sábado, 30 de julho de 2016

[Resenha] Eu sem você

|
Autora: Kelly Rimmer
Páginas: 304
Editora: Arqueiro
Há um ano, conheci o amor da minha vida. Para duas pessoas que não acreditavam em amor à primeira vista, até que Lilah e eu chegamos bem perto de dizer que isso aconteceu conosco.
Eu tinha um bom emprego em uma agência de publicidade e não fazia outra coisa além de trabalhar. Era incapaz de tomar decisões sobre meu futuro e minha casa inacabada e não sabia aproveitar a vida. Até conhecer Lilah.
Lilah MacDonald era uma advogada ambientalista linda e decidida – e, para minha surpresa, detestava usar sapatos. Era uma pessoa tão maravilhosa que é até difícil descrevê-la.
Nosso relacionamento não poderia ser mais improvável, mas me transformou profundamente. Comecei a enxergar as coisas de outra forma e a redescobrir antigas paixões. Lilah me ensinou a viver outra vez e a aproveitar ao máximo tudo o que a vida tem a oferecer. Ela me proporcionou momentos incríveis, mas também manteve em segredo algo que partiu meu coração. Ainda assim, se há uma coisa que aprendi com Lilah é que o amor pode curar qualquer ferida. Meu nome é Callum Roberts e esta é a nossa história.


Segundo a capa do livro, “Se você é fã de JoJo Moyes, David Nicholls e Nicholas Sparks, então irá amar Eu sem você.”– Goodreads.

Mas eu como fã desses autores, discordo em parte dessa opinião. Sim, o livro contém muitos dos elementos também encontrados nos livros dos autores citados acima, e é justamente nesse lugar comum que pode se encontrar o empecilho para amar totalmente o livro – que conta uma estória de amor daquelas que todos querem viver, mas triste como todo bom romance –, e se você já leu esses autores antes, você provavelmente já conhece o enredo. Ou talvez o momento pouco romântico que estou vivendo atrapalhe a minha percepção o suficiente para não me apaixonar por esse enredo.

O livro é narrado pelo casal protagonista do romance, Callum e Lilah, em capítulos alternados, porém não com o objetivo de oferecer os dois pontos de vista dos mesmos acontecimentos e sim, cada capítulo dando continuação ao anterior. Os dois personagens se dedicam ao trabalho e não parecem ter muito tempo para romance, mas quando se cruzam em uma discussão boba na balsa de volta para o trabalho, é possível sentir que os dois têm muito a oferecer um ao outro. E apesar das diferenças no estilo de vida dos dois, bem como das dúvidas de Lilah quanto a deixar Callum fazer morada em seu coração, ele se entrega completamente e em muitos momentos, eu como leitora quis estar no lugar da Lilah e fazer escolhas diferentes, e deixar que ele fizesse suas próprias escolhas.

Só concordei em jantar com Callum porque fui pega de surpresa. Porra, eu poderia facilmente listar uma dúzia de motivos pelos quais agora não é uma boa hora para começar um relacionamento. Aquele olhar julgador que ele me lançou na balsa realmente me irritou e, quando vi, já tinha me encantado pela conversa no jantar.

Como a própria sinopse deixa claro, Lilah guarda um segredo tão doloroso, que lhe motiva a desfrutar a vida o mais plenamente possível, e ao mesmo tempo a desencoraja a buscar o amor. E achei interessante ter enxergado tão claramente em um romance os sentimentos do homem onde normalmente é retratado somente os sentimentos femininos. Certamente me afeiçoei muito mais a ele. Afinal de contas, quem não acha fofo um homem romântico?

Parecia obsceno chegar aos quase 40 anos sem nunca ter me sentido tão vivo quanto me sentira em um único fim de semana com ela e injusto que aqueles dias tenham passado tão rápido.

E apesar de na minha inocência, em não ter ligado os pontos de cara sobre os motivos de Lilah, discordo totalmente dela, pois mesmo tentando afastar os sentimentos dessa relação, ela sabe que o amor não nos dá escolha, e na minha opinião, temos que aproveitar cada momento. É provavelmente isso que faz um bom romance, o fato de o autor não nos oferecer aquilo que realmente queremos. Mas quero deixar claro que o livro tem sim potencial para apaixonar o leitor, contudo acredito que quanto menos experiência com o gênero romance e mais romântico for o leitor, mais fácil se torna a conexão.

7 comentários:

  1. oi flor, eu to querendo ler esse livro desde o lançamento, apesar de saber que é meio clichê e tal não consigo deixar de me sentir atraida pelo enredo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Depois que conheci a Lilah, quis desesperadamente viver como ela...haha' não consumindo alimentos ou utensílios de origem animal e etc, mas não dá *-* Eu gostei muito do livro, confesso que a autora despedaçou o meu coração...haha'eu cheguei a imaginar algumas coisas que poderiam ser o segredo da Lilah, mas me surpreendi... E chorei *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Pois é, realmente fazer esta ligação com autores já tão conceituados é beeem arriscado e pode mesmo resultar em decepção por parte do leitor, eu também não gosto muito disto. Quaaase solicitei este livro para a editora.... Ainda leria sem compromisso.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,
    Acho que começar a ler um livro de romance comparando a escrita com de autores já renomados do gênero impõe expectativas altas e que pena que esse livro não atendeu. Gostei do fato de ter o ponto de vista dos dois e ter os sentimentos masculinos expostos. Que bom que a leitura ainda tem potencial, de alguma forma pode ser uma leitura proveitosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiii Ana, como vai?
    Garota que livro é esse? Com toda certeza quero ler para ontem, a obra despertou tanto meu interesse em relação a todo esse drama e perda que traz no enredo, dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!
    Eu não me interessei muito por esse livro, não sou fã dos autores citados então já imaginei que não iria me atrair por esse também. Achei diferente o recurso de alternar quem narra mas dando continuidade um no outro, acho que nunca li um livro assim.
    Sempre acho legal conhecer os sentimentos do homem num romance também, sempre me afeiçoo mais.

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem???
    Gosto dos autores citados, mesmo romance não ser meu gênero favorito de vez em quando eu leio, mas não sei se gostaria desse livro, mas acho que vou acabar dando uma chance para ele e ler, para ver o que vou achar! Parabéns pela resenha!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir