terça-feira, 22 de março de 2016

[Resenha] O livro dos vilões

|
Autores: Cecily von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund e Fábio Yabu
Páginas: 320
Editora: Galera record
Pessoas boazinhas são tão chatas. Não há nada melhor do que um bom vilão. Sei do que estou falando. Também tenho meus momentos de maldade, vocês me conhecem bem...Por isso mesmo estou certa de que vão se divertir muito com este livro: Irmãs que amam sapatos e odeiam a meia-irmã - muito natural, é claro; uma madrasta hilária viciada num app para iPad e em experiências com venenos, huahuahua; um bruxa que me lembrou muito dos tempos do colégio; e um lobo com crise de consciência... vai entender!
Então vamos parar de enrolação! Se estiverem na praia, peçam uma bebida bem geladinha e ajeitem seus óculos escuros, porque é impossível parar de ler as novas histórias desses vilões cheios de classe e... maldade!

O livro dos vilões era um livro que eu estava ansiosa para ler pois, além de amar contos, os autores são bastante conhecidos e queridos entre os leitores. Quando eu vi a obra no Kindle unlimited não pensei duas vezes ao pegar para ler. O livro dos vilões foi tudo o que eu esperava, e posso arriscar dizer que até mais, porque pela primeira vez eu gostei de todos os contos. Normalmente sempre tem aquele que se sobressai, tanto para o lado bom quanto para o lado ruim, mas nesta leitura senti todas as tramas no mesmo nível de qualidade, cada uma passando sua própria mensagem.

Como o título já diz, a obra reúne releituras de vilões conhecidos dos contos de fadas. Quatro autores muito talentosos trouxeram sua marca para histórias já conhecidas, e posso dizer que fizeram isso perfeitamente bem. Eu me envolvi bastante com o enredo todo. De todos, até então eu não havia lido nada da Diana ou do Fábio, e depois desta leitura eles já ganharam mais um leitor, pois amei a escrita de ambos!

A obra inicia com o conto da Cecily Ziegesar, #Stepsisters - Sobre sapatos e selfies, onde sua assinatura de Gossip Girl é bem visível e marcante. Pode ser que alguns achem a história superficial, mas acho que esse foi o intuito da autora, mostrar algo bem moderno e glamoroso, onde os personagens se preocupam com roupas e seguidores. Eu achei o conto bem inusitado, por conta da vilã, mas gostei bastante. Eu, particularmente, amo a escrita da autora e suas tramas, então posso ser suspeita para falar, rs.

Menina veneno, da Carina Rissi, é o segundo conto e tiro o chapéu para a autora. Ela conseguiu trazer toda a essência da história da Branca de Neve, e ao mesmo tempo, criar algo próprio. A madrasta é retratada como alguém vaidosa, mas que no fundo, possui algo bom. Eu achei o enrendo bastante envolvente.

O terceiro conto me pegou de jeito. Quanto mais afiado o espinho, da Diana Peterfreund, tem uma trama bastante comovente. A protagonista é a famosa bruxa má, de A Bela Adormecida, mas a autora nos apresentou uma jovem que teve todos os motivos do mundo para ser considerada uma vilã. Sua história é bastante cruel.

As pessoas chamam nossas semelhantes de bruxas há tanto tempo que paramos de recusar o título, embora nunca tenhamos feito nada parecido com magia negra ou qualquer outra. Antigamente, incendiavam nossos corpos e nos enterravam em covas de indigente não fazem mais isso.

E por último, temos o conto do Fábio Yabu, A menina e o lobo, onde o autor nos mostra tudo o que o lobo mau sofre ao ser um personagem tão odiado, e ao mesmo tempo esquecido. Um mundo onde todos os personagens de contos de fadas precisam representar seu papel todos os dias, ao comando do grande Narrador, alguém que castiga aqueles que não seguem o roteiro. Com uma trama original, o autor ganhou uma fã ao criar algo tão incrível e bem escrito. Simplesmente amei este conto!

A leitura de O livro dos vilões é bem rápida, eu agora fiquei curiosa para ler O livro das princesas, espero gostar de todos os contos também. Não sei como é a edição do livro físico, mas só a capa já me encantou demais. Recomendo a obra, ela irá mostrar ao leitor que nem sempre os contos de fadas são tão perfeitos!

12 comentários:

  1. Olá Andressa,
    Eu gosto de releituras principalmente das que dão novas vidas aos personagens e nos surpreendem, pelo que li na sua resenha esse se encaixa bem no perfil. Os autores também são ótimos, não tenho dúvidas que essa é uma leitura válida!
    Abraços,
    umrascunhoamais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,
    Eu gostei muito da sua resenha, principalmente porque você citou um pouquinho de cada conto. Eu fiquei bem curiosa em conferir o livro, mas o único conto que não chamou muita atenção foi o primeiro.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Seria meu desejo ler esse livro? Eu vi esse livro na page da editora, eu vi ótimos elogios sobre o design do livro físico e acho que só vou ler quando comprar ele, não costumo muito ler e-book. E gostei bastante da resenha, só me encorajou mais ainda para ler o livro.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei a premissa do livro e achei bem legal fazer uma releitura de historia classicas, e achei legal dar uma nova visão, visando agora os vilões e mostrando um pouco as emoções deles. Amo contos e acho que vou ler esse livro, já que tem autores que eu gosto, como por exemplo, a Carina Rissi.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Você diz que os autores são bastante conhecidos, mas poxa, eu não conhecia nenhum deles... :( Acho que realmente estou por fora nesse gênero literário hahahaha

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  6. Achei uma jogada de mestre isso que a Galera fez. Esse livro tem cara de ser, aquele que tu pega e quando vira a página já acabou.

    Amei sua resenha.
    Mil beijos
    www.modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já li o livro. Teve duas das histórias que não gostei muitooo, mas mesmo assim, as outras compensaram porque são muito legais :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Owwwnnnn que livro mais amorzinho gente, amei a resenha e com certeza já coloquei na lista aqui, em breve lerei.

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa!
    Eu sou louca para ler esse livro, afinal adoro livros mais fofos. Tenho loucura para ler ele, principalmente pelo conto do Yabu (eu li o livro dele da Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e adorei). Pelo visto todos as quatro história s são bem legais, fiquei ainda mais curiosa.
    Ainda não li O Livro das Princesas também, mas sei que é bem elogiado e as histórias são bem legais (principalmente o das duas autoras nacionais). Espero fazer a leitura em breve. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oieeee
    Tudo bom?
    Olha eu adoro releituras, mas esses contos mesmo você gostando não me chamaram a atenção, deve ser porque sempre que leio um sinto falta de mais informações sobre a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu li o livro das Princesas e gostei bastante,, quero ler esse dos vilões só to esperando sobrar um graninha ai hahaha dos conto quero muito ler o da Fabio :D
    http://marifriend.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Essa capa e´a coisa mais linda!
    Eu sempre gostei mais dos vilões do que dos mocinhos na história, então sempre quis esse livro rs De primeira impressão assim, acho que o primeiro conto é o que eu menos gostaria, mas não sei né, as vezes. A maioria das resenhas que eu vejo, as pessoas não gostam tanto do conto do Lobo, mas que bom que vocÊ gostou de todos!
    bjs

    ResponderExcluir