segunda-feira, 2 de março de 2015

[Resenha] Esmeralda

|
Autora: Cida dos Santos
Páginas: 134
Editora: Arwen
Esmeralda - Quando a lua surge no céu estrelado e o fogo crepita na fogueira como as chamas de uma fênix, um dueto se inicia. Convidada pelo imperador cigano, Esmeralda responde ao seu canto com histórias em forma de prosa enquanto dança ao som da viola. Um dueto poético que mistura, fé, magia e história. Assim a natureza surge em cada palavra da cigana, nos ensinando sobre as belezas deste mundo.





Estava para ler Esmeralda desde o ano passado, mas sempre me distraía com outro livro e ele acabava ficando esquecido. Eu adoro poemas, e como sabia que o livro tinha uma escrita deste tipo, resolvi pegar algo leve para ler, e também conhecer a história que a autora Cida dos Santos criou. Achei original essa mistura da narrativa com poemas musicais. Transformou a leitura empolgante de acompanhar e bastante delicada.

A história nos apresenta Esmeralda, uma cigana bela que adora dançar em volta da fogueira e declamar, o Imperador, que está sempre com sua viola e a filha da Rosa, uma personagem que vamos conhecemos melhor conforme Esmeralda nos apresenta tudo que aprendeu com ela.

Papel,
Para você, conto meus sonhos.
Chego a te incomodar,
Com tanto que tenho para falar.

À noite,
Por não querer ficar na cama,
De você me lembro, querido,
E corro a te encontrar.

Quando viajo, se não o levo,
Perco as melhores coisas que vivo.
Que falta você me faz!

Para viver,
Me registraram em você,
E em você me eternizarão
Com um atestado de óbito.

Ciganos amam música e dança, e é o que a autora nos apresenta, uma trama cheia de alegria e declamações. É uma leitura bem diferente, e apesar de a maior parte ser feita de poemas, não é difícil de entender, é algo leve e contagiante.

A autora poderia ter se aprofundado mais nos personagens, gostaria de ter os conhecido melhor, mas acho que a proposta do livro cumpriu seu objetivo, e ficou bom assim. Leitura fluída e cheia de poemas lindos. Esmeralda tem uma trama singela e cativante.


A edição do livro está impecável. A capa é linda, mas vocês precisam ver o livro por dentro, cheio de detalhes maravilhosos e a folha não é muito fina, é amarelada e bem grossinha, muito bom de ler! Adorei a obra, li em um dia, foi uma leitura proveitosa e descontraída. Recomendo!

45 comentários:

  1. Oi Dessa!!!
    Gostei da sinopse, mas acho que o livro é muito curto pra por todo esse "tchan" na história haha
    Gosto de poemas, mas acho que nunca me deparei com um livro com poemas no meio, pelo menos não de romance.
    A edição realmente está lindíssima. Amei a capa haha
    E adoro quando vem detalhes antes de cada capítulo, dá uma diferenciada né...
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, como você é ruim! hahaha
      Essa capa está muito bonita mesmo! *-*

      Excluir
  2. Tem é tempo que não leio nada que envolva poemas.. pense..eu achei bem interessante essa mistura de poesia com musica.. sem contar que eu acho interessante personagens ciganos.. não sei o que é mas sempre me encantam..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha lido nada com ciganos, achei demais também! *-*

      Excluir
  3. Viish...kkkk
    Oi Dessa!!Eu gostei muito da sinopse achei bem chamativa!!
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Pelas fotos eu achei a capa desse livo linda, além da edição. Não conhecia, porém sua resenha me chamou mt a atenção.
    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa...
    Parece ser um livro gostoso e leve.
    Nao me lembro de ter visto resenhas dele, apesar de conhecer o livro.
    A edição parece estar linda mesmo, pelas fotos.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. oi dessa, faz tanto tempo q nao leio poemas D: sou leitora de romances sinto falta disso <3
    dessa me visite tambem:
    gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  7. Amiga eu já tinha ouvido falar desse livro e sinceramente tenho bastante interesse em ler. Ia até comprar pra vc ter uma ideia, mas fiquei com receio de não gostar. Mas depois de tudo que você contou, eu acho que irei me arriscar, porque a história em si deve ser muito linda. É sempre bom conhecer novas escritas. Adorei tudo que você falou do livro e com certeza vou correr atrás para conseguir um pra mim =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-admeto-o-globo-do-poder.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,compra sim! Acho que você vai adorar! *-*
      Sim, é bom dar uma variada na leitura. rs

      Excluir
  8. Eu nunca tinha visto um livro que mistura estória e poesia, que ideia interessante!!! Gosto muito de poesia e tenho varios livros no meu acervo, tenho certeza que essa será uma ótima opção de leitura pra mim. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se você gosta de poesia então vai se encantar com Esmeralda <3

      Excluir
  9. Nossa gostei, a autora foi muito criativa misturando romance com poesia, fiquei muito curiosa para ler.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Dessa!
    Que legal, livro de ciganos. ADORO essa coisa toda de ciganos, as danças, a cultura deles, mas nem imaginava que tinha um livro sobre isso. É um livro curtinho que parece bem gostoso de ler!
    Beijos

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma cultura muito linda,pena que o livro é curto. ):

      Excluir
  11. Gosto de poemas, mas sou mais do estilo Augusto dos Anjos,sabe? Gosto de uma leitura mais profunda rs

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    Não conhecia esse livro,mas gostei,não sou muito fã de leitura poética,mas você destacou pontos que me fizeram querer ler,e também por ser um livro curtinho.
    Vou procurar aqui pelas livrarias e.e
    Beijos flor.



    Blog Cantinho da Bruna | Vem participar do Top comentarista ❤ Ta um arraso ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure mesmo, a leitura é bem fluída, você vai amar!

      Excluir
  13. Ah, a edição parece ter muita qualidade, nunca tinha ouvido falar do livro, mas gostei da sua resenha, e como sempre mais um livro pra lista de desejados kkkk

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa, já me apaixonei pela capa e pela diagramação do livro! Também gosto do estilo poesia, acho que iria adorar a leitura!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    eu li este livro faz alguns meses, mas confesso que não compartilho sua opinião, não curti muito o livro.
    Que bom que você gostou!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena. Acho que não é um livro para qualquer um. Tem que gostar de poemas.

      Excluir
  16. Oi Dessa!
    Nossa, o livro fisicamente parece estar impecável, mas a história não me atraiu muito. É o tipo de livro que teria na estante só pela capa, e sem dúvida foi o que mais me cativou no livro.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oieee, não curto poesia, mais adorei a capa do livro e o que você escreveu sobre.

    Beijos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olha, eu não consigo ler poesia e pra ser sincero não me chamou a atenção esse livro, porém não é de se negar que os detalhes são lindos.
    Um grande abraço e não deixe de conferir o super sorteio lá no blog: http://goo.gl/ydeGWn

    ResponderExcluir
  19. Oie, Dessa!
    Já tinha visto a capa do livro no site da editora, mas nem me passou pela cabeça que eram poemas.
    Minha vontade de ler o livro triplicou.
    Ainda mais que são poemas meio que musicados, segundo o que você disse, e ainda envolve ciganos.
    Acho isso muito interessante.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Tenho muita curiosidade sobre os costumes ciganos e adoro poesia, então acho que essa dupla de motivos fará o livro me agradar. Mesmo que os personagens não sejam tão aprofundados, pretendo ler a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro não foca tanto nos costumes, mas da para ter uma ideia. *-*

      Excluir
  21. Oi oi, tudo bem?

    Que livro fofo *-*
    A capa, história...Sua resenha foi breve e mostrou tudo de necessario!
    Ele tem o jeito de ser lido em um sabado chuvoso realmente um livro com uma leitura gostosa.


    Beijoos
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nem tinha muito o que falar, pois o livro é bem curto mesmo. *-*

      Excluir
  22. O que falar da capa desse livro... Só de olhar pra ela, sinto vontade de ter esse livor na minha casa. Não sou muito chegado em poesias, mas se é de romance... Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  23. Por mais que eu tenha gostado da sua resenha, eu não compraria o livro. Não curto essa pegada de "poema" em histórias, pois acabam me irritando um pouco. (ps: amo interpretar poemas nas minhas aulas de português, rs). Não gostei da capa e também não achei a história tão envolvente assim, PRA MIM. Porém, se eu tiver a oportunidade de ler algum dia, lerei.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo. hahaha Mas que pena. :/
      Se tiver, leia mesmo! ;)

      Excluir
  24. Oi, Dessa.

    Gosto muito de leituras rápidas assim como Esmeralda, mas uma pena que seja de poemas. E algo que não me agrada muito, mas acho que as vezes temos que arriscar. *-* Adoro diagramações e a capa é muito linda e adorei saber do cuidado com as páginas. Me decidir depois pela compra.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Sorteio

    ResponderExcluir
  25. Gostei da capa e o livro parece estar muito bonito por dentro, mas não me deixou muito interessada. Não sou muito fã de poesias, então acho que não curtiria a leitura.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Dessa!
    Não conhecia esse livro, mas histórias sobre ciganos sempre me atraem por sua alegria. O problema para mim seria poesia, pois não sou muito fã desse estilo.
    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  27. O livro é lindo, pegaria o livro apenas por cauda dessa capa maravilhosa! Gostei bastante da sinopse, mas não sou muito fã de poemas, então não sei se esse livro é ideal para mim, mas como vocÊ falou que é de fácil entendimento talvez eu até gostasse... Mas não sei, não entraria para os meus preferidos, mas se algum dia tiver a oportunidade irei ler e conferir com toda a certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. oi.... Achei capa linda e gosto muito de poesias... Acho que gostaria muito dessa leitura!!!

    ResponderExcluir
  29. Oii, achei esse livro lindo, tanto a capa quanto as páginas. Mas não me interessei pelo enredo e nem pelas poesias (não consigo entender esse tipo de escrita, é meio estranho mas é verdade kkk)

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Adorei os cuidadas extras com o livro e legal quando temos paginas diferentes, nunca li nada dessa linha mas achei a ideia legal e bem criativa juntar poemas com musica, também gostei do fato de a protagonista ser uma cigana !!!!

    ResponderExcluir
  31. Achei lindo, principalmente por essa mistura que a autora fez.
    Poema é incrível e esse com dança, parece ser maravilhoso.
    Curiosa par ler.

    ResponderExcluir
  32. O livro me chamou atenção por ser de ciganos, mas não curto livros de poesia, e nem literatura fantástica.

    ResponderExcluir