segunda-feira, 30 de março de 2015

[Resenha] Garota online

|
Autora: Zoe Sugg
Páginas: 308
Editora: Verus
Penny tem um segredo.
Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida.
Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum.
De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.


Garota online é o livro de estreia da blogueira Zoe, a qual confesso, não conhecia. E acho que além de a trama ter me conquistado, isso foi algo que também me motivou a ler. Apesar de estar nesse mundo, a história não é sobre a própria autora, o que eu pensei inicialmente. Com uma capa fofa dessas e uma trama atraente, não resisti e comecei a ler assim que o livro chegou na minha caixa postal. Contudo, iniciei a leitura sem esperar muito, e foi aí que me surpreendi. A história pode ter aqueles conhecidos clichês de menina desajeitada que encontra o príncipe encantado, mas conforme vamos conhecendo os personagens que a autora criou é muito fácil relevar isso. 

Me deparei com uma história fofa, daquelas que você pensa "isso daria um ótimo filme", porque realmente daria! Ambientada na Inglaterra, já imaginei aquele sotaque fofo dos personagens! <3 Zoe soube explorar muito bem os medos adolescentes. Nossa protagonista, Penny, é uma garota completamente desajeitada, que paga vários micos, mas que se refugia em seu blog: o Garota online, onde escreve anonimamente, mas sempre sendo ela mesma, e compartilhando com outros jovens sua vida e frustrações.

Depois do último 'king kong' que Penny passa, graças a um trabalho de organizadora de casamento que sua mãe consegue em Nova York, ela pode fugir e deixar tudo isso para trás por um tempo. É a partir daí que a história realmente começa, pois além de estar em uma cidade maravilhosa, lá ela acaba conhecendo Noah, um garoto que a faz se sentir bem consigo mesma. Também percebemos seu amadurecimento como pessoa, e é no blog que ela conta aos leitores sobre como superar medos, ter experiências novas e aprender a se amar, antes de tudo e todos.

- Sabe o que é um incidente incitante? - Noah me pergunta ao desligar o motor.
Balanço a cabeça.
- É o momento no começo de um filme em que alguma coisa acontece na vida do herói e muda tudo pra sempre. Você viu Harry Potter, não viu?
Faço que sim com a cabeça.
- Então, o incidente incitante desse filme é quando o Hagrid diz pro Harry Potter que um dia ele vai ser um grande mago e entrega o convite para Hogwarts,
- Ah, sei.
Noa abaixa a cabeça, como se estivesse envergonhado.
- Acho que você pode ser isso pra mim.
- O quê? Uma maga?
- Não! Meu incidente incitante.

A amizade de Penny e Elliot é algo incrível. Os dois são muito próximos, e o amor que ele não recebe de seus pais, recebe na família da amiga. Só achei que quando foram para NY, ela acabou o deixando um pouco de lado, e isso é algo que eu não acho bacana, mesmo se for por um gato descolado e maravilhoso, acho que a amizade vem em primeiro lugar.

O romance parece que ocorreu muito rápido, mas acho que foi essa a maneira da autora mostrar que amor adolescente é assim mesmo. Começa rápido, arrebata, te faz sofrer, e pode ser que dure ou não. Me surpreendi com a leitura, além de ela ser muito fluída, a narrativa é bem gostosinha de acompanhar, quando eu achava que tudo estava ok, vinha outra bomba. Adoro histórias assim, que surpreendem e te arrancam sorrisos, que foi o que aconteceu. Adorei acompanhar os dramas de Penny, mas também seus momentos de alegria, mesmo quando nada dava certo.

Garota online me conquistou da primeira à última página. Adorei as partes em que Penny escrevia em seu blog e recebia vários comentários apoiando ou também contando sobre seus medos. O Garota Online foi um grande 'amigo' para ela, onde ela podia ser ela mesma sem ninguém a criticar ou a achar idiota. A autora criou algo bem juvenil e encantador. A edição da Verus está linda, vale a pena conferir!

23 comentários:

  1. Dessa, confesso que eu não tinha vontade de ler porque vi numa matéria a polêmica que a Zoe Sugg contratou um ghost writer para escrever Garota Online para ela e disse para o mundo todo que foi ela. Aí eu já fiquei com pé atrás, ainda mais que achei que fosse autobiográfico.
    Mas sua resenha me conquistou porque conheci a história do livro e parece uma graça!
    Achei muito fofinho e agora eu quero.
    Mais um para a minha enorme coleção de "eu quero", haha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu não ligo para esses boatos? O que importa é a história ser boa... rsrs
      É muito fofo, sim! *-*

      Excluir
  2. Oi Dessa...
    Notei melhor este livro agora, e até que a história deve ser legal.
    Gostei da resenha, quem sabe eu leia o livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa!!!
    Adoro esse tipo de livro.
    Bem divertido e que mostra uma amizade bonita.
    Mesmo sendo um romance que acontece rápido acho que se for bem escrito e bem detalhado dá pra passar.
    Sinceramente, acho qe tem um bom tempo que nao leio um livro nesse estilo.
    Quero ler uns dramas haha
    Adicionado na lista!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa, tudo bem?
    Estou começando a ficar arrependido por não ter pedido esse livro. :( ele parece ser uma graça, fiquei encantada. Dica mais do que anotada, e espero conferir em breve.
    Abraços,
    Amanda Almeida.
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma graça total! Corre que ainda dá tempo de solicitar! rsrs

      Excluir
  5. Não conhecia o livro, mas com essa resenha fiquei curiosa pra ler.
    Gosto de romance, então é difícil não ficar encantada com esse.
    Gostei de Penny e da ideia dela ter um blog, mostrando as suas entrevistas.
    Mas o mais legal do livro, é a amizade, que linda historia de amizade.

    ResponderExcluir
  6. Caraca, fiquei morrendo de vontade de ler. Adoro livros assim e com certeza irei ler esse, tenho certeza de que vou amar.
    Bjs
    ptrasdeumsorriso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz uma MEGA COMPRA por esses dias com todos os lançamentos possiveis
    e espero que cheguem logo para que eu possa poder curtir um pouco eles e ver quais irei agendar para os próximos meses, porque quero mesclar alguns e ainda colocar outros dentro do meu THE BOOK JAR. Enfim...Mas eu sinceramente tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha, porque GAROTA ONLINE tá sendo uma febre e todos tem comentado muito bem. Não dúvido nada da história ser bastante envolvente e que a escrita da autora seja bastante fluida. Não vejo a hora de fazer a leitura. xD

    Amei

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-maquiado-para-morrer.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga ler o livro logo! E nossa, como você compra. o_O hahaha

      Excluir
  8. Já li algumas críticas sobre esse livro, mas não faz meu estilo, curto mais romances históricos!

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Essa capa é muito lindinha e que história mais fofa de romance!!!! Você escolheu o trechinho correto para conquistar meu coração, que coisa mais linda que ele disse para ela. Eu quero um incidente incitante para mim também!!!!! Engraçado que eu vi o lançamento do livro e não me interessei, mas sua resenha mudou tudo!!!!! Adorei!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que minha resenha mudou sua opinião ♥
      O livro é uma fofura só! Você vai amar!

      Excluir
  10. Parece ser um romance bem fofo e divertido. Adoro essas estórias teen para distrair num fim de semana *-*
    Fiquei curiosa para saber mais sobre a Penny e como fica seu relacionamento com Noah.
    Vai para minha lista de desejos ;D

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  11. Olá, Dessa.
    Esse não é o tipo de romance que me agrada muito. Prefiro os mais adultos, com personagens mais trabalhados e que o relacionamento é melhor desenvolvido. Acho que já passei dessa fase de livros mais adolescentes.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  12. Oi Dessa!
    Terminei Garota Online hoje e amei! É muito fofo!!!
    Eu já conhecia a Zoella, principalmente por causa dos vídeos em que ela fala sobre a síndrome do pânico, que a Penny tem e que a Zoe conseguiu vencer, por isso estava ansiosa pelo livro, mas também receosa. Talvez fosse apenas alguma coisa escritas às pressas apenas para aproveitar o sucesso do vlog. Mas não é o caso né? O livro é bem escrito e o enredo bem amarradinho, adorei!
    B-jussss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito mesmo, né? *-*
      Não conhecia os vídeos dela, e resolvi assisti alguns e é muito bacana! ♥

      Excluir
  13. Oi!
    Passei um bom tempo vendo o livro "Garota Online" mas sem ler a resenha e depois de uma tempo acabei lendo achei a historia muito linda e fofo me parece um livro bem leve pra ler e a capa podemos ter uma boa ideia do livro !!!

    ResponderExcluir
  14. Já estava com vontade de ler esse livro por algumas resenhas que já tinha lido... Após ler a sua fiquei com mais vontade ainda.... Esse com certeza vai entrar para a minha listinha de leituras... :*

    ResponderExcluir
  15. Esse livro tem uma cara de chick-lit, e só por isso me conquistou (adoro chick-lits). Curiosa para conhecer a história de Penny, e descobrir seu último king kong, e dar risadas com ele.

    ResponderExcluir
  16. Estou atrasada, mas tudo bem, passei os últimos dias no hospital ): Mas vamos lá, já ouvi falar muito desse livro, mas assim como você não conhecia a blogueira e também não conhecia a história do livro, essa foi a primeira vez que pude saber dos personagens como Penny e me identifiquei bastante. Também não acho certo deixar amizade de lado por causa de um garoto, por mais bonito que seja, e adorei o jeito que você achou para descrever o romance, porque adolescente é assim mesmo, se apaixona incrivelmente rápido e pode durar ou não, como você mesma disse. Só posso dizer que estou ainda mais curiosa para conhecer a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, melhoras *atrasadas* rsrs
      pois é, a autora trouxe bastante disso, de adolescentes terem seus momentos e achei muito legal!

      Excluir