quinta-feira, 28 de julho de 2016

[Resenha] Arena 13

|
Autor: Joseph Delaney
Páginas: 320
Editora: Bertrand Brasil
Série: Arena 13, 1
Leif tem uma única ambição: tornar-se o melhor lutador da famosa Arena 13. Lá, os espectadores apostam em qual lutador vai derramar sangue primeiro. E, em ajustes de contas, apostam em qual lutador vai morrer. Mas a região é aterrorizada por Hob, um ser maligno que se deleita torturando a população e exibe o seu poder devastador desafiando combatentes da Arena 13 a lutas até a morte quando bem entende. E isso é exatamente o que Leif quer, pois ele conhece bem os crimes de Hob. E, no cerne da sua ambição, arde o desejo de vingança. Leif procura revanche contra o monstro que destruiu a sua família. Mesmo que isso lhe custe a vida.


Eu conheço Joseph Delaney por conta de sua conhecida série As aventuras do caça-feitiços. Série essa que eu adoro, aliás. Quando soube sobre o lançamento Arena 13, e que seria uma distopia, fiquei muito empolgada e óbvio que eu necessitava conhecer a história. A trama lembra a época dos gladiadores, porém, com uma tecnologia totalmente avançada e diferente. Eu adorei os elementos que o autor inseriu na trama. Meu medo no início foi que a leitura acabasse sendo um pouco difícil de entender por conta de termos e regras, no entanto, já nas primeiras páginas é possível adentrar nesse mundo sangrento e entender bem o conceito de cada luta.

Arena 13 tem como personagem principal Leif, um garoto que tem um desejo fixo em sua mente: se tornar lutador da arena 13, uma das mais perigosas - e também mortal -, para conseguir se vingar um dia daquele que destruiu sua família: Hob, um ser monstruoso que aterroriza a população, e que parece ser quase impossível de matar. Leif então parte para a cidade ao encontro daquele que irá lhe ajudar a ser um verdadeiro lutador. Seu novo mentor, Tyron, é famoso e resolve acolher Leif. 

Eu não conseguiria nem explicar direito como funcionam as lutas e suas regras direito, mas o que eu mais gostei é que os lutadores são de duas posições: min, que luta atrás de um Lac e mag, que luta atrás de três. Lacs são praticamente robôs, e cada lutador precisa aprender a usá-los na arena com códigos para que o adversário não entenda suas intenções. É quase que uma dança, e com a narrativa esplendorosa do autor é possível imaginar cada cena.

Essa é uma trama que daria um ótimo filme. Sério. A história tem sua complexidade, mas consegue ter uma leitura fluída, pois há reviravoltas intensas e perigosas há todo momento. É incrível acompanhar um garoto tão jovem, porém, determinado. Leif parece ter muita facilidade em aprender.

Ao mesmo tempo que entendemos esse mundo de arenas, lacs e lutadores, acompanhamos o dia a dia de Leif, seu treinamento com o mentor e colegas, e sua amizade com a filha de Tyron: Kwin. Kwin é uma garota, e por isso não pode ser uma lutadora, porém, seu maior sonho é entrar em uma arena. Com uma personalidade forte e marcante ela mostra seu empoderamento dentro da trama. Eu gostei muito dela, ouso dizer que até mais que de Leif, e espero realmente que ela consiga se sobressair e realizar sua vontade.

Perto do final temos algumas revelações bastante importantes para a história, mas não as achei tão surpreendentes assim. Em todo caso, a leitura foi excelente e alcançou minhas expectativas. Eu estou ansiosa para que a continuação seja publicada. Sobre a edição: essa capa é muito linda! Recomendo!

13 comentários:

  1. Eu nunca havia visto nada sobre este livro e só esta semana é a terceira resena que leio dele, isto quer dizer que ele está em alta, hehe. Não é muito meu gênero favorito, mas ao que tudo indica é um ótimo livro. Que bom que alcançou suas expectativas né.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Eu não conhecia a escrita do autor até ler este livro, mas, assim como você, gostei bastante da história, achei bem original. Diferente de você, não gostei da Kwin *-* mas também espero que ela consiga realizar seus desejos, contanto que não precise pisar no Leif para isso...hehe'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, já li outras resenhas sobre esse livro e todos são elogiando esse livro e o enredo do livro parece ser bem interessante, me recordando Jogos Vorazes e Battle Royale, com esse ar distopico. Anotada a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem??
    Eu amo esse autor!!!! Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler esse livro que desde que oi lançado está nos meus desejados!!! Adorei a resenha!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa,
    Eu conhecia a capa do livro, mas ainda não tinha lido nada a respeito do livro. Fiquei bem curiosa por saber que se tratava de uma distopia que remete a época dos gladiadores, porém com tecnologias bem avançadas. A premissa de vingança em nome da família é sempre um prato cheio para bons livros. A leitura realmente parece ser muito boa e fluida, vou anotar a dica aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. De uma primeira olhada não pegaria para ler, mas lendo uma resenha como a sua eu cresci o olho qdo vi a palavra distopia kkkk gostei do que vc falou do livro e parece mesmo um otimo livro, acho que vou ler viu haha

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Confesso que o livro não tinha chamado nem um pingo de minha atenção, mas, assim como aconteceu com você, o fato de ser distopia muuuito me animou haha Distopia é um dos meus gêneros preferidos. Dica mais que anotada!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dessa!
    Já conhecia o autor de nome pela outra série dele que você citou, mas não me interessei pelo enredo. Não sabia desse seu novo lançamento, que inclusive parece ser bem mais ativo que sua outra série, mas apesar de ter batido até uma curiosidade por conhecer os personagens que você citou, minha pilha de leitura anda um pouco grande e preciso dar conta dela antes de assumir novas apostas literárias, mas valeu a dica, e espero que você venha a gostar ainda mais da continuação!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  9. Andressa, não sou de ler distopias, mas essa pegada de gladiadores me chamou muita atenção.
    Nunca li nada do autor, mas morro de curiosidade.
    Pelo que você falou daria um ótimo filme mesmo. Pena que você não achou as revelações tão surpreendentes assim.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Ainda não li nenhuma obra do autor, mas tenho visto várias resenhas interessantes acerca desse livro de sua autoria.
    Estou bastante curiosa para ler, pois gosto muito de aventura!
    A trama me chama bastante a atenção e meio que me lembra Jogos Vorazes.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia o livro e achei a história boa, mas não fiquei muito empolgada para conferir. Talvez por não estra na vibe de livros distópicos no momento rs' mas sua resenha está ótima e posso ver que o livro te agradou!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  12. Adoro As aventuras do caça-feitiços, mas fiquei com receio de iniciar essa série por causa do mundo sangrento... Hehe... A história tem sua complexidade mesmo, confesso que essa coisa de lacs e lutadores ainda não entrou na minha cabeça. Mas vou tentar me animar a ler um dia.

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa!
    Foi justamente de As aventuras do Caça Feitiços que conheci o Joseph, contudo não fiquei tão empolgada pra ler Arena. Gosto da escrita do autor, mas tem algo nesse enredo que não consegue me deixar empolgada pra ler, sabe? E, depois de ler sua resenha (a primeira a respeito dele que leio) tenho ainda mais certeza que não é pra mim, portanto deixarei passar por conta dessas lutas aí, sangue e cabeças rolando (ok, exagerei - hahahaha). Gosto de uma coisinha mais light.
    Mas parece ser um livro bom e, quem curte o gênero, com certeza vai gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir