quinta-feira, 12 de março de 2015

[Resenha] Asylum

|
Autora: Madeleine Roux
Páginas: 336
Editora: Vergara & Riba
Série: Asylum
Para Dan Crawford, 16 anos, o New Hampshire College Prep é mais do que um programa de verão – é uma tábua de salvação. Um pária em sua escola, Dan está animado para finalmente fazer alguns amigos em seu último verão antes da faculdade. Mas, quando ele chega no programa, Dan descobre que seu dormitório para o verão costumava ser um sanatório, mais comumente conhecido como um asilo. E não apenas qualquer asilo — um último recurso para criminosos insanos.



Asylum estava na minha lista de desejados desde que lançou, nunca li nada parecido com o tema, e por isso a curiosidade foi grande. Meu noivo leu a história tão rápido que eu até estranhei. Ele disse ter adorado o início do livro, mas que o final foi decepcionante. Como eu sei que ele é bem chato para as leituras, a curiosidade foi ainda maior de iniciar o livro, porque tinha certeza que o que ele não gostou, eu ia gostar. E foi realmente assim, curti o final... Porém, não achei o início da narrativa tão empolgante assim. É claro que tudo que a autora traz é interessante, mas se você adorou o seriado American Horror Story:Asylum, que tem o enredo parecido, não pegue esse livro achando que vai ser igual, porque não é! A trama traz personagens jovens, então a narrativa não é tão adulta por conta disto, e as partes do sanatório e torturas não são tão bem exploradas. Não entendam errado, eu gostei da obra, da proposta, da narrativa... Só que olhando essa capa e as fotos reais dentro dele, esperava um pouco mais. Senti medo em alguns momentos, mas faltou desenvolver melhor o lado obscuro de Brookline.

Dan Crawford tem 16 anos, e para se preparar para a faculdade começa um programa de cinco semanas na New Hampshire College, junto com outros alunos de diferentes lugares. Porém, o dormitório onde eles ficariam está em reformas, e assim, eles são alojados no antigo sanatório, o Brookline. O prédio foi abandonado quando descobriram que o antigo diretor praticava torturas e experimentos para recuperar pessoas "doentes", em sua maioria, assassinos. É apavorante dormir em um lugar que serviu de palco para monstruosidades, mas Dan acaba ficando amigo de Abby e Jordan, e os três resolvem explorar lugares proibidos, onde acham fotos assustadoras. A partir daí, coisas esquisitas acontecem, Dan tem pesadelos, e seus lapsos de memória estão cada vez piores. Aquele lugar é de dar arrepios! Tentar descobrir mais sobre a história de Brookline afeta profundamente cada um deles. Vários segredos vão sendo revelados, e o suspense é grande.

Dan foi caminhando pelo corredor e desceu a escada com passadas apressadas. A estranha sensação de estar sendo observado era ainda pior fora do quarto. As janelas estreitas deixavam entrar apenas fiapos de luz. Era impossível circular por ali sem sentir todos os cabelos da nuca se arrepiar. Talvez o problema fosse saber que aquelas fotografias estavam lá embaixo, naquela sala dos horrores.

Realmente gostei da trama, mas queria poder ter sentido muito mais medo. O suspense empolga o leitor por respostas, tanto que a leitura flui rapidamente, mas acho que a autora focou demais em um romance entre adolescentes, do que a incrível história de um sanatório cheio de maldades e crimes. O final, ao contrário do meu noivo, como eu disse, eu gostei. Era algo que eu não esperava. Estou muito curiosa para saber o que acontece a seguir, acho que por ser uma série, quem sabe nos próximos a Madeleine não torne as coisas mais sombrias e assustadoras. Asylum é uma ótima pedida para quem não curte tanto assim terror, pois comparando com outras obras, é algo bem leve. E a edição brasileira está linda, cheia de fotos reais de sanatórios.

 

Asylum é o livro de estreia da autora, e vendo por esse lado, ela se saiu muito bem. O personagem que ela criou, Dan, é alguém misterioso, que não se abre com qualquer um, e parece esconder algo. Adorei também algumas descobertas sobre antigos pacientes do sanatório. Acho que a história daria um ótimo filme. O livro tem um toque sobrenatural, mas ao mesmo tempo deixa o leitor pensando que se você pensa tanto na loucura, não acaba ficando um pouco louco também. Leitura recomendada.

28 comentários:

  1. Oi Dessa!!!
    Você não tem noção de como eu quero esse livro haha
    Adoro livros com uma temática de loucura e suspense. Me lembra um pouco Mara Dyer.
    A edição é perfeita <3 E me dá medo essas fotos reais haha
    O segundo livro já tem previsão de lançamento? Se chama Sanctrum né....
    Quando lançar o segundo eu vou comprar os dois.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! *-*
      Ainda não li Mara, mas quero muito, ainda mais se tem uma trama similar! <3
      Sim, dá mesmo mesmo! hahaha Ainda não, mas pelo que vi vai sair logo o 1.5 *-*

      Excluir
  2. Dessa, você disse que é bom para quem não curte muito terror.
    Mas sinceramente não sei se teria coragem. Sou bem medrosa.
    Já achei a capa assustadora e a foto dessa menina que você colocou, então, nem se fala.
    Muito boa a sua resenha, mas não quero ler o livro não. #medinho

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? hahaha Ele é bem fraquinho, não assusta, não. :P

      Excluir
  3. Infelizmente não curto muito estórias de terror, o grande problema que eu sou muito medrosa, prefiro livros mais leves. Bjos

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa, tudo bom?
    Esse é o livro que tenho que ler, pois não leio nada de terror e sua resenha indicou a leitura para pessoas como eu. É uma premissa que deixa aquele frio na barriga e fiquei curiosa para conhecer a narrativa.
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Se não é terror pesado, não quero ler kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Fiquei encantada com a capa e com vontade de ler, apesar das suas impressões e do seu namorado. Espero que eu goste. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Comprei este livro pela capa, confesso; mas agora lendo a resenha, posso dizer que gostei.
    Claro que o fato de não dar muito medo me deixou surpresa, mas não tirou minha vontade de ler.
    Gosto desse negócio de manicômio, rs. Fora histórias antigas misturadas com tudo isso... Vou ler sim!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não perdi a vontade de ler a continuação, apesar disso. Pois como eu disse, é uma ótima leitura. *-*

      Excluir
  7. Oie, a medrosa aqui não teria coragem de ler nenhuma página! rsrsrsrsrrs

    Beijos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você nem leu a resenha então, né? rsrs
      Falei que o livro nem tem tanto terror. ;)

      Excluir
  8. Eu adoro esse tipo de livro, mas isso você já sabe. rs
    Eu quero muito lê-lo, mesmo que ele peque no desenvolvimento de algumas cenas e etc, mas isso se justifica, como você bem disse, por ser um livro de estreia. Se começou bem assim, tudo para melhorar ainda mais.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que o autor só tem a melhorar, espero que o segundo seja melhor! *O*

      Excluir
  9. Eu não gosto de sentir medo nos livros, sou muito medrosa mesmo rsrs.
    Eu vi na sua resenha que rola um romance entre adolescentes, peraa acho que vou pensar em ler.
    Um terror leve acho que esse livro é ótimo pra quem é medrosa como eu rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, bem leve, mas rola. rsrs *-*
      É ótimo para você mesmo!

      Excluir
  10. Olá... A capa do livro é muito boa... mas mesmo não sendo tão aterrorizante não faz muito meu estilo não... rsrss... Sua resenha ficou excelente.... Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu não gosto de American Horror Story e também sou extremamente medrosa, então o livro não entra para os meus desejados, apesar de a história e a capa serem boas e para quem gosta com certeza é um bom livro, porém não funciona para mim, a única parte que me agradou foi o romance, mas não foi o suficiente para me fazer desejar ler. A resenha está ótima, mas o livro não combina comigo, mesmo assim irei dar como sugestão para quem gosta ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Bruna. O livro é ótima, e tem uma leitura leve. Mas recomende mesmo para quem gosta! \o/

      Excluir
  12. Oi Dessa!!
    Eu adoro livros de terror, suspense, livros que dão medo e apesar de você ter dito que não é tão assustador assim, fiquei com vontade de ler!
    Adoro AHS, mas Asylum é uma das piores temporadas ao meu ver, agora esse livro parece bem interessante e se é uma série não custa dar uma chance pra autora se redimir e vir com um segundo livro aterrorizante e cheio de cenas assustadoras *----*
    Vou colocar AGORA na minha lista do Skoob!
    Beijos

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Asylum é muito assustador, né? hahahah Adorei aquela temporada!
      Coloque mesmo! <3

      Excluir
  13. Oi Dessa...
    Nossa, que capa sinistra demais...rs
    Pela descrição do livro não parece que é muito assustador, e você ainda queria ter sentido mais medo..rs Eu não queria não..haha
    Não sei se leria, mas gosto de suspenses.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olha mil desculpas por não ter passado aqui antes, mas por conta da correria acabei esquecendo de comentar em um ou outro blog entende? E tipo, agora que estou aqui e depois de ter lido sua resenha com toda calma DO MUNDO, eu percebi que a história me parece ser muito boa, apesar que não curto muito livros que me dão medo. Sou do tipo que fica muito impressionada com alguns tipos de histórias e prefiro até evitar, mas mesmo assim para quem gosta do genero tenho certeza que vai curtir a leitura desse livro =]

    ResponderExcluir
  15. Oi. Achei sua resenha muito sinistra, me deu medo kkkk O livro parece ser assustador demais para mim, vou indicar para meus amigos que gostam desse tipo de terror ;)

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  16. Olá"!!
    Acabei de ler o livro e vim procurar alguma resenha.. será que só eu não gostei do livro?? Me incomodou o fato da autora escrever o nome do personagem principal tantas vzs.rsrrsrsrsrsr "Em um único parágrafo" ela chegou a mencionar o nome umas 4 vezes... sei não. Queria ter gostado mais do livro, a história até é interessante mas pensaria duas vzs antes de comprar mais algum livro da Madeleine Roux.

    ~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei em partes, esperava mais. Mas leria outro livro da autora, eu gostei da escrita dela, e confesso de isso de dizer o nome várias vezes nem chamou minha atenção. ahhaha

      Excluir
  17. Oi!
    Achei bem legal a historia mas infelizmente esse não e um gênero que eu gosto, muito assustador, mas pra quem gosta parece um ótimo livro !!!

    ResponderExcluir
  18. A história do livro parece ser bem interessante, pena que sou um pouco medrosa (rsrs) para histórias de terror. Não gosto de leituras assustadoras.

    ResponderExcluir