e conhecer uma nova autora! A capa é muito bonita, a edição da Galera é sempre fofa demais.

14 comentários:

  1. Olá, essa é a segunda resenha que leio desse livro, e já estou me arrependendo de não ter lido esse livro quando tive a oportunidade.
    Pelo que venho acompanhando nas resenhas, é mesmo uma obra cheia de mistérios e mais jovial.
    Pena que esse enredo não conseguiu lhe envolver por completo, as vezes é porque nosso estado de espirito não está sincronizado com a historia.
    Também acho essa capa muito linda e também delicada.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca tinha visto esse livro! Achei a capa bem fofa. A história me parece bem forte, e se é leve, é mais tranquila ainda de ler. Acho que o fato de não ter te prendido, talvez foi algo de momento mesmo, já que você falou que tinha uma curiosidade quanto a história :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Eu acho essa capa muito bonita, até tinha curtido a sinopse, porém uma amiga leu e comentou comigo que o livro foi muito confuso em alguns momentos, apesar de apresentar uma boa premissa. Porém depois que li os comentários dela, eu fiquei receosa, quem sabe no futuro eu dê uma chance. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Que pena que faltou um algo mais nessa história. Como você adoro um bom mistério, adoro investigações e essa ainda mistura um pouco de sobrenatural, já que ele tem o dom de ver coisas que já aconteceram. Parece ser um bom livro, para entreter, algo mais leve. Vou deixar a dica anotada para aqueles momentos de ressaca, risos... Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Andressa, tudo bem?
    Mais uma vez você para quebrar meu coração kkkkkkkkkkkkk porque eu to louca para ler este livro o quanto antes menina, e com essa resenha só tenho certeza disso, adorei os quotes escolhidos.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. nossa amei essa resenha eu não conhecia essa autora, fiquei super curiosa para ler esse livro, vou procurar pra mim srsrs

    tem um Sorteio rolando lá no meu blog e gostaria de convidar vc e seus leitores para participarem, bjus

    http://www.dicasdachil.blogspot.com.br/2016/04/sorteio-1-ano-de-blog-dicas-da-chil.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e a opinião foi bem parecida, e fiquei bem ansiosa para ler, já que gosto de misterio e livros infanto- juvenis, e acho que adoraria ler para saber qual a relação do pai com o filho, o que o pai tem a ver com a morte do morador de rua e o que fez o menino ficar com essa dificuldade em entender as coisas.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Andressa, eu achei a capa linda, mas a trama em si não me agradou tanto.
    Gosto da inocência que a ingenuidade dele traz para a obra, mas não sei se gosto do geral.
    Fiquei curiosa para saber sobre a cicatriz e o pai dele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa!
    Não conhecia o livro e achei a história bem interessante, do tipo que eu também solicitaria. Eu adoro livros com suspense e mistério e, quando ainda é infanto juvenil, fico ainda mais curiosa. Gosto da narrativa simples e mais ágil que os autores utilizam nesses livros, afinal são voltados para um público mais jovem e precisa de dinamismo nas páginas.
    A história parece ser bem legal, fiquei curiosa para fazer a leitura. Entendo super bem o que vc pontuou já que comigo já aconteceu inúmeras vezes: a trama é bacana, mas fica faltando algo para ser 100%. Pelo menos não foi uma leitura ruim, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai eu estava tão ansioso para ler esse livro, mas vi muita gente ressaltando esse mesmo ponto que você, da confusão. Vou passar ele para lista mais embaixo, quem sabe uma dia eu leia neh!!! Mas de certa forma a premissa é bem interessante!!

    ResponderExcluir
  11. Conheço a obra e amei o nome dela. Que pena que você ficou meio sem saber definir, haha Vou manter na minha lista pra decifrar algum dia a minha opinião. A ideia do crime, das coisas se relacionarem e dessa visão diferente do Pra trás me atraíram bastante!


    Beijos, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Ainda não tinha lida nada sobre a obra e achei bem interessante, e claro muito curiosa em saber o desenrolar. Adorei a resenha e a indicação.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  13. Que pena que o livro não te envolveu completamente... ele será uma das minhas próximas leituras, espero que eu não sinta que faltou algo como você sentiu. Pelo menos é uma história leve e cheia de mistérios, vamos ver o que vou achar dele.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá! Pena que o livro não te envolveu completamente, mas pela sua resenha já fiquei com vontade de ler! Também adoro casos para desvendar assassinatos e esse menino de 14 anos com certo atraso mental com certeza faz a trama ficar mais leve. É difícil vermos livros de mistério e assassinato com um personagem tão jovem. Vou procurar para ler.
    Valeu a dica.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir