sábado, 14 de março de 2015

[Resenha] Tentação

|
Autora: Sylvia Day
Páginas: 226
Editora: Hamelin
Série: Georgian, 4
Lysette, irmã gêmea de Lynette, morreu num acidente de carruagem. Ao menos era isso que Lynette acreditava até ser confundida com a irmã por um estranho chamado Simon Quinn, num baile de máscaras, em Paris. Mercenário calejado, o plano de Simon em relação à notória assassina Lysette era simples. Ele a entregaria aos franceses, em troca de alguns de seus homens que estavam sendo mantidos prisioneiros. Quando Lynette descobre que sua irmã ainda está viva, decide fazer o que for necessário para reencontrá-la, ingressando num território fascinante de desejos sombrios e tortuosos, onde Quinn é soberano. Na França do final do século 18, Simon Quinn é capaz de ter a mulher que quiser, mas prefere as experientes, carnais e livres de ilusões. Sua vida envolve perigos e prazeres fugazes. Plebeu irlandês, tem só sua habilidade como amante e mercenário para recomendá-lo, e nenhum título de nobreza, propriedade ou sobrenome para redimi-lo. Lysette Rousseau é uma femme fatale, que pode seduzir ou trair com igual competência. Ela é o tipo de mulher preferido por Simon, mas há algo nela que o deixa confuso. Às vezes, é destemida e manipuladora, mas outras é afetuosa e doce. Um enigma pronto a devorá-lo, mas impossível de resistir. Simon reage às duas personalidades com igual intensidade, mas por moti­vos opostos, como se elas fossem duas mulheres em uma. Uma delas desencantada e prisioneira das circunstâncias, e a outra ino­cente, mas forte. Lynette Rousseau faria qualquer coisa para reencontrar a irmã. 

Tentação é o quarto livro que leio da autora, e apenas um eu não tive uma experiência muito boa, de resto, foram leituras maravilhosas e com histórias muito envolventes. Essa trama se passa por volta do século XVIII, na França, e só de ter uma ambientação nesse estilo, já dá para dizer que é impossível se decepcionar com a leitura. E até certo ponto realmente é assim, porém, achei o final meio corrido. Talvez a Sylvia poderia ter desenvolvido melhor o desfecho, parece que ela estava com pressa de terminar e pronto. Não que tenha sido um final idiota ou ruim, apenas o leitor sente que teria muito mais história se a autora quisesse. E eu quis muito, pois adorei os personagens, as conquistas e os romances, os segredos e perigos... Uma pena o livro ter terminado tão rápido.

A história inicia com uma mulher jovem caindo na tentação ao se entregar a um homem casado. Apesar de ser algo vergonhoso virar amante de alguém, percebemos que é amor verdadeiro o que há entre os dois. Após alguns eventos, anos se passam... E então entra em cena Lysette, uma jovem que perdeu sua irmã gêmea há dois anos, e desde então vive a vida da melhor forma possível. Em um baile, ela encontra Simon, um homem que desperta seu interesse, e que parece conhecê-la, mas como se é a primeira vez que eles se encontram? É então que ela percebe que Simon devia conhecer sua irmã gêmea, Lysette, e tenta descobrir mais sobre a morte da irmã.

Ela não gostava dessas maquinações, detestava ameaçar Lynette com um casamento arranjado, sabendo muito bem a sensação disso, uma vez que a própria mãe fizera o mesmo para ela. 

Uma premissa cheia de romance e momentos sensuais, Sylvia não deixa a trama superficial com cenas de sexo, elas são o charme a mais do livro, que faz o leitor se encantar com os detalhes. Antes que vocês pensem "não gosto de eróticos, beijos", deixa eu falar uma coisa: dá para contar nos dedos de uma mão as partes em que há sexo, ou seja, o forte do livro é muito mais o romance e a história da morte de Lysette e os segredos de sua família.

Tentação tem uma leitura bastante fluída, me envolvi bastante com a história, adorei ler algo de época. Percebemos que a mulher não tinha escolha em com quem iria casar, eram os pais que faziam essa decisão, e baseado no título do homem na sociedade. É por isso que me admirei com as personagens femininas, corajosas e determinadas, elas não se deixavam abalar por regras e etiquetas sociais. 

Descobri que o livro pertence a uma série, e já vou tratar de achar os outros para ler. Adorei a trama, mesmo com aquela observação sobre o final que eu falei no início da resenha. Acho a escrita da Sylvia fabulosa, ela sabe cativar o leitor com seus romances tão tocantes e delicados. Leitura recomendada!

18 comentários:

  1. Oi Dessa!!
    Nunca tive muito interesse em ler algo da Sylvia Day. Pelo menos não aquela série Crossfire.
    Mas acho que leria essa, porque tem muita coisa diferente.
    Gostei porque mistura muita coisa que eu gosto, tipo tema histórico e suspense familiar.
    Adoro quando tem esse tipo de morte de irmã gêmea (mesmo já tendo visto em outros livros não acho que seja clichê)
    Que bom que você mencionou que não é um daqueles livros BEEEM eróticos haha
    Assim posso ler mais a vontade.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Joseph, é um livro bem leve em se tratando de eróticos. Acho que se você gosta dos elementos que a autora trouxe: histórico, gêmeas e tal, vai adorar a leitura!

      Excluir
  2. Gente.... Amo suas resenhas.... Parabéns, mais uma vez.... Apesar de não me interessar pelas leituras da Sylvia e por esse estilo, fico encantada com o jeito que você escreve... Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cristiane! ♥
      E que pena, pois esse livro da Sylvia está incrível!

      Excluir
  3. Quase que eu disse mesmo: "Não gosto de eróticos. Beijos". kkkk Mas fico feliz em saber que o livro não é composto por tantas cenas assim. Afinal, é bom quando as obras possuem um enredo mais profundo.
    Ótima resenha, Dessa.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ia te bater! hahahaha :P
      Verdade, gosto quando o gênero possui uma história.

      Excluir
  4. Oi Andressa!
    Acredita que ainda não li nada da Sylvia Day? Às vezes me sinto meio E.T. por isso, principalmente quando leio resenhas que elogiam a obra dela assim como a sua.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Não posso falar nada, porque até pouco tempo atrás também não tinha lido nada dela. rsrs

      Excluir
  5. Oi Dessa...
    Já li um livro da autora, e apesar de gostar também da narrativa, achei que ela narra detalhado demais ..haha
    Gosto da sinopse desse livro, e seria uma boa leitura eu acredito.
    Nao sabia que este livro se passava em outra época.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, tem horas que ela se passa nos detalhes. hahaha
      Se passa, sim. Vale a pena ler!

      Excluir
  6. A única parte que não sei se funcionaria é por ser romance de época, mas você falou tão bem e a resenha está incrível que me deu uma vontade enorme de ler e descobrir mais.. Adoro o trabalho da autora e esse eu ainda não tinha lido nada, gostei bastante e quero muito ler e descobrir mais sobre essas gêmeas, realmente ela sabe como equilibrar as cenas eróticas no livro para contribuir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. É interessante por ser um romance de época, nunca li.
    Gostei, a historia parece ser bem profunda e não é quente, como a maioria dos livros hoje.
    Uma ótima opção de leitura.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Quero muito ler os dois anteriores. pelo o que dei dando umas olhadinhas ,os personagens são cativantes, o enredo bem estruturado, é impossível não ficar curiosa com o que há por trás de tudo isso.pretendo ler ..

    ^^

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Ainda não li nada dessa autora, mas gosto de livro de época e fiquei muito interessada por saber que acontece na França, adorei saber que mesmo o livro se passado no seculo XVIII temos personagens femininas fortes !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai adorar a leitura, Suzana! Trate de ler assim que tiver oportunidade!

      Excluir
  10. Gosto de livros do gênero erótico, mas me parece, pela sua resenha, Andressa, que esse livro vai além disso, com esse mistério sobre a morte de Lysette.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro é muito mais que isso. Vale a pena ler. *-*

      Excluir