sexta-feira, 20 de março de 2015

[Resenha] Insurgente

|
Autora: Veronica Roth
Páginas: 512
Editora: Rocco
Série: Divergente, 2
Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.






1. Divergente

Podem ler, quando tiver spoilers eu aviso! ;)

Insurgente é o segundo livro da trilogia Divergente, quando eu terminei o primeiro fiquei muito ansiosa para ler a continuação, mas é claro que eu não tinha! :( Graças ao meu noivo lindo,♥, ganhei os dois últimos de Natal e pude, enfim, conferir o que aconteceu após aquele desfecho enlouquecedor! A parte boa ao iniciar a leitura foi que a história começa exatamente de onde terminou o anterior, então não precisamos tentar lembrar muito. Ultimamente, por mais que o livro seja ótimo, o sono sempre me ganha e acabo tendo que parar a leitura para dormir, com Insurgente não foi assim, fiquei acordada mais do que aguentava porque simplesmente não conseguia largar o livro. Me senti Divergente, rsrs... Piadas infames à parte, vocês podem imaginar o quanto a obra é ótima! Eu adoro distopias, sempre gosto das que leio, sem exceção, mas essa tem algo especial. <3

Pode conter spoilers.

Não vou falar muito sobre o que aconteceu no livro anterior, mas preciso dizer que esse está com muito mais ação. Tris mudou bastante. De menina da Abnegação que caiu em um mundo novo, que foi entrar em outra facção, se transformou em alguém cheia de coragem e impulsos. E foi o que menos gostei nela. A achei chata em alguns momentos e mimizenta. Não gostei dessa Tris cheia de independência, sem se importar com os outros caso acontecesse algo com ela. Sei que por um lado, tudo o que ela fez foi pensando nessas pessoas, mas ao mesmo tempo, suas ações atrapalharam de vez em quando. O relacionamento de Tris e Tobias é algo bem conturbado nesse livro, e acho bem justo, já que eles estão em meio a uma guerra entre facções.

A trama foca bastante na parte política, mostrando que nem mesmo facções são capazes de tirar algo do ser humano: a vontade de saber a verdade, o desejo de poder e optar pelo lado mais forte, dependendo do ponto de vista. Gostei de saber mais sobre os sem facção, Tris não confia neles, e até certo momento, eu não sei o que pensar já que eles parecem ser a única saída contra a Erudição.  Essa guerra entre as facções nos faz perceber que nem mesmo eles conseguem manter ordem e sempre estar em acordo. Um grande segredo precisa ser revelado, e é isso que os divide. Uns acham melhor contar, outros acham que só ia piorar as coisas.

Minha boca fica seca. Sem facções? Um mundo onde ninguém sabe quem é ou onde pertence? Não consigo nem imaginar isso. Só consigo imaginar o caos e o isolamento que isso provocaria.

Refleti bastante também sobre Tris ser Divergente e apta para três facções: Abnegação, Erudição e Audácia. Em alguns momentos ela é tão da Abnegação, em outros parece que nunca foi de lá, e fico pensando que talvez não exista isso de mudar de facção e virar uma outra pessoa, talvez ela sempre foi aquilo, apenas não teve liberdade de agir assim em um lugar onde controlavam tudo.

Podem voltar a ler! :3

O final me chocou, mas ao mesmo tempo, conforme fui lendo algumas conversas dos líderes, fui desconfiando de tudo que foi contado depois, mas nem por isso deixei de me surpreender. Achei o máximo o que a autora criou, a cada página me apaixonava mais por essa série. Muitas mortes, segredos, traições, é uma loucura do início ao fim. Os coitados não tinham tempo nem de descansar, e já tinha algo acontecendo, o que é até bom, porque a leitura não foi nem um pouco cansativa ou chata. O leitor fica ávido por saber como tudo vai se desenrolar. Estou louca para ler o final, mesmo tendo pego um baita spoiler dele -_-, mas vou fazer outras leituras entre a trilogia para não acabar tão rápido. :(

Ela pode ser da Audácia agora, mas, se há uma coisa que aprendi com tudo isso, é que nunca deixamos nossas antigas facções para trás.

Leitura muito fluída e frenética. Com um enredo cheio de adrenalina é impossível até mesmo quem não goste de distopia não curtir a história. Fiquei horas pensando no porque da origem das facções, e olha, a autora está de parabéns. Ela conseguiu criar algo dinâmico e muito bem estruturado. Os personagens não são daquele tipo que você fica morrendo de amores, você apenas admira e torce para que não morra, rsrs. Ok, tirando o Quatro talvez, que é muito fofo com aquele jeito 'tô nem aí' dele, mas ao mesmo tempo protetor.

A narrativa é feita em primeira pessoa por Tris, o que eu não gostei tanto, queria que tivesse o ponto de vista de outros personagens, não foi divertido ficar presa apenas em suas emoções e momentos quando tinha tanta coisa acontecendo! E eu adorei que a edição da Rocco é em páginas amareladas, fica tão melhor de ler! < 3 Distopia recomendada. Aproveitei esse mês para ler o livro e conseguir conferir a adaptação que teve estreia ontem nos cinemas. Espero gostar! Alguém aí já foi conferir o filme? ;)

27 comentários:

  1. Olá.... Confesso que a trilogia toda me amarrou... Li os três livros em menos de suas semanas.... Acho que me envolvi demais e posso dizer que a trilogia, principalmente o terceiro livro me levou às lágrimas. Ótima resenha... Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só não engatei a leitura do terceiro, porque não quero acabar tão rápido. rsrs :/

      Excluir
  2. Oie,
    achei este livro bem legal, mas realmente o primeiro da série é o melhor rsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa!!!
    Acredita que ainda não li a trilogia?
    Não estou podendo comprar no momento, então vou pegar emprestado com uma amiga.
    Vi o primeiro filme e vou ir assistir o segundo, e simplesmente adorei a história.
    Uma das trilogias mais faladas atualmente né...
    Vou ler e ver se gosto, mas se fos pela sua resenha acho que vou gostar. Adoro finais que você fica pensando se gostou ou odiou (quase sempre acabo gostando haha)
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Então trate de ler logo! *-*
      Pega sim, e depois assiste os filmes de novo! hahaha

      Excluir
  4. Ainda não li a trilogia porque não tenho os livros ): só vi o primeiro filme e estou super curiosa para assistir o segundo, mas não sei quando irei! Amei a resenha e só me deixou mais curiosa para ler, mesmo que não tenha visto todos os detalhes, pulei a parte dos spoilers k, e não tem como não amar o Four, sério, sou apaixonada por ele! Também peguei spoiler do último livro, mesmo assim quero ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa! Fica de olho no sub, sempre tem promo! *-*
      Que triste o spoiler, ein? :////

      Excluir
  5. Oii. Eu sou fascinada por essa distopia e pelo mundo que a Veronica Roth criou *-*
    E o livro é bem assim mesmo, totalmente focado na política e na sociedade em que eles vivem, foi com o pensamento focado nessa temática que não me decepcionei com Convergente, como aconteceu com algumas pessoas...
    Amo demais essa trilogia e amanhã estarei no cinema para apreciar a adaptação *-*

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar com isso em mente também! hahaha
      Espero gostar. *-*

      Excluir
  6. Eu ainda não tive a chance de ler nenhum dos livros DIVERGENTE, por isso eu nào vou saber falar muito sobre a história e sinceramente só li suas considerações finais, porque eu quero muito ler essa série, mas não quero saber muito da história sabe? =x Mas mesmo assim eu confio em seu julgamento e sei que o livro deve ser muito bom. Espero gostar bastante, até porque vai ser umas das distopias que irei ter a oportunidade de conhecer =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-paredes-vivas.html

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dessa.
    Também prefiro quando vários personagens narram um livro, pois assim temos várias visões de um acontecimento. Fico feliz em saber que o livro é eletrizante, pois pretendo lê-lo em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não comecei a ler a trilogia, estava esperando ter todos os livros pra começar. Assisti ao primeiro filme e gostei bastante, então imagino que o livro deva ser muito melhor!!! Adorei saber que a série vai melhorando e se tornando eletrizante. Também peguei um baita spoiler da série... mas mesmo assim pretendo começar a ler esse mês.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa...
    Eu não tinha tanta vontade de ler os livros, mas depois de minha prima tanto falar, estou me rendendo a vontade de ler. Quem sabe em breve.
    Pelo jeito tem muita ação no livro. Espero resistir e não ver os filmes primeiros..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Quero ler os livros, mas ainda não tenho :c

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa!
    Acabei de ler Insurgente tem poucos dias, para poder ver o filme, e gostei muito! Acho até que mais do que o primeiro. Só que agora não tenho terceiro, e vamos combinar que o final do segundo é muito mais eletrizante. Preciso de Convergente para ontem!!!!

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, esse final é muito arrebatador! Só não iniciei logo o terceiro porque não queria terminar rápido a trilogia. :(

      Excluir
  12. Não li o livro ainda, mas só vejo comentários positivos sobre a trilogia, e lendo essa resenha só me deixa mais curiosa pra ler.
    Não costumo ler esse gênero de livro faz tempo, seria uma ótima opção pra voltar.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  13. Oi dessa!1
    Eu não consegui ler divergente, acredita? Não gostei da história, da escrita da autora, mas quando vi o filme, fiquei vidrada, apaixonada, amei mesmo!! Não vejo a hora de assistir Insurgente e até já coloquei a série toda na minha lista porque gosto de ver os filmes antes de ler os livros!!
    Você me deixou curiosa com o final agora T_T Tô sofrendo porque odeio ficar curiosa hahahaha
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Como assim? hahaha
      E vai tentar ler mesmo assim? :O

      Excluir
  14. Nunca li nenhum deles!!! mas quero ler! já vi o filme Divergente, só que fui burra de não ter lido o livro primeiro:( Então, perguntei para minhas amigas e elas disseram que se eu lesse o livro Divergente não teria muita diferença do filme e que ficaria chato e super sem graça... Logo, n sei se leio Insurgente ou se começo de Divergente.sei não , estou na dúvida...

    ¬¬'''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! Leia o primeiro, sim. Vale muito a pena, tem mais detalhes e tal...

      Excluir
  15. Oi!
    Li essa serie e "Insurgente" foi o livro que mais gostei, mas principalmente porque vai pro lado da aceitação e cada vez vemos a Tris mais diferente com certeza essa serie teve um dos finais mais surpreendentes que já li pois não estava esperando !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tris está muito mudada, não sei se gostei dela assim, vamos ver no último livro.

      Excluir
  16. Essa é uma das poucas ditopias que curti ler ( na verdade só ela e A Seleção). Achei bem interessante e gostei muito dos obstáculos que os personagens enfrentam, e o crescimento da Tris.

    ResponderExcluir