quinta-feira, 7 de julho de 2016

[Resenha] Na estrada Jellicoe

|
Autora: Melina Marchetta
Páginas: 296
Editora: Seguinte
A pequena cidade de Jellicoe, na Austrália, vive uma guerra territorial travada entre três grupos: os estudantes do internato, os adolescentes da cidade e os alunos de uma escola militar que acampa na região uma vez por ano. Taylor é líder de um dos dormitórios do internato e foi escolhida para representar seus colegas nessa disputa.
Mas a garota não precisa apenas liderar negociações: ela vai ter que enfrentar seu passado misterioso e criar coragem para finalmente tentar compreender por que foi abandonada pela mãe na estrada Jellicoe quando era criança. Hannah, a única adulta em quem Taylor confia e que poderia ajudar, desaparece repentinamente e a pista sobre seu paradeiro é um manuscrito que narra a história de cinco crianças que viveram em Jellicoe dezoito anos atrás.


Na estrada Jellicoe foi uma leitura bem difícil de fazer, pois o início é muito confuso, e o leitor meio que não sabe qual o rumo que a história vai tomar. Porém, quando passamos por essas páginas iniciais e algumas revelações são mostradas... uau! É possível ver toda a beleza da trama, e até mesmo gostar da escrita quase poética da autora. Eu lembrava que havia solicitado o livro por conta da sinopse, mas quando iniciei a leitura não sabia de mais nada do enredo mas, mesmo assim, minhas expectativas estavam altas. Eu confesso que foi frustrante no início, mas ainda bem que é muito difícil eu abandonar uma leitura, pois essa foi muito mais do que eu esperava.

A narrativa é intercalada entre primeira e terceira pessoa, sendo que a parte da terceira pessoa é de um manuscrito, que conta a história de cinco amigos. É possível não se perder na leitura, mas algumas coisas que são contadas fazem pouco sentido no início, e não é culpa desse tipo de narrativa. Eu acredito que a autora fez dessa forma para que o leitor ficasse curioso, e realmente conseguiu, eu precisava muito entender o contexto, e só consegui largar a obra quando enfim terminei a leitura.

Lembro do amor. É do que preciso ficar me lembrando. É engraçado como esquecemos tudo, menos de sermos amados. Talvez seja por isso que os humanos achem tão difícil superar relacionamentos amorosos. Não é a tristeza que eles precisam superar, é o amor.

O enredo nos apresenta Taylor, uma garota que foi abandonada pela mãe na estrada Jellicoe. E ao mesmo tempo que o leitor tenta entender junto com Taylor o seu passado, há uma guerra territorial entre os Estudantes, Citadinos e Cadetes. Neste ano ela é a líder dos Estudantes, e precisa saber negociar com os inimigos. E foi aí que eu comecei a me confundir. É uma guerra de verdade? Pois como tem todo um drama como pano de fundo, eu achei estranho tomar esse rumo.

Eu queria poder falar mais sobre a história, mas poderia estragar a leitura de quem ainda não leu Na estrada Jellicoe. O que eu posso falar é que a trama é bem fofa, e toda carga dramática fornece ao leitor um misto de emoções. O que eu mais gostei também foi que os personagens secundários têm um papel muito importante no enredo todo. Presente e passado estão interligados, e no decorrer do livro percebemos quando tudo começa a fazer sentido.

A trama é bastante reflexiva e bonita. Fui cativada com o tempo, e acabou se tornando uma das melhores leituras do ano, com certeza! Taylor é uma personagem que passa e passou por muita coisa, então é admirável ver sua força. Há romance na história, e eu morri de amores e torci muito! A obra é muito fofa. Eu amei a forma como foi narrada, dando ao leitor resquícios de uma história passada que teve impacto no futuro. 

Se você procura uma obra voltada para o público jovem adulto, e que tenha conteúdo, Na estrada Jellicoe é a recomendada. E desculpe se a resenha ficou confusa, mas é assim que eu me senti lendo o livro, e vou ser bem sincera: não desistam da leitura, pois ela irá surpreendê-los.

5 comentários:

  1. Andressa, menina achei bem confusa a história.
    É guerra de verdade ou não?
    Que bom que apesar do começo você foi cativada e gostou.
    Até que deu uma certa curiosidade.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  2. Oi, confesso que fiquei bem confusa com a premissa do livro e não entendi qual é a proposta e qual é o foco do livro em si, mas fico feliz de saber que você gostou do livro e que ele te cativou a ponto de gostar tanto dele.
    Sua resenha me deixou curiosa para saber mais sobre a historia.
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, logo que lançaram Na Estrada Jellicoe,eu fiquei com muita vontade de lê-lo, apenas pela capa, e agora que li o enredo e sua resenha, fiquei com mais vontade ainda. Gosto de livros que a gente se perde no início e aos poucos vai montando a história. Com certeza darei uma chance para esse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa.

    Eu não conhecia este livro e lendo sua resenha deixou uma vontade de conferir a história inteira.Eu também sou difícil de abandonar uma leitura no inicio, porque as vezes o começo é lendo ou ruim mas depois a história melhora bastante. Dica anotada, quero muito conhecer está história.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, que leitura confusa, confesso que eu não leria, parece muito complexo e eu não tenho muita paciência, mas para quem gosta e não desiste de leituras vai valer a pena. Existe uma guerra? É real ou não?
    Xoxo

    ResponderExcluir