quinta-feira, 10 de março de 2016

[Resenha] Enquanto Bela dormia

|
Autora: Elizabeth Blackwell
Páginas: 368
Editora: Arqueiro
Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.

Eu sou apaixonada por releituras dos contos de fadas, e mesmo Bela Adormecida não sendo a minha personagem favorita, eu fiquei extremamente empolgada para ler Enquanto Bela dormia. E, sinceramente, fazia tempo que eu não lia uma releitura tão perfeita! A autora construiu uma trama envolvente e, que apesar de ser inspirada no conto original, consegue ter sua identidade própria. Depois de fazer a leitura dessa obra vi Bela Adormecida com outros olhos. Eu já esperava gostar do livro, mas me surpreendi com o quanto ele realmente me agradou, Elizabeth Blackwell possui uma escrita marcante, mesmo as partes mais detalhadas não me entendiaram, e olha que eu odeio muitas descrições. O interessante é que não há toda aquela questão puramente mágica do desenvolvimento original, a autora nos traz situações mais reais, mas que levam a um mesmo destino. 

A história é narrada por Elise, uma personagem que tem papel fundamental na trama toda. Tudo começa com sua bisneta interessada em alguns objetos que encontra entre os pertences da bisavó, e essa decide então contar sua própria história. Elise perdeu a mãe e alguns irmãos para a varíola, ela mesma pegou a doença mas acabou se curando, sem a presença da mãe, resolve abandonar o padrasto e o irmão, e parte em busca de seu sonho: trabalhar no castelo assim como sua mãe um dia trabalhou. E ela realmente consegue. Seu trabalho é bem reconhecido, e quando menos espera, consegue ficar ainda mais próxima da rainha Lenore. 

A maioria via aquelas muralhas como proteção contra o perigo, mas eu havia reconhecido, em algum lugar nas profundezas de minha alma, que nem todas as ameaças vinham de fora.

Assim como no conto original, Lenore tem dificuldade para engravidar, porém, quem a ajuda não são fadas, e sim, Millicent, a tia do rei, uma senhora amarga e que provará que suas ameaças devem ser levadas a sério, fazendo todo o reino viver com medo. O rei e a rainha criam Rosa, sua adorada filha, sempre com cuidados extremos. Sua prisão acaba sendo esta, viver no castelo, sem nunca poder sair com liberdade.

Não posso falar muito mais da história, mas é incrível o quanto a autora consegue juntar elementos do conto original com algo mais contemporâneo. A obra é desenvolvida de forma bastante cativante, e mesmo quem já leu A Bela Adormecida poderá se surpreender com as reviravoltas presentes no enredo. Eu achei a leitura maravilhosa e muito fluída. O livro não é focado em Rosa, o que eu adorei, pois assim podemos conhecer melhor Elise, sua vida e em que suas ações ajudaram no futuro do reino. Eu apenas a odiei um pouco por sempre colocar a rainha e filha sempre na frente de outras decisões. Eu entendi seu amor por aquela vida e pessoas, mas quando ela teve a chance de ser feliz não a agarrou.

Enquanto Bela dormia foi uma daquelas leituras que eu não conseguia desgrudar! É incrível a leveza com que Elizabeth narra a história, e como eu disse, todos os elementos criados por ela deixaram a trama ainda mais incrível. Adorei a releitura e a recomendo para todos! Eu queria muito que a autora escrevesse uma releitura de Bela, de A Bela e a Fera, que é uma das personagens que eu mais gosto! ♥

14 comentários:

  1. Sua resenha está muito instigante. Também adoro essas releituras. Já vai pra minha lista no skoob.

    ResponderExcluir
  2. Oie.
    Também adoro releituras, acho que elas dão um charme a mais na história.
    O fato da autora juntas a história rela com algo mais contemporâneo deixa a história muito boa de ler.
    Espero ter oportunidade em breve.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Esses livros de releitura são ótimos, eu já vi resenha sobre o livro, mas nenhuma comparada com a sua. Agora deu vontade de ler demais, nem que seja por e-book. E indico para você Saga Encantadas, você vai gostar.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Também curto muito releituras, principalmente quando elas aparecem com um ar mais crítico (que ainda não sei se é o caso dessa), mas, de qualquer forma, eu tenho visto resenhas muito positivas sobre ela! Talvez eu leia também. :)

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    adoro releituras, acho que enriquecem a história. Confesso que não conhecia essa obra, mas fiquei interessado, vai para os desejados no skoob. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie
    a sua resenha é uma das mais positivas que li e com certeza estou muito curiosa pela leitura, gosto bastante de readaptações e adorei o enredo dessa, que bom que indica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também adoro contos de fadas e acho que essa releitura deve ser bem interessante.

    pegueumaxicarablog.com

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei do enredo do livro e do foco narrativo, achei criativo e instigante. Também fiquei curiosa para saber como seria uma releitura de Bela, de A Bela e a Fera.

    ResponderExcluir
  9. Venho acompanhando diversas resenhas sobre essa obra e cada vez aumenta minha vontade de ler. A Capa é incrível!

    Beijokas da Quel ¬¬}Literaleitura

    ResponderExcluir
  10. Andressa, também amo releituras e a Bela é a minha preferida, mas mesmo assim também quis ler essa história (porém ainda não rolou).
    Gostei desse outro ângulo da história colocando certa contemporaneidade.
    Espero ler em breve.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Também fiquei bem empolgada pois adoro releituras e ao contrário de você a Bela adormecida é minha favorita, mas meio que que decepcionei, comecei ler com expectativas altas e não consegui me apegar aos personagens e apesar de ter gostado da história isso foi decepcionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu Andressa!
    Eu também fiquei encantada com essa história. Como você eu também amo releituras, mas essa ainda tem o diferencial de trazer a história para o real, para perto de nós. Me identifiquei muito.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Que ponto de vista mais criativooo <3 Também sou apaixonada por versões dos contos classicos <3 Com certeza vou ler. :3

    ResponderExcluir
  14. A primeira releitura de conto de fada que eu li foi Mistério de Feiurinha, e lembro que eu achei a ideia genial! Mas hoje em dia procuro outro tipo de coisa. Mesmo assim, essa daí me deixa bem curiosa. Qualquer dia desses eu leio. :)

    ResponderExcluir