quarta-feira, 18 de março de 2015

[Resenha] Angelina - O amor é o melhor tempero

|
Autor: Brian O'Reilly
Páginas: 384
Editora: Companhia Editora Nacional
Algumas vezes, a distância entre duas pessoas é uma mesa de cozinha. “Angelina – O Amor é o Melhor Tempero” conta a cativante história de uma mulher que decide que é muito jovem para viver a tristeza de ser viúva. Assim, diante da perda repentina de seu marido, Angelina opta pela única saída que lhe resta: a paixão pela culinária. Tudo começou com Angelina cozinhando para seus vizinhos em troca de um pagamento mensal. Só que ninguém imaginou como esses relacionamentos se desenvolveriam e até onde iriam. Angelina transborda o calor, os aromas e a magia da comida caseira, além de mostrar maravilhosamente histórias entrelaçadas de amor e superação. Também conta uma doce história de como pessoas inusitadas se conectam umas a outras através de uma deliciosa refeição.

Sinceramente, não sei por qual motivo não peguei Angelina antes para ler, porque vou contar para vocês: a leitura é maravilhosa. Com uma trama singela e delicada, o autor nos conquista com a história de Angelina, além de ter todas as receitas de comidas que ela faz, que olha, me deixaram com água na boca e muito envergonhada de saber cozinhar comidas tão simples. Estou acostumada com livros em que quando a mulher perde o marido, a forma de seguir em frente é um novo amor, em Angelina isso não ocorre. Ela segue, sim, com a vida, mas de outra maneira, o que eu achei muito admirável, e acho que por isso a leitura me conquistou tanto, pois nos faz perceber que sempre há motivos para continuar vivendo.

Angelina perdeu o marido de um dia para o outro, mas encontrou refúgio no que mais gosta de fazer: cozinhar. Após um surto de cozinhar tudo o que tinha em casa, e distribuir para os vizinhos depois, acaba chamando a atenção do irmão de sua vizinha, que sofre com as comidas da irmã, e resolve fazer uma proposta: pagar para tomar café da manhã e jantar na casa de Angelina. O que começa com um senhor solteiro, vira um "Clube dos solteiros", pois mais homens ficam sabendo, e resolvem também pagar para fazer as refeições lá. Homens de várias idades, várias profissões, mas que tem o mesmo prazer em apreciar as deliciosas comidas de Angelina. É nessa rotina que ela se agarra para esquecer a morte do marido.

Era perto da meia-noite, mas Angelina sabia uma coisa: não ia voltar para a cama.
Ela queria cozinhar...

A leitura é tão fluída e detalhada que quase dá para sentir o cheiro das comidas que Angelina faz. Adorei que o livro traz as receitas, já anotei algumas para tentar fazer, apesar de achá-las bem difíceis. rsrs O livro tem uma história linda, que mostra recomeços e superações. A personagem não tem nada de mocinha frágil, apaixonada, sim, pelos temperos, pelo prazer de ver os outros gostando de sua comida. É triste sua vida mudar de uma hora para a outra, mas com força de vontade, tem como passar por isso.

Adorei a mistura de personagens que o autor trouxe, temos desde um senhor mafioso até um quase padre. São todos muito divertidos e cativantes. Eles são como uma grande família, mas sem precisar se aguentar 24h por dia, e só aproveitar os momentos bons à mesa. Acredito que quem ame um romance vá achar que o livro não vale a pena ser lido, mas é bem ao contrário. A trama pode não apresentar uma linda história de amor, nem nada do tipo, porém, há outro tipo de amor. E um que vale, sim, a pena conhecer. Leitura recomendada!

24 comentários:

  1. Olá, Dessa.
    A premissa desse livro é bem interessante e achei diferente e incrível essa ideia dela cozinha para senhores solteiros. O que mais me chamou a atenção na obra foi a quebra do clichê de que a mulher precisa de outro homem para ser feliz.
    Excelente dica, Dessa.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi

      Sim, me surpreendi de encontrar uma trama assim, estou tão acostumada com mulheres que encontram um novo amor e tal. Adorei!

      Excluir
  2. Oi Dessa!!!
    Nunca li nada com essa trama de culinária haha mas pra mim deve ser difícil, considerando o quanto eu amo cozinhar.
    É muito legal o livro ter todas as receitas, assim mata a curiosidade do leitor, acho que tentaria fazer todas haha
    A personagem deve ser muito batalhadora e forte, tirando aquele rótulo de mulher frágil.
    Adoro livros com esse tipo de personagem que não fica de mimimi haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii

      Também nunca tinha lido, e adorei, viu? *-*
      Achei as receitas um pouco difíceis, mas quero ver se faço alguma. hahaha

      Excluir
  3. Oii. Que bacana a forma que ela encontrou para superar sua perda. Fiquei muito interessada em saber o que acontece, parece ser uma estória bem tranquila.
    Vou anotar sua dica ;D

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  4. Ooi , nunca tinha visto nada sobre o livro, mas amei o jeito que ela encontrou para superar a perda de seu marido, diferente do que realmente acontece em vez de procurar o amor em outra pessoa ela encontra o amor na cozinha! Essa é a primeira vez que ouvi falar do livro e me apaixonei, irei procurar onde comprar porque nunca vi nas livrarias... A resenha está ótima e uma história com comida, com certeza irei ficar com vontade, mas não sei se me arriscaria na cozinha kk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha dado nada pela capa, mas é uma leitura ótima, viu? *-*
      Leia e tente fazer as receitas mesmo! hahaha

      Excluir
  5. Oi Dessa!
    Esse livro parece muito lindo!! Eu amo cozinhar e sempre tenho vontade de fazer as receitas dos livros, mas nunca tem a receita e fiquei surpresa e feliz que Angelina traz as receitas que a protagonista faz. Vou colocar esse livro na minha lista de desejados agora!
    Adorei sua resenha!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, achei muito bacana que o autor traz as receitas juntos, muito legal mesmo! *-*
      Coloque sim! ;)

      Excluir
  6. Oi... Ainda não conhecia o livro, mas fiquei super interessada...Parece ser uma história cativante e bem emocionante.... Adoro a arte de cozinhar... Acho que vou amar o livro...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  7. Oiii, adorei conhecer mais um livro, já tinha visto ai a resenha mais não tinha
    parado para ler a resenha, kkk, mas gostei bastante, mais um livro que vai para mina
    lista de desejados, kkk
    Bjks

    Dá Uma Passadinha Por lá: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa...
    Conhecendo o livro agora e já gostei. É verdade, sempre tem um novo amor nos livros, para esquecer o antigo, já comecei a gostar por ai.
    Ainda não conhecia o livro, e fiquei curiosa quanto a narrativa da autora. Uma ótima dica. E a capa também me agradou bastante.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      É autor... rsrs E a narrativa é ótima! Muito rápido de ler, porque tem as receitas ainda.

      Excluir
  9. Oi Dessa!
    Adoro livros assim, que de maneira suave vai nos conquistando. Mesmo não tendo um romance arrebatador, o livro pode ter outros elementos que me atraia, como boas relações de amizade e companheirismo, e parece que é isso que esse livro traz. Com certeza quero ler.

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro mostra muito a amizade entre as pessoas, e uma forma de superar que não seja com outro amor.

      Excluir
  10. Olá
    Achei muito interessante o livro, a historia é diferente e gosto de autores que fazem coisas novas.
    Uma historia suave, fala de amor e amizade.
    Ótima dica de livro, não conhecia.

    ResponderExcluir
  11. Angelina é um livro que nos mostra que cozinhar vai além de uma simples técnica é uma arte, srsrsrsr , achei interessante a proposta do livro ...

    *__*

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Perfeito a resenha, legal essa união de pessoas tão diferentes pela comida da Angelina espero cenas engraçadas, gostei da ideia do autor de mostrar a superação dessa personagem de um jeito diferente mas nos mostrado o recomeço e a superação!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algumas cenas engraçadas, sim. O livro é lindo, adorei tudo!

      Excluir
  13. Oi!
    Perfeito a resenha, legal essa união de pessoas tão diferentes pela comida da Angelina espero cenas engraçadas, gostei da ideia do autor de mostrar a superação dessa personagem de um jeito diferente mas nos mostrado o recomeço e a superação!!

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro, mas ele me interessou muito. Adoro histórias de superação e essa parece ser bem interessante. Fiquei super curiosa para conhecer a história de Angelina e saber como termina.

    ResponderExcluir
  15. Que dá hora este livro!!! Hahaha. Adorei essa mistura deliciosa!!!!

    Gente!! Que tudo!! E tem receitas?!! OMG!!!

    Adorei, adorei, adorei!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir