quarta-feira, 4 de março de 2015

[Resenha] DNpontocom

|
Autores: Daniel Nascimento e Sandra Rossi
Páginas: 176
Editora: Idea Editora
O que leva um jovem “nerd” e talentoso, ao descobrir sua aptidão para a tecnologia da informação, a tornar-se um hacker? O desafio, o estímulo, a busca do reconhecimento e a autoafirmação. Mas logo vem a opção: só “curtição” ou golpe (financeiro, muitas vezes), ou seja, o delito?
Num relato emocionante e revelador, Daniel Nascimento conta agora, quase 10 anos depois, tudo para sua amiga Sandra Rossi. Como foi sua introdução ao mundo virtual, sua evolução, como ele foi atraído pelos criminosos, o deslumbramento. Carros, mulheres, poder! Tudo isso aos 15 anos, quando era considerado o melhor hacker do Brasil. Quase dois anos depois, em 2005, a Polícia Federal instaurou a Operação Ponto Com e prendeu a organização da qual ele fazia parte. Daniel passou por momentos difíceis, como prisão, delação, acompanhamento das autoridades e liberdade vigiada. Sua vida e de sua família viraram um caos. Somente agora, superada toda essa fase marcante, ele resolve contar à amiga Sandra todas as aventuras, os pensamentos, as experiências incríveis, mas que fizeram marcas profundas em sua vida. E nos mostra suas impressões sobre como o Brasil deveria lidar com a segurança de sistemas e com os talentos, geralmente jovens, que desafiam e encontram falhas nesses sistemas.  Um livro em que os amantes, curiosos e usuários da internet e do mundo virtual vão adorar saber como viveu um hacker brasileiro no auge do seu potencial!

Não sei vocês, mas eu sempre tive curiosidade em saber como é a vida de um hacker, e é isso que a Idea Editora nos trouxe, a história de Daniel Nascimento, um ex-hacker. Escrito por sua amiga, Sandra Rossi, DNpontocom é baseado na história real de Daniel, onde conhecemos como era sua vida antes de ser conhecido como um dos melhores hackers do Brasil, e também tudo que ocorreu nesse período. 

Daniel sempre foi um garoto quieto, na escola só tinha um amigo. Seu único refúgio era a internet, onde ele viu que tinha o dom para invadir computadores. Aos 15 anos, ele usou esse dom para mudar de cidade e trabalhar em uma organização, que invadiam bancos para pagar contas, e usufruir de uma vida cheia de luxos. Daniel invadia computadores para se hospedar de graça nos hotéis ou viajar de avião. A vida dele mudou drasticamente, de um garoto impopular, ele passou a ser visto com alguém jovem que andava nos melhores carros e dava as melhores festas.

Muitos empresários eram clientes do Fábio, que pagava os boletos deles com a conta que foi invadida e depois a organização recebia.

Boa parte de sua história é ambientada em Porto Alegre, onde eu moro ♥, e foi muito bom ler sobre os lugares e realmente os conhecer. É tão ruim ler livros que falam de lugares, cidades, e tal, e você não faz nem ideia de como é. Ele cita até mesmo a rede de hotéis em que eu trabalho, e eu achei o máximo. haha

No início achei Daniel mimado, além de achar errado tudo que ele fazia, mas aí pensei que poxa, ele tinha quinze anos! Quem com essa idade não ia querer tudo que ele teve? No entanto, fiquei feliz com o quanto ele amadureceu com o tempo, e usou seu dom de hackear para o bem.

Eu tinha consciência que fazia coias ilegais, mas nunca me envolvi com bandido que brica, literalmente, com a vida de outras pessoas.

DNpontocom é um livro rápido de ler. Principalmente nas partes em que Daniel começa a sofrer ameaças de policiais, a partir daí o leitor fica muito envolvido e só quer saber como tudo se desenrolou para esse garoto tão inteligente e poderoso, mas também tão sozinho, pois a maioria das pessoas à sua volta eram interesseiras. Adorei conhecer essa história tão incrível. Recomendo a leitura.

37 comentários:

  1. Oi Dessa...
    Adorei o livro. Quantas coisas que ele conseguia fazer, nossa. Apesar de errado, ainda dá para entender um pouco por causa da idade, mas só um pouco..rs
    Fiquei curiosa para ler esse livro, bem interessante.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu simplesmente adorei a sua resenha e fiquei bastante interessada em ler esse livro, porque um ex namorado meu era fascinado por essas coisas de Hackers e Crackers no qual ele me explicou que Hacker são os do bem e os Crackers que são os do mal. E nisso ele me apresentou o filme HACKERS - PIRATAS DE COMPUTADOR que conta a história real de um Hacker famoso que se chama Kevin Mitnick. Já sabia da história dele e é o bixo. Acho que deveriam fazer um livro sobre ele, porque com certeza eu pegaria para ler sem sombra de dúvidas. Dá uma olhada nisso :

    Mitnick é o hacker mais famoso do mundo, sendo que em 1990 conseguiu invadir a rede de computadores das operadoras de telefonia e de provedores de internet nos Estados Unidos. Além disso, foi capaz de enganar o FBI diversas vezes chegando a figurar na lista dos cibercriminosos mais procurados do mundo. Preso em 1995 ficou 5 anos atrás das grades saindo após pagar fiança, porém teve que ficar os três primeiros anos soltos sem se conectar. Atualmente, Mitnick trabalha como consultor de segurança digital.

    Fonte: http://top10mais.org/top-10-maiores-hackers-historia/#ixzz3TRFMZKsM

    Mas mesmo assim irei conferir o livro desse Daniel, até porque é Brasileiro e gostaria de saber como foi que ele entrou nessas enrascadas =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-eu-amo-new-york.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, vou dar uma olhada no filme, fiquei mais interessada nisso de hackers e tal. rsrs
      obrigada pela dica, amiga!

      Excluir
  3. Oi Dessa!!!
    Tô querendo muito ler alguma coisa nacional só pra variar um pouco né...
    E agora me surge esse livro com uma trama totalmente diferente haha
    Nunca li nada sobre hackers.. uma pena que é meio biografia, e não me dou muito bem.
    Apesar de ser uma história mesmo, é meio que baseada na vida do autor?
    Fiquei confuso haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é sobre a vida dele. Mas dá uma lida mesmo assim, acho que é bem interessante conhecer uma história verdadeira sobre esse mundo.

      Excluir
  4. Achei bem interessante a premissa desse livro, principalmente por se passar no Brasil. E eu tenho muita curiosidade pelo universo da tecnologia e dos hackers. Vou adorar conhecer um pouco mais.
    O fato de ter um fundo real me agrada ainda mais!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Saber que é uma história real é bem mais empolgante. Acho que você vai adorar!

      Excluir
  5. Olá,
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas já amei a premissa dele, a capa, tudo! Adoro essa coisa de hackers e etc.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OI Dessa!
    Nossa, que livro legal!
    Olha, acho que usar a idade como desculpa para roubar, não é certo. A gente sabe bem o que está fazendo com 15 anos e mesmo querendo ter tudo o que não temos, sabemos o que é certo e errado!
    Adorei a sua resenha, curta, direta e clara, parabéns!
    Beijos!

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em parte, Lumartinho. Podemos saber o que é certo ou não já com essa idade, mas não somos maduros o suficiente para fazer as escolhas certas. :/

      Excluir
  7. Oii Andressa, tudo bem??? Primeiro, você mora em POA???? que tudoooo. Não, eu não moro aí, hahah, mas é tão raro encontrar alguém aqui do Sul que eu surto toda vez :3 Mas vamos parar de surtar e vamos para a resenha:
    Adorei conhecer o livro. Ainda não conhecia e fiquei bem curiosa para ler :3 Acho que eu ia gostar desse tema, é muito interessante :3
    Essa capa também é tudo de bom né??? Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro! hahaha Ahh já estava achando que você era daqui, também conheço muito pouca gente. :/

      Excluir
  8. Achei muito interessante o tem do livro. Gosto do assunto, tecnologia, hackers, enfim, e gostaria mesmo de conhecer um pouco mais dessa história.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    Twitter: @rs_juliete

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa, nossa gostei muito da premissa desse livro, bem diferente e não costumo ler livros assim, mas me interessei muito, ótimo para mim começar a ler livros que saiam da minha zona de conforto. Com certeza logo que tiver oportunidade irei ler :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho bastante curiosidade em relação ao tema.. interessante saber também q se baseia em uma historia real..nunca li nada voltado pra essa área e acho que vai ser bem legal..

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Eu li o comentário da Silvana é é isso mesmo, também já me deram essa explicação antes. Você já parou para pensar no nível de inteligência de pessoas como Daniel? O céu é o limite para pessoas como ele, as empresas deveriam disputar por eles e o governo também. Ainda bem que ele entendeu a tempo que deveria usar o seu talento para o lado certo. Deve ser uma história super interessante, gostei muito. Não é o meu tipo de leitura, mas esse eu leria.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele deve ser muito inteligente! Verdade, ainda bem que ele soube discernir bem o que era o melhor a fazer.

      Excluir
  12. Oie Dessa, esse tema é bem atual, e interessante, quem nunca pensou numa vida assim? Lógico que ele foi pelo "caminho" mais fácil, e depois se deu mal e evoluiu.
    Maravilhosa sua resenha, deixou gostinho de quero mais ;)

    Beijos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Dessa!
    Uma das séries de TV que eu estou lendo atualmente e AMANDO é Eye Candy, que também gira em torno de um monte de hackers.
    Adorei a ideia do livro, pois muitas vezes julgamos um hacker sem saber pelo o que ele passou, e o livro nos mostra isso.
    É com certeza um livro para se adicionar a wishlist!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou acompanhando essa série, é muito boa! *-*

      Excluir
  14. Muito interessante a premissa desse livro. Realmente, nos dá curiosidade de saber quem são os famosos hackers e como eles vivem e esse livro parece trazer uma realidade que a gente não espera, neh. E o mais interessante que achei, foi de ser de autores nacionais, que sacada incrível deles. Vou procurar!!! Bjs

    ResponderExcluir
  15. OI, Dessa.

    Adoraria fazer essa leitura e conhecer a vida de Daniel. Viver hackeando e vivendo em bons hotéis e tudo mais. Achei legal ele ter amadurecido e agora usar esse conhecimento para o bem. Deve ser bem legal acompanhar essa evolução dele.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Sorteio

    ResponderExcluir
  16. Dessa, fiquei mega curiosa para saber mais da história do Daniel.
    Sei que ele tinha 15 anos na época e isso é o tipo de coisa que enche os olhos, mas deve ter sido uma loucura, principalmente pros pais dele.
    Adorei a sua resenha, assim como a escrita da autora você também soube nos envolver com a sua resenha.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, imagina a preocupação dos pais? hahaha >_<
      Obrigada pelo elogio, Déborah ♥

      Excluir
  17. Oi oi, tudo bem?

    Nossa se quando ele tinha 15 anos já era um hacker, imagina agora que crianças já mexem no celular de tras pra frente!
    A segurança aqui no Brasil já é falha na internet então é pior ainda. Semana passada uma professora estava falando que há muitos advogados que estão trabalhando só na internet... Entre nós eu queria ser uma hacker kkk Claro pro bem!
    Me interessei bastante por este livro, obrigada pla indicação =D


    Beijoos
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala, as crianças já nascem sabendo mexer em celular. :O hahaha

      Excluir
  18. Gostei da história! Achei bem diferente do venho vendo por aí... Só fiquei curiosa em uma coisa: o livro é tipo um documentário ou coisa do tipo? Porque se for, não me interesso muito. Acho a leitura um pouco chata. Espero que seja em forma de história mesmo...

    abs

    ResponderExcluir
  19. Só a capa já e ganhou, lendo do que se trata o conteúdo, então... Quero já!! Uma história bem diferente do que estou acostumada. Minha dúvida é a mesma da Aguida, também espero que seja em forma de história.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Achei que era a única que tinha curiosidade em saber mais sobre a vida de um hacker, acabo de descobrir que não. A capa é linda e gostei da história, com toda certeza quero conhecer mais sobre a história de Daniel e como funciona, apesar de não ter contato com histórias assim essa com toda certeza me chamou atenção, quero ler esse livro o mais rápido, porém leitor tem a triste realidade de ter 1 milhão de livros para ler ainda ): Mas com certeza ele irá pular a lista de espera por se passar em Porto Alegre <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, ele é tão rápido de ler, que você consegue fazer isso entre uma leitura e outra. Vale a pena! *O*

      Excluir
  21. Esse livro parece ser bem interessante... Não vou ler tão já, pois tenho outras prioridades, mas quem sabe futuramente... Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oii. Adorei sua resenha! Não conhecia esse livro, mas fiquei com muita vontade de ler. Assim como vc, sempre quis saber como é a vida de um racker *-*
    Quero ler em breve ;D

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Também sempre tive curiosidade sobre a vida de um hacker, então fiquei muito interessada principalmente por ser baseado em uma historia real e por acontecer aqui no Brasil quero ver se consigo ler !!!

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Muito interessante o livro, fiquei curiosa pra ler.
    Legal a ideia de contar sobre um Hacker, sobre como é sua vida e sua rotina.
    O mais interessante é por ser uma historia real.

    ResponderExcluir
  25. Parece ser interessante esse livro. Nunca li nada sobre o mundo dos hackers, mas gosto muito de livros baseados em histórias reais.

    ResponderExcluir
  26. Oi Dessa,
    Tive a oportunidade de ganhar esse livro através da gincana do seu blog! Obrigada!! Li e gostei do livro, concordo com você é bem fluido, rapidinho de se ler. Também não conhecia nada sobre hackers e o livro dá uma boa ideia dos tipos que existem e tudo o que o DN viveu, seus altos e baixos. Senti falta de saber mais como era seu relacionamento com seus pais. Ótima resenha! Beijo

    ResponderExcluir