segunda-feira, 6 de abril de 2015

[Resenha] Osbert, o vingador

|
Autor: Christopher William Hill
Páginas: 266
Editora: Bertrand Brasil
Série: História de Schwartzgarten, 1
Schwartzgarten é um lugar estranho. À primeira vista, trata-se de uma cidade como outra qualquer, com casas, bancos e bibliotecas. Entretanto, por trás dessa aparência comum se esconde um passado sinistro, repleto de violência e batalhas sangrentas. Para Osbert, que cresceu ali, a cidade não é tão esquisita assim. Ele está acostumado a passear todos os dias pelo cemitério e conhece várias histórias locais, mas nada disso parece influenciar negativamente o menino. Bem, pelo menos não até ele ser aceito no Instituto. Considerada a melhor escola de Schwartzgarten, o Instituto é também um lugar cruel, comandado por professores sádicos, que gostam de torturar seus alunos. Caladas, as crianças aceitam as duras punições sofridas, e, com certeza, Osbert fará o mesmo... Certo? Errado, muito errado! O menino é mais esperto do que todos imaginam e não pretende deixar os professores impunes. Pelo contrário: quer que eles paguem pela sua crueldade, da pior maneira possível. Eis que surge então Osbert, o Vingador, um justiceiro frio e determinado, disposto a destruir cada um de seus inimigos. Nesta história de vingança e reparação, Christopher William Hill nos surpreende com um herói nada bonzinho e vilões que se transformam em vítimas. Um livro assustador e imprevisível, que certamente fisgará os leitores da primeira à última página.

Sou apaixonada por livros juvenis, quando li a sinopse de Osbert, o vingador foi amor à primeira vista, a trama parecia ser bastante misteriosa e obscura, mas com um lado divertido, já que é uma leitura mais infantil. Quem diria que eu encontraria um personagem tão carismático, mas ao mesmo tempo tão cruel e frio? Osbert vai se mostrando um garoto de doze anos inteligente e calculista, e eu adorei ele! Nem vilão, nem mocinho, Osbert encanta o leitor com sua sagacidade e a forma de se vingar das pessoas que arruinaram sua vida.

Ele foi aceito no Instituto, um lugar para os alunos mais inteligentes, e também o mais cruel. Os tutores são maus, torturam as crianças, e na verdade não os instigam para aprender mais, e sim, tentam não deixá-las tão espertas assim, pois acham algo perigoso. Após alguns acontecimentos, Osbert tem sua vida virada de cabeça para baixo, e é aí que iniciam as vinganças. O que começa como um acidente, acaba virando uma caça sangrenta e assustadora aos professores do Instituto.

Osbert analisou o assunto com cuidado. A história de Schwartzgarten era inegavelmente sangrenta. Será que ele agravaria muito o problema se derramasse um pouco mais de sangue? Na verdade, não estaria enriquecendo a história da grande cidade?

Osbert, o vingador me lembrou muito Desventuras em série ao ter acontecimentos absurdos e cômicos. Eu adoro esse tipo de leitura, apesar de algumas vezes morrer de raiva quando essas coisas absurdas acontecem e ninguém faz nada. A narrativa do autor é bem fluída, e a história toda tem um ar meio 'tosco', mas não de um jeito ruim, e sim, engraçado. O livro é um juvenil gracinha, com algumas partes sangrentas e apavorantes. Osbert choca o leitor com seu ar calculista, afinal, ele é apenas uma criança... Mas será que ele não está certo? Afinal, os professores torturavam os alunos: desde colar as bocas delas para ficarem sorrindo até prender seus dedos com cordas de violino para esticarem...

O livro faz parte de uma série, e até certo momento eu fiquei pensando o porquê e o que o autor traria no próximo volume, pois não achei que seria necessário uma continuação, só que depois daquele final eu entendi. Adorei tudo, tanto que li em praticamente um dia, pois é uma leitura gostosinha e agradável. Todos os personagens são carismáticos, até mesmo os vilões, que no fim acabam virando vítimas. Recomendo a leitura!

16 comentários:

  1. Oi Dessa!!!
    Quando vi a capa e li a sinopse pela primeira vez nãp me pareceu muito bom, mas agora acho que eu gostaria de lê-lo.
    Gosto de livros onde o personagem não é nem vilão nem mocinho, assim quebra a rotina né...
    Tem vezes que eu acho que alguns autores só querem prolongar o dinheiro, pra ter tanta continuação desnecessária hahaha
    Ainda mais quando é aquela série enorme!!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, bem diferente do usual, assim é bom mesmo! rsrs

      Excluir
  2. Oi, eu me encantei pela capa, porém a história não conseguiu me conquistar ): Gostei do fato de o personagem não ser nem vilão e nem mocinho, o que é algo diferente. Mas não gostei da parte dos tutores malvados, que torturam, não dou conta de histórias assim ):
    Fica para a próxima.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas o livro é juvenil, então não é nada tão apavorante, né? rsrs e_e

      Excluir
  3. Apesar de gostar do clima, da certa leveza que traz os livros juvenis, não tenho muito o hábito de lê-los. Esse me pareceu ser bem legal, pelo fato de ter um lado cômico e não tosco, como você mencionou na resenha, e também essa "indecisão" em saber se o personagem é um vilão ou mocinho. Quem sabe eu comece a dar mais chances às leituras juvenis?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê mesmo! Eu adoro livros juvenis, porque são leituras leves e fluídas. *-*

      Excluir
  4. Oii!!

    Eu também adoro ler livros com histórias juvenis, mesmo passando os anos eles continuam me motivando e me surpreendendo com suas façanhas. Gostei da leitura, mas também fiquei na dúvida do que tratar em um próximo livro, porque as histórias que tornam-se trilogias ou mais livros, ficam chatinhas e cansativas.

    beijos

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse não vai ficar chato, só mais interessante ainda *-*

      Excluir
  5. Oi Dessa, tudo bem?
    Eu tô com esse livro em casa, e será uma de minhas proximas leituras. Ele parece ser um livro muito divertido mesmo, e espero muitíssimo gostar tanto quanto você.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Dessa.
    Também adoro uma trama juvenil bem escrita, o que parece ser exatamente o caso dessa. E fiquei curioso quanto ao tal instituto e o que vai acontecer por lá.
    Não tenho o livro ainda, mas pretendo ler em breve. Sua resenha me ganhou.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga ler em breve, acho que vai curtir bastante!

      Excluir
  7. Amiga pra te falar a verdade gostei bastante de sua resenha, porque eu estava querendo saber um pouco mais sobre esse livro, mas confesso que eu não irei começar uma nova série, porque já tenho duas da Fundamento que quero dar continuidade e sinceramente tenho gostado bastante dos que estou lendo. Mas adorei a maneira como você desenvolveu a sua resenha e sinceramente o livro me parece ser bastante interessante, mas nào seria um livro que pegaria por agora =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-teste.html

    ResponderExcluir
  8. Eu também adoro livros juvenis!!
    Não conhecia este, adorei essa aventura toda!!

    Vou ficar de olho neste!

    Bjkssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa...
    Esse livro tem uma premissa boa, mas não sei se me chamaria atenção de início.
    Eu penso antes de ler livro juvenis, mas que bom que gostou.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Tutores malvados? Nossa que dó. Mas que bom que ele não é nem mocinho, nem vilão assim pode arrumar jeitos de dar o troco, a toa. A história parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é ótima e bem cômica, vale a pena ler! :D

      Excluir