domingo, 26 de abril de 2015

[Resenha] As perguntas que não quero fazer

|
Autora: Kate de Goldi
Páginas: 232
Editora: Fundamento
Não quero ter medo do mundo...
Frankie Parsons é um garoto inteligente, talentoso e faz listas para manter tudo sobre controle. No entanto, ele sente que alguma coisa está errada. Sua mente é inquieta e cheia de preocupações, seja com a ração da gata ou com as pilhas do detector de fumaça. Só quem compreende sua ansiedade e responde às suas perguntas é a mãe, uma mulher que há nove anos não sai de casa. E o mais estranho é que ninguém conversa sobre o motivo de ela viver como um pássaro engaiolado. Mas a rotina de Frankie começa a mudar quando a confiante Sydney muda para a escola dele e invade o seu mundo com um jeito despreocupado e uma curiosidade irritante.
E é assim que Frankie, com a ajuda de sua implicante irmã, de Sydney e de Gigs, seu leal amigo, tentará desvendar segredos guardados a sete chaves e descobrir as recompensas de falar em voz alta o que antes estava calado.
As perguntas que não quero fazer foi vencedor do prêmio Livro do Ano na categoria Jovem Adulto na Nova Zelândia. Neste livro, a autora Kate De Goldi trata com sensibilidade e uma pitada de humor inteligente as preocupações da juventude, as relações familiares, as amizades e a necessidade de mudar para amadurecer.

Quando li a sinopse de As perguntas que não quero fazer me encantei na hora pela trama, porém, ao iniciar a leitura, me decepcionei um pouco. A história é realmente boa e muito fofa, mas não conseguiu me conquistar por completo. Não sei se foi apenas comigo, se eu li em um momento ruim, ou se realmente o livro não teve o suficiente para conquistar o leitor, só sei que eu esperava bem mais. Como eu disse, de modo geral, a história é boa. Os personagens são interessantes, mas... faltou algo.

Frankie é um garoto de doze anos que gosta de tudo organizado. E também está sempre com mania de alguma doença, achando que pode estar com os sintomas. Meio neurótico, mas muito querido e divertido, ele passa os dias com seu melhor amigo, Gigs, e sua vida é sempre a mesma. Até que uma garota nova aparece, Sydney, e muda completamente sua visão sobre algumas coisas, tipo sua mãe estar há nove anos sem sair de casa. Sydney é uma menina cheia de questionamentos e que não tem medo de fazer perguntas pessoais, é assim que Frankie acaba repensando toda sua vida. Porquê a mãe não sai? Desde quando é assim? Porquê ninguém fala sobre isso?

Sydney também não tem uma vida fácil. Sua mãe está sempre se mudando, e não é muito presente. Eu gostei muito dela, mesmo com seu jeito intrometido, vemos o quão especial e amiga ela é. Por isso mudou tanto a vida de Frankie. Os dois estão sempre conversando, a irmã dele, Jordana, sempre pega no seu pé dizendo que eles são namorados, mas percebemos que é uma grande amizade, sem nada muito romântico.

Todo o trabalho caía nas costas dele nos últimos tempos - compras de mercado, entregas para Mamãe, pegar livros na biblioteca, comprar presentes de aniversário para familiares. Era tão injusto!

O livro é cheio de personagens carismáticos, como as tias gordas e Tio George, o pai de Frankie. Me diverti bastante com eles, que acabaram deixando a trama mais leve. As perguntas que não quero fazer não é tão dramático como eu esperava que fosse, mas claro que tudo isso de um garoto de doze anos precisar passar com a mãe "doente" é triste. Percebemos o quanto, apesar da pouca idade, ele se responsabiliza por ela e pela família. O pai está sempre trabalhando, o irmão mais velho não mora mais em casa e Jordana está sempre no namorado. Então sobra para ele fazer compras, cuidar da casa e da mãe. 

A leitura foi um pouco lenta, mas por incrível que pareça, não foi chata. Os segredos que Frankie parece ter que descobrir me deixaram curiosa, mas também acabou não sendo nada muito alarmante, e por isso achei a leitura morna. Frankie e Sydney são dois personagens que merecem ser conhecidos, a trama em si não me encantou, mas eles, sim! Por isso, recomendo a obra, vale a pena conhecer esses dois! ;)

19 comentários:

  1. A história parece ser bem interessante, mas por algum motivo não conseguiu me conquistar por completo. Não sei o que faltou, mas não teve aquele apelo para me fazer querer ler na hora, mesmo com os personagens carismáticos, fico feliz que os personagens sejam assim tão diferentes e interessantes e com uma história de vida dessas. Irei procurar mais sobre ele, mas por enquanto não irei conhecer a história de Sydney e suas perguntas e Frankie.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente faltou algo no livro, mas adorei muito os personagens, então valeu a pena!

      Excluir
  2. Olá, Dessa.
    Não seria o tipo de livro que eu pegaria para ler no momento, mas até achei a premissa legal. Os personagens parecem ser realmente bons e como tem um drama moderado, dá para ler tranquilo. Acho que seria uma leitura mais para descontrair. E, no momento, não estou tendo tempo para isso. Infelizmente. =/

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem para descontrair mesmo. Pena que eu esperei demais do livro. Mas ele é bom, dá para ler rapidinho. <3

      Excluir
  3. Amiga quem resenhou esse livro em meu blog foi a Agatha que deu o ponto de partida para que eu ficasse interessada na leitura desse livro e sinceramente depois de ter lido a sua acabei me convencendo ainda mais, até porque já adquiri o meu exemplar e tenho certeza que irei gostar, porque estou precisando de leituras assim mais tranquilas sabe? Eu gostei bastante de tudo que você falou dos personagens, porque adoro quando são envolventes. Parabéns amiga, sempre caprichando em? Não é atoa que tem tanta parceria com editora hehehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/tag-10-livros-marcantes.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa!
    Vi várias resenhas positivas desse livro e tinha achado bem interessante pelo assunto que ele trata. Agora, não sei se sua resenha me desestimulou a ler ou se eu ainda estou querendo ler! Fiquei bem confusa agora! hahaha
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, se eu fosse você, leria. Sua opinião pode ser diferente da minha, e mesmo se for igual, você vai ver como é legal conhecer esses personagens tão carismáticos.

      Excluir
  5. Oi Dessa...
    Pela capa que é linda e sinopse, dá vontade de ler mesmo. Que pena que não gostou tanto.
    Se tivesse oportunidade eu leria o livro, mas ficar com essa sensação de algo faltando é tão ruim em uma leitura né. Mas acho que valeu a dica.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quando vi a capa desde livro já fiquei doida, estive namorando o livro pela capa mesmo, rs.
    Mas agora com essa fofura toda de resenha... Fica difícil resistir.
    Pena que a trama não foi lá essas coisas, mas se os personagens valem a pena, com certeza valerá a leitura.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valem sim, Lelê! Leia, é rápido, e você se diverte com os personagens!

      Excluir
  7. Oi Dessa!!
    Uma pena que o livro tenha te decepcionado.
    Acho que não seria uma boa hora pra eu ler esse livro, já que estava muito empolgado e acabei de ler dois livros seguidos que me decepcionaram haha
    A capa é lindíssima e foi a primeira coisa que me chamou atenção, além de ser uma história fofa.
    Vai continuar na minha lista, mas nao vou ler agora haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é muito fofa mesmo, e combina bem com a trama, viu?
      Isso mesmo, leia o livro quando der, vale a pena!

      Excluir
  8. Olá !

    Ainda não conhecia esse livro, o descobri aqui ...
    É uma pena você não ter agradado da leitura , e apesar de você ter se explicado mesmo assim , quero ler o livro para tirar minhas próprias conclusões .
    Tomara que eu não me decepcione hahaha...

    http: //coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, isso mesmo, leia para saber o que vai achar do livro, vai que você curta mais que eu?

      Excluir
  9. Que capa fofa! Gostei da sinopse, algo bem diferente do que estou acostumada a ler. Li algumas resenhas sobre ele e a maioria diz a mesma coisa. Personagens legais e história meio arrastada, sem muito encanto. Uma pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, queria que o livro tivesse um apelo dramático maior. :/

      Excluir
  10. Achei a capa muito linda e pelo visto a história não fica por baixo. Confesso que gosto daqueles dramas bem dramalhões mesmo, sem nada de moderação. E ainda mais sendo a história lenta, já não sei. Acho que essa eu passo.

    ResponderExcluir
  11. Li em algumas resenhas por aí que ao terminar de ler o livro, a impressão que temos é algo faltando no final. Mas mesmo assim o livro ainda é muito bom e vale a leitura.
    Adoro livros sensíveis e delicados, que transbordam amor e amizade. Após ler a sua resenha fica impossível não colocá-lo na lista de leituras mesmo não sendo uma leitura rápida e ágil com li por aí.
    Parabéns pela resenha, adorei!

    Beijos!
    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Li em algumas resenhas por aí que ao terminar de ler o livro, a impressão que temos é algo faltando no final. Mas mesmo assim o livro ainda é muito bom e vale a leitura.
    Adoro livros sensíveis e delicados, que transbordam amor e amizade. Após ler a sua resenha fica impossível não colocá-lo na lista de leituras mesmo não sendo uma leitura rápida e ágil com li por aí.
    Parabéns pela resenha, adorei!

    Beijos!
    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir