quarta-feira, 10 de agosto de 2016

[Resenha] A livraria dos finais felizes

|
Autora: Katarina Bivald
Páginas: 336
Editora: Suma de Letras
Sara tem 28 anos e nunca saiu da Suécia — a não ser através dos (vários) livros que lê. Quando sua amiga Amy, uma senhora com quem troca livros pelo correio há anos, a convida para visitá-la na cidade de Broken Wheel, Iowa, Sara decide se aventurar. Mas ao chegar lá, descobre que Amy faleceu. Sara se vê desacompanhada na casa da amiga, em uma cidade muito pequena, e começa a pensar que talvez esse não seja o tipo de férias que havia planejado. Com o tempo, Sara descobre que não está sozinha. Nessa cidade isolada e antiga, estão todas as pessoas que ela conheceu através das cartas da amiga: o pobre George, a destemida Grace, a certinha Caroline e Tom, o amado sobrinho de Amy. Logo Sara percebe que Broken Wheel precisa desesperadamente de alguma aventura, um pouquinho de autoajuda e talvez uma pitada de romance. Resumindo: a cidade precisa de uma livraria.

É um tanto arriscado apostar que um livro irá corresponder a todas às suas expectativas, mas A Livraria dos Finais Felizes conseguiu cumprir sua função de me conquistar, e parece até que foi feito para mim, sabe? Só aviso que acho que nem todo mundo vai gostar dele. Ele é mais um livro sobre pessoas que nem sabem o que fazer da vida, têm sonhos ou parece que têm, mas não fazem ideia de nada, e leva tudo assim meio que levando; ou simplesmente se você consegue sentir empatia, e quiser acompanhar as aventuras da personagem e de todos os habitantes da pequena cidade de Broken Wheel, em um livro meio melancólico, sem grandes reviravoltas, em um enredo que te conquista com coisas simples, em que todos os personagens da pequena cidade sempre têm algo a dizer. Senti como se tivesse vendo um episódio de Gilmore Girls, com alguns personagens bem curiosos, e uma protagonista perdida e sem grandes ambições, e com todos os clichês que você pode enumerar, mas que pra mim deu certo, e é o que importa.

Não digo isso meio que delimitando um público, afinal o enredo pode ser para todo mundo, mas nada acaba agradando a todos, e alguns podem se identificar e outros não. Pois como dizem: se você ainda não conseguiu começar a gostar de ler é porque ainda não achou o livro certo para você, e praticamente a obra de estreia da Katarina Bivald é sobre isso, sobre o amor pelos livros, sobre o poder transformador que eles têm, sobre como fazer o próprio livro falar sobre ele mesmo. 

Identificação é a chave para todo tipo de história, e é assim que essa obra me surpreendeu. Ele não tem grandes pretensões de ser o livro que irá mudar sua vida, ou ser seu favorito nem nada, é apenas uma história simples, sobre pessoas simples, falando da simplicidade de uma cidade pequena, onde a personagem acabou indo parar porque queria viver sua primeira aventura de verdade na vida.

Ninguém tem ideia do que realmente importa na vida do outro, às vezes todo mundo acha que todos pensam em fazer ou ter grandes coisas, sem pensar em ser primeiro. E meio que na insegurança de seus pensamentos e na incerteza da sua decisão, a Sara vai ser levada a analisar sua vida e fazer os outros habitantes a fazerem o mesmo.

A personagem cita várias obras conhecidas, desde clássicos, chick lit, jovem adulto, e todo tipo de literatura que fazem a identificação ser instantânea. 

Jurava que o livro seria apenas legal, mas não sei dizer o motivo, pois de forma bem lenta e cativante, ele conseguiu arrancar de mim todas as estrelas necessárias para classificá-lo de forma especial. 

É bacana como coisas simples podem ser transformadoras e nem tudo precisa ser assim extravagante e arrebatador para ser lembrado.

13 comentários:

  1. Oi Dandra, esse livro aprece ter funcionado de um jeito perfeito para você o que me deixou curiosa, mas o seu alerta de que talvez não seja um livro para todos também me deixou com receio. Não sei bem o que pensar agora, mas a história parece ser leve e gostosa de ler e talvez um dia eu me arrisque

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser tão amorzinho! Me lembrou da época do Natal de 2015, participei de um projeto para enviar livros pelo correio, eu e uma senhora de 50 anos trocamos alguns livros, infelizmente, perdi seu contato. Gostei bastante da sua resenha, parece ser um livro bem gostoso de ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Não conhecia essa obra, mas fiquei interessada na leitura. Eu acabei me identificando com algumas coisas que você mencionou do livro, então pretendo ler.
    Eu acho que é importante a gente ler livros simples, sabe? Eles não vão mudar nossa vida, mas acabam tocando de forma diferente. Muitas vezes as coisa simples são as mais especiais.
    Adorei sua resenha ;)

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Dandra!

    Acho que esse é o tipo de livro que agradaria todas as pessoas que são como nós, amantes de livros. Fala sério, eu mesma nunca me decepcionei com um livro que fala sobre livros, mas eu concordo com você, realmente não é o tipo de história que agradaria todos os públicos.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Dandra, sua linda, tudo bem?
    Salvo engano eu vi que vocês receberam livro para resenha e estava aguardando a opinião de vocês. Eu entendi o sentimento que o livro te despertou, sabe, o simples nos atinge tanto, sem precisar provocar dor, por conta das reflexões e por nos vermos nos personagens. E se ela vai provocar questionamentos nos habitantes, acho que conseguiremos nos questionar também. Sua resenha ficou ótima, eu já queria ler esse livro, mas agora, voc~e me conquistou!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gosto desses livros meio melancólicos que conquistam com coisas simples, mas você me convenceu mesmo a ler foi quando disse que se sentiu como se estivesse vendo um episódio de Gilmore Girls, é uma das minhas séries preferidas de todos os tempos. Além do mais, acho que qualquer obra que fale do amor pelos livros e do poder transformador que eles têm merece ser lida.

    ResponderExcluir
  7. Oiii Dandra, como vai?
    Menina fiquei chocada em ver esse livro por aqui, em primeiro lugar eu não conhecia e parece ser cheio d histórias, meio histórico por ir em outros lugares e conhecer as pessoas que conversava por cartas, creio que isso seja um sonho não é mesmo? Confesso que me senti apaixonada por essa capa e sua resenha, dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. OOi!
    Não conhecia o livro ainda, parece ser uma gracinha; sem contar que o leitor deve se identificar bastante já que também é um livro que fala sobre livros.
    Já da sinopse me interessei pela obra mas foi sua resenha que me fez adicionar a lista dos que quero ler, la no skoob. Espero ter a oportunidade em breve.

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiieee! Até a sua ressalva consegui me chamar a atenção sabia? Eu goso de livros que "não é para todo mundo" kkkkkkA história parece ser bem leve apesar de melancólico, ao menos sua resenha não deu aquele ar pesado ao livro. Eu nunca assisti Gilmoregirls (me julguem kkk) mas tenho boa referências, logo acho que eu curtiria sim a leitura! Valeu a dica, bjosssss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dandra!
    Já havia visto a capa do livro por alto entre divulgações da editora e de alguns blogs, mas não havia parado para saber do que se tratava realmente, por mais fofinha que a capa seja e até me chame um pouco a atenção. Por ser uma história mais despretensiosa como você citou, e que ainda carrega o pensamento de que 'quem não gosta de ler é apenas porque não encontrou seu livro/história/gênero literário ainda', apesar dos altos e baixos deve ser uma leitura envolvente e que cumpre com o entretenimento, estou certa? Talvez eu o dê uma chance depois, quando a pilha de leitura atual der uma folgada, rs. Mas, enfim, parabéns pela ótima resenha também!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá! Que capa mais chamativa! Adoro isso nos livros! Gostei bastante de sua resenha e me interessei pela leitura! Acho interessante quando o livro fala sobre a paixão ou o hábito da leitura e concordo: se você não gosta de ler é porque ainda não achou o livro certo para você. Me pareceu cumprir exatamente o papel de uma história bem leve e despretensiosa.
    Vou procurar para leitura.
    Valeu a dica!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Bem, achei um tanto confusa a proposta, compreendi a ideia de Livraria dos finais felizes, mas ainda sim fiquei um pouco perdida na resenha, sinceramente, não sei se eu leria este livro, principalmente em saber que não é para todo o tipo de leitor e apesar da boa crítica e ser um livro envolvente, infelizmente não fiquei interessada.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  13. Olá, Dandra.
    Pela sua resenha eu ainda não tive a opinião concreta se gostaria de ler o livro ou não, mas por via das dúvidas eu o lerei se algum dia tiver a oportunidade. Que bom que o livro a tenha agradado, espero que ocorra isso comigo também!

    ResponderExcluir