terça-feira, 28 de abril de 2015

[Resenha] Uma história de amor e TOC

|
Autora: Corey Ann Haydu
Páginas: 320
Editora: Galera
Bea foi diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo. De uns tempos pra cá, desenvolveu algumas manias que podem se tornar bem graves quando se trata de... garotos! Ela jura que está melhorando, que está tudo sob controle. Até começar a se apaixonar por Beck, um menino que também tem TOC. Enquanto ele lava as mãos oito vezes depois de beijá-la, ela persegue outro cara nos intervalos dos encontros. Mas eles sabem que são a única esperança um do outro. Afinal, se existem tantos casais complicados por aí, por que as coisas não dariam certo para um casal obsessivo-compulsivo? No fundo, esta é só mais uma história de amor... e TOC.


Mais um livro da Galera que eu recebi de surpresa, e que me surpreendeu positivamente: Uma história de amor e TOC, uma história intensa, emocionante e que mostra uma realidade que até então eu não tinha tanto contato. Para quem não sabe, TOC é uma doença: Transtorno Obsessivo Compulsivo. A trama nos mostra que podemos perceber ou não as compulsões de alguém. Pode ser algo muito visível, exposto praticamente na pele, ou pode ser apenas mental, como no caso de Bea. Sofri com essa leitura, sério. Não por ela ser ruim, mas como eu disse, é muito real. Sabemos que existem pessoas que precisam lutar contra suas compulsões, e que não é algo fácil. Me deu nos nervos cada vez que eu precisava presenciar essa batalha diária dos personagens para ser alguém normal para o resto das pessoas. É como se aquilo fizesse parte de quem eles são, e parece até crueldade tirar isso deles, mas ao mesmo tempo não é algo saudável. 

Bea está sempre achando que pode acabar machucando alguém com uma faca, ou qualquer outro objeto, e por isso, fica longe deles. Ou então, quando dirige - mesmo que em uma velocidade ridiculamente baixa -, está sempre pensado se bateu naquela pessoa que estava na calçada, e por isso, dá a volta na quadra para conferir. Mas a principal obsessão dela, a que faz o leitor angustiar pelos ataques quando ela não consegue realizar tal "tarefa" é sua "mania" de stalkear pessoas. Não é algo romântico, apenas uma necessidade de saber se essa pessoa está bem, e meio que fazer parte da vida dela.

Não que eu não sinta pena de meninas que sofreram maus-tratos. Mas sinto um pouco de inveja também, porque elas sabem por que fazem o que fazem. Sabem o que tanto temem, o que fez de suas mentes um labirinto tão estranho de regras e terrores e soluções malucas para problemas que realmente não podem ser resolvidos. Não tenho essa (falta de) sorte.

Bea não é a única na trama que tem TOC, ela acaba conhecendo Beck, um garoto que tem compulsão pelo número oito, e precisa fazer tudo oito vezes. Principalmente lavar as mãos, que já são secas de tanto esfregá-las. Quem pensa que os dois são ótimos um para o outro por terem praticamente os mesmos "problemas"... vocês estão enganados. Bea e Beck são o - quase - casal mais confuso e um pouco hilário da história dos romances. Suas obsessões meio que se cruzam, e não é algo bonito de ver. Porém, apesar de cenas caóticas, ataques de pânico, e quase nenhum romantismo, os dois são a salvação um do outro. Eles se entendem. 

Uma história de amor e TOC é o tipo do livro que você não torce apenas pelo romance, você torce para que eles consigam passar por tudo isso, para enfim, ter um relacionamento normal. A leitura fluiu tão bem por conta da narrativa da autora, que foi bastante detalhista nos pensamentos dos personagens e em seus dramas pessoais. Um livro lindo e singelo. A história tem seus momentos alegres, mas também muito sentimentalismo envolvido, o que faz com que a leitura seja agradável e reflexiva. Recomendo!

32 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    Ah, eu preciso ler esse livro! Me apeguei pro assunto que tem doença, tenho vários aqui que gosto de ler, esse livro me pareceu ser interessante, gostei da resenha viu :D
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Olá !

    Chega até ser curioso porque pela sua resenha você gostou do livro , e já em outro blog li uma resenha onde a blogueira detonou um pouco o livro .
    Duas opiniões tão diferentes que acho que eu mesma vou ter que ler o livro para ver a minha própria opinião hahaha...
    Espero que a sua opinião prevaleça ...

    Ei , já estou seguindo o seu blog será que poderia seguir o meu também ?
    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa!!!
    Fiquei muito interessado nesse livro por ser um romance mais original, tratando de um tema que eu nunca vi em outro livro.
    Adoro romances e já vi resenhas diferentes de gente que achou meio fraco e outras falando que o romance é super fofo.
    Tenho certeza de que deve ser uma história bem delicada e sensível.
    Quero ler logo!!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Eu sinceramente não sou muito afim de livros de romance essas coisas!!
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ai que demais! Adorei a resenha *-* Me chame de louco, mas eu acho bem interessante isso de TOC '~' É que tipo... lavar as mãos assim, pra mim, é interessante.

    O romance super me chamou atenção porque, como o próprio título diz, não é só uma história sobre amor, haha :3

    Já está na lisitnha e espero em breve poder torcer para que os personagens consigam passar por tudo assim como você torceu :3

    Bjs! Seguindo aqui ^^

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  6. Oiis,
    adorei a premissa desse livro! Nunca li nenhum com esse tema, e por ser uma coisa tão real, acho que dá para traçar um paralelo com nosso dia a dia também. Enfim... deve ser uma agonia só acompanhar esses dois (talvez eu também tenha TOC, então sei como é ter que fazer uma coisa, pelo menos, duas vezes, pra ter certeza de que...bem, foi feita, aff). :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser daqueles em que você passa por um turbilhão de sentimentos durante toda a leitura, né. Gosto muito disso. O tema também me chamou muita atenção, até por eu não ter tanto conhecimento sobre essa doença e por ser bem realista. Quero ter a oportunidade de ler, com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Achei lindo o blog e a resenha bem feita.
    O tema é bem interessante e estou até com vontade de lê-lo. MDS *-*

    http://whoosthatgirrl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Um dia desses esta va assistindo um programa que fala sobre essa coisa de toc e sinceramente é uma coisa Extrema Mas essa historia apesar de ser um romance também ensina pessoas a conhecer mais esse tipo de doença e eu acho que é um livro que eu leria sim!!
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi. Conheço pessoas com TOC e sei como é complicado conviver com isso e com outras pessoas. Acho legal livros que tratam sobre isso pois as pessoas assim conseguem ver os dois lados da moeda.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa, fiquei MUITO curiosa para ler esse livro, gostei muito da premissa dele, que trata sobre essa doença que é o TOC. Sem contar que essa capa chama muito atenção, né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Amiga realmente esse problema de TOC é algo sério, porque tem pessoas que não percebem e temos que de alguma forma alerta-las para que elas sejam ajudadas sabe? Eu sou bastante compulsiva por livros. Sério, é uma coisa que eu tenho consciência e que preciso parar, porque a gente vai acumulando e vai deixando de lado. Eu amo livros, sei que irei ler tudo, mas vai levar anos pra ler tudo que tenho aqui rs. Então é por isso que temos que procurar controlar algumas coisas. Eu faço terapia e tenho uma psicologa também e eles mesmo me aconselham a controlar embora seja dificil por conta dos lançamentos que nos deixa malucas, mas mesmo assim é algo importante a si pensar. E lógico, tem problemas muito piores sobre TOC. Eu tenho uma prima que tinha esse problema por limpeza. Triste né? Mas ela aos poucos percebeu que estava doente e procurou por ajuda e isso é importante. Quando a pessoa reconhece o problema e busca ajuda. Ter iniciativa é o mais importante. É querer se tratar e querer ficar bem perto das pessoas que amam. Eu na verdade não escondo nada do meu terapeuta e da minha psicologa, tanto que chamo eles de meus anjos da guarda, porque eles me ajudam muito e sinceramente não sei viver sem eles como se fossem meus amigos de verdade embora eles sejam profissionais, mas enfim...Apesar de tudo é bom. Adorei a sua resenha amiga. Muito bacana mesmo.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-tenshi-um-anjo-sem-asas.html

    ResponderExcluir
  13. Desde o primeiro momento que eu vi sobre as imagens do livro eu fiquei curiosa e louca para saber mais sobre ele. Aqui foi meu primeiro contato com a resenha dessa história e preciso dizer que definitivamente quero, e muito, esse livro. TOC é um problema sério e para quem tem é mais do que apenas uma mania e definitivamente é algo que por mais que se tente não dá para entender plenamente, a não ser por alguém que também tenha TOC, amei saber mais e conhecer e por incrível que pareça a primeira coisa que pensei foi que esse relacionamento seria no minimo confuso, afinal já imaginou os dois juntos com suas "manias"? Quero ler e descobrir mais tanto sobre quem sofre disso, quanto sobre o que vai acontecer! Amei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, flor!
    Adorei sua resenha. Eu sou psicóloga e sempre me sinto curiosa, e ao mesmo tempo temerosa, quando vejo livros que abordam transtornos do comportamento. Isso porque há autores que não conseguem transmitir adequadamente o sofrimento psíquico de um quadro clínico, mas não parece ser o caso desse livro. Eu adorei ler em sua opinião a preocupação em configurar claramente o TOC nas atitudes e nos pensamentos dos personagens. Com certeza, pretendo ler essa história!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ai nossa, parece ser mesmo uma história muito legal e fiquei bem curiosa para saber dessa relação dos dois, porque menina deve ser bem engraçada. Se bem que eu até gostaria que minha mãe fosse obcecada por limpeza kkkkk não tanto sabe, só um pouquinho pra manter tudo limpo. E só pra contar aceito o livro de presente, viu?! tô super louca pra ler agora e saber o que vau suceder.

    ResponderExcluir
  16. Nossaum livro sobre toc e pela resenha deve ser bem legal e angustiante ler esse livro
    Imagina vc já ter o toc e encontrar outro que tem toque tbm
    To louca para saber se eles conseguem ficar juntos no final mesmo com todo esse problemas deles
    Conheço gente com toques e to doida para saber mais sobre isso
    malucaspor-romances.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie! Tudo bem?!

    Eu ando lendo resenhas tão positivas sobre esse livro que realmente estou pensando em comprá-lo. Eu acho a temática muito interessante! Diferente de tudo que ja li e ja vi. Sick-lits estão "na moda" mas abordar o TOC foi uma sacada genial. Bela resenha!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa,
    Sua resenha só confirmou minha necessidade de ler esse livro.
    TOC é um assunto muito sério e achei diferente e inovador a forma como é abordado no livro.
    Também tenho minhas manias, mas nada tão extremo rs.

    Abraços,
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  19. Oi Andressa!!
    Nossa eu achei q eu tinha toc, agora ter q laar as mãos 8 vezes, coitado, meu coração até partiu!
    A começar pela capa este livro já chegou me agradando, agora lendo sua resenha, gostei ainda mais, gostei do título, achei diferente de tudo q já vi!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  20. Esse livro me deixou completamente desesperada durante uma semana depois que eu terminei a leitura. A história é tão incrível e diferente que eu realmente conseguia sentir a ansiedade da Bea e isso ia me deixando ainda mais nervosa com a história. No começo eu pensei em dar só 3 estrelas, mas depois eu entendi que era exatamente isso que a autora queria com esse livro. Deixar a gente ansioso, e quando o final chegou e veio aquela sensação de alívio eu achei a experiencia de leitura mais intensa que eu já tive.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu simplesmente PRECISO ler esse livro. Desde que vi a capa, me apaixonei e quando li a sinopse soube que tinha que ler o livro.
    Sua resenha só fez com que minha curiosidade aumentasse mais. Acredito que é o tipo de história que me agrada, quero muito saber o que acontece com Bea e Beck e se vai ter superação no relacionamento deles!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  22. Olá. Eu li uma resenha desse livro ontem e fiquei com vontade de ler esse livro.
    Acho que livros que abordam esses temas ajuda as pessoas a compreenderem o que se passa na vida de pessoas que convivem com determinadas doenças.
    Já entrou na minha lista e pretendo ler em breve. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá, como vai? Meus parabéns pela resenha e nossa fiquei muito feliz que tenha gostado da obra. Estou muito ansiosa para ler sobre este livro, até porque amo livros que tenham personagens que tenham um tipo de transtorno ou doença (mesmo sendo clichê). Parece ser uma história muito cativante e emocionante, pelo menos eu espero que seja. Espero ter a oportunidade de ler esta obra e ser positiva para mim.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  24. Olá Andressa, tudo bem?

    Já cheguei a ler algumas resenhar sobre o livro e infelizmente as que li não foram nada agradáveis, uma vez que contaram que o TOC é o mais falado, sem se importar com o resto do enredo. Não sei se realmente é assim, mas estou com um pé atrás.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Estou tão curiosa com esse livro!! É o tipo de história que me prende e entretém, fora que o assunto abordado, o TOC, é algo que me interessa bastante, principalmente tratado em um juvenil como esse.
    Não ter muito romance não me incomoda, acho que irei gostar bastante. Fora que essa capa é lindona.
    Amei a resenha.

    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Dessa...
    Esse livro deve ser dividido entre coisas boas e ruins né.
    Tenho visto resenhas positivas como a sua, mas vi que algumas pessoas não gostaram tanto.
    Mas estou muito curiosa para ler, acho que deve valer a pena.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá, Dessa.
    O livro me interessou bastante, principalmente porque nunca li nenhum livro onde os protagonistas tivessem TOC, ainda mais uma compulsão pelo número 8. Adoro quando os autores pegam esses casos diferentes, essas nuances e transformam em boas obras.
    Com certeza lerei o livro.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  28. Oláa! Tudo bem?
    Ultimamente eu to fugindo de leituras reflexivas, já estou ficando louca de tanto que leio, afinal, sou muito sentimental e me envolvo muito com os personagens!
    Uma História de Amor e Toc será uma exceção, já li tantas resenhas diferentes que nem sei mais o que dizer sobre! Parece ser um livro ótimo que já esta na minha listinha!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Tenho curiosidade em conhecer este livro! Gostei dele desde a primera resenha que li e a sua está muito linda! Com detalhes ricos e opiniões bem interessantes! Que a parceria coma editora lhe renda muitas leituras assim. E bora torcer!

    bjus
    Vanessa Vieira
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  30. Olá. Muito interessante o tema a qual o autor retrata o livro. A Galera sempre está arrasando nos lançamentos. Porém, acho que não o leria nesse momento. Livros assim, tendem a mexer muito comigo.

    Beijinhos,

    Glaucia Matos

    Leitora It - www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  31. Olá tudo bem?
    Recentemente recebi esse livro, mas ainda não li. Espero poder gostar tanto quanto você, a história me chama muita atenção e a capa é muito bonita, vou lê-lo em breve e então venho aqui dizer oque achei.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá Andressa.
    Achei a premissa deste livro muito interessante, nunca li nada sobre TOC então acredito que va ser uma boa leitura para mim, a capa deste livro esta lindíssima e convidativa, e sua resenha ficou ótima portanto já esta na minha wist list.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir