quinta-feira, 2 de abril de 2015

[Resenha] Dois garotos se beijando

|
Autor: David Levithan
Páginas: 224
Editora: Galera
Baseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta — e quebrar alguns tabus —, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer.






Dois garotos se beijando é um livro que antes mesmo de lançar já estava sendo polêmico, o motivo? A capa. Muita gente não gostou dela, algumas pelo visual mesmo, outras por ter dois garotos se beijando. É triste e irônico o que um livro que fala de homossexualidade e preconceito despertou nas pessoas. Enfim, eu não esperava receber um exemplar, foi uma surpresa mesmo, a qual eu adorei. Quero muito ler mais livros do autor, só li dois até agora, eu acho a escrita dele sensacional. O que não podia ser diferente nessa obra... Levithan nos surpreende com uma narrativa peculiar e emocionante, onde gerações de gays antes de nós nos apresentam a vida, medos e receios da geração atual.

Todos os personagens são gays. Mas isso não é apenas o que os define. Cada um tem sua história, seja ela de coisas boas ou não. Têm aqueles que os pais apoiam, os que os pais sentem vergonha e até mesmo os que os pais nem sabem. Conhecemos a vida de oito garotos, alguns dos quais nem se conhecem, mas que demonstram passar pela mesma situação: a incompreensão da sociedade, quando não, dos seus pais.  

- É só um bate-papo - Cooper tenta dizer para ela. - Nada acontece nunca.
Mas a expressão no rosto dela enquanto lê... alguns de nós precisam virar a cara. Nós conhecemos essa expressão. Alguma coisa dentro dela está se partindo. E, com isso, ela está desistindo de nós.

Craig e Harry conheceram Tariq após ele ser espancado por vários garotos. A partir desse sentimento de medo é que eles acabam se aproximando. Craig e Harry eram um casal, e mesmo sendo só amigos no momento, é a partir deles que a história ganha forma ao decidirem bater o recorde de beijo. Principalmente sendo um beijo gay. Então eles e mais alguns amigos resolvem deixar tudo arrumado para o grande dia. Mas não é apenas para bater um recorde, é uma forma de mostrar para todos que eles também amam, e que não há nada de errado nisso. Várias pessoas acompanham os dois, muitos para xingá-los e perguntar se os pais sabem dessa pouca vergonha. Porém, nada pode abalar o grande beijo e a busca por completar mais de trinta e duas horas.

Também conhecemos Peter e Neil, um casal adorável, que serve para nos mostrar a leveza de um relacionamento, independente do sexo. Há Cooper, ele não conhece nenhum dos outros meninos, mas sua historia mostra uma parte triste de se assumir. Ele não contou a seus pais que é gay, e se esconde atrás de perfis falsos na internet para paquerar outros homens. E por último, há Avery e Ryan, eles se conhecem em um baile gay, e acabam contando sobre sua vida um para o outro. Avery nasceu em um corpo de menina, e isso já é o bastante para ver o quão delicado é sua situação, e como deve ser mais difícil ainda lidar com o julgamento dos outros.

Ele não vai deixar que o acontecimento o impeça de ir à cidade, de dançar. Mas o medo persiste. Os ferimentos. E, no fundo da mente, morando, como foi conosco, no fundo dos pensamentos, estão as perguntas mais traiçoeiras:
Como eles me identificaram? Como souberam?O que fiz de errado?

Dois garotos se beijando me conquistou completamente. A narrativa feita por gerações que já se foram, ou morreram de aids, é triste. Percebemos que algumas coisas mudaram com o tempo, eles mesmo falam sobre isso, mas o preconceito, não. Me emocionei com cada história, pois sei que elas acontecem e são reais, mesmo não sendo inspiradas em ninguém específico. A leitura é fluída e comovente, as poucas páginas do livro tocam e inspiram o leitor de forma absurda. Terminei Dois garotos se beijando sentindo um misto de emoções. Gostei muito mesmo da trama e de como Levithan narrou a história. Recomendo a leitura para todos!

No caminho, eles não falam muito, mas o relacionamento chegou ao ponto em que o silêncio é confortável, não ameaçador. O silêncio só faz mal quando há coisas que não estão sendo ditas, ou quando há medo de que o poço esteja seco e não haja mais nada a ser dito. Nenhuma das duas coisas é o caso agora. Eles ainda têm muita coisa a dizer um para o outro, só nada a dizer agora.

22 comentários:

  1. Dessa, que legal a sinopse e a resenha.
    Eu sabia só por cima sobre o que era o livro.
    Muito bacana!
    O David Levithan arrasa sempre.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dessa!!!
    Não sei se você sabe que David Levithan é um dos meus autores preferidos.
    Leio os livros dele em uma sentada como se diz haha
    Sempre dá pra tirar uma lição linda dos livros dele, e mesmo que sejam temas "polemicos" pra quem não tem a mente aberta são historias perfeitas.
    Sem falar na escrita que é maravilhosa.
    Quero muito ler esse novo dele, já tá na listinha haha
    E eu gostei da capa aliás.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que bacana! Não li muitos livros dele, mas fiquei muito afim de fazer isso!
      Você vai adorar a leitura de Dois garotos... *-*

      Excluir
  3. Eu vi a divulgação do livro e fiquei incrivelmente feliz com a atitude da editora, é algo que tem que ser visto não como uma coisa ruim e sim apenas pelo que é amor em sua forma mais pura. Lendo sobre as histórias pude perceber que realmente é um livro emocionante e com certeza irei me emocionar, quero conhecer e adquirir o meu e irei fazer isso em breve. Enquanto isso fico ainda com mais vontade diante de uma resenha e uma história tão tocante.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a atitude deles também em promover um concurso e tal por conta dos comentários preconceituosos. rsrs

      Excluir
  4. Acho que o universo literário precisa de livros assim, que por mais pôlemico que seja o assunto, traga aos leitores a oportunidade de reflexão. E nada mais atual do que homofobia né. Acho ridículo o preconceito em qualquer aspecto e torço muito pra que futuramente todos estejam aplaudindo e celebrando o amor, seja ele como for. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, por mais livros que falem sobre a vida real, mesmo que sejam temas considerados polêmicos!
      Obrigada! :D

      Excluir
  5. Dessa, esse livro é uma obra que merece ser lida, já de cara, pelo valor social que ela possui. Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade muito preconceituosa, então, a literatura tem um papel importante no combate ao preconceito. Se além desse papel social, você ainda achou o livro incrível, então acho a qualidade só vem para agregar. Certamente essa é uma leitura que farei.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, espero que mais pessoas consigam enxergar que não tem nada de errado quando se trata de amor e respeito. Pena que estamos longe disso, infelizmente.

      Excluir
  6. Gente eu ainda não li nenhum livro do David e o pior é que eu tenho, Um dia rsrsrsr porém irei ler em breve, acho que essa coisa de temas polêmicos complicado, mas cada um tem o direito de falar o que quer e não vejo nada demais na capa já que é o tema abordado no livro, creio que o importante é a escrita, o modo como o autor relata os fatos, estamos aqui para ler, gostei muito da resenha e assim que for possível irei ler o livro e outros do autor também .
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler Um dia! *---*
      O autor escreve muito bem e criou uma história linda!

      Excluir
  7. Infelizmente esse livro e um dos que eu queria muito ler, mas o livro logo me decepcionou com o farto da sociedade ter aceitado de boa o fato dos dois meninos ficarem juntos , mas eu achou que deveria ser mais realista isso, pós infelizmente a nossa sociedade ver com maus olhos o fato de duas pessoas do mesmo sexo se beijarem. kkkk bem e isso mas, amei a resenha acho que depois vou dar mais uma chance para ele kkk beijos ^^
    beijinhos
    http://livro-azul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o livro mostra exatamente o contrário, a negação da sociedade. Os pais que não aceitam... A aceitação no livro é mínima compara a um todo... mas enfim.

      Excluir
  8. Olá Andressa, recentemente vi muita gente falando bem desse livro. Nunca li nada do autor, e Todo Dia está na frente haha. Adorei a premissa desse livro e parabéns pela resenha. Conheci mais do seu blog e já estou te acompanhando.
    Abraços :)
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa...
    Ainda não li nada do autor. Ouvi que muita gente ficou reclamando da capa...ai esse povo enche o saco isso sim..haha
    Não sou preconceituosa... mas não sei, não me sinto atraída pelo livro..simples assim.
    Mas só vejo elogios..quem sabe bem mais para frente eu leia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Dessa, eu sabia meio por cima da história, ainda não tinha lido nada sobre.
    Hoje li um texto no blog da Gleyse que dizia "Crescer é aprender a respeitar não só quem é parecido com a gente (...), dai pensamos na palavra RESPEITO e tudo que abrange essa palavra de 8 letrinhas. Se o mundo soubesse RESPEITAR o próximo, as atitudes, as escolhas, o modo de viver, com certeza não existiria PRECONCEITO.

    Acho o enredo desse livro fantástico e espero ler em breve.

    Beijos
    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é só aceitar/respeitar, mas as pessoas agem como se fosse mudar a vida delas... u-u

      Excluir
  11. Oi Dessa, só vejo elogios em cima deste livro, e eu precisooooooo ler este livro, amei Will e Will e se for um pouco parecido com ele já sei que vou adorar ^^ Como sempre ótima resenha!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  12. Eu fui uma que não gosto da capa Dessa, mas não pelos garotos, nunca por isso, achei meio mal feitinha mesmo mas to louca pra ler a história! Acho que nunca li um livro com temática homossexual sabe e todo mundo fala tãaaao bem desse autor! To doida pra ler mesmo, tenho certeza que vou gostar de acompanhar a história de cada um. E ufa, haja folego pra se beijar mais de 32 horas hen kkk

    beijos
    Participe do top comentarista do Pobre Leitora também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a capa original mais bonita, também não curti tanto essa rsrs
      Né? Não aguentaria tudo isso de tempo beijando. hahaha

      Excluir
  13. Legal! Realmente é um livro que ainda está gerando polêmica, mas acho que é algo que só vem pra construir idéias, reflexões e romper preconceitos. Creio que a questão da AIDS é uma das mais impactantes e comoventes passagens do livro.

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente eu não entendo o porque de tanta polêmica. é só um livro que conta a história de duas pessoas. Pronto. Pessoas que muitas vezes são como as que convivemos todos os dias, mas sabe como é o povo né?! Eu nem sabia que este livro era polêmico kkk E nem tinha ideia que falava de AIDS também, agora estou mais intrigada ainda.

    ResponderExcluir