segunda-feira, 21 de março de 2016

[Resenha] Exodus

|
Autora: Julie Bertagna
Páginas: 343
Editora: Farol Literário
Trilogia: Exodus, 1
Uma Escolha Capaz de Mudar o Futuro. É 2100 e o mundo como conhecemos não existe mais. As cidades estão debaixo d’água e a civilização foi revertida a um estado primitivo. Em uma ilha isolada do norte, Mara, de apenas quinze anos, tem vontade de liderar seu povo em busca de um recomeço. Esta história comovente e poderosa leva à reflexão sobre a crise climática que enfrentamos hoje e as relações humanas levadas ao extremo.




Exodus é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome, e nela, a autora apresenta ao leitor uma distopia onde todos os anos de descaso com o planeta tiveram consequências. Eu não entendi como essa trilogia não fez tanto sucesso como tantas outras distopias, pois a trama é sensacional e a escrita da Julie fabulosa. Esse é o tipo de livro que tudo o que é descrito pode muito bem acontecer, o que só torna a leitura ainda mais incrível. Distopia é um dos meus gêneros favoritos, e confesso que até hoje não teve uma obra que eu desgostei, na verdade, está cada vez mais difícil escolher os queridinhos. Exodus com certeza entra no páreo.

O ano é 2100, e a mudança climática no mundo provocou enormes tempestades, fazendo o mar avançar nas cidades, restando poucos lugares habitáveis. Mara mora em uma ilha com os pais e mais alguns habitantes. No entanto, até mesmo esse pequeno pedaço de terra corre o risco de ser totalmente invadida pela água. Cada nova tempestade rouba um pouco mais de espaço dos moradores. Tain, um sábio idoso, dá um conselho à todos: procurar um novo lugar para morar. A princípio ninguém o dá ouvidos, até o dia em que uma forte chuva destrói a maioria das casas e mata pessoas. Mara é quem inicialmente luta por seguir o conselho de Tain, e é ela que "lidera" essa busca. Antes de o planeta ser tomado pela água, houve uma incrível criação: uma cidade acima do mar. Porém, para os moradores da ilha isso pode não passar de uma lenda, já que nunca mais tiveram notícias de que isso realmente funcionou. É uma dessas cidades que Mara tenta encontrar.

Ao finalmente encontrar a tal cidade, Mara entra em desespero ao ver que há muitos outros navios esperando para serem salvos, e que ninguém está muito afim de fazer isso. É lá, em meio a tempestades, fome e mortes que Mara inicia uma nova jornada com a ajuda de alguns amigos, esses sobreviventes vivem nos restos da cidade, no meio de doenças, e pobreza. É uma situação desoladora, mas Mara não pensa em desistir de salvar todos.

Mas e se o milagre que tanto esperamos não acontecer? Escutem. Precisamos começar a planejar o futuro. Temos que nos preocupar com o mundo que há além dessas ilhas.

A trama toda tem diversas reviravoltas, o que eu adoro em uma leitura, principalmente se for uma distopia. Mara é uma personagem que faz o leitor a admirar, com apenas quinze anos ela se mostra corajosa e altruísta. Mesmo que algumas decisões acabaram colocando todos em perigo, eu acho que é melhor do que não fazer nada. Exodus tem uma trama tão intensa e real que é fácil imaginar tudo o que é descrito pela autora. 

Eu simplesmente achei incrível a autora utilizar um tema tão palpável quanto este. É bastante óbvio que o jeito que levamos nosso planeta vai nos trazer várias consequências pouco favoráveis no futuro, algumas que já presenciamos ultimamente. Então achei bem importante este tipo de leitura, traz uma mensagem bem taxativa, mas acho que é o que todos precisamos. 

Amei a leitura do início ao fim, e o final deixou um bom gancho para a continuação. Estou bastante ansiosa para conferir o que vai se desenrolar para Mara e os amigos. Recomendo demais a trilogia, mesmo ainda não tendo a terminado, pois este primeiro livro já foi sensacional. A capa está muito bonita, uma pena as páginas serem brancas. Eu, particularmente, não curto, mas o tamanho da fonte compensou. Não deixem de conferir a história!

14 comentários:

  1. Adoro livros com estórias pós apocalípticas, acho sempre muito interessante. Eu não conhecia essa série ainda, mas curti muito a premissa dela.
    Espero que lancem uma edição melhor, pois páginas brancas é de matar mesmo, rs.

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Andressa, tudo bem?
    Menina, me surpreendi muito com este livro, diante da sua resenha. A capa me deixou desanimada realmente, e sem vontade de ler nenhuma. A sua resenha pode me esclarecer qual seria realmente o tema do livro, e posso dizer que fiquei bastante animada para realizar a leitura. É um tema que raramente leio, e quando leio me apaixono.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa,
    essa é a primeira vez que leio sobre esse livro. Interessante que diferente das outras distopias que tem como plano de fundo um governo opressor, a autora trabalha com questões climáticas, e como falaste com situações que podem acontecer. Realmente pela sua resenha esse é um livro que poderia ter tido mais atenção dos leitores, eu por exemplo, nunca tinha lido nada sobre em outros blogs literários. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, flor.
    Realmente, vi pouquíssimas divulgações sobre essa obra e, francamente, é a primeira resenha que leio a respeito. Gostei muito de todo o enredo! Acho até mais crível que estejamos caminhando para um fim assim, no qual o desequilíbrio da natureza nos leve (em parte) à extinção. Anotei a dica. Fiquei vidrada na sua resenha, espero fazer o mesmo com o livro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa!

    Eu mesma nunca tinha ouvido falar dessa história, e ela parece ser mesmo incrível! Se tem uma coisa que eu tenho medo de verdade é que as coisas aqui na Terra acabem assim... A gente nunca acha que vai acontecer até acontecer, né?

    O que eu mais gostei é que esse livro é diferente de todas as outras distopias que estamos acostumados a ler por aí, já que a crise que acontece vem das alterações climáticas, não de um governo autoritário e opressor.

    Seria interessante demais se esse livro fosse inserido em algum tipo de mensagem para conscientizar as pessoas, né?

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi!!!

    Realmente a autora foi perspicaz ao abordar um tema recente e que o homem consequentemente está destruindo, não importa o que aconteça o ser humano sabe das consequências e continua indo por esse caminho desastroso. O fato de você ter gostado de Mara e da mesma ser tão ousada é um ponto positivo e o mais engraçado é que mesmo com todos esses problemas narrados ainda se ver o egoísmo dos sujeitos, afinal, ter vários barcos e ninguém se mobiliza a agir. Trabalhar esses pontos fracos que temos é algo consciente, parece ser realmente um livro que valha a pena. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Andressa!
    Adorei essa capa, mas não sou muito fã de distopias! Acho difícil de imaginar as situações do livro e, por isso, não consigo fazer nenhuma leitura render! Por exemplo, uma cidade sobre o mar. Não consigo imaginar de forma alguma!
    Com relação ao alerta que o livro faz, concordo com você: acho importantíssima a premissa que o livro nos traz, de que devemos fazer alguma coisa para conter os futuros impactos no meio ambiente! Será que ainda vai ser possível a vida em 2100?
    Beijos!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Andressa. Também adoro distopias e raramente não gosto das que leio. ♥
    Achei a premissa deste livro incrível; e mais incrível ainda que eu nunca nem ouvi falar dele até esse momento. È triste que, as vezes, não tem tanta divulgação algumas obras.
    Gosto desse aspecto mais "real", com a possibilidade de realmente acontecer algo do gênero no futuro. Vou procurar por esse livro. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  9. Por ser uma série, ela já foi toda publicada aqui no Brasil, ou ainda está em andamento? Digo isto, pois adoraria ler todos os livros de uma vez, tem um tempo que estou de olho em Exodus, mas pensei que fosse um livro único. Gosto bastante de distopia e achei ótima a ideia da autora para este enredo e fiquei ainda mais interessada! Enfim, é um livro que vou ler com toda certeza, principalmente por conta dos pontos citados na resenha.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  10. Andressa, estou longe de ser adepta de uma distopia, mas acho que dessa eu iria gostar.
    Afinal, como você mesmo disse não é tão difícil imaginarmos essa história realmente acontecendo do jeito que anda o planeta.
    Leria com certeza.
    Dica anotada.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Amo distopias, e saber que essa é sensacional e a escrita da autora fabulosa me faz querer sair correndo para comprar o livro! rs... adoro histórias intensas e com muitas reviravoltas, e com certeza essa trilogia entrou para a minha lista. Pena que as páginas são brancas mesmo, mas pelo menos o tamanho da fonte compensa. Quero ler!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oieee! ADORO cenários pós apocalípticos! Mas confesso que me da um pouco de medo, porque como você mesma disse, nada que um dia não possa acontecer ne? To empacada num monte de séries no momento mas com certeza vou querer conferir exodus assim que tiver oportunidade! Bjsosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oieee! ADORO cenários pós apocalípticos! Mas confesso que me da um pouco de medo, porque como você mesma disse, nada que um dia não possa acontecer ne? To empacada num monte de séries no momento mas com certeza vou querer conferir exodus assim que tiver oportunidade! Bjsosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Andressa!
    Lembro de ter lido algumas resenhas dessa trilogia logo que os livros estavam sendo lançados, mas, nossa, eu não lembrava mais dela até ver sua resenha agora! Até tive certa vontade de lê-la na época, mas outras leituras me chamaram mais a atenção e acabaram passando na frente, mas por seus novos elogios à ela agora, por mais que distopia não seja muito um gênero literário que curto, penso em dar uma enfim chance à ela agora, quando surgir uma oportunidade. É realmente uma temática importante também de ser apresentada e discutida, diversas partes do mundo já se depararam com um pouco dos conflitos provocados por tamanho desleixo com a natureza, e por isso mesmo a leitura deve ser tão crível e próxima de nós, mesmo se passando em um ano tão distante.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir