sexta-feira, 4 de março de 2016

[Resenha] Dores & Amores

|
Autora: Claudia Tajes
Páginas: 160
Editora: ASA Editores
A vida é feita de encontros, traições e enganos. Claudia Tajes especializou-se na vida para falas de pessoas que procuram a felicidade no amor, de pessoas que procuram o amor na felicidade e de pessoas que não procuram nada e acabam por encontrar tudo. O mesmo acontece com Julia e Jonas, que começam uma relação como numa comédia de enganos. O leitor é um verdadeiro “voyeur” nesta história em que tudo parece dar errado e cujos episódios são contados pelo olhar de Julia e pelo ponto de vista de Jonas. Para descobrir que, afinal, os dois têm mais em comum do que aquilo que pensam. Divertido e inteligente, Dores & amores lê-se de um só fôlego. Uma comédia que vai ajudar a compreender melhor os homens e as mulheres.

Apesar de me divertir muito com as estórias da autora Claudia Tajes, seus livros não estão em minha lista gigante de desejados, mas sempre que eu topo com uma das obras da autora eu acabo comprando. Esse livro é um exemplo, fiquei tão feliz de ter pago baratinho nele, que só percebi que a editora era portuguesa quando comecei a ler e identifiquei algumas palavras diferentes do nosso português, como casa de banho, por exemplo. Mas certamente foi uma leitura bem tranquila nesse sentido e eu ri o tempo todo.

Como cita a sinopse, o livro vai nos contar a estória de Julia e Jonas, que poderia ter sido uma bela estória de amor logo de cara, mas não seria tão engraçada e dramática ao mesmo tempo se Julia tivesse avisado Jonas no primeiro encontro que tinha extraído um dente naquele mesmo dia, quando ele pediu que ela fizesse sexo oral nele. E sim, esse pequeno detalhe deu muito pano pra manga. 

O Jonas não era alto, nem forte, nem bronzeado, exactamente o meu tipo. Educado, falava baixo e dizia coisas divertidas. Lembrei-me dos meus tempos de escola, quando eu gostava sempre dos rapazes mais engraçados.

Jonas e Julia são muito amigos, mas apenas por telefone e depois de muita insistência de Julia, eles decidem se encontrar pessoalmente. Devido ao fim de um relacionamento anterior de Jonas, que durou oito anos e o péssimo sexo oral de Julia, Jonas decide viajar e ter aventuras sexuais na Europa com uma lista de telefones de mulheres que seu vizinho pegador e muito bem relacionado lhe deu. Com Jonas temporariamente fora da jogada, Julia segue em frente e também vive novas experiências. 

O que me levou a convidar Neto para este jantar foi a sinceridade com que ele parecia dizer bem de mim, com uma média de um elogio a cada trinta segundos. E eu acreditava em cada palavra. Um escritor de histórias infantis não conseguiria simular tanto.

Uma caracteristica sempre presente nos livros da autora é fazer o drama e a insegurança dos personagens serem engraçados e esse é um bom exemplo, porque sim, é cômico, mas se você olhar de perto é triste também. A autora expõe com maestria as vulnerabilidades, principalmente femininas dos seus protagonista. 

Eu li todo ele em um dia na praia, e foi a escolha perfeita para um domingo de sol. Meu voto final é sim, vale muito a pena a leitura, esse livro é certeza de muita reflexão e risadas. Tudo ao mesmo tempo.

14 comentários:

  1. Oi Ana.

    Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da autora. Pela sua resenha a trama do livro parece ser bem agradavel e deixarei na lista de desejados, caso apareça uma oportunidade eu vou ler.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro estes livros que você lê em um dia e se sente satisfeita. Eu confesso que passaria reto porcele também e é por isso que curto tanto estas indicações de blogs! Agora ficarei de olho nessa obra, olha que bacana hahahaha

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. Oieee! Eu achei sua resenha muito Boa, super descontraída. Acho que esse livro realmente deve ser engraçado. Com relação ao fato da editora ser portuguesa, tb já caí nessa mas a gente acaba vendo que nem é tão diferente ne? Bjossss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oieee! Eu achei sua resenha muito Boa, super descontraída. Acho que esse livro realmente deve ser engraçado. Com relação ao fato da editora ser portuguesa, tb já caí nessa mas a gente acaba vendo que nem é tão diferente ne? Bjossss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hummm, Claudia Tajes sendo publicada em Portugal? Que orgulho da minha conterrânea!
    Já li alguns livros de crônicas dela e gostei, além de acompanhar sua coluna no principal jornal aqui do Sul. Ela possui ótimas ideias e não tem medo de expô-las.
    Ainda não li nenhum romance escrito por ela, só as crônicas mesmo. Tenho curiosidade e imagino que eu vá gostar. Que loucura este primeiro encontro de Julia e Jonas hein, já estou rindo aqui. Aliás, adoro livros engraçados, mesmo em meio ao drama.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conheço a autora, ainda, mas achei a história interessante. Foge do comum e essas leituras mais cômicas "de uma sentada só" são muito boas para alegrar o dia da gente, né? Valeu pela dica!


    Bjs,


    http://www.tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Que fofura de capa! Nitido que é um livro para se assistir durante uma tarde, seja de sol ou chuva! O enredo parece ser bem fofo e muito bem trabalhado, o que eu amei. A dica já está anotadinha para ler em breve :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Gostei da forma que a autora escreve e aborda a história, um pouco de comédia é sempre bem vindo né.
    Já coloquei o livro para uma futura leitura, gostei muito da sua resenha.
    Abraços
    pontoparaler.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, nunca li nada da autora e também não conheço esse livro. Apesar de ser um livro divertido, me pareceu bem mediado. Vou deixar passar, haha. Mas que bom que você gostou!

    Erica Regina
    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ana!
    Adorei a sua resenha! Só de ler, já dei alguns sorrisos e fiquei curiosa para a leitura do livro.
    Existem mesmo diferenças entre as palavras e expressões portuguesas e isso pode atrapalhar um pouco a leitura, mas eu até que gosto, pois procuro o que significa aqui no Brasil, o que o personagem quis dizer e gosto muito disso.
    Adoro quando o autor explora o drama com humor!
    Valeu a dica!

    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Digo e repito: ainda bem que leio resenhas se não passaria batida por livros assim haha achei interessante a premissa, parece ser bem divertida a história. Mas sério, pagar o um boquete pro cara (sim, eu falo bem esdruxulamente mesmo) no dia em que arrancou o dente? Não da né, marca outro dia hahaha

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana!
    Não conhecia a história, mas gostei dessa pitada de humor sobre as personalidades dos personagens, isso dá uma leveza maior na carga dramática.
    Vou anotar a indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ooi. De imediato achei a capa bem feinha mas essa história do sexo oral me fez rir somente ao ler sua resenha. Achei a premissa interessante e me parece ser um livro divertido. Ando precisando de algo que me faça ler em apenas um dia, pois ultimamente só ando me empacando nas leituras.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  14. Terminei a leitura da resenha, somente com um pensamente, que história diferente! Sério, fiquei até rindo aqui imaginando imaginando algumas cenas do livro! Pelo que notei, Dores e Amores é uma leitura que além de divertida, será envolvente, uma leitura rapida, que conquista e por isso me encantou. Mesmo sendo um livro português, eu arriscaria, pois gostei mesmo da história pela sua resenha!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir