sexta-feira, 15 de julho de 2016

[Resenha] Tony & Susan

|
Autor: Austin Wright
Páginas: 334
Editora: Intrínseca
Há vinte e cinco anos, Susan Morrow deixou Edward Sheffield, seu primeiro marido. Certo dia, instalada confortavelmente na casa em que mora, com os filhos e o segundo marido, inesperadamente ela recebe, pelo correio, um embrulho que contém o manuscrito do primeiro romance escrito por Edward. Ele lhe pede que leia seu livro: Susan sempre foi sua melhor crítica, justifica. Tony e Susan, de Austin Wright, publicado originalmente nos Estados Unidos em 1993, ganha nova edição, dezoito anos depois de seu lançamento, por se tratar, segundo seus editores, da “mais impressionante obra de arte da ficção americana desde Revolutionary Road, de Richard Yeats”, publicado no Brasil como Foi apenas um sonho.Ao iniciar a leitura, Susan é arrastada para dentro da vida do personagem Tony Hastings, um professor de matemática que leva a família de carro para a casa de veraneio no Maine. Quando a vida comum e civilizada dos Hastings é desviada de seu curso de forma violenta e desastrosa, Susan se vê novamente às voltas com seu passado, obrigada a encarar a própria escuridão e a dar um nome para o medo que corrói seu futuro e que vai mudar sua vida.


Comprei Tony & Susan em uma promoção do Submarino por impulso, tanto que a obra ficou uns bons anos parada na estante. Finalmente peguei a obra para ler, obrigada book jar!, e eu ainda não sei o que pensar da leitura. Eu resolvi ler sem conferir novamente a sinopse, e acabei me surpreendendo com tudo o que eu encontrei no enredo. Um ponto que posso falar sem dúvida, é que a narrativa do autor é totalmente viciante. Eu gostei bastante de ter duas histórias no mesmo livro, foi algo que me envolveu como uma leitora assídua.

Susan é casada há 25 anos com Arnold, porém, antes disso, era casada com Edward, um escritor frustrado e deprimido. Anos depois, Susan recebe um manuscrito de seu livro, onde pede que ela leia e conte o que achou. É aí que inicia a segunda história da obra, e sinceramente, eu gostei muito mais dela do que da "real". A vida de Susan é bastante sem graça, e quando contava sobre sua vida, seu relacionamento com Edward e Arnold eu quase dormia. O que realmente me empolgou foi ler a história que Edward criou.

A única parte bacana quando era Susan quem narrava é que foi muito interessante ter sua visão como leitora, citando os pontos que gostou na trama do ex-marido, e qual seus sentimentos em relação ao enredo e personagens. Eu achei isso simplesmente genial, e me fez sentir próxima dela.

A obra de Edward se chama Animais noturnos, e conta a história de Tony, um professor que está viajando com a mulher e a filha. Quando resolvem continuar a viagem tarde da noite, sem parar em nenhum lugar para dormir, é que inicia o martírio desse personagem. Eles são alvo de homens com más intenções, que tiram seu carro da estrada. A mulher de Tony pede para ele não sair do carro, mas ele sai, e os acontecimentos que se sucedem fazem o leitor suar frio, imaginar coisas terríveis e sentir muito medo por Tony e sua família. 

Apesar de gostar muito mais da segunda história, eu achei algumas situações forçadas e sem sentido, e o final me decepcionou bastante. Porém, ela é apenas um pano de fundo para mostrar os sentimentos de uma mulher cheia de incertezas e questionamentos. Eu não recomendaria essa leitura para qualquer um, ela é um pouco lenta, e é preciso entender o que o autor quer transmitir. Provavelmente eu não entendi direito, já que fiquei na dúvida se gostei ou não, rsrs. Mas foi uma leitura agradável, pois eu realmente gostei de ter a visão da personagem sobre o enredo criado pelo ex-marido.

8 comentários:

  1. Oi, Andressa! Tudo bem?

    Hummmm não sei não... será que vale a pena ler?
    Prefiro ficar somente em sua resenha, pois pelo jeito deve ser aqueles livro densos.


    Beijos,
    Danny
    www.irmaoslivreiros.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Andressa, como vai
    Fiquei fascinada por essa obra, pela sinopse principalmente, fiquei bastante curiosa para saber o que tem escrito na obra para emocionar e trazer a tona o passado de Susan, parabéns pela resenha.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  3. Oie, nossa o enredo já não tinha me chamado a atenção e lendo sua resenha percebi que é um livro bem sem graça desses que são bons para nos fazer dormir. Rsrs.
    Fica para uma próxima dica. Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    O curioso é que comprei esse livro por R$5,00 na Bienal e até hoje não consegui ler. Essa é a primeira resenha que leio, salvo engano. Achei muito legal também, colocar a história do livro para o leitor acompanhar a medida que a personagem lia. Uma pena mesmo que te decepcionou. Também não sei o que pensar. Quando eu finalmente conseguir ler, eu venho te contar. Gostei muito da sua sinceridade, como sempre, a resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o livro mas tenho curiosidade pela história. Muitas vezes lemos um livro e não gostamos da leitura. Em outro momento, quando já temos uma outra visão de mundo e dos temas abordados, isso pode ser até revisto. Gostei da sua resenha e sinceridade. Sucesso, bjooo

    ResponderExcluir
  6. Que bom que li sua resenha Dessa, agora tenho certeza que nunca quero ler esse livro kkkkkk Nada nele me chamou a atenção, ter uma historia dentro da outra acho que é pior ainda pra mim. Enfim, nada me atraiu nesse livro mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Hey, tudo bem?
    Nossa, não conhecia o livro mas sei que ele está na lista daqueles que não quero ler. Não tinha desgostado da sinopse, nem adorado, mas depois da resenha acho que não vou arriscar não.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olha é uma tram criativa, sem duvidas e fiquei curiosa sim para conhecer, mesmo com os pontos negativos citados, ainda fiquei interessada pois é bem diferente dos livros tradicionais, e a história do personagem Tony já me interessou bastante. :)

    ResponderExcluir