quarta-feira, 17 de agosto de 2016

[Resenha] O paraíso dos desafortunados

|
Autora: Amanda Hernández Marques
Páginas: 134
Editora: Chiado
Em uma vila esquecida e isolada do resto do mundo, crianças começam a desaparecer. Julie White é uma delas.Julie nunca foi especial. Sempre foi a única "anormal" da família, e poucos a aceitavam pelo que era: uma sem-poderes. Todas as pessoas da vila tinham dons especiais, e não muitas pessoas eram como Julie, mas quando ela desaparece, todos na vila percebem.
Enquanto Julie está presa no Paraíso dos Desafortunados, onde as pessoas se transformam, Ben White, seu irmão, se junta a Adam Moore, o xerife local, para procurarem a jovem.
E nessa busca, o que Ben descobre abala completamente aquela comunidade pacata.
Eu o desafio, leitor, a definir os heróis e os vilões, pois nem tudo parece ser o que é e há sempre dois lados de uma mesma história.


Quando eu solicitei O paraíso dos desafortunados, da Chiado Editora, confesso que o que mais me chamou a atenção foram a capa e o título. Eu fiquei realmente intrigada para conhecer a trama, e finalmente li a obra! Ela é tão curtinha que eu nem sei por que não tinha iniciado a leitura antes. A trama é muito interessante, com um ar de mistério daqueles que envolvem o leitor até a última página, porém, senti que a autora não aproveitou muito o enredo. E eu acho que ter poucas páginas contribuiu para isso, pois acabou sendo uma história rápida e com pouco desenvolvimento.

Na vila onde mora, Julie é considerada a anormal por não ter nenhum poder. Sua família toda tem, mas ela acabou sendo uma das únicas que não possui nenhum dom especial. Ela acaba sofrendo muito ao ter que aturar piadinhas por conta disso, além de ficar com inveja dos poderes das outras pessoas. Ela bem que queria ficar invisível, seria legal não é? 

Certo dia uma criança desaparece. E no outro dia mais outra... O que elas têm em comum? Nenhuma delas tem poder também. Algo curioso, mas que pode ser uma pista para pegar quem está sequestrando-as. Julie em certo momento acaba sendo uma dessas crianças, e é então que o leitor começa a entender melhor porque alguém iria sequestrar crianças sem poderes.

Como eu disse, a premissa é muito interessante e tem uma pegada bastante intensa, porém, foi desenvolvida de forma superficial, o que pode ter deixado a leitura rápida, mas pouco atrativa. Mesmo assim eu gostei do contexto e de a autora mostrar uma visão diferente dos motivos do criminoso. 

O final é um daqueles mágicos e fofos, que você gosta bastante de como terminou, então nessa parte eu fiquei satisfeita, eu acho que não teria um final melhor que aquele. Quanto aos personagens, bem, como são muitos é difícil se apegar, a única que temos um contato mais direto das crianças é Julie, porém, outro que se destaca é Ben, irmão de Julie, que ajuda o xerife a procurar as crianças.

O paraíso dos desafortunados tem uma mensagem bela, e de certa forma conseguiu cumprir o proposto. Mas realmente foi uma pena a história ser tão curta. De modo geral eu gostei da leitura, serviu para passar o tempo e intercalar com outras leituras mais densas. Se você gosta de fantasia esse livro é uma ótima pedida.

9 comentários:

  1. É uma pena que a história seja tão curta e não tenha sido tão bem desenvolvida como poderia ser. Amo fantasia, mas nesse gênero sinto muita falta de detalhes e normalmente tudo precisa ser muito bem trabalhado para me convencer de verdade, então não sei se leria. Que bom que você ficou satisfeita com o final.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Realmente a capa e o título da obra chamam a atenção.
    Gostei muito da premissa, pena que a história não foi bem desenvolvida. Mas que bom que gostou do final e que a obra cumpriu o proposto.
    Fiquei curiosa para ler.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia este livro, mas a capa dele é mesmo bonita. Gostei da premissa, mas saber que a autora não explorou a história da forma que poderia me deixou desanimada. E eu não sou bem uma fã de fantasia, então estou achando que esse não é o livro certo para mim.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dessa!
    Interessante a premissa do livro, não conhecia, mas uma pena ser tão curtinho mesmo; com uma sinopse assim envolvendo poderes e crianças sem eles que estão sendo sequestradas, pensando bem, até daria uma história muito incrível se melhor desenvolvida e estendida, mas, bem, foi opção da autora, mas valeu a dica também!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa.
    Que pena que a história não foi tão trabalhada e profunda assim, mas as vezes leituras assim são até uma boa pedida. Fiquei curiosa com a premissa e pra saber porque estão sequestrando as crianças. A capa e título realmente chamam a atenção.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dessa.
    Fiquei curiosa demais com esse livro. Me lembrou um pouco uma mistura de O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares e A Bússola de Ouro, que são livros que adoro. Mas uma grande pena que a história não se aprofundou muito, isso já me desanima um pouco.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Sabe que essa coisa de ficar faltando algo, de parecer um bom enredo pouco aproveitado é o que me faz não curtir contos. E, mesmo adorando o título e a ideia, saber desse detalhe me faz não ter muita vontade de conhecer o livro. É uma grande pena que a história ficou pouco aprofundada :(
    Agora, que capa linda é essa, hein??? UAU!!!! UAU!!!! UAU!!!! Amei!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas como você achei o título bem chamativo e que me deixa curiosa. Uma pena que a autora não aproveitou a trama dela, isso acaba frustrando a gente, né?
    Saber que a história é superficial desestimula muito, mas eu vou anotar o nome dele aqui. Se por acaso muda de ideia já sei o que ler quando querer passar o tempo.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bom??
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas achei o nome maravilhoso e a capa bem atrativa, achei que o conjunto chama a atenção de quem o olha em uma estante de alguma livraria, eu com certeza pararia para olha-lo mais de perto. Amo essa quê de magia e poderes, gostei muito da sua dica e quero muito saber um pouco mais sobre Julie, quem sabe.
    Beijos

    ResponderExcluir