segunda-feira, 27 de abril de 2015

[Resenha] A 5º onda

|
Autor: Rick Yancey
Páginas: 368
Editora: Fundamento
Série: Quinta onda, 1
Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.


Eu peguei A 5º onda apenas para ler os primeiros capítulos, e quando percebi: terminei o livro. Simples assim. Apesar de saber o quanto a obra foi bem falada por aí, não esperava tanto assim, pois sempre me decepciono com o que a maioria dos leitores ama. Ou quase sempre. Então, eis que me encantei com a trama. O que começou como algo despretensioso, afinal era só uma bisbilhotadinha, né?, acabou com uma blogueira empolgada e ansiosa para ler tudo! Isso é o que Yancey fez comigo. Amo distopia, e quando tem ficção científica no meio fica melhor ainda, e esse foi um motivo que tinha me feito não iniciar o livro antes: já li uma trama com os mesmos elementos e pensei que por isso não iria encontrar uma história muito diferente. Só que eu me enganei bonito, o autor criou algo tão incrível e bem escrito que é impossível comparar com qualquer outra obra. A 5º onda é único!

Amo tramas com alienígenas, ainda mais quando eles não são como pensamos: verdes, olhos esbugalhados, formas inumanas, etc... E sim, algo mais 'sensato' (Ok, quem disse que eles não podem ser desse jeito?! Eu sei.), que foi o caso nessa trama. Eles são nós. Explicando melhor: eles se parecem com humanos. Então, você pode muito bem estar sentado no trem perto de um alienígena e nem desconfiar. Ele pode estar tramando formas de dominar o mundo e você nem descobrir. Dá medo algo que não conseguimos distinguir de bem e mau, não é? É assim que Cassie se sente, sem saber em quem confiar, ou melhor, não confiar em ninguém mesmo. Esses aliens são uma raça milhões de anos mais evoluída. Eles conseguiram se infiltrar no planeta sem ninguém desconfiar, até chegar a hora...

A hora em que as "ondas" começam. A 1º  onda é quando as luzes se apagam. Carros param de funcionar. Tudo que precisa de bateria e energia para. A 2º onda são tsunamis. A 3º onda é uma peste que dizima a maior parte dos que restaram. A 4º onda é quando matar é tudo que importa. Não interessa se é da mesma espécie, se não é o inimigo. E a 5º onda? Isso é o que vamos descobrir. Cassie começa nos narrando como tudo começou e o que ela passou até o presente momento. Porém, não temos apenas a visão dela, há também Zumbi, um jovem que está sendo treinado para ajudar a combater os invasores, ou como os chamam, os Outros.

Estamos mortos. Agora não há mais ninguém. Há os mortos-do-passado e os mortos-do-futuro. Cadáveres e futuros cadáveres.

Os personagens me cativaram imediatamente. Cassie e Zumbi são jovens que passaram por situações perigosas e intensas, mas que tentam não deixar morrer sua humanidade. É claro que o instinto de sobrevivência fala mais alto, afinal, é matar ou morrer, mas é incrível o quão corajosos esses dois são. Se eu conhecesse o "antes" deles, pelo que pude perceber, ia detestá-los. Cassie parecia uma menininha frágil e avoada. E Zumbi, fútil. Então, o que eles precisaram se tornar, me agradou bastante!

O livro não inicia tão empolgante assim, pois como é o primeiro da trilogia, tem uma boa introdução da trama. Mas, nem por isso foi uma leitura chata. Desde o início ela me prendeu e me motivou a continuar lendo. Ainda mais por termos uma narrativa ora em primeira pessoa, ora em terceira, isso só ajudou mais ainda para nos aproximarmos dos personagens, e também ter uma visão geral e ampla dos acontecimentos.

Suspense, ação, mortes, medo... A 5º onda tem tudo e mais um pouco para ser uma leitura espetacular. Não é à toa que vai ter um filme!! Yay! Yancey me conquistou com sua obra. Estou ansiosa para ler o segundo livro, O mar infinito. Mais uma vez a Fundamento fez um trabalho excelente com a edição, vale a pena conferir. Recomendo a leitura.

19 comentários:

  1. Oi Dessa!!
    Já li esse livro e ele com certeza é um dos meus favoritos hahaha
    Adoro esses livros meio apocalípticos, ainda mais sendo de um autor que eu adoro.
    Também estou muito ansioso pra ler o segundo, só que tá meio caro por enquanto rsrsr
    O meu exemplar tá com vários post-it's haha
    Ansioso para o filme...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro muito bom :)
    Gostei muito de sua resenha , você escreve muito bem ...

    Já estou seguindo o seu blog será que poderia seguir o meu também?

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. UAU!!! Estava torcendo aqui para sua resenha não terminar kkkkk. Me empolguei com a sua empolgação kkk. Nem sei o que escrever... Achei incrível a trama!! Como não li esse livro ainda? Suspense, ação, mortes, e medo são ingredientes que amo em uma leitura. Gosto dessa pegada da narrativa ser, ora em primeira pessoa, ora em terceira. Acho que deixa a leitura mais dinâmica. Quero/preciso muito desse livro hehe.

    Agora, aquela paradinha de: "você pode muito bem estar sentado no trem perto de um alienígena e nem desconfiar"... para com isso, né?! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. :ooo Preciso dizer que achava que o livro era completamente diferente, e confesso que fiquei apaixonada pela trama. Totalmente diferente de tudo que eu já li me conquistou plenamente, o autor foi genial em criar algo assim e confesso que estou mais do que curiosa para descobrir o que é a 5 onda. Amei, amei e amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa, tudo bom?
    A premissa desse livro é incrível. Apesar de não curtir alienígenas nas tramas, eu tenho muita curiosidade para ler a 5º Onda para conhecer esse mundo devastado. As situações descritas devem ser bem impactantes e repletas de momentos de aventura. Um dos meus livros desejados.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amiga eu tive bastante curiosidade em ler esse livro no começo depois de ter visto uma outra resenha sabe? Mas eu não sei se irei curtir, porque eu não sou muito chegada em livro de ETs, mas mesmo assim deve ser interessante, porque ouvi falarem bem do livro. Tive curiosidade hoje de compra-lo na fundamento, mas acabei não pegando, porque fui pegar o Spirit Animals 3 que estou ansiosa para saber o que irá acontecer =x Mas enfim...Eu acho que darei uma chance para o livro assim que puder, porque quero terminar uma série antes de iniciar outra, porque se não fico maluca hahahahaa

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-filhos-de-lilith-o-despertar.html

    ResponderExcluir
  7. Quando vi a palavra "alienígenas" já pensei que seria uma história parecida ou com certa proximidade com A Hospedeira, mas lendo sua resenha descobri que não passa nem perto. Ainda bem né?
    Tenho visto várias resenha positivas sobre esse livro, aparentemente é muito bom. Só não garanto que ele estará na minha lista de leituras por se tratar de um trilogia, ainda tenho várias séries pra terminar :(

    http://bibliotecacolorida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho lido muita coisa positiva sobre esse livro. Não conheço o autor, mas sei que todo mundo tem muita coisa boa pra dizer dos livros dele. Porém, apesar disso, não acho que seja um livro que eu gostaria particular mente. Não é muito o gênero que eu curto.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa...
    Nossa, a blogueira está empolgada mesmo rs
    Geralmente quando um livro começa fraquinho, ele vai conquistar muito depois. Nunca parei para pensar em ler este livro, mas até me empolguei agora viu.
    Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Dessa.
    Depois de ler essa sua resenha, a única coisa que me veio a mente é: uau. Como você bem sabe, eu adoro Ficção Científica e alienígenas estão entre os meus favoritos. rs
    Eu já tinha lido algumas coisas sobre esse livro, mas nada que me entusiasmasse a ler. Porém, sua resenha me ganhou. E fiquei desesperado para saber qual é a quinta onda!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa!!
    Eu to DOIDA por esse livro tem muito tempo, principalmente porque uma das minhas atrizes favoritas, a Chloe Grace Moretz está no elenco do filme, então quero ler antes do filme estrear!
    Só que eu não gosto de distopias ahhaha Vou ter que me esforçar e ler sem preconceitos, porque parece ótimo, fora que já tem o segundo livro e *-----* Fico animada com essas coisas ahahaha
    Espero que seja uma leitura espetacular pra mim também, sua resenha só me deixou mais empolgada!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  12. Olá! Primeira resenha que leio desse livro que me faz ficar com vontade de lê-lo. Eu gosto de distopias e tals... Mas tem algumas que nem por isso. Mas tua resenha me animou. Acho lindo quando o livro pega a gente assim, de jeito! =D

    Um abraço flor!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  13. Essa distopia já está entre meus livros favoritos desde que li, na época do lançamento. A leitura é deliciosa, né? Tão rápida e curiosa! E o Evan... <3 ...
    mas surpresa você vai ficar com a sequência, que é bombástica! Vou deixar o link da minha resenha, caso se interesse em dar uma olhada. De qualquer forma, o segundo livro é tão bom quanto o primeiro, e tem até mais ação. :)

    http://ssentrelivros.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-mar-infinito-5-onda-2-rick.html

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa!
    Tenho uma prova desse livro, com no máximo dois capítulos, li a muito tempo e adorei mas não tive a oportunidade de comprar :/
    E fato de na época o segundo livro não tinha previsão de estréia no Brasil fez com eu deixasse de lado a leitura. Fiquei mais curiosa ainda com a sua resenha, mesmo não sendo tão fã de distopia :)

    Seu blog é uma graça!
    Beijos!
    http://choqueliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro distopias ainda mais quando elas são apocalipitas e pela sua resenha os personagens e a trama nos envolvem desde a primeira página.Sei que preciso ler esse lifro e conhecer tudo o que se passa nele.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho medo de alienígenas, mas amo ler livros sobre kkk Vai entender.
    Nunca li nenhuma distopia e por essa parecer diferente das outras acho que vou começar por ela.
    E claro que seus elogios favoreceram muito e sua resenha é tão dinâmica e agradável que me deu um impulso para ler o livro.
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  17. Ai não alieniginas, meio apocaliptico. Nem, infelizmente não curto histórias assim. E como também não curto muito trilogias (sério tenho paciência pra ficar esperando os outros livros serem lançados, não) vou deixar esse pra lá.

    ResponderExcluir
  18. Tanta gente fala bem desse livro, mas ainda não tive oportunidade de ler. Lendo a sinopse esses seres parecem algo relacionado a zumbis, mas com a sua resenha soube que eram alienígenas, o que me decepcionou um pouquinho porque amo tramas com zumbis, haha. Vou procurar pra comprar! <3

    www.bonitapordentro.com

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Ainda não li nenhum livro de distopia, mas amo essa sensação de mergulhar na história começar a ler e quando perceber já estar no fim. O livro parece se muito bom, a capa é bonita e a sinopse promete, espero ter o prazer de lê-lo. Parabéns pela ótima resenha. Seguindo o blog e se puder retribuir agradeço.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir