sexta-feira, 11 de março de 2016

[Resenha] Olhe pra mim

|
Autora: Adriana Chiovatto
Páginas: 156
Editora: Vermelho marinho
Tati é uma menina linda e inteligente, mas bastante tímida, quando se trata de garotos. Tudo parece perfeito em sua vida: tem pais legais, vai bem na escola e tem as duas melhores amigas do mundo: Mi e Dani, que a apoiam em tudo. Sua vida, porém, vira de cabeça pra baixo quando se apaixona por Rafa, o garoto mais bonito do colégio, pois, apesar de ser legal e gentil com todo mundo, Rafa parece nunca sequer olhar pra ela. As coisas só pioram quando os dois caem no mesmo grupo do trabalho de Artes. Agora, Tati precisa aprender a lidar com seus sentimentos enquanto trabalham juntos, tentando fazer de tudo para que o menino de seus sonhos olhe pra ela.

 Olhe pra mim é o livro de estreia da Adriana Chiovatto, e posso dizer sinceramente que ela começou muito bem! Que escrita cativante e que trama fofa, enquanto eu lia a obra me lembrava muito dos meus tempos de adolescente. Daquele amor inocente, dos olhares, da insegurança. A autora criou um enredo jovem, e que permite ao leitor vivenciar novamente essa época tão boa, em que tudo era mais simples. Aos leitores que ainda estão nesse idade, a leitura vai ser uma ótima forma de entender o mundo adolescente, amizades e... garotos! No entanto, acho que a trama mesmo se encaixa mais no período em que vivenciei isso do que atualmente, ultimamente as garotas estão mais maduras, e acho que nem todas têm ou vão ter essa experiência mais pura, em que apenas um olhar era a coisa mais maravilhosa do mundo.

Tati tem duas amigas incríveis que a conhecem muito bem, mas, tem algo que esconde delas: ela gosta muito do garoto que se mudou para o mesmo colégio que elas, o Rafa. Tati apenas não conta a verdade, pois sente que o garoto não gosta dela nem um pouco, já que ele parece ignorá-la. No entanto, nem isso permite que ela não morra de amores por ele. Sua chance de ficar mais próxima dele acontece quando há um trabalho em grupo e os dois acabam caindo no mesmo, isso seria ótimo, mas parece que ela é invisível para Rafa. Nesse meio tempo conhecemos um pouco suas amigas, e também a ex-amiga, uma garota falsa e intrometida.

Afinal, o menino nem olhava para ela quando estavam no mesmo grupo de amigos conversando e agora Tati suspeitava que Rafa não gostava mesmo dela. Não saberia o que dizer e tinha medo que ele a ignorasse porque isso a magoaria muito. 

Eu não posso falar muito da história, pois ela é bem curta, mas a premissa é essa: amores não correspondidos, amizades verdadeiras, e as boas e velhas intrigas entre adolescentes. Eu simplesmente amei as duas amigas de Tati, acho que elas combinam muito, mesmo com personalidades diferentes, na verdade, o certo é dizer que elas se complementam. Olhe pra mim me arrancou alguns suspiros como se fosse novamente uma menininha de quinze anos. Adriana consegue encantar o leitor com sua narrativa leve e fácil. 

A obra é muito fofa, e não apenas a história, o livro tem uma edição muito linda, que combinou perfeitamente com o enredo. Adorei também a combinação de cores e ilustrações. Foi uma leitura muito gracinha, recomendo bastante. E já quero ler outras obras da autora, pois ela tem uma escrita bastante envolvente e sabe criar personagens bastante reais e fáceis de se apegar.

10 comentários:

  1. Olá, Andressa.
    Achei a capa desse livro linda e a sinopse é muito fofa. Hoje em dia as coisas estão bem mudadas. Estava conversando com uma amiga e nossa como era diferente. A gente se apaixonava e a felicidade era pegar na mão, sentar junto na escola essas coisas. Hoje em dia está tudo tão avançado que até parece que estão pulando as fazes. Se der eu vou ler esse livro, porque adorei a sua dica.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Poxa, parece mais o tipo de livro que a minha irmã leria do que eu hahah Romances adolescentes não fazem muito meu tipo, mas a minhã irmã ~é~ adolescente, então né, rs.

    Abraço!
    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  3. Oiii!

    Eu não conhecia o livro e fiquei feliz por essa estreia da autora! Gosto desses enredos mais leves. São ótimos para uma ressaca literária né? hahaha, adoro!
    Gostei da sua resenha e da capa do livro! É uma graça!

    Vou procurar aqui <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que resenha fofa!!!
    Ah, que saudades dos meus 15 anos,cera tudo mais inocente. Fiquei mesmo curiosa com esse livro é a capa é lindaaaaa... Vou procurar .mais sobre ele.


    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas não curto muito romances adolescentes, sabe? Prefiro os que os personagens são um pouco mais velhos e têm aquele passado sombrio para lidar *-* Não fiquei muito curiosa para conhecer a história da Tati, mas fico feliz que você tenha gostado do livro :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oieee! Sabe qe eu tenho a mesma impressão que vc? Que na época em que eu era adolescente as coisas eram muito mais "adolescentes" do que hoje! kkkkk cê me entendeu né? Hoje as crianças já são adolescente, os adolescentes já são adultos. Eu acho que a leitura faria eu me sentir nostálgica, mas que eu gostaria de voltar ao passado, quando tudo era mais fácil, mais leve....Fiquei com vontade de saber mais sobre a história da Tati :)


    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que capa mais fofinha e lindinha *-*
    De vez em quando gosto de ler livros juvenis assim, que me fazem ter uma leitura leve, despretensiosa. Inclusive este me lembrou os livros da Vanessa Sueroz, parceira la do blog, que em seus livros sempre traz amores adolescentes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Só a capa me conquistou. Muito fofa e a cor também dá a impressão de ser um livro muito fofo. Só pela sinopse vemos que essas suposição se confirma e sim, fiquei bastante curiosa. Achei fofo e vou adicionar ao quero ler.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  9. Oi, Andressa!
    Enredo visivelmente clichê, mas para quem ama clichês como eu, é um motivo a mais para ler, haha <3 Bom saber que, apesar disso, o livro resguarda essa experiência mais pura do 'primeiro amor', é algo que eu costumo sentir falta nos romances de hoje, principalmente nos mais adolescentes. Tenho dezoito anos e não vivi realmente a época mais citada por você, mas é uma com a qual eu certamente me identifico e que, por saber de sua presença no livro, já fiquei interessada em ler.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Que fofa essa capa, as cores dão um toque delicado.
    Já amei o livro só por fazer a gente relembrar a adolescência, por mais que seja um período um tanto conturbado era tão bom, a leveza tomava conta de nossas vidas e aquele frio na barriga quando aquele garoto olhava pra gente rsrs, realmente a nova geração não deve saber o que é isso, essa inocência e descobertas, hoje elas descobrem tudo muito cedo.
    O livro alem de fofo parece ser uma leitura leve, gostosa e descontraída.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir