terça-feira, 30 de agosto de 2016

[Resenha] Uma canção de ninar

|
Autora: Sarah Dessen
Páginas: 352
Editora: Seguinte
Remy não acredita no amor. Sempre que um cara com quem está saindo se aproxima demais, ela se afasta, antes que fique sério ou ela se machuque. Tanta desilusão não é para menos: ela cresceu assistindo os fracassos dos relacionamentos de sua mãe, que já vai para o quinto casamento. Então como Dexter consegue fazer a garota quebrar esse padrão, se envolvendo pra valer? Ele é tudo que ela odeia: impulsivo, desajeitado e, o pior de tudo, membro de uma banda, como o pai de Remy — que abandonou a família antes do nascimento da filha, deixando para trás apenas uma música de sucesso sobre ela. Remy queria apenas viver um último namoro de verão antes de partir para a faculdade, mas parece estar começando a entender aquele sentimento irracional de que falam as canções de amor.


Depois de ler Os bons segredos, da Sarah Dessen, eu fiquei muito empolgada quando soube do lançamento de Uma canção de ninar. Como eu gostei muito do outro livro da autora, minhas expectativas por essa nova história estavam lá em cima. E talvez por isso acabei me decepcionando. Sim, a trama é envolvente, o drama é bastante vívido, porém, eu esperava mais. Esperava situações mais emocionantes, uma carga dramática maior e com mais profundidade, mas infelizmente não senti nada disso na leitura. É uma história boa e fofinha, mas que não mostrou tanto.

Remy está acostumada com os relacionamentos fracassados da mãe, e talvez por isso tenha se fechado para o amor. Ela se impôs algumas regras, depois de 'não namorar músicos' vem 'não deixar ficar muito sério'. Seus relacionamentos são superficiais, e ela não se importa de ter uma fama nada boa. Quando ela encontra Dexter, um músico, que é tudo o que ela mais odeia, sua vida toma um rumo totalmente diferente e inesperado. Dexter é atrapalhado, e bem o contrário da maioria dos mocinhos, ele não é tão lindo nem nada, mas é divertido e tem uma personalidade cativante.

O relacionamento de Dexter e Remy começa de forma leve, divertida e inusitada. Mais inusitado é o rumo que a autora dá para os dois. Pensei muito que iria seguir para um lado, mas a autora dá um jeito de contornar isso e colocar um pouco mais de drama na situação toda. Essa é uma história que mostra sobre relacionamentos, amizades e decepções. Remy foi muito decepcionada por seu pai, que largou a mãe grávida - dela -, e acabou nunca o conhecendo. Apenas o que ficou de 'lembrança' foi uma música que o pai fez para a filha, mas que não é nenhum consolo, pois sua letra é a seguinte:

"Aonde quer que vá. Vou te decepcionar. Mas esta canção vai continuar a tocar..."

Apesar de ter sentido uma certa decepção em relação a trama, foi uma leitura bastante leve e fácil. Eu gostei de o enredo mostrar que nem sempre o amor é simples, e que ele pode vir da forma mais absurda e por alguém impossível de acreditar. Remy tentou por tanto tempo se fechar para os sentimentos bons que acabou não sabendo diferenciar o que ela precisava do que não faria falta em sua vida. E esse é um dos momentos que precisamos, ou nos jogar de cabeça nas aventuras e relacionamentos que a vida nos traz, ou saber o que realmente não podemos deixar escapar para conseguirmos ser feliz.

Um dos pontos altos do livro são as amigas de Remy, uma mais insana que a outra, com personalidades totalmente diferentes, mas com uma lealdade surpreendente. Eu gostei muito delas, e eu acho muito válido se a autora escrevesse um livro para cada uma, pois aparentam ter uma história de vida bem interessante.

Uma canção de ninar não é um livro ruim, apenas nos faz sentir falta de uma profundidade maior, algo que nos faça ter sentimento contraditórios, no entanto, o drama é desenvolvido de forma rasa. A escrita da autora é excelente, ela sabe como pegar o leitor de jeito, e isso por si só já é um ponto que me fez apreciar o livro do jeito que ele é. Se você nunca leu nada da Sarah, eu sinceramente não recomendo iniciar por essa obra. Agora para quem já é fã da autora, não vá com muita sede ao pote como eu fui, rsrs.

13 comentários:

  1. Eu tenho esse mesmo "problema" que você, quando eu gosto muito do autor, acabo indo com tanta expectativa, que no final acaba não superando minhas expectativas e a leitura não é tão prazerosa.
    Talvez por você já conhecer mais da autora, o livro não se encaixou bem aquilo que você queria. Mas eu até que gostei da pegada e fiquei com uma vontade bem legal de ler ao livro, rs.
    Fiquei interessado em saber mais sobre a relação de Remy com a Dexter, e sobre qual rumo que esse relacionamento foi.
    O Pequeno Leitor

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Estou com esse livro para ler e, assim como você, me empolguei para lê-lo após a leitura de Os bons segredos. Confesso que fiquei um pouco receosa após ler sua resenha, vou tratar de baixar minhas expectativas para não me decepcionar como você.
    Mesmo não sendo o que você esperava, gostei dos pontos positivos que você ressaltou da história.
    Beijos.


    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu acabei de terminar deste livro. Eu gostei muito dele, mas não favoritei como os outros livros da Dessen. Eu também gostaria de ter mais uma profundidade em alguns personagens, mas eu acabei entendendo Remy.
    Não considero esse o melhor livro da Dessen, mas foi uma boa história. Eu gostei como a autora falou sobre os vários tipos de amor. Enfim, eu não fiquei decepcionada, mas te entendo. Isso é um pouco chato quando a gente se decepciona, né? Eu sempre recomendo Just Listen, pra mim é o melhor livro dela. Ótima resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas parece ser bem agradável.
    Fico triste que você tenha se decepcionado um pouco, mas gostei bastante da premissa principalmente por envolver a música! Amo livros que tragam isso na trama e quero saber como os sentimentos de Remy irão mudando gradativamente.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Andressa, como vai?
    infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse e irei pular a dica, mas a sua resenha está incrível mesmo, espero que muitas pessoas possam ler e gostar <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Não sei porque mas quando vi o lançamento desse livro eu imaginei que ele não era grandes coisas assim. Acho que sentiria o mesmo que você quando lesse. Uma carga maior de emoções. Mas gostei da resenha e tenho vontade de ler algum livro da autora.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dreh, às vezes vamos com uma expectativa muita alta e acabamos nos decepcionando e isso faz parte, temos que lidar com estas frustrações, não é? Gostei demais da sua sinceridade sobre o livro e confesso que ele não fez meus olhos brilharem, mas como não conheço a escrita da autora e você elogiou o outro livro dela, deverei lê-lo.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  8. Olá Andressa!
    Eu estava bem empolgada para ler esse livro, mas como não li nenhum livro da Sarah Dessen vou começar por outro. Já li comentários maravilhosos a respeito das obras da autora, pena que esse livro não tenha uma profundidade maior, isso faz muita falta na trama. Vou procurar outros livros da autora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Que pena que você não curtiu muito a leitura. Nunca li nada da autora, mas um livro dela tenho um grande interesse em ler "Aquele Verão", já faz um bom tempo que foi lançado.
    Gostei de você ter ressaltado os pontos positivos e negativos na sua resenha, e se eu for ler esse livro, vou me certificar de não ir com grandes expectativas.

    Bjux ;)
    entrelinhasalways.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa.
    Posso dizer que sua resenha foi quase um choque de realidade pra mim rsrs, eu que sempre desejo ler tudo dessa autora mas ainda não consegui nenhum livro, saber que esse passa o drama de forma rasa, me desmotivou totalmente. Uma pena!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá! Acho muito normal acontecerem esses tipos de decepções quando colocamos uma expectativa muito alta em um livro de um autor que gostamos muito de outras de suas obras. Adoro bons dramas e que bom que, pelo menos, o livro é envolvente, a leitura é leve e fácil. Adoro bons dramas familiares e acredito que a personagem principal tenha ficado marcada por esse abandono da mãe pelo pai quando estava grávida dela. A questão da amizade também me chama a atenção, pois adoro esse tipo de relação em livros.
    Mesmo com sua decepção, gostei da dica e devo dar uma chance a ele.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Poxa eu estava com expectativas altas para esse livro. Não conheço a escrita da autora mas sempre vejo falar muito bem dela. Seu antecessor, já pela sinopse não me chamou atenção. Com esse foi completamente diferente. Ainda tentarei dar uma chance!
    Beijos <3
    https://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa, já li esse livro e senti o mesmo que você, é como se tivesse faltando algo. Não consegui me identificar muito com os personagens e achei sim que faltou aprofundar mais a narrativa. Sem contar que a Remy me irritou demais

    ResponderExcluir