sábado, 5 de março de 2016

[Resenha] Amy & Matthew

|
Autora: Cammie McGovern
Páginas: 336
Editora: Galera Record
Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos.Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa.À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou.E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.

Fazia um bom tempo que eu não lia nada no Kindle, então no início do mês resolvi carregá-lo e dar uma olhada no tal do Kindle Unlimited, estou testando o primeiro mês de graça, e gente, não é que tem livros ótimos por lá? Não tem obras de muitas editoras ainda, mas eu vi vários livros do Grupo Editorial Record que eu quero ler, por isso fiquei encantada com o serviço, e certamente irei continuar com ele. Amy & Matthew era uma leitura que eu queria muito fazer, e foi a primeira do Kindle Unlimited. Sinceramente, eu não lembrava de quase nada da trama, li resenhas há muito tempo atrás e apenas o que eu lembrava era que tinha sido bem elogiada. Então, peguei a obra para ler, totalmente no escuro, e me surpreendi demais! Que história linda, ainda estou em dúvida do que pensar de tudo, mas o que eu posso deixar claro é que Cammie nos mostra um lado totalmente surpreendente de alguém com deficiência. 

Amy tem uma doença que compromete a fala, e na maioria das vezes deixa algumas partes do corpo paralisadas, com a ajuda de um andador, e muitos anos mais tarde, um aparelho que fala por ela, Amy consegue ficar um pouco mais presente no meio escolar. Mas, para melhorar essa experiência, ela pede a mãe que troque os acompanhantes adultos por adolescentes que estudam na mesma escola. Assim, a mãe faz uma elaborada entrevista com cada um, para ver quem se encaixa e serve para o serviço. Matthew está entre os ajudantes, desde que ele se mostrou alguém que não a via como uma pessoa frágil, Amy tem muita vontade de se aproximar dele, e assim, surge uma oportunidade.

Matthew também tem sua dose de "problemas", ele tem TOC - muito severo - e isso o impede de ter uma vida social normal. Ele vê em Amy alguém que passa por qualquer obstáculo sem esmorecer, e além de tudo, uma amiga que o ajudará a entender sua doença. A amizade dos dois é algo lindo de se ver, Matthew trata Amy com respeito, como se sua doença não a impedisse de ser alguém normal, o que realmente não impede. Ela tem anseios e dúvidas como qualquer adolescente, assim como faz escolhas erradas...

Mas concluí que é possível amar alguém por razões inteiramente altruístas, por todas as suas falhas e fraquezas, e ainda assim não ter esse amor correspondido. É triste, talvez, mas não trágico, a menos que você fique buscando seus afetos esquivos para sempre.

Eu sinceramente não vejo essa história como uma história de amor, acho que o livro ultrapassa isso, e proporciona ao leitor algo para refletir e tentar entender. A obra é muito dramática, com grandes reviravoltas - eu realmente não esperava o desenvolvimento daquela forma -, com personagens cativantes e bem estruturados. A mãe de Amy vai irritar qualquer leitor, pois ela tenta compensar a doença da filha a fazendo ser melhor em tudo, muitas vezes pressionando-a. É claro que ela precisa ser tratada como uma adolescente normal que pode fazer o que quiser, porém, vemos que essa fixação da mãe é algo que vai além, o que me irritou profundamente. 

Eu gostei muito de Amy, ela pode falar através de um aparelho, mas percebemos que seus pensamentos são rápidos, e é muito inteligente e decidida. Muitas vezes eu esquecia que Amy tinha uma doença. E também o que mais me encantou em sua personalidade foi que ela faz questão de tomar suas próprias decisões, não deixando a mãe controlar totalmente sua vida. Ok, algumas dessas decisões mudaram completamente sua vida, mas acho que elas só a deixaram mais madura para encarar o mundo real. Matthew não me cativou completamente, achei o personagem bem ok, é claro que é triste acompanhar sua compulsão por limpeza e números, mas quem brilhou mesmo foi Amy.

Amy & Matthew foi uma leitura rápida e emocionante, como eu disse, não esperava aquele desfecho, a autora me pegou completamente desprevenida, eu realmente esperava uma história de amor bobinha e previsível entre dois adolescentes, mas me enganei. Recomendo demais a obra, é aquele tipo de livro que te fará analisar tudo ao seu redor e agradecer a vida que tem.

A capa está muito fofinha, eu adorei a combinação de cores, infelizmente não posso falar de como é por dentro, já que li o e-book, mas vi as pessoas comentando que as folhas são amareladas, então... <3

10 comentários:

  1. Oiee ^^
    Também li algumas resenhas desse livro, mas quase não me lembrava do que ele se tratava. Parece ser uma história tão liinda ♥ Adoro histórias dramáticas e com reviravoltas, e adoro ainda mais livros que fazem a gente refletir e nos trazem uma realidade um pouco diferente da que vivemos. Estou curiosa para ver esse desfecho *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Andressa.
    Queria muito ter esse recurso da Amazon, mas como não tenho cartão de crédito não tenho acesso a ele. Muito injusto isso hehe. Eu li esse livro e gostei bastante. Me deu pena de ver o que o Matthew passava e a Amy é um amor. Acho que eu e muita gente no lugar dela teria desistido de tudo, mas ela vai em frente e consegue.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Li alguma coisa desse livro, mas não lembro bem. Gostei da tua resenha, fiquei curiosa pela leitura. Dica anotada para mais tarde! Beijos.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  4. Li alguma coisa desse livro, mas não lembro bem. Gostei da tua resenha, fiquei curiosa pela leitura. Dica anotada para mais tarde! Beijos.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Eu tenho bastante vontade de realizar a leitura deste livro, estou me acostumando a ler livros em e-book, sabe, até que estou gostando?
    Adorei a sua resenha e isso me deixou animada para tomar coragem e enfrentar a obra hahahahah
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  6. Já tinha lido alguma coisa sobre esse livro, mas como não é o gênero que costumo ler, acabei ignorando. Como é um drama que vai além do romance, eu até daria uma chance. Mas por ora, tenho outras prioridades.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andressa!
    Eu adquiri meio acidente (vê se pode, rsrs) o e-book em Inglês do livro no ano passado, e desde então sigo com vontade de lê-lo, mas fico adiando essa leitura o tempo todo por ficar com um pé atrás justamente pelo receio de não conseguir me envolver com os personagens ou me irritar com a mãe da protagonista, que no pouco que li dos capítulos iniciais, já me deixou bem reticente, rs. Mas é realmente ótimo essas abordagens de doenças mais sérias e diversas em livros, abre a mente da gente e mostra o quão normal todo mundo continua sendo, mesmo com esse tipo de problema - porque, na verdade, no fim das contas, todos temos nossos problemas, seja de saúde, financeiro, pessoal, amoroso... enfim -, e eu certamente espero lê-lo um dia quando estiver mais preparada, possivelmente, para a leitura e todas as reviravoltas citadas por você durante ela.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa muito cópia de Eleanor e Park, a história também não é muito diferente, mas é tão boa quanto. A história é emociante, mas também prefiro Eleanor e Park! Até mais

    jamilsonoliveirablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Andressa!
    Eu li esse livro sem qualquer pretensão e realmente me encantei pela história, que tem seus pontos fortes e algumas derrapadas, como quase todos os livros desse tema. Adorei a história, Amy é muito forte e quer ajudar alguém, se colocar no lugar do outro, muito interessante!
    Valeu a dica, eu também recomendo a leitura a todos que me perguntam.
    Abraço!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou doooidaa para ler esse livro, só porque a capa é semelhante a Eleanor & Park, daí eu presumo que a história seja do mesmo estilo (que eu amei)
    Beijos e boas leituras.

    Kindle Unlimited é uma coisa que pretendo assinar assim que eu conseguir um emprego. Sempre vejo muitas obras boas no pacote.

    Sua resenha me convenceu a correr atrás do livro logo, parece ser lindo, além da maravilhosa mensagem que passa! Muito obrigada pela dica!


    Erica Regina
    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir