quarta-feira, 30 de março de 2016

[Resenha] Os primeiros anos

|
Autor: Alexandre Callari
Páginas: 336
Editora: Generale
Série: Apocalipse zumbi, 1
O caos reina no mundo. A civilização entrou em colapso. As comunicações, a energia elétrica e a vida em sociedade, como a conhecemos, praticamente se extinguiram. Nem toda nossa tecnologia foi capaz de nos proteger e evitar que dois terços da humanidade morressem. Os poucos que sobreviveram estão exaustos e tentam reunir o que ainda resta das suas forças e recursos para se manterem vivos. E, para piorar, eles não estão a sós. Dia e noite, são perseguidos pelos contaminados - sempre à espreita com seus olhos vermelhos, pele pálida, dentes podres e uma terrível sede de sangue e de carne humana. Nesse cenário de terror e desesperança, Manes luta desesperadamente para manter sua comunidade unida. Ela subsiste em uma construção cercada por paredes de concreto chamada Quartel. Porém, quando alguns de seus membros estão em apuros do lado de fora, sendo cruelmente caçados pelos contaminados, Manes parte para resgatá-los. A sua ausência e a chegada do enigmático Dujas abalam severamente o tênue equilíbrio interno do Quartel, colocando em risco a vida de todos.
O perigo e o medo tomarão conta deste, que é um dos poucos redutos em que homens e mulheres vivem em "segurança". Cheio de intrigas, mistério e horror, Apocalipse Zumbi é uma aventura de ficção eletrizante, com muitos elementos de realidade que mexerão com a mente e o coração dos leitores. Alexandre Callari oferece nesta obra o melhor do gênero zumbis e, ao mesmo tempo, cria um mundo à parte, que conta com suas próprias regras e lógica. Bem-vindo ao universo de Apocalipse Zumbi!

Apocalipse zumbi
, publicado pela Generale, é um livro nacional que tem como premissa o que o título já diz: um apocalipse zumbi. E se tem um tema que eu nunca vou cansar é esse. Posso ler trocentos livros que falem sobre zumbis e eu vou continuar amando. É claro que para quem lê muito sobre o mesmo tema as comparações acabam sendo inevitáveis, e ao ler esta obra foi impossível não lembrar de algumas histórias já conhecidas. Eu não vejo isso como algo negativo, eu sinceramente acho que chega uma hora que é impossível criar algo novo, porém, em Apocalipse zumbi é possível mesmo assim notar algo característico do autor, que deixou a obra com sua identidade própria. E bem, não estou aqui para fazer comparações, então vou falar o que eu mais gostei na leitura.

Primeiro de tudo, gente, os zumbis não são nada lerdos. A maioria dos enredos retrata esses seres dessa forma, e é o que mais me irrita quando algum idiota consegue ser morto/comido mesmo assim. Oi? Como assim o zumbi anda a 5km/h e faz grunhidos e você não consegue perceber ele chegando? NÃO! Na obra do Alexandre Callari os zumbis são bem rápidos, eles correm quase mais que um humano, e nada, absolutamente nada, os impede de continuar a perseguição. Agora sim é aceitável você morrer por um zumbi, ok?

Gostei bastante da narrativa, eu adoro quando os autores trazem flashbacks para a história, pois permite ao leitor entender melhor os acontecimentos atuais e conhecer os personagens. No livro não tem nada que informe que é um flashback, mas é bem fácil perceber quando acontece, e nem um pouco confuso. É tão fácil se envolver com a narrativa que não tem como perder essas mudanças. 

Outro ponto que eu gosto em leituras do tipo, e que teve em Apocalipse zumbi, é quando além de ter que enfrentar zumbis, há também um confronto entre os sobreviventes. É tão empolgante acompanhar as rivalidades e relacionamentos. Principalmente quando o autor consegue equilibrar bem essas duas partes. Em um apocalipse é notável que o comportamento humano muda. Pessoas más continuam, ou até mesmo ficam mais, más. Pessoas sem nenhuma habilidade acabam criando um bom extinto de sobrevivência. E é em casos assim que mostram que o mais importante é sobreviver. Não importa o que precisa ser feito para isso. 

Conflitos internos são o calcanhar de Aquiles de qualquer estrutura, e o que é melhor para causá-los do que uma mulher?

Manes é o líder do Quartel. Faz quatro anos desde que ocorreu o primeiro caso da 'doença' que se espalhou e matou bilhões de pessoas. Ele conseguiu durante todo esse tempo proteger e alimentar as pessoas que vivem lá. Certo dia, acontece um acidente com os batedores que foram buscar suprimentos, um deles sobreviveu: Espartano. É então que a desavença do grupo inicia, pois muitos discordam do líder, que quer buscar seu companheiro. Há muitos zumbis fora do Quartel, e abrir os portões pode colocar a vida de centenas de pessoas em risco, por causa de apenas uma. Manes é um homem teimoso, e mesmo assim parte nesse resgate, junto de outros seis batedores. O que ele deixa para trás são pessoas desconfiadas, com medo e insatisfeitas. Além de tudo, há um novato, que irá se mostrar alguém perigoso e traiçoeiro.

É simplesmente incrível acompanhar tanto o que acontece lá fora, no resgate de Espartano, quanto o que acontece dentro do Quartel. São muitas reviravoltas, e não há tempo para descansar. Tem sempre algo acontecendo e deixando o leitor fascinado e surpreso. Porém, teve algo que eu não gostei muito, e que na verdade eu não curto em qualquer obra: muitas descrições. Eu entendo que é necessário, mas não consigo mudar isso. Mesmo assim eu curti muito a leitura, e estou ansiosa para conferir o segundo livro. O Alexandre criou personagens extremamente marcantes, com defeitos e diferenças entre si, a história de cada um é contada, e assim é possível entender o que eles eram e o que se tornaram. Recomendo a leitura!

11 comentários:

  1. Olá Andressa,

    eu por acaso vi na saraiva ou submarino esse livro, mas não cliquei para saber mais e agora me vejo diante dessa obra no seu blog. Ao ler sua resenha uma coisa me incomodou, zumbis correrem quase mais que os humanos, não concordo com isso mas tudo bem, pois eu adoro livros que tragam apocalipse zumbi e isso é um detalhe. Gosto quando as obras trazem reviravoltas e esse livro é um que vai trazer, além disso como você mencionou o livro tem personagens marcantes, bem construídos, algo que considero importante. Vou pesquisar mais sobre o livro do Alexandre Callari. Bjuss.
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oieeee! Andressa, eu também adoro zumbis kkkkk e como vocÊ disse, fica difícil mesmo não fazer comparações com outras histórias. Claro que tem que ter um diferencial (deve ter né?), e nesse caso foi os zumbis maratonistas kkkkkk acho estranho eles correrem mais que os humanos, ou seja, sem chances pra quem não sabe atirar né? Tô super a fim de conferir essa série,e gostei de ler a tua resenha posistiva! Bjoss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa.

    Pode acreditar mais li apenas um livro de zumbi até o momento. Não é porque não gostei é por falta de oportunidade. Eu fiquei bem interessada neste livro e adicionei na minha lista de desejados. Ainda mais sabendo que a história tem uma narrativa de fácil envolvimento. Fiquei bem curiosa.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Andressa.
    Em primeiro lugar quero falar dessa capa, que maravilhosa, eu leria só por ela hehe. Mas adoro livros de zumbis. No momento estou acompanhando a série do Rodrigo de Oliveira, As crônicas dos mortos e estou adorando. Se com os zumbis lerdos, ainda morre tanta gente, imagine eles rápidos hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Saudades de você!!!
    Vou confessar: eu não gostava de zumbis, isso sem sequer ter lido um livro. Depois de tanta insistência me rendi e e hoje eu adoro. E você citou uma palavra que é o que me faz gostar tanto: a luta pela sobrevivência. Como eu sou fascinada pela natureza humana, adoro acompanhar os conflitos que surgem entre eles, as escolhas, os limites que eles ultrapassam. Parece ser mais um ótimo livro do gênero, não vejo a hora de ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Eu adoro suas resenhas, mas, infelizmente não curto esse universo de zumbis... Ok, pode rir de mim, pois sou muuuiito medrosa kkkk...
    Apesar de não ser muito o meu estilo tenho uns amigos que curtem horrores e com certeza vou indicar essa resenha pra eles.
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Livros de zumbis não são meus preferidos (sou medrosa), mas eu acabo sempre me aventurando por um e outro. Pelo o que percebi na sua resenha, esse livro acaba deixando um ar de 'isso pode acontecer a qualquer momento', e achei interessante os zumbis serem rápidos (eu tbm nunca entendi como as pessoas não conseguem fugir kkkk). Enfim, vou procurar mais sobre essa obra!

    Beijos e um maravilhoso fim de semana,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!!

    Eu não li nada do autor e nem pretendo por enquanto. Não gosto muito do estilo do livro e não tenho vontade de ler.

    Mas adorei saber que a obra foi bem escrita e é envolvente, isso é maravilhoso. Espero que seja assim durante toda a série.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Acho que vi algo desse livro em outro blog e que veio falando o mesmo, o que me deixou bastante interessada, a sua resenha veio pra somar e acredito que se um dia eu ler vou gostar tbm, e o fato das descrições será chato pra mim tbm, pq assim como vc tbm não gosto
    http://odiariodoleitor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nuuussa! Pense na minha alegria em chegar nos blogs e encontrar resenhas de livros nacionais! Isso tem aumentado , que bom que nossos autores conquistaram seu espaço. Ainda não li muita coisa sobre zumbis além de "Branca dos Mortos",mas tenho mó vontade , o livro parece bem supimpa e eu certamente leria. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oie Andressa!
    Vou ser sincero com você, não vejo muita graça em zumbis, mas fico feliz que tenha gostado do livro e que os zumbis sejam representados do forma "respeitosa" nesse livro, também acho ridículo ser morto por um ser lendo e qua faz tanto barulho quando está chegando.
    A humanidade é podre já dizia um amigo meu, o povo vê que ta tudo se acabando e ainda assim arranjam motivos para intrigas, não bastam os zumbis do lado de fora?
    A premissa do livro é até interessante, mas não sei se leria!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir