terça-feira, 29 de março de 2016

[Resenha] Luzes, câmeras, confusão

|
Autora: Kirsten Boie
Páginas: 304
Editora: Fundamento
Série: O mistério das princesas, 1
Jenna ganhou o maior presente que uma garota poderia desejar: ser uma princesa! Tudo havia começado alguns dias antes quando, entre muitas meninas, fora escolhida para representar o papel principal em um filme. E lá estava ela, na sacada de um palácio real de verdade, lindamente vestida e maquiada, acenando para uma multidão de súditos emocionados! Por algumas semanas, Jenna seria Malena, a jovem e amada princesa de Scândia, um rico e belo país onde todos eram felizes. Era como morar dentro de um conto de fadas!
Mas aos poucos Jenna começou a desconfiar que alguma coisa muito errada estava acontecendo ali. Afinal, cadê a verdadeira princesa? Como era possível elas serem tão parecidas, a ponto de confundir as pessoas? Aquele reino era mesmo um lugar perfeito?
Jenna decide investigar e acaba desvendando terríveis segredos escondidos por trás da beleza do palácio. Nada poderia estar mais distante de um conto de fadas do que aquilo! E agora? O que acontecerá com Jenna?

Luzes, câmera, confusão é o primeiro livro da série O mistério das princesas, da autora Kirsten Boie. A série conta com dois livros lançados lá fora, e a Fundamento já publicou o segundo por aqui também. O que eu mais gosto da editora, além de ter títulos ótimos, é que eles não demoram quase nada para trazer as continuações. ♥ Outro ponto que eu gosto bastante: eles lançam ótimos juvenis/infantojuvenis, um dos gêneros que eu mais gosto, tanto que na hora de solicitar os livros fico até meio indecisa. Esta obra foi uma das escolhidas porque adoro histórias com princesas, e confesso, a capa me conquistou totalmente. Eu achei ela muito linda!

O livro lembra um pouco aqueles filmes de sessão da tarde que eu assistia quando criança. Com uma história despretensiosa e muito gracinha, a autora consegue encantar através de uma narrativa leve, sem muita complexidade. O enredo pode parecer bobo e não ter nada de fantástico, mas a maneira com que Kirsten conduz a trama é muito fofa e envolvente. Sabe aquela história que quando você é adolescente gostaria muito de vivenciar? Luzes, câmera, confusão é um desses casos, é impossível não se apaixonar com tudo o que é descrito e todas as situações que a personagem principal passa...bem, algumas delas.

Jenna é uma garota muito protegida pela mãe. Essa superproteção quase a faz não participar de uma seleção de jovens para um filme. Os produtores estão procurando alguém para interpretar uma princesa, e extraordinariamente Jenna é a escolhida! É algo mágico, no entanto, ela tem certeza que sua mãe não irá concordar. Para sua surpresa, a mãe acaba aceitando muito bem a ideia, e assim, a garota parte para Scândia para fazer as gravações.

Alguma coisa está totalmente diferente de como deveria estar.

Chegando lá, ela é informada que para ter o papel em definitivo ela precisa se passar pela verdadeira princesa, Malena. É algo que ela reluta no início, mas acaba sendo convencida, e assim, ela se transforma na princesa. Com o tempo, Jenna nota que tem algo muito errado por trás disso e que Scândia não é um país perfeito como aparenta ser, ha rebeldes do norte que não gostam de como Scândia está sendo governada nos últimos anos.

Eu não consegui me apegar a Jenna em nenhum momento. Ela me pareceu muito bobinha e sonhadora, e eu sei que ela é praticamente uma criança, mas Malena tem a mesma idade que ela e se mostrou muito mais madura e corajosa. Luzes, câmera, confusão é um livro que apesar de ser o primeiro da série conseguiu ter um início, meio e fim, não deixando gancho para o próximo. Eu posso imaginar o que encontrar no próximo volume, mas não é algo certo.

Eu gostei bastante da obra, foi uma leitura rápida e ótima para passar o tempo e intercalar com histórias mais pesadas. Estou ansiosa para conferir o que a autora vai trazer no próximo livro. Recomendo!

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, eu concordo plenamente, a Fundamento tem títulos ótimos e são ágeis nas publicações, ponto para a Editora!
    Gostei da premissa, mesclando ficção com realidade (o filme com a vida real) e fiquei aqui tentando desvendar os mistérios que Jenna terá que desvendar também.
    estranho isto de Jenna se passar por Malena...fiquei aqui fazendo suposições, hehe.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, não conhecia o livro ou a autora, mas adorei a premissa e achei a historia bem instigante e saber que a continuação já foi lançada já anima de começar a ler a serie. Achei a capa linda e amei sua resenha.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Já é a segunda resenha que leio e me interessei bem...
    Se eu tivesse que escolher somente pela sinopse esse não seria um livro que compraria, por ser uma leitura mais adolescente (não que eu nunca fosse ler, mas como a lista é grande...rs). Mas tanto a primeira resenha como a sua me deixaram super instigada em saber o que acontece...
    Parabéns pela resenha, adorei
    Bj,

    ResponderExcluir
  5. Oiii Andressa, tudo bem?
    Eu fiquei completamente encantada pela sinopse deste livro, com toda certeza iria realizar a leitura. Confesso que fiquei imaginando como seria o livro físico, a capa está impecável e sua resenha também. Só pelo fato de ter gostado ganhou uns pontinhos comigo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Oi!!
    A capa já chamou a minha atenção, ela tem uma luminosidade que me deixou hipnotizada rsrs.
    O título já mostra que tem um toque de humor na história. Tem editoras que quase matam o leitor por demorar tanto para lançar as continuações, bom saber que a Fundamento não é assim.
    Eu ia gostar de ler esse livro, eu vi muitos filmes assim na sessão da tarde também e pelo visto iria me sentir uma adolescente de novo.
    Esse livro é uma leitura descontraída com toda certeza eu leria se tivesse a oportunidade.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa!
    Adorei a capa do livro mas ela me passou uma sensação completamente diferente da premissa da história. Achei interessante e adorei sua resenha, porém pro meu gosto, só acompanharia a historia se fosse realmente um filme de sessao da tarde, como livro não sei se teria paciencia não.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. A capa é muito linda mesmo, também amo livros juvenis e adoro os livros da Fundamento. Além das histórias normalmente serem ótimas, a diagramação é muito bem trabalhada. Fiquei perdida na sinopse, fala do papel em um filme, depois fala que ela estava se passando por uma princesa... ainda bem que sua resenha esclareceu que disseram a ela que era um "teste final", porque estava dando nó na minha cabeça! Fiquei com vontade de ler.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi, Andressa!
    A Editora Fundamento realmente está de parabéns por se envolver e publicar tantas histórias mais jovens e com igual potencial de conquista ao leitor, rs. Tenho vontade de ler vários livros dela também, pena que só encontro os mais antigos na livraria aqui perto de casa.
    No caso deste, a capa é o que realmente atrai logo de primeira, é bem chamativa, e por envolver princesas parece ser ainda mais divertido, ainda mais numa confusão dessas em que a Jenna parece se meter para tentar gravar esse filme. Chato que ela talvez não seja tão mais firme como poderia, mas ao menos tem a Malena para manter esse equilíbrio, rs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa!

    Ultimamente a Fundamento tem publicado ótimos livros mesmo. A gente reclama e reclama e reclama de livros com a história clichê, mas é justamente esse tipo de história que a gente precisa ler. Esses livrinhos leves que parecem sessão da tarde são maravilhosos pra curar ressaca literária. Às vezes personagens imaturos deixam a gente com bastante preguiça, principalmente quando tem outros com idades parecidas e muito mais maduros, mas acho que isso vai de pessoa por pessoa.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa!
    Livro sobre princesa, que parece filme da sessão da tarde? Já me apeguei!
    Mas fiquei frustrada quando você falou da personagem principal, isso dela ser meio imatura e bobinha. Mas ainda sim tenho vontade de ler, pra tirar minhas conclusões.
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oieeee
    Tudo bom?
    A capa é realmente muito bonita, bem chamativa. Assim como você adoro livros infanto juvenil, mas tem alguns autores que acham que tem que fazer uma protagonista boba e quando isso acontece tenho vontade de jogar o livro na parede. Hehehe
    Gostei de saber que a autora não deixou ganho para o próximo livro, pois adoro a expectativa de não ter ideia do que vai acontecer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Andressa, sou apaixonada por livros menos densos com uma pegada mais juvenil e assim que vi essa capa já fiquei encantada.
    A história parece ser muito gostosa de ler e Jenna não parece ser muito do tipo que a gente se apega.
    Fiquei com vontade de ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Oie...eu não conhecia esse livro. Mas já adianto que achei a capa bem fofa... pela sua resenha já deu pra perceber mesmo que a Jenna é muito imatura e bobinha, isso me faz dar raiva as vezes de uma personagem. Mas você me disse que a leitura é rápida e fluída fiquei com vontade der ler. Gostei!!

    Bjs

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, Andressa!
    Eu não conhecia o livro e fiquei feliz por ler sobre ele em sua resenha. Pareceu-me um livro que não foca apenas na história da princesa, mas tem um pontinho de crítica na mãe superprotetora e em como uma pessoa que tem talento pode conseguir o que quer (o papel no filme, por exemplo).
    Que pena que não conseguiu se apegar à Jenna, quando isso ocorre comigo fico super chateada e, algumas vezes, nem dou conta de terminar a leitura.
    Que bom que a leitura foi rápida e que gostou do livro!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir