segunda-feira, 15 de agosto de 2016

[Resenha] Time Riders

|
Autor: Alex Scarrow
Páginas: 408
Editora: Fundamento
Série: Os guardiões da história, 1
Liam O Connor, Maddy Carter e Sal Vikram são adolescentes de períodos diferentes da História, com muito pouco em comum. No entanto, existe um forte laço que os une: todos deveriam estar mortos.
Os três estavam destinados a morrer em grandes catástrofes. Mas, nos últimos momentos de vida, foram abordados por um estranho que lhes ofereceu uma opção. Para escapar de um destino terrível, eles deveriam juntar-se à misteriosa Agência e se tornar Time Riders viajantes no tempo.
No futuro, as viagens no tempo serão uma realidade. De governos a grupos criminosos, todos querem mudar algo no passado, mesmo sabendo das trágicas consequências que isso pode trazer. É por isso que a Agência existe: para nos proteger, para evitar qualquer tentativa de alteração da linha do tempo. Em sua primeira missão, os Time Riders precisam deter os planos de um maligno cientista que viajou no tempo para levar os nazistas à vitória na 2ª Guerra Mundial, criando um futuro apocalíptico. Liam, Maddy e Sal nem bem terminaram o treinamento e já têm o destino do mundo em suas mãos. Será que eles estão prontos? E será que aceitarão esse desafio? Quando se mexe com o passado que se conhece, cria-se um futuro desconhecido.


Eu sou aquela pessoa que ama tramas com viagem no tempo, mas que se confunde bastante, não entende algumas partes, e mesmo assim continua amando. Viagem no tempo sempre me dá um nó na cabeça, não adianta. Quando eu soube de Time Riders meus dedinhos coçaram para ter o livro em mãos e iniciar a leitura. Eu me surpreendi muito quando a obra chegou, pois é enorme! Então foi aquele momento de respirar fundo e prosseguir, eu estava achando que seria uma leitura mais lenta, mas pelo contrário. O autor não usa muitos termos de ficção científica difíceis de entender, é tudo claro e objetivo, o que tornou a leitura fluída, intensa e muito envolvente. Já aviso no primeiro parágrafo que Time Riders entrou para a lista de melhores do ano. E claro, eu já estou ansiosa para ler os próximos da série. ♥

A narrativa inicia nos apresentando os três personagens principais em, praticamente, seus últimos instantes de vida. Liam está a bordo do Titanic, o navio bateu, está afundando, e ele irá morrer da forma que mais temia: afogado. Porém, surge um homem que lhe dá a opção de continuar vivendo. Em um segundo momento, acompanhamos Maddy que está em um avião que irá cair, outra vez o misterioso homem aparece e lhe dá uma nova oportunidade. E por último, há Sal, uma adolescente que está dentro de um incêndio quando o homem surge. Os três são resgatados, porém, não para continuar vivendo em suas épocas, mas para se tornaram guardiões do tempo.

Descobriram aquilo que todos mais sonhavam e alguns temiam: a viagem no tempo. Que bela forma de consertar erros do passado, não é? Ou seria, mas qualquer mudança pode acarretar em um futuro incerto e talvez até mesmo pior do que o atual. A agência existe para não deixar as pessoas mudarem o passado, é para isso que os três jovens foram recrutados, eles são essenciais para a missão. 

Quando um ambicioso homem retorna à 1941 e muda a Segunda Guerra Mundial, fazendo os alemães vencerem, percebemos que um mundo apocalíptico e incerto se inicia a partir disso. Este homem ainda não sabe que sua esperança de um mundo melhor acaba se tornando pior do que imaginava, mas os guardiões, que no momento estão presos em 2001, na véspera do atentado do 11 de setembro, presenciam essa transformação e precisam correr contra o tempo (sem piadinha) para deixá-lo como era antes. Brincar com o passado é algo sério e uma simples alteração na linha do tempo pode ser muito perigoso.

No início eu fiquei meio em dúvida do motivo de terem escolhido logo aqueles jovens, mas depois percebemos que cada um possui habilidades úteis, algumas mais aparentes que outras. Eu gostei muito da história de cada um deles, mesmo com personalidades diferentes, e épocas, os três conseguiram se unir como um grupo para completar a missão. O mais divertido foi ver essas mudanças de épocas, Liam é muito engraçado com seu jeito cavalheiro e sem saber sobre nada das tecnologias atuais. 

Time Riders sempre tem algo acontecendo, é uma reviravolta atrás da outra, e a todo momento estamos em um ano específico, conhecendo detalhes e histórias daquele período. Eu achei muito bacana o autor pegar acontecimentos históricos marcantes e usá-los na trama. Deu para perceber que foi um trabalho bem pesquisado, e a leitura toda possui detalhes incríveis, eu já me perco lendo, imagino como deve ter sido difícil escrever.

A obra é muito viciante, a leitura é fluída e a trama muito bem desenvolvida. Eu posso amar o tema, mas nem por isso gosto de todos os livros com viagem no tempo, por isso posso dizer que esse livro é extremamente recomendado. Eu adorei a leitura do início ao fim, e nem senti o tempo passar (não é piadinha de novo), sério. Eu tentei comentar por cima o enredo, pois como trata de vários períodos é algo complexo de explicar. Talvez a única ressalva que eu tenho em relação à história é que o tal homem misterioso comenta que há outros grupos, mas em nenhum momento ele tem contato com eles ou explica melhor como funciona, talvez nos próximos livros tenham essas respostas, mas é maldade fazer isso com uma pessoa curiosa.

Eu sinceramente poderia continuar falando e falando desse livro, mas eu acho que se vocês ficaram intrigados pela trama o melhor é correr comprar Time Riders e iniciar logo a leitura, e eu lhes aviso: não vão se arrepender! Recomendo!

20 comentários:

  1. Olá
    amo histórias sobre viagens no tempo e é claro que já fiquei intrigada sobre essa trama, que por sinal, eu não conhecia ainda. Legal saber que há reviravoltas e que a trama é tão envolvente. Você me deixou bem motivada e com certeza irei procurar mais informações sobre.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Eu adoro histórias com viagens no tempo também é o que me deixou mais feliz é saber que o autor não usa termos muito técnicos de ficção científica no enredo pois ainda estou meio traumatizada com um livro que li recentemente. Achei muito bacana o enredo e me fez lembrar o filme Efeito Borboleta que a cada vez que se volta ao passado para concertar um erro as coisas pioram. Dica super mega anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Ei gosto do tema de viagem do tempo, mas confesso que alguns autores não desenvolvem o assunto de forma envolvente. Acho que neste caso aqui, pelas suas considerações, o tema foi levado a serio!!!
    Adorei e espero ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Andressa,
    Ainda não conhecia esse livro e fiquei boquiaberta com a história. Achei bem interessante essa ideia de três personagens serem salvos pouco antes de sua morte e, também, de mudarem o que aconteceu na SGM. A leitura de sua resenha foi viciante, fui devorando palavra por palavra e isso me alegrou demais. Claro que anotei a dica e claro que quero o livro para ontem rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Não conhecia a obra mas me interessei bastante pelo enredo,que parece ser bem consistente daqueles que prendem o leitor. Vou anotar a dica e espero ler em breve.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Oi Dessa ^_^
    Eu não conhecia o livro, mas te digo que pela capa eu dispensaria a leitura, porém a sua resenha me deixou super intrigada em relação a essa história, vou acrescentar esse título a minha lista de desejados, para que eu possa lê-lo algum dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Dessa ^_^
    Eu não conhecia o livro, mas te digo que pela capa eu dispensaria a leitura, porém a sua resenha me deixou super intrigada em relação a essa história, vou acrescentar esse título a minha lista de desejados, para que eu possa lê-lo algum dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa ^_^
    Eu não conhecia o livro, mas te digo que pela capa eu dispensaria a leitura, porém a sua resenha me deixou super intrigada em relação a essa história, vou acrescentar esse título a minha lista de desejados, para que eu possa lê-lo algum dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ola Dressa eu adoro histórias de aventuras com personagens jovens assim como esses , mesclado a viagem no tempo outro tema que amo, já me faz querer ler o livro, sua resenha está ótima e um convite a leitura. adorei a capa, a Editora tem ótimos lançamentos nesse gênero. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não conhecia o livro e a capa já me deixou muito curiosa, lendo sua resenha eu fiquei ainda mais e tenho certeza que a leitura seja viciante mesmo. Gostei muito de conhecer essa trama aqui na sua resenha e espero que se eu for ler eu possa gostar tanto quanto você gostou.

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã de ler livros dessa temática, mas ultimamente andam saindo alguns bem interessantes. Sobre essa história gostei muito das características de cada personagem que foi separado, e imagino mesmo o quão engraçado deve ser estar em um século e depois aparecer em outro, só confusão.
    De maneira geral o livro chamou minha atenção e pretendo dar uma chance a leitura mais para frente.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    O motivo pelo qual eu não gosto muito de histórias com viagens no tempo, é que eu também me confundo...haha' então tento evitar ler obras assim *-* Eu ainda não conhecia este livro, mas sempre me perguntei o que aconteceria se os alemães tivessem vencido a guerra, então a história já me fisgou. Saber que o livro é tenso e tem uma reviravolta atrás da outra me animou, imagino que seja uma história bem eletrizante, né? Gostei!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Gosto muito de livros que nos deixam com essa sensação de não querer parar de falar sobre ele.
    Fiquei bastante intrigada e pretendo correr para comprar. Adorei a resenha.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Andressa

    Que bom que você gostou tanto da história. Eu também adoro livros sobre viagens no tempo. Acho que realmente dá pra se perder na história, por isso a gente tem que prestar bastante atenção.
    Também gosto de histórias repletas de reviravoltas, então creio que Time Riders seria uma leitura muito proveitosa para mim!!!
    Espero que os próximos livros te conquistem tanto quanto esse! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler a obra! Não costumo ler muitos livros que envolve viagem no tempo, mas também costumo fazer confusão haha. A história parece ser muito interessante e adorei saber que envolve acontecimentos históricos importantes. Já quero o livro em mãos!!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu não li muitos livros sobre viagem no tempo, mas gosto muito do tema então é claro que fiquei curiosa com esse livro, apesar de nunca ter ouvido falar antes.
    Achei a premissa muito curiosa e incrível! Três pessoas são resgatadas de um acidente ou catástrofe horrível de um homem estranho para serem guardiões de tempo! Sério, eu achei essa ideia incrível e saber que eles mudam o rumo da Segunda Guerra Mundial só me deixou ainda mais ansiosa para ter a obra em mãos. Gostei muito da sua resenha e espero amar o livro tanto quanto você.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  17. Olá! Já vi essa capa, mas nunca parei para saber do que se tratava o livro. Só conheço duas histórias de viagens no tempo e são filmes, então será algo novo para mim ler esse livro. Como você gostou, vou anotar aqui e assim que tiver uma abertura na minha gigante lista vou adquirir e ler. Gostei do enredo e da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá...
    Assim como você, também não curto história sobre viagem no tempo, porém, ao ler sua resenha me animei um pouco á ler, pois, livros agitados e cheios de acontecimentos são sempre leituras bacanas!
    Dica anotada.

    ResponderExcluir
  19. Livros que envolvem viagens no tempo me deixam completamente perdidas, mas algumas não tem como simplesmente não amar... Gostei da trama diferente e de saber que os garotos são escolhidos por um motivo que faz pleno sentido, não estão lá apenas por estarem, mas livros com reviravoltas e acontecimentos seguidos me deixam completamente louca porque eu sou lerda e não consigo acompanhar kkkk Mas quem sabe eu dê uma chance quando a série for lançada por completo, porque já cansei de sobre esperando continuações! Obrigada pela dica.
    Um beijo
    www.brookeebells.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Nossa, agradeço muito por essa resenha, que está muito bem escrita. Gosto muito de qualquer coisa que envolva viagem no tempo, esse é um tema que eu gosto de ver trabalhado em qualquer meio, então esse livro é um prato cheio pra mim.
    Eu já imaginei diversas situações e motivos para se fazer uma viagem no tempo, mas nenhuma delas envolvia viajar num minuto antes de sua morte, achei muito interessante mesmo. Fiquei fascinada com o fato do primeiro cara a ver esse homem estar no Titanic, acho que poderia haver muito mais tramas envolvidas com esse trágico navio.
    Enfim, não quero me prolongar, adorei a trama do livro, com certeza é algo que eu leria, mesmo tendo tantas páginas como você citou.

    Abraço.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir