quinta-feira, 30 de abril de 2015

[Resenha] A garota que você deixou para trás

|
Autora: Jojo Moyes
Páginas: 384
Editora: Intrínseca
Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

Particularmente eu fujo de livros com alguns tópicos, como períodos de guerra, por exemplo, que me afetam muito emocionalmente e eu passo semanas pensando a respeito. Mas a autora Jojo Moyes já tinha se provado incrível em minhas leituras anteriores, então resolvi arriscar. E valeu muito a pena.

O livro segue o estilo de A Última Carta de Amor – da mesma autora, ou seja, tem duas protagonistas, duas histórias de amor em duas épocas diferentes e um objeto ligando elas. No caso deste livro o objeto é um quadro, que pertenceu a Sophie Lefèvre uma francesa que apesar de não ter sofrido diretamente os horrores dos campos de concentração, sofreu com a invasão dos alemães à pequena cidade onde vivia com seus irmãos e sobrinhos enquanto aguardava esperançosa a volta do marido da guerra. O quadro em questão foi pintado por Édouard, seu marido. Uma parte do livro vai nos contar de suas frustrações quando é obrigada a colaborar com os oficiais alemães, seus anseios pela volta do marido e medo pelo futuro de sua família e pelo futuro de Édouard. 

Ouvi minha irmã suspirar atrás de mim e sabia que ela se sentia como eu. O medo visceral de ter alemães em nosso pequeno hotel foi temperado pelo pensamento que havia meses prevalecia sobre todos os outros: comida. Haveria sobras, ossos com que fazer caldo. Haveria aromas culinários, porções roubadas, rações extras, fatias de carne e queijo para serem secretamente subtraídas.

A outra protagonista é Liv, uma viúva de trinta anos, que vive em Londres e tem na parede do quarto o retrato de Sophie, presente de casamento de seu marido pouco antes de morrer. O quadro acaba se tornando alvo de uma batalha judicial, trazendo a história até então desconhecida da origem do quadro, forçando Liv a tomar decisões de fato delicadas.

Essa foi minha terceira experiencia com a autora, e como citei no início, apesar do meu receio envolvendo o tema Guerra, a autora se provou uma excelente romancista mais uma vez. Fui levada para duas épocas diferentes, sofri com as agruras vividas por Sophie, me orgulhei de sua coragem e persistência para manter a família unida e sã e temi pelo seu futuro incerto. Com Liv, minha relação foi um pouco diferente. Apesar de compreender seus motivos e sentir pelas dificuldades encontradas por ela, ainda assim, não concordei totalmente com suas escolhas. Torci por ela, é verdade, mas certamente tomaria outras decisões. 

Realmente, esse é um daqueles livros em que o sofrimento é quase palpável e você realmente vai desejar poder ser transportado para a estória e ser capaz de abraçar as personagens e lhes dar algum conforto. E por último, mas não menos importante, o que dizer das capas dos livros dessa autora? Todas muito fofas e bem semelhantes as internacionais. Certamente para aqueles que gostam de um drama/romance, eu indico não só esse, mas todos os livros da autora Jojo Moyes.

*Resenha postada por Ana*

25 comentários:

  1. Não gosto muito de livros que envolvem guerras, então não sei se é o livro ideal para mim. Sempre ouço falar sobre essa autora e que as histórias dela são incríveis e tenho muita vontade de ler, mas acredito que esse não será um deles, apesar de parecer bem interessante. Irei pensar e pesquisar mais sobre ele para poder decidir. Amei a resenha, me ajudou bastante a entender a história e toda essa temática, o que eu gostei e que talvez me faça ler é que amo drama/romance, então é algo a ser pensado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada ligado a guerras, o mais perto que eu cheguei foi um livro da série Fallen que em alguns períodos cita, mas não aprofunda o assunto, mas acho que não teria problema com isso. Da Jojo, li apenas "Como eu era antes de você" e me apaixonei pela sua escrita, estou querendo ler muito este, principalmente agora com a sua resenha e também "Um mais um".
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive oportunidade de ler os livros da autora. mas também não gosto muito de ler sobre guerras e todos os problemas que ele traz consigo.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá !

    Eu , apesar de gostar muito , também evito livros de 2° Guerra porque fico semanas pensativa ...
    Nunca li nada de Jojo Moyes , mas , ultimamente estou vendo tantas resenhas de seus livros que estou pensando seriamente em adquirir alguns de seus exemplares .
    Já li diversos elogios dessa autora :)

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sou louca para ler Jojo Moyes. Leio tanta coisa positiva sobre as obras dela, e as capas são lindíssimas né. Só por elas já me dá vontade de ler todos. Eu gosto de livros que retratam a guerra. São fatos horríveis, tristes, mas são emocionantes e têm um poder enorme de reflexão. Com certeza, é uma autora que pretendo acompanhar e começar logo a ler os seus livros encantadores.

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh eu já li esse livro e ameeeeiii ele todo.
    Eu amo romances e a Jojo manda super bem nos que ela escreve.
    Diferente do "Como eu era antes de você" esse livro não me fez chorar litros mas me fez me apaixonar por tudo nele.
    Fiquei muito angustiada querendo saber o fim de tudo e não me decepcionei.
    Adorei sua resenha.
    Parabéns!
    Estou te seguindo.

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Dessa, tudo bem flor?
    Dessa autora tenho apenas A garota que você deixou para trás, mas ainda não li. Contudo, tenho lido tantos elogios, que as vezes me pergunto por que ainda não li logo algum livro dela.
    Amos esse livros históricos que vão do presente pro passado, e esse estilo me lembrou os livros da Lucinda.
    Dica anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa!!!!
    Sempre quis ler outros livros da JoJo, só li Como eu era antes de você.
    A escrita dela é leve e agradável, bem fácil de ler..
    Também quero ler Um mais Um, parece ser bem legal.
    Preciso ler algo assim pra me tirar da ressaca há há
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa...
    Voce já conhece bem a narrativa da autora, e eu ainda nem li nenhum livro dela.
    Queria muito ler este, e já gosto de períodos de guerras. Deve ser uma emoção muito grande ler este livro mesmo. Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Me decepcionei um pouco com a leitura de "Como Eu Era Antes de Você", por isso estou pouco receosa com outros livros da autora.
    Gosto muito de histórias que se passam em períodos de guerra, são sempre dramas incríveis!
    Também não sou muito fã de romances, mas essa história me parece ser interessante :)

    Beijos!
    http://choqueliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Dessa.
    Ao contrário de você, não tenho qualquer receio com livros que envolvam as grandes guerras. Adoro esses livros porque me fazem pensar por semanas. rs
    Achei a premissa desse livro bem interessante, principalmente por causa da ligação que há entre as histórias aparentemente independentes. Sem falar que essa seria uma boa oportunidade para que eu conheça a escrita da autora.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  12. Sou apaixonada por livro marcados com guerras, sejam elas reais ou não. Gosto de refletir sobre o assunto.
    Achei fascinante essa ligação entre duas épocas diferentes. Tenho grande curiosidade em conhecer as obras da autora, quem sabe não começo por esse, não é?

    Parabéns pela resenha, beijos
    http://bibliotecacolorida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. eu também gosto muito de histórias relacionadas a guerras. Eu ainda não tinha ouvido falar dessa autora, assim que puder vou conferir.

    Ótima ressenha, beijos

    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu pretendo ler esse livro assim que possível, todo mundo fala bem. Mas quando você disse que dá vontade de ir no livro e abraçar os personagens e isso me faz querer muito ler, pq eu amo essa sensação de querer fazer parte da história.
    Obrigada pela resenha.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  15. Amiga eu tenho os dois livros da autora, Como eu era antes de você e esse da sua resenha, mas eu ainda não os li com tantos livros que tenho na minha estante, sempre fica impossivel de pegar alguns que estão sendo bem falados pela blogosfera. Tenho visto muita gente falando muito bem desse livro e fiquei bastante interessada assim que vi uma video resenha da Aione do minha vida literária. Simplesmente adorei e não resisti e comprei o livro. Espero gostar bastante. Mas sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Seu ponto de vista também foi algo que me surpreendeu por conta de tudo que você falou sobre o livro. Mas darei uma chance. vamos ver...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/lidos-no-mes-abril.html

    ResponderExcluir
  16. Esse é o único livro da Jojo que eu ainda não li, mas isso é por pura falta de tempo mesmo. Acho que a autora tem uma escrita simplesmente maravilhosa e uma construção de personagens simplesmente perfeita. Sou apaixonada pelo universo que ela cria desde A Última Carta de Amor.

    https://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ana!
    Eu só li um livro dessa autora e depois dele resolvi não ler mais nada dela. O gênero e estilo dela não se encaixa nos meus gostos então prefiro evitar para não passar raiva! rsrsrs
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Sou fã da Jojo, amo a sua escrita e sempre me emociono com suas histórias. Ainda não li A Garota Que Você Deixou Para Trás, mas está na minha fila de leitura.
    Espero lê-lo em breve e que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Esse foi o único livro da autora que li até agora.
    Gostei muito da primeira parte, da visão da Sophie em plena Primeira Guerra. Achei-a uma personagem envolvente e bem construída, apesar de algumas decisões que ela toma... Acho que você me entende.
    Já na segunda parte eu quase larguei o livro. Na verdade eu larguei por uns dias. Não simpatizei nem um pouco com a Liv e o sofrimento dela, a melancolia, não me convenceu. Achei aquela garçonete do restaurante melhor construída que ela e bem mais interessante.
    Enfim, pra mim não foi um livro tão bom. Dei 3 estrelas mais pela primeira parte, que realmente gostei.
    Ainda quero ler outros livros dela. Principalmente o tão bem comentado Como eu era antes de você.


    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ana!
    Pensei que o livro fosse apenas um romance, agora me interessei mais pela história por saber do tema que a obra aborda. A Jojo é um pouco controversa, não? Vejo muita gente amá-la, outras não suportá-la. Quero tirar minhas próprias conclusões, mas nunca o fiz por não gostar de romances açucarados. Agora o farei.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Eu só li um livro da autora,mas já me apaixonei por sua narrativa,e esse livro tem tudo para me conquistar,as protagonistas fortes e suas agruras em épocas diferentes. adorei tudo o que você colocou em sua resenha,ela me conquistou de verdade e preciso ler esse livro o mais rápido possivel

    bjss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  22. Ei Ana,
    Ainda n li Moyes, mas n foi por falta de ler resenha positiva, eu já gosto muito de cenários de guerra, mas fico q nem vc triste por semanas pensando nas coisas tristes do livro, vai gostar de sofrer né?
    Com crtza este livro deve ser muito tocante e emocionante!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Adoro essa autora desde que Como eu era Antes de Você que me deixou com uma ressaca daquelas.
    Não sabia que esse livro se interligava entre 2 protagonistas, fiquei curiosa pra ler.Adoro um bom romance tem drama então perfeitoooo. Adorei sua resenha e claro que vou ler :D

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu ainda não li nada da autora, mas tenho seu livro Como Eu Era Antes de Você entre os que mais desejo ler. Quando soube do lançamento de A Garota que Você Deixou para Trás, fiquei curiosa, mas não havia realmente desejado lê-lo. Essa é a primeira resenha que, de fato, me fez sentir vontade de comprar o livro agora mesmo (rs). Eu gosto dessa estratégia de apresentar duas histórias distintas, com um ponto em comum, em dois períodos históricos diferentes. Acredita que não havia entendido que a autora apresentava tal contexto nessa obra? Agora que tenho essa informação, meu desejo em ler o livro só aumenta, porque adoro drama-romance. Anotei a dica, flor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Tenho-o na estante e ainda não tive tempo pra ler, acredita? Já li Como Eu Era Antes de Você e amei, se tornou um de meus favoritos. A escrita da autora me cativou demais, a diagramação e capa principalmente. Acredito que o mesmo deva acontecer com A Garota Que Você Deixou Para Trás...
    Vou ver se faço TBR jar para lê-lo logo, haha. *-*

    www.bonitapordentro.com

    ResponderExcluir