terça-feira, 5 de julho de 2016

[Resenha] A falsa princesa

|
Autora: Eilis O'Neal
Páginas: 408
Editora: Farol Literário
Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre.

A falsa princesa surpreende por sua originalidade. Enquanto algumas histórias falam de garotas que se tornam princesas, nesta obra conhecemos uma princesa que descobre ser uma plebeia. Não se preocupem, isso não é spoiler, e mesmo assim, quando é revelado é impossível não se chocar ou sentir revolta com a situação toda. Sentimos muita pena da personagem, imagina você ser princesa, rica, com um futuro garantido, e de uma hora para outra perder isso? É uma situação terrível, mas não é só nisso que o livro nos prende a atenção. Há magia envolvida, além de intrigas e traições que deixam a leitura ainda mais envolvente.

Nalia, a princesa, certo dia descobre que o rei e a rainha não são seus pais. Ela não é a princesa. Por conta de uma profecia que dizia que a princesa não completaria dezesseis anos, os pais decidiram deixar a filha em um lugar seguro e pegar uma outra menina para seu lugar. Quando o tempo passa e eles percebem que nada de ruim aconteceu, resolvem trazer a verdadeira Nalia para o reino. Sinda, esse é o nome verdadeiro da falsa princesa, vê seu mundo desabar. E o mais revoltante é ver que seus "pais", que a criaram desde pequena como uma filha, a deixam de lado muito fácil. Eu fiquei muito irritada com isso, ainda mais por a garota não lutar por seus direitos e aceitar tudo numa boa. 

Eu li essa obra muito rápido, pois apesar de o início ser um pouco lento, quando a nova vida de Sinda (a falsa princesa Nalia) realmente começa as coisas ficam ainda mais empolgantes. Temos personagens cativantes na história, sendo o melhor amigo de Sinda um deles. Kieran é o sonho de qualquer garota, e muito mais o amigo que todas gostariam de ter. Leal, divertido, charmoso... Sinda achava que não era digna mais dessa amizade por não ser mais uma nobre, mas percebe que está enganada.

A falsa princesa mostra que há muito mais por trás da tal profecia e da princesa verdadeira que toma o lugar de Sinda. É uma leitura previsível em algumas partes, mas mesmo assim consegue prender a atenção do leitor. Eu simplesmente amei cada parte. É uma fantasia espetacular, e toda esse cenário medieval, misturado com magia, deixou a leitura ainda mais sensacional. 

Para quem não curte séries, esta obra é livro único, então não tem desculpa para não ler! E digo uma coisa: vocês não vão se arrepender. Como eu falei lá no primeiro parágrafo, a história é original, e muito bem escrita. A autora sabe envolver com sua narrativa. E a personagem mostra um amadurecimento gradual com o tempo por conta de todos os obstáculos que encontra no caminho, o que nos faz a admirar ainda mais. Leitura recomendada!

6 comentários:

  1. Já tem um bom tempo que eu li a Falsa princesa, me lembro que na época fique impressionada com o livro e como você revoltada pelas coisas que acontece com a personagem, como as pessoas que te criaram podem te descarta como um minimo objeto.


    http://www.coisasdemineira.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    A premissa do livro é mesmo bem original, nunca vi uma história onde a princesa se tornasse plebeia, é sempre o contrário, né? Eu não sou muuito fã de fantasia, mas gostei deste livro, principalmente por ser um tanto diferente, e, mesmo sendo previsível, parece trazer algumas surpresas.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa sua linda, tudo bem?
    Não acredito que eles fizeram isso com ela!!! Eles colocaram em risco a vida de uma menina para salvar a vida da filha. Como se a vida da princesa verdadeira valesse mais do que a dela. É por isso que depois não lhe trataram mais da mesma forma, pois nunca deram valor a vida dela. Estou revoltada, risos.... Mas é claro que estou louca para ler!!! Adorei sua resenha, adorei o livro!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu não conhecia o livro e como costumo julgar um livro pela capa, não compraria por achar que é erótico. Porém, eu amei a sinopse e a história. Apesar de você dizer que em algumas partes é previsível, eu achei diferente das outras histórias e como você disse, original. Pretendo ler em breve.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  5. Oi Dressa, sua resenha já me ganhou para o livro quando você afirma no início que a obra surpreende pela originalidade. Nossa que crueldade dos pais de criar Nalia como filha e do nada aos 16 anos a deixa de lado revelando algo tão sério como não ser sua filha verdadeira.
    Como amo fantasia e sou fissurada por narrativas, temas e cenários que me levam para a época medieval, certamente gostarei da leitura ainda que tenha algumas coisas previsíveis.
    Dica anotada. Valeu!

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem??
    Gostei da resenha, que bom que gostou do livro, eu sou suspeita para falar pois não leio livros de romance de época, mas vou tentar mudar isso kkk
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir