quinta-feira, 9 de abril de 2015

[Resenha] A fazenda

|
Autor: Tom Rob Smith
Páginas: 332
Editora: Record
Até o momento em que ele recebeu um telefonema desesperado de seu pai, Daniel acreditava que seus pais estavam indo para uma aposentadoria tranquila, bem merecida. Eles venderam sua casa de negócios em Londres e disseram "adeus para a Inglaterra" com uma festa alegre onde todos os seus amigos se reuniram para desejar-lhes bem para a grande aventura: sair para começar uma nova vida sem um controle remoto, numa fazenda bucólica na zona rural Suécia. Mas, com um telefonema, tudo muda. "Sua mãe não está bem" seu pai lhe diz., "Ela está imaginando coisas - terríveis, coisas terríveis. Ela teve um surto psicótico e foi internada em um hospital mental". Daniel se prepara para correr para a Suécia, no primeiro voo disponível para o dia seguinte. Antes que ele possa embarcar no avião, seu pai contatá-lo novamente com uma notícia mais assustadora: sua mãe foi liberada do hospital, e ele não sabe onde ela está. Em seguida , ele ouve de sua mãe: "Tenho certeza que seu pai falou com você. Tudo o que o homem lhe disse é uma mentira. Eu não sou louca. Eu não preciso de um médico. Preciso da polícia. Estou prestes a embarcar em um voo para Londres. Encontre-me no aeroporto de Heathrow". Pego entre seus pais, e não tem certeza de quem acreditar ou em quem confiar, Daniel torna-se juiz e o júri disposto de sua mãe quando ela diz-lhe um conto urgente de segredos, de mentiras, de um crime horrível e uma conspiração que implica o próprio pai.

Tom Rob Smith é um autor que sempre vi as pessoas elogiarem, mas nunca tinha lido nenhum livro dele. Quando a Record anunciou o lançamento de A fazenda não pensei duas vezes ao solicitar, pois além de poder conhecer sua escrita, fiquei muito curiosa quanto a trama. E não me decepcionei nem um pouco, minha primeira experiência com Smith foi sensacional. Um thriller que faz o leitor não querer desgrudar mais da leitura. A loucura foi tanta, que pasmem, li as mais de 300 páginas em um dia. 

Daniel recebe uma ligação de seu pai, contando que sua mãe enlouqueceu e está no hospício. Em seguida, ele novamente liga para avisar que ela foi liberada. E é assim que a história inicia, com Tilde, mãe de Daniel, indo ao seu encontro com provas de crimes que Chris, o pai, e seus inimigos cometeram. Seu relato é contado de forma calma e com muitos detalhes. O leitor fica na dúvida se ela realmente está contando a verdade, ou se imaginou tudo. A maior parte da história é contada por ela com fato e cenas, todas em ordem cronológica, que me fizeram ficar horrorizada com tantos segredos a ainda serem revelados, e com tanta armação da parte dos moradores daquela pequena cidadezinha. O que mais chocou é o envolvimento do marido. E foi isso que mais me surpreendeu, mas também me deixou em dúvida. Como o marido iria participar de algo tão horrível? Tilde conta que o marido quer fazer de tudo para se livrar dela, para assim não deixar ela contar o que sabe. 

A grande questão é: é tudo verdade ou invenção? Ou apenas um engano? Só sabemos que algo ruim parece ter acontecido, e ninguém acredita na história que Tilde conta. É por isso que ela vai até seu filho, esperando que ele acredite em tudo e a ajude. Daniel parece dividido entre apoiar sua mãe e acreditar que seu pai não é aquela pessoa que sua mãe diz ser. Narrado em primeira pessoa constatamos as dúvidas de Daniel, e o relato intenso de sua mãe.

Eu simplesmente não consegue imaginar algo tão terrível que transformasse por completo a maneira como vejo minha mãe, muito menos algo que me fizesse duvidar da sua capacidade de cuidar de uma criança. No entanto, fui forçado a aceitar que sabia muito pouco sobre a infância dela.

A fazenda tem uma leitura fluída e bem escrita. Mesmo o foco sendo o fato de em quem acreditar, a história que Tilde vai narrando envolve o leitor de forma impressionante. É por isso que em vários momentos acreditei em tudo. Mas, assim como eu acreditava, em alguns momentos ela me parecia alguém muito desconfiada e neurótica, e por isso, não confiável. Assim, fiquei em uma eterna dúvida de em que acreditar. Quando finalmente descobri tudo, ficar chocada foi pouco. Não imaginava nada do que viria, o autor está de parabéns, conseguiu me surpreender imensamente. Terminei o livro pensando que todas as horas de leitura valeram a pena. Nunca fiquei tão empolgada com uma história assim, o livro é puro suspense.

Tilde foi a personagem que mais me agradou com sua personalidade e jeito de ser. Achei Daniel alguém ao contrário: sem personalidade, sem pensamentos próprios, alguém que depende muito de tudo dar certo ao seu redor, já que foi criado assim, longe dos problemas. Depois de terminar a leitura de A fazenda fiquei muito curiosa para conhecer os outros livros do autor. Recomendo a leitura! 

13 comentários:

  1. De cara eu já havia me interessado muito pelo livro. A capa, sinopse, tudo me levou a acreditar que seria um thriller psicológico de tirar o fôlego. E sua resenha só confirmou isso. Também não li nada do autor, mas agora preciso urgente desse livro rsrs. Histórias com finais surpreendentes sempre me agradam muito, fora a paixão que tenho por esse gênero literário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar o livro, ele não decepciona! Fiquei ansiosamente lendo, querendo mais e mais respostas. rsrs

      Excluir
  2. Amiga olha quando li a sinopse do livro eu achei bastante interessante, mas sinceramente nao sou muito chegada nesse gênero de leitura, mas mesmo assim espero ainda poder resenha-lo no meu blog, ou até mesmo a Agatha que é corajosa para ler determinados assuntos. Enfim...Eu gostei bastante de tudo que você abordou, mas eu passo a leitura =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-miley-cyrus-she-cant-stop.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, quando eu olhei a resenha apesar de não ser muito meu estilo de gênero de leitura, mas me interessei pela história por causa do fato de envolver algo que não dá para saber se é realmente ou não verdade o que ela diz. Posso dizer que fiquei extremamente curiosa e irei procurar para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro nos deixa muito curiosos quanto ao que realmente aconteceu. É difícil largar a leitura. rsrs

      Excluir
  4. Oi querida,
    Tudo bom sou sua seguidora e também blogueira do Leitura Kriativa. Hoje queria fazer um convite para você. Lancei meu primeiro livro ano passado chamado Vingança Mortal, uma história suspense policial ambientada no interior do RS. Então queria te convidar a conhecer um pouquinho mais da história na minha página e se puder curtir minha página no face: https://www.facebook.com/escritoraraquelmachado
    Além disso estou com parcerias com blogs abertas se você tiver interesse me manda um e-mail que eu te explico direitinho como estou fazendo: raquel.machado2014@yahoo.com.br
    Obrigada desde já pela atenção e desculpe pelo incomodo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa!!
    Achei a sinopse INCRÍVEL...
    Apesar de ser meio confusa, mas a premissa é bem interessante.
    Adoro esse tipo de suspense, thrller, etc. Fico curioso só de ler a sinopse pra saber qual é o segredo haha
    Esses suspenses acabam com meu dinheiro, haha
    Quero ler pra descobrir em quem acreditar e qual é esse segredo...
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é assim mesmo, confusa, mas é bem o que o livro nos faz sentir, pois toda essa coisa do que é verdade e o que não é só nos faz ficar em dúvida. rs

      Excluir
  6. Olá, Dessa.
    Como você sabe, temos um gosto literário bem parecido. Então, se você gostou da obra, a minha chance de gostar também é enorme.
    A premissa é bem interessante e deve ser muito complicada a situação do protagonista. Ficar entre a mãe e o pai? E pior: no meio de uma grande conspiração?! Que loucura.
    Se a premissa é boa e o livro ainda tem uma escrita fluida, aí que lerei mesmo.
    Excelente resenha!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! É bem capaz de você gostar bastante mesmo.
      Loucura mesmo, fiquei com pena dele. rsrs

      Excluir
  7. A capa é bem sinistra, rs. Porém sua opinião me fez ter vontade de mergulhar na leitura.

    Gosto de livros que mexem comigo, que me fazem questionar se estou certa ou não... Enfim, adorei!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai ai viu...quero muito ler este livro.
    Cada resenha me deixa mais curiosa. A trama parece ser bem instigante.
    Queria ficar chocada também..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Só pela capa já da pra perceber que existe um suspense.
    Afinal a capa me intrigou muito, então saber que se trata de um thriller psicologico, me animou.
    E você me deixou bem curiosa para saber o que te deixou chocada.
    Espero ler em breve.

    ResponderExcluir