domingo, 12 de abril de 2015

[Resenha] O Pequeno Príncipe

|
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Páginas: 160
Editora: Geração Editorial
Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança.
Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.

Li O Pequeno Príncipe há muitos anos atrás ~me sentindo velha~ mas, quando a Geração anunciou o relançamento do livro, e em uma edição tão linda, não pensei duas vezes ao querer ler novamente. Não lembrava muito dos detalhes, então a leitura foi melhor ainda. ♥ Essa resenha vai ser bem rápida, pois o livro não possui tantas páginas, e também acredito que a maioria das pessoas deve conhecer esse personagem tão querido.

O Pequeno Príncipe é um garotinho que veio de outro planeta, que é muito pequeno, tanto que ele consegue assistir o pôr-do-sol várias e várias vezes. Certo dia resolve visitar outros planetas, e assim conhecemos personagens peculiares e carismáticos. Ele passa pela Terra, onde encontra um piloto arrumando seu avião, e os dois criam fortes laços de amizade. O pequeno Príncipe narra suas aventuras, seus aprendizados e descobertas sobre a vida.


O aviador é quem narra a história, contando como conheceu o Príncipe, e sobre os relatos que o garoto lhe contou. Através dele vemos o quão delicado e bondoso é esse garotinho. O livro nos faz refletir sobre vários assuntos, mas principalmente, sobre amizade.

- Se eu ordenasse a meu general voar de uma flor a outra como se fosse uma borboleta, ou escrever uma peça de teatro, ou se transformar em uma gaivota, e se o general não cumprisse a minha ordem, que de nós, ele ou eu, estaria errado?
- O senhor - retrucou convicto o pequeno príncipe.
- Exato. É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar - frisou o rei. - A autoridade se baseia na razão. Se ordenar ao povo se afogar no mar, ele fará uma revolução. Tenho o direito de exigir obediência porque minhas ordens são sensatas.

A edição da editora está maravilhosa. Todas as páginas são coloridas, a letra é em um tamanho bom, e há vários desenhos. Me apaixonei pela obra, é um daqueles livros que é necessário ter na estante! Recebi a versão normal em capa dura, mas sei que também tem a pocket em capa dura também! *-*


Li em um dia O Pequeno Príncipe, e acho que nunca vou cansar de ler, pois é uma história clássica, e de um autor sensacional. Um livro infantil encantador e cheio de lições. Recomendo a leitura. E quem já conhecia a obra, vale a pena conferir a edição da Geração Editorial!

23 comentários:

  1. Eu li tem bastante tempo também, lembro que o livro era da minha tia.. comprei uma edição bem baratinha porque quero ler de novo, mas essa edição DESTRUIDORA já está na minha lista de compras..

    É o tipo de livro que você pode ler em todas as idades.. parece que só melhora com o tempo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição está linda! É mesmo, serve para todas as idades!

      Excluir
  2. Olá :)

    então... devo fazer parte do 1% da população mundial que ainda não leu o livro e tem mais de 20 anos... enfim, ainda não tive ânimo. Comprei uma versão simplesinha há anos, mas nem abri, agora que lançaram essa edição maravilhosa acho que finalmente vou ler. Comprei o meu e achei tão lindo que não vou resistir, rs. Conheço a história e tal, mas não li mesmo, infelizmente. Agora vai, hehe. :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que coisa... rsrs
      Agora vai, ainda mais com uma ediçao dessas né? rsrs

      Excluir
  3. Oi, já li o livro faz muito tempo também e quase nem lembro dos detalhes, mas posso dizer que estou encantada por essa versão e quero ter a oportunidade de reler e conferir todos os detalhes incríveis que eu sei que essa versão traz e capa dura ainda só ais incrível ainda! Amei.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar, o livro tem várias curiosidades sobre o autor também *-*

      Excluir
  4. Oi Dessa...
    Acredita que não li este livro até hoje?
    Queria ler, mas com essa edição aí..que deve estar impecável e linda.
    Tenho curiosidade absoluta para ler este livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Eu também li esse livro faz tempo e confesso que era muito pequena para entender todas as metáforas presentes no texto. Por isso, gostaria de reler e sem dúvidas, essa edição além de ter capa dura (que eu adoro) tem lindas ilustrações, um luxo só. Adorei!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade né, serve para crianças, mas não entendemos tudo que o livro retrata realmente, por isso adorei reler!

      Excluir
  6. Dessa, eu NUNCA li pequeno principe! que vergonha! sempre o "li" pelos outros, mas sei que preciso remediar essa situação o mais rápido possível
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dessa.

    Acredita que até hoje não li O pequeno príncipe? Vergonha né!? Mas essa coleção de luxo está me deixando louca para tê-lo em mãos. Conheço alguns quotes do livros super lindos e espero em breve poder conferir toda a obra.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Top Comentarista - After 1 e 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Está esperando o que para ter essa edição maravilhosa? rsrs

      Excluir
  8. Faz séculos que eu li O pequeno príncipe, mas é uma história que você não esquece.
    Eu não tenho o livro e gostaria muito de ter essa edição, ela está muito linda.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. O Pequeno Príncipe é um livro que é puro amor. Não é exagero falar que ele mudou minha concepção de literatura e também minha concepção de mundo. Antes de lê-lo pela primeira vez, há uns 5 anos, não imaginava que um livro infantil pudesse ensinar tanto a um adulto.
    Esse livro é genial e sua resenha me deu vontade de lê-lo mais uma vez; o que seria a minha décima leitura, por aí. <3

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro ensina muito! Adorei poder reler e captar mensagens que antes não entendi,

      Excluir
  10. Nossa, faz tanto tempo também que li O Pequeno Príncipe. É um livro genial, muito fofo e que nos faz refletir pra caramba né?! Essa edição então, sem comentários! Simplesmente linda, merece aplausos!!

    ResponderExcluir
  11. Tem uns 5 ou 6 anos que li O pequeno príncipe e não lembro de muita coisa,apenas que é um livro lindíssimo <3 . Essa edição está maravilhosa e se já não tivesse uma aqui com certeza compraria *-* . Ver essa postagem só me deu vontade de reler :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Dessa!!!
    O Pequeno Príncipe foi um dos primeiros livros que li, e com certeza marcou minha infancia.
    Essa edição ficou mais que perfeita, não vejo a hora de comprar o meu exemplar.
    É uma história delicada e incrível que eu também nunca me cansarei de ler haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Eu também não lembro dos detalhes, essa historia é maravilhosa e nunca envelhece :) vou comprar uma nova edição mais bonita para colocar na estante!

    jamilsonoliveira.com

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho muita vontade de ler, já até pedi pra minha mãe, mas ela não curte e diz sempre não :-(
    E essa edição parece mesmo marailhosa, já vi uma que a capa deixava muito a desejar.

    ResponderExcluir