terça-feira, 8 de março de 2016

[Resenha] Branca de Neve

|
Autor: Alexandre Callari
Páginas: 224
Editora: Generale
Entre os diversos autores presentes na publicação organizada por Alexandre Callari estão, os irmãos Grimm, o aristocrata Giambattista Basile, os folcloristas Joseph Jacobs, Laura Gonzenbach, Thomas Frederick Crane e Ernst Ludwig Rochholz, o romancista Alexandre Pushkin, além de um conto do próprio Alexandre Callari, que deu via a sua própria Branca de Neve, recontando a história da bela de uma maneira peculiar.As histórias de cada autor se passam nas mais variadas regiões europeias e abordam diversos temas bem atuais e humanos como a inveja, ciúme, traição e mentira, algumas com uma pitada de romance, terror, suspense e até mesmo tragédia. Todos os contos presentes no livro vêm com um comentário e análises que visam o entendimento dos elementos que compõem suas origens, já que as narrativas contém um pouco do folclore de diversos países como a Itália, Alemanha, Suíça, Escócia, Rússia, entre outros locais. Além de incorporar sua própria história sobre a Branca de Neve, Alexandre Callari também comenta sobre as variações da história e da própria personagem ao longo de cada conto e cada versão, analisando também os filmes com a personagem, desde o primeiro lançado em 1902 até os que estão prestes a serem lançados.

Branca de Neve é um dos primeiros livros em parceria com a Generale que eu recebi, e não podia ter iniciado de forma melhor! Eu sempre tive vontade de ler os contos dos irmãos Grimm por saber que eles eram muito mais sombrios. No entanto, o que eu não sabia, é que esse conto é muito mais antigo e foi escrito inicialmente por Giambattista Basile, em 1634, com o nome de A jovem escrava. Ok, a adaptação da Disney é muito fofa e incrível, mas, depois de ler essa obra e ver outras versões de Branca de Neve é impossível ver a história da personagem com os mesmos olhos. O que eu mais gostei no livro foi que ele tem esse apanhado de versões, e de países diferentes, que conseguem manter a essência da trama e dar um toque original ao mesmo tempo.


Dividido em três partes, a obra inicia com os contos, a segunda com os filmes, peças de teatro e quadrinhos que surgiram ao longos dos anos, e a última agracia o leitor com uma versão escrita por Alexandre Callari, e não é querer ser puxa saco, mas foi uma das melhores que eu li. O autor não deixou a história superficial e nem boba demais, trouxe uma escrita mais adulta, com mais detalhes, e muito bem desenvolvida. Eu realmente amei essa parte do livro.

Branca de Neve não é a minha princesa favorita, mas confesso que eu amei saber um pouco mais de como surgiu o conto e como cada cultura retratou sua história. Porém, percebemos que todas as releituras nos mostram uma madrasta invejosa e maligna, o que não tirou nem um pouco a essência do enredo original. Tem até mesmo um conto em forma de poema, e anões que não são anões, rs. É uma grande variedade de elementos, e isso proporcionou uma experiência única.
Branca de Neve nunca sai de moda. Na verdade, contos de fada nunca saem de moda, e atingem todas as pessoas, independente da época, idade ou classe social.

Branca de Neve é um livro incrível, bem organizado e com uma edição muito bela. Eu adorei poder ter a oportunidade de fazer a leitura, que aliás, é bastante fluída e envolvente. Pode parecer cansativo ir de um conto para outro da mesma trama, mas não é, a curiosidade em saber como será a próxima história é maior.


Outro ponto que eu gostei muito na obra foi a parte dos filmes, há várias adaptações citadas que eu nem conhecia, e claro, tem sobre as mais atuais. Eu queria muito que a editora lançasse mais livros iguais a esse de outros personagens conhecidos dos contos de fadas, eu ia amar! ♥ Recomendo a leitura!

8 comentários:

  1. Oii, eu li este livro quando era parceira da editora também, tem uns 3 anos já, lembro de algumas coisas dele, mas o que mais me marcou foi o fato de eu perceber que não sabia quase nada sobre a Branca de Neve, bem como você disse, o que nos foi passado nem de longe lembra o que a Disney nos apresentou, a começar pelo seu real criador. E olha, 1634 é tempo pra caramba né. A diagramação é mesmo incrível!!!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oieeee!!!! Esse foi o melhor post que li nos últimos diasss <3 Branca de neve sempre foi o meu conto de fadas preferido! Na verdade, embora eu adore a branca de neve, todo o meu amoré da madrasta, assumo (eu e meu vilanismo)! Agora te pergunto: Onde diabos eu estava que não conhecia esse livro? Com licença que estou indo comprar o meu exatamente agora, preciso!!!

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sou mega fã de contos de fadas também!!!

    Não conhecia essa edição, mas fiquei interessada. Essas histórias, por serem de tradição oral, têm muitas versões de vários lugares e épocas e é muito bom conhecê-las.


    Bjs,


    http://www.tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
  4. Adoro contos de fadas, e adoro mais ainda quando reescrevem eles! rs
    Eu não conhecia esse livro, quero ler. :)

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, já tinha visto a capa desse livro mas na verdade não fazia ideia do que se tratava. lendo sua resenha e agora que sei que é um livro que reunis várias releituras do mesmo conto fiquei curiosa para conhecer as diversas versões. Parece não ser um livro cansativo justamente pelo que vc disse, deve dar curiosidade de saber como a próxima história irá se desenvolver. Vou procurar para comprar bjo!

    ResponderExcluir
  6. Oi oi Andressa, tudo jóia?
    Sabe, eu nunca fui muito ligada nesses contos classicos, mas ultimamente tenho adorado ler os originais, li recentemente aquela versão da Branca de Neve ilustrada, achei a coisa mais linda todo o trabalho, e principalmente por ser com o verdadeiro conto dos irmãos Grimm, que eu não conhecia, agora estou em busca de outros titulos *-*
    Achei bem interessante esse livro, juntas vaaaarias adaptações do mesmo conto deve ter sido incrível né! Com certeza uma obra que os adorados da Branca não podem deixar de ler e ter nas suas estantes!
    Muito maravilhosa essa capa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andressa!
    A ideia de fazer esse compilado de obras e segmentos diversos sobre o conto em específico foi ótima mesmo! Por mais que eu realmente não resenha curiosidade em ler as versões originais e mais sombrias, mas para quem curte, como você, deve ter sido uma leitura muito gostosa e com boas descobertas a serem feitas sobre as diferentes retratações do conto. Bom também que não se resume apenas às obras literárias, mas a filmes também. Nesse estilo, seria mesmo interessante a editora investir em livros sobre os demais contos; quem sabe eu não me interessaria por outras histórias em particular, nesse caso? Mas, enfim, ótima resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá, Andressa!
    Adorei o seu post e fiquei bem curiosa pelas indicações de filmes!
    A capa é linda, com essa maçã mordida, então, adorei!
    Gostei também do anão fofinho que colocou no post.
    Adoro as histórias de princesas e pela Branca de Neve tenho um carinho especial, então, vou procurar o livro.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir