quinta-feira, 5 de março de 2015

[Resenha] Não olhe para trás

|
Autora: Jennifer L. Armentrout
Páginas: 440
Editora: Farol Literário
Samantha é uma jovem de 17 anos rica e popular que, depois de passar quatro dias desaparecida, retorna ferida e desmemoriada. A nova Samantha não se reconhece no retrato de menina má e mimada que todos à sua volta começam a pintar. E logo descobrirá que foi a última a ver Cassie, a garota com quem mantinha uma relação confusa de amizade e rivalidade e que desapareceu no mesmo dia que ela. O que aconteceu na noite fatídica em que as duas sumiram? E por que Samantha foi a única a reaparecer? Não olhe para trás é um daqueles suspenses que só paramos de ler para tentar nos antecipar à autora e descobrir qual é o mistério.


Adoro livros que possuem a perda de memória como premissa, porém, os que eu li apenas traziam isso, além de as personagens serem mais velhas, diferente de Não olhe para trás em que há um possível crime envolvido, e onde muitos mistérios e segredos obscuros surgem. O que eu adoro nesse tipo de trama, e até é meio clichê, é que as personagens normalmente eram umas vacas antes, e depois viram uma pessoa diferente e bondosa. Esse livro tinha tudo para ser mais do mesmo, mas a autora não o deixou assim ao colocar uma garota que não só perdeu a memória, como também, é a única que pode contar o que aconteceu com ela e onde está sua melhor amiga, Cassie.

Samantha é encontrada andando em uma estrada, com sangue pelo corpo, descalça, e sem se lembrar de nada. Ela é colocada de volta no seu mundo, com uma família rica, um namorado lindo e amigas poderosas. Porém, descobre que sua vida sempre foi muito fútil, e que era sempre maldosa com os outros. Essa "nova" Sam não suporta nem ouvir o que fazia antigamente. É como se fossem duas pessoas diferentes, e até me surpreendi em quanto ela mudou. Seu novo comportamento acaba a deixando mais próxima de Carson, filho do empregado de seus pais, a quem sempre detestou, mas que agora não se sente desta maneira. Sam começa a receber bilhetes dizendo para não olhar para trás, o que só indica que algo ruim aconteceu no dia em que desapareceram. Mas, seu maior medo, é que ela própria possa ter feito algo ruim.

Porque nada estava bem, e nunca ficaria. Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samantha Jo Franco, e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mas eu começava a detestá-la.

Não olhe para trás tem uma trama incrível, mas confesso que no meio do livro já desconfiava do que tinha acontecido, e acertei em partes. Fiquei decepcionada por conseguir desvendar? Fiquei, mas nem por isso a leitura deixou de ser empolgante. Não conseguimos largar o livo, a autora consegue nos prender profundamente na história, além de nos deixar curiosos por descobrir tudo que aconteceu antes do desaparecimento das duas. Também é incrível a mudança que vemos em Samantha, Scott, seu irmão gêmeo, e até mesmo Carson, contavam como ela era antes, e não sei como ela conseguiu deixar essa parte de lado, mesmo sem se lembrar. A grande questão é: o que aconteceu com Cassie e Samantha? E, se, a memória dela voltar, ela vai ser como antes? 

O livro é narrado em primeira pessoa, por isso, ficamos presos nas poucas memórias e fragmentos que surgem para Sam. Acompanhamos sua volta à escola, que não se mostra nada fácil, já que ela não é mais aquela pessoa maldosa e venenosa, o que faz suas amigas a detestarem. Os personagens são cativantes, e acho que todos devem ter se derretido por Carson, mas quem me conquistou mesmo foi o irmão, Scott, com seu jeito protetor e fofo de ser. A trama é intrigante, todos os segredos vão sendo revelados na medida certa, o que só faz o leitor ansiar pelas próximas páginas.

Não olhe para trás. Não vai gostar do que encontrará.

Não olhe para trás tem um suspense bom, e apesar de algumas coisas serem clichês, a autora construiu uma história ótima em cima disso tudo. Achei a trama bem desenvolvida e com o ritmo certo. Se você sofre de ansiedade aconselho a não ler o livro, pois o que ele mais te deixa, é ansiosa para respostas. Foi o primeiro livro que li da Jennifer, e adorei tudo. Ele tem uma boa dose de romance também, o que deixa a leitura mais leve em alguns momentos, nos fazendo esquecer, assim como a Sam, de todas as coisas ruins. Leitura mais que recomendada!

40 comentários:

  1. Oi Dessa!
    Eu estou louca por esse livro <3
    Gostei da sua resenha, agora vou ficar mais esperta com o livro pra não adivinhar o final muito cedo, porque quando isso acontece, eu fico um pouco chateada, mas sabe que a história me lembrou um pouco The Lying game?! Só um pouco! hahaha
    Beijos!

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não sei se você não vai descobrir, viu... hahaha Mas não desanimei apesar disso. *-*
      Sério? Quero muito ler os livros. Eu assisti a série e adorei!

      Excluir
  2. Eu sou ansiosa, e por isso já estou ansiosa para ler esse livro. Adorei a premissa e é o meu tipo de livro. Já tinha ouvido falar alguma coisa, mas é a primeira resenha que vejo e já me pegou. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu li uma fanfic com um enredo parecido e fiquei super curiosa pelo fim.
    Sobre o livro, adorei o tema, achei super interessante, e como sempre suas resenhas nos deixam com vontade de conhecer a história. Outra coisa que eu gostei, foi da capa, muito linda, misteriosa, mais pelo que você escreveu é bem condizente com a trama.
    Já quero o livro pra ontem, rsrsrsrrs


    Beijos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem a cara da trama essa capa, combinou muito bem.. *-*

      Excluir
  4. Amiga sinceramente estou super interessada em ler esse livro, mas ao mesmo tempo estou com um pouco de receio de ler e não gostar da história. Medo de ser uma história muito forte sabe? Me agradou bastante a sinopse e sua resenha, mas eu não sei mesmo se eu comprarei esse livro para leitura. Espero ter a oportunidade, porque eu ando na minha fase mais sensivel, então quero algo mais leve sabe? Não sei se é o caso desse livro. Mas enfim...Qualquer coisa tu me diz, porque gostaria de saber. Enfim...

    Se cuida linda e fica com Deus

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-verdadeira-bela.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Forte? Não é forte. o_o hahaha
      Tem um leve drama, mas nada do tipo que alguns romances te fazem debulhar em lágrimas e tal. É uma leitura leve, só que tem alguns segredos.

      Excluir
  5. Oi Dessa!!!
    Fiquei interessado nesse livro desde quando vi a capa no final do ano passado (me julgue haha)
    Mas depois procurei a sinopse e AMEI!!
    Também gosto de livros em que personagens perdem a memória haha
    Ainda mais que adoro Suspense, em que você fica endo e imaginando o que aconteceu e vai interligando a história.
    Essa livros já tá na lista!!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse tipo de história sempre instiga o leitor a continuar a lendo, por isso adoro tramas assim <3

      Excluir
  6. Olá, Andressa.
    Fico feliz que a autora tenha ido além do de praxe em livros sobre pessoas que perdem a memória.
    Essa mudança de comportamento é natural, principalmente em livros; mas o que me deu vontade de ler mesmo é saber o que aconteceu no dia zero, onde ela perdeu a memória.
    Esse livro parece ser, no mínimo, instigante. Acho que tem tudo para ser uma boa leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você vai adorar o livro então! Não achei o que aconteceu tãaao chocante, porque meio que imaginava algo parecido, mas mesmo assim foi bacana de ler!

      Excluir
  7. Oi Dessa!
    Nunca tinha me interessado tanto por esse livro por dois motivos: Primeiro, esse título me lembra outro livro, e, segundo, essa capa me lembra um terceiro livro também haha
    Simplesmente adorei! Vou adicioná-lo na minha lista de desejados nesse momento. Adoro filmes de suspense e livros também, esse me parece ter essa pegada, certo?
    Fiquei empolgadíssima!! Ótima resenha :)

    Beijinhos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dessa!
    Eu acertar mistérios dos livros me deixa feliz, porque fico me achando a esperta, mas triste, porque adoro quando o autor surpreende, hahaha.
    Mas bom saber que o livro é bom, mesmo com uns pedacinhos clichês.
    Quero muito ler faz tempo já.
    A cada resenha a vontade aumenta.

    P.S.: Sobre o comentário que você deixou no meu sobre o filme A Teoria de Tudo:
    Eu sabia que não dava certo entre os dois porque li uma matéria há uns meses sobre a vida dele, que dizia que apesar de doente era um pegador depois que separou, hahaha.
    E diz que a mulher que ele trocou a Jane, a enfermeira, batia nele :x Opaaaa!
    Mas não mostrou isso no filme, porque o foco era a Jane.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também amo e odeio isso... hahaha *-*
      Espero que você consiga ler logo! *-*

      Sério? Eu não sabia, tanto que fui assistir o filme achando que era uma linda história de amor que a mulher fica com ele apesar de tudo e tal, sabe? hahaha
      Sério? Nossa, choquei! :O

      Excluir
  9. Oi, Dessa!
    Já puvi coisas maravilhosas desse livro.
    E apesar dele não ser bem o gênero que eu gosto, estou curiosa para lê-lo.
    Achei a capa muito bonita e pelo visto tem tudo a ver com a trama. ^^

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Esse livro está na minha lista desde quando vi a primeira resenha dele. A história tem um ar de mistério que chama muito minha atenção. Sua resenha só aumentou minha vontade!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    Blog de uma amiga: http://bomdiacupcake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Paaaaaaaaaara! Não acredito que esse livro é tão maravilhoso como você descreve na resenha! Já quero ler pra ontem! Esse mistério mexe com meu psicológico e eu fico morrendo de curiosidade para descobrir logo. Imaginava outra coisa, olhando a capa do livro, mas, a resenha conseguiu ser melhor do que eu imaginava.

    abs

    ResponderExcluir
  12. Oie Dessa,
    Que legal,pela sinopse eu já comecei a ter uma ideia sobre o que era o livro,mas não achei que era tão bom *o* Amo livros assim,mesmo com os clichês rsrs Com certeza vou ler para saber o que a dona Samantha aprontou ou o que aprontaram com ela ><
    *Me conta por favor,ela matou alguém?*
    Beijos



    Blog Cantinho da Bruna | Vem participar do Top comentarista ❤ Ta um arraso ><

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto muiiiiiiiito de livros de suspense e de perda de memoria, mas o chato é que parece ser repetido dos demais, tudo muito clichê, vou saber mais sobre o livro Não olhe para trás, e talvez comprar!

    jamilsonoliveira.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Dessa!
    Eu adoro livros com esse clima de investigação e que faz o leitor ficar querendo adivinhar o que aconteceu e tudo mais. E esse livro tem uma premissa bem legal, o que me cativou MUITO.
    É com certeza um para ficar de olho no submarino para comprar assim que tiver em uma promoção, haha (pobre é fogo viu).

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fica de olho mesmo. Vale muito a pena ler o livro, ele é ótimo, eu adorei!! *-*

      Excluir
  15. Oi Dessa...
    Também me decepciono quando descubra fácil algum mistério do livro, mas depende ate da para levar.
    Eu tenho vontade de ler este livro, apesar de nao ser prioridade.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    mistério fácil é decepcionante, mas confesso que estou curiosa para ler este livro de qualquer forma.
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi oi, tudo bem?
    Quase 500 páginas de puro suspense? Quero leeer!
    Amei a resenha que fez aumentar mais ainda o suspense!
    Já está na minha lista de desejos kkk
    Já estava de olho nele, mas não tinha lido alguma resenha e a sua foi bem detalhista!


    Beijoos
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! rsrs Muito suspense mesmo. :P
      Você vai adorar o livro, assim que tiver a oportunidade leia! *-*

      Excluir
  18. Eu gosto bastante de livros com perda de memoria envolvida... mas é sempre como você mesma descreveu..os personagens terríveis viram pessoas amigáveis.. eu tenho bastante vontade de lerr esse livro, tem bastante suspense e mistério envolvido..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é engraçado isso. rsrs Mas eu até que gosto disso. *-*

      Excluir
  19. Já estava doida pra ler esse livro, agora estou mais ainda!! Também curto muito livros em que os personagens perdem a memória e vão descobrindo o que aconteceu aos pouquinhos. Espero que eu não consiga descobrir o mistério... fico bem chateada quando isso acontece! rsrs

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho que vai ser que nem comigo, você vai chegar perto. rsrs

      Excluir
  20. Oi Dessa!
    Estou lendo esse livro essa semana, e também estou empolgada. Como estou bem no comecinho ainda não consegui desvendar nada do mistério, mas espero que o livro siga bem até o final.
    B-jusssss! ♥

    ResponderExcluir
  21. Falei que estava com dúvidas sobre ler a história ou não em um comentário anterior, porém, eu estava louca por não ter certeza de querer ler esse livro, só pode!!!!!! Meu Deus, realmente é um pouco cliche essa parte de esquecer e perceber ser uma vaca anteriormente e querer ser melhor, porém como você mesma disse a autora faz algo diferente, sem falar que a idade é algo com que posso me identificar e que parece ser incrível, estou louca para saber o que aconteceu com as duas e saber o que irá acontecer, #obrigadapormedeixarcuriosa, ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haahaha, que bom que agora você se interessou pela história. *-*
      Realmente, a idade ajuda a gostar mais da trama. rs
      Espero que você consiga ler o livro logo!

      Excluir
  22. Oi... Estou curiosa para ler este livro... Mas confesso que prefiro aqueles que nos surpreendem no final e não que tenham um final previsível...

    ResponderExcluir
  23. Crime, suspense, a autora prende o leitor... Já adoro esse livro, sério!
    É o tipo de enredo que eu mais gosto nesse mundo! Com uma pessoa desmemoriada fica ainda melhor!
    Adorei sua resenha, confesso que não tinha colocado fé nesse livro, mas mesmo sendo clichê, ele irá para minha lista haha

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro é ótimo, vale a pena fazer a leitura. *-*
      Eu adorei tudo, a autora escreve muito bem!

      Excluir
  24. Oi!
    Simplesmente adorei a trama e muito legal como a alto pega assuntos tão clichê e consegue juntar eles no livro, gosto de livro de mistério, já tinha lido outros livro da Jennifer mas nunca nesse tipo de gênero !!!

    ResponderExcluir
  25. Este livro está na minha meta de leitura.
    Acho linda a historia, o mistério que envolve a personagem, sua perda de memoria.
    Mas achei legal, é como se ela recebesse uma chance pra mudar as coisas, ser uma pessoa melhor e recomeçar.
    Ansiosa pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente é como se fosse uma nova chance. Adoro esse tipo de história!

      Excluir
  26. Toda vez que leio uma resenha sobre esse livro fico com mais vontade ainda de lê-lo. Só leio resenhas positivas. Assim como você, gosto de livros com essa premissa de perda da memória, pois eles sempre envolvem tramas intrigantes, com um bom suspense.

    ResponderExcluir