sábado, 20 de agosto de 2016

[Resenha] 1+1 - A matemática do amor

|
Autores: Augusto Alvarenga e Vinícius Grossos
Paginas: 256
Editora: Faro Editorial
Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?

1+1 - A matemática do amor era um livro que eu estava muito ansiosa para ler. Já li O garoto quase atropelado, do Vinícius Grossos, e curti tanto que eu precisava ler mais histórias dele. Então eu fiquei muito contente quando soube de sua nova obra, e que seria lançada junto com outro autor. Eu ainda não tinha lido nada do Augusto Alvarenga, mas depois de finalizar a leitura dessa obra posso dizer que já quero mais livros seus também. A escrita dos dois é extremamente sensível, jovem e envolvente. E em nenhum momento sentimos que a narrativa dos dois é desequilibrada, pelo contrário, ambas combinam perfeitamente. Esse livro poderia ser rotulado como um romance gay, mas eu acredito que a história vai muito além disso. Antes de tudo, o enredo fala sobre amizade, amor, inseguranças e formas de se redescobrir como pessoa.

Então, não, a obra não é apenas uma história com um casal gay. Os autores nos mostram como surgiu o amor entre dois amigos de infância e como eles lidaram com essas mudanças em suas vidas. É tudo muito sensível e tratado de forma pura, é simplesmente lindo a amizade de Bernardo e Lucas, mas assim como na vida real, também é triste perceber que as pessoas não toleram esse tipo de relacionamento, ainda mais em uma cidade pequena como a dos personagens.

Bernardo é o popular, aquele que todo mundo gosta, que as meninas babam e tudo o mais. Já Lucas é mais tímido, quieto, e não possui amigos, além de Bernardo. Os dois têm poucos meses de diferença, e se conhecem desde pequenos por causa de suas mães que são grandes amigas. A percepção de que o que um sente pelo outro vai além dessa amizade começa quando Bernardo conta que sua família irá se mudar para Portugal. É um baque para os dois amigos, serão as últimas férias juntos, e com isso, eles resolvem aproveitar ao máximo. E é também quando surge aquela dúvida dos sentimentos de cada um.

Os capítulos são alternados entre os dois personagens, e assim podemos conhecer melhor cada um, assim como suas inseguranças e sentimentos. Eu adoro este tipo de narrativa, pois é fácil perceber a personalidade de cada um e assim entender melhor toda a situação apresentada. É perceptível que Lucas é o mais sensível dos dois, assim como Bernardo é mais explosivo. E mesmo eles sendo tão diferentes, conseguem se completar. 

Mas o que eu faria com esse amor? Me entregaria mesmo sabendo que faltavam poucas horas para que uma imensa distância nos separasse... ou me afastaria, poupando uma dor ainda maior?

A leitura foi muito fluída, pois há muitos capítulos, e claro, a história cativa bastante o leitor. Eu me envolvi demais na história: fiquei apreensiva, e também triste pela separação dos dois, mas o pior sentimento foi o de impotência, de não poder dizer para eles não se importarem com o que as pessoas pensam, de não se magoarem com isso. Porém, o que mais me deixou feliz foi ver o apoio de ambas as famílias. 

Eu gostei muito da obra, esse é um romance fofo, mas que também consegue causar impacto no leitor. Não é fácil ver ignorância e preconceito com pessoas que não fizeram nada para merecer esse tipo de repúdio, e infelizmente isso não fica apenas na ficção, o que entristece mais ainda. Os autores trataram esse assunto de forma bastante real, o que me deixou com um aperto no coração, mas ainda bem essas partes foram equilibradas com momentos divertidos e lindos com esses dois personagens. Recomendo a leitura!

8 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Vi bastante comentários a respeito deste livro. Ele parece ser um livro meigo, no qual você se apega aos personagens. Adorei a sua resenha, você conseguiu passar o como ela te tocou. Dica mais que anotada.

    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro! Ainda não li o Garoto atropelado e quero faz tempo também. Sigo os dois nas redes sociais e são pessoas maravilhosas, fico aqui pensando como será a escrita deles. Adorei a sua resenha, muito bem escrita!

    ResponderExcluir
  3. Oie!!
    Necessito desse livro pra ontem!! Eu já achava a capa super fofa e agora com sua resenha, vejo que a história também é fofa, doce e sutil. Parece ser um daqueles livros que roubam o nosso coração 😍
    E adorei sua resenha, também me conquistou!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Li este livro recentemente e como comentei na resenha, foi um dos livros que mais me emocionaram este ano, fiquei arrepiada com a narrativa dos autores, são impecáveis e muito sensíveis.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Andressa, como vai?
    Menina eu to louca para ler esse livro, mas confesso que não parece ser uma boa época é um livro realmente interessante que sei que me faria ficar emocionada, então super anotei a dica e parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Antes de mais nada, que capa linda, fiquei apaixonada! Adorei a sinopse e eu adoro livros emocionantes, então acho que eu ia adorar a leitura. Dica super anotada! Adorei a sua resenha
    Abraços,

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Já estou apaixonada pelo livro só em ler sua resenha! Dica anotadíssima, pois adoro romances com dramas fortes e concordo com você sobre esse tipo de livro ser muito mais que um romance gay. Imaginei as cenas de preconceito e na forma como os personagens agem quando o sentimento diferente começa a aparecer. Adoro narrativas alternadas e acho que elas servem mesmo para conhecermos melhor cada um dos personagens.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Eu li a resenha da Van e fiquei encantada com a história. Agora vem você, com esse texto sensível e delicado, tanto quando acredito que a história seja e me deixa mais ansiosa pela leitura. Também fico triste quando as pessoas tratam as ouras dessa forma. E mais triste ainda por saber que eles irão se separar. Nossa,. outro país parece separação definitiva. É de cortar o coração. Uma linda história, com total potencial para me emocionar!!! Não vejo a hora de ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir