quinta-feira, 11 de agosto de 2016

[Resenha] Silêncio

|
Autora: Richelle Mead
Páginas: 280
Editora: Galera
Um romance de fantasia e aventura da mesma autora de Vampire Academy.Pelo que Fei se lembra, nunca houve um ruído em seu vilarejo todos são surdos. Na montanha, ou se trabalha nas minas ou na escola, e as castas devem ser respeitadas. Quando algumas pessoas começam também a perder a visão, inclusive a irmã de Fei, ela se vê obrigada a agir e a desrespeitar algumas leis.
O que ninguém sabe é que, de repente, ela ganha um aliado: o som, e ele se torna sua principal arma. Ao seu lado, segue também um belo e revolucionário minerador, um amigo de infância há muito afastado em função do sistema de castas.
Os dois embarcam em uma jornada grandiosa, deixando a montanha para chegar ao vale de Beiguo, onde uma surpreendente verdade mudará
suas vidas para sempre. Fei não demora a entender quem é o verdadeiro inimigo, e descobre que não se pode controlar o coração.


Esse é apenas o segundo livro que eu leio da Richelle Mead até o momento mas, já sou fã de sua escrita e histórias. Mesmo conhecendo só duas tramas, pelo que eu vejo das outras já lançadas ela não é daquelas autoras que usam sempre a mesma fórmula, sabe? E isso é um ponto muito positivo para me fazer querer ler outras obras de um autor. E o que mais me encantou em Silêncio foi saber que a autora usou a mitologia chinesa como pano de fundo. Essa sinopse também me deixou muito interessada em conferir a obra, eu tive muito medo de ir com muita sede ao pote, mas a leitura atendeu todas as minhas expectativas, ainda bem!

Minha única reclamação: sério que é um livro único? Eu não me importaria nem um pouco se a Richelle quisesse escrever mais livros desse enredo, sério. Mas bem, felizmente o final foi satisfatório e não deixou o leitor cheio de dúvidas ou de especulações. Os temas tratados na obra são extremamente interessantes: audição e classes sociais. O que mais me surpreendeu é que a falta de audição não foi um empecilho para o povoado, e muito menos os fez ficarem unidos hierarquicamente falando. No povoado existem classes sociais, e são elas que definem o quanto alguém tem que trabalhar e o quanto seu cargo é importante para todos. 

Fei é uma aprendiz, sua posição dentro do povoado é uma das melhores, porém, sua vida não era muito boa, e depois que os pais morreram não ficou mais fácil. Quando ela é convidada para virar uma aprendiz não pensa duas vezes, é uma ótima oportunidade para ela e a irmã, mesmo que isso a afaste de seu melhor amigo, Li Wei, por quem na verdade sempre nutriu uma paixão. Como aprendizes não podem se relacionar com mineradores, profissão de Li Wei, os dois não se falam há muito tempo. 

Algo está acontecendo na vila e deixando todos muito preocupados: alguns mineradores estão perdendo a visão. Isso não é nada bom, pois a carga de metais preciosos está diminuindo, e assim, eles quase não conseguem enviar nada para as pessoas que vivem lá embaixo. E como eles não mandam o material, não recebem comida. O povoado fica no alto de uma montanha, e infelizmente, eles não conseguem descer de lá, pois como são surdos não escutariam as pedras desabando.

Essa história nos mostra que o som é uma coisa bela, e me fez agradecer por ter a oportunidade de escutar. A narrativa da autora nos faz perceber pequenos detalhes, que às vezes no nosso dia a dia passam desapercebidos, mas que são vitais, sendo a audição uma delas. É incrível quando Fei descobre que consegue escutar alguns sons, e até mesmo curioso quando percebemos que como ela só conhecia a linguagem dos sinais, todas as palavras ditas pelas pessoas não fazem nenhum sentido para ela.

A trama é cheia de reviravoltas, porém, há partes mais paradas. Em nenhum momento eu desgostei dessas partes mais lentas, na verdade, é tudo tão envolvente que acabei não me importando com as cenas mais detalhadas e descritivas. Os personagens me cativaram bastante, eu gostei muito de Fei e Li Wei, e o clima de romance só me deixou mais apaixonada pelo casal, pois a autora não forçou nada entre os dois, deixando um ar meio puro e lindo. 

Eu realmente queria poder falar muito mais sobre a história, mas acabaria estragando a leitura de vocês. Leiam Silêncio sem medo. É uma obra cheia de reflexões, e que ao mesmo tempo consegue ser leve. A edição da Galera está muito bonita, eu adorei a capa, e as folhas são amareladas! Recomendo! 

14 comentários:

  1. Olá! Esse livro tá bem elogiado mesmo, mas acho que esgotei todo meu amor pela escritora em Academia de Vampiros. Não tenho vontade de ler mais nada dela, estranho né? Nem a outra série eu peguei... Laços de Sangue, é isso?
    Esse não me desperta nem curiosidade, portanto vou passar.
    Estranho isso, porque lembro que gostei dos vampiros, na época que li!!!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Concordo com a Camila, esse livro está tendo várias críticas positivas por onde tenho visto falar sobre ele.
    Adorei a resenha e já estou louca para ler.
    A capa é incrível!

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, mesmo gostando da sua resenha, o livro não conseguiu atrair a minha atenção, mas achei a capa linda, mas como ele tá tendo várias criticas positivas, acho que vou dar uma oportunidade ao livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Esse é um livro que com certeza já está na lista de desejados. Já vi várias pessoas falando super bem dele e fiquei muito curiosa para ler. Imagina viver em uma cidade onde ninguém escuta?? Meu Deus!!! Que silêncio louco ia ser, e realmente acho que lendo esse livro eu ia passar a dar mais valor as pequenas coisas da vida. Amei a sua resenha :)
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, tudo bem?
    A autora nunca despertou meu interesse em ler Academia de Vampiros, mas quando li a sinopse desse livro pela primeira vez fiquei interessada. Tenho lido só resenhas positivas em relação a obra e cada vez subo a leitura em minha lista de prioridades. A autora parece ser bem versátil e ter uma escrita cativante.
    Fiquei bem instigada para conhecer melhor a vila, saber mais sobre os mistérios que a rondam. Além disso, eu imagino que deva passar uma lição linda e que passamos a valorizar ainda mais os sentidos que temos.
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. O enredo da história parece ser fantástico. Fiquei imaginando agora como eles se comunicam se não escutam. É igual a nossa realidade ou a autoria colocou algo mais "fantasioso" na história? Não poder escutar já é ruim, imagine perder a visão também. Deve ser bem complicado. Eu fiquei muito interessada por Silêncio, tanto pela sinopse quanto pela sua resenha. Parece ser um livro bem gostoso de ler e te faz pedir bis.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Você me deixou muito mais animada para ler o livro. Tenho lido algumas resenhas que disseram que o livro deixou a desejar em alguns aspectos, que as pessoas esperavam mais. Mas você me deu uma visão diferente da história que me conquistou. É verdade, às vezes não damos valor as coisas mais básicas. Estou super curiosa para ler e descobrir como eles perderam a audição. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa!
    Desde que vi esse livro lá no Mochilão fiquei doida pra ler. Gostei do enredo e fiquei na curiosidade pra descobrir o motivo dos moradores estarem perdendo, também, a visão.
    Não sou das maiores fãs de fantasia, mas esse me pegou de jeito. E é Richelle, né? Essa mulher tem o poder de me deixar vidrada em seus livros. Já espero uma trama de tirar o fôlego.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii Andressa, cmo vai?
    Menina desde que vi o lançamento desse livro me senti completamente perdida e louca o querendo para mim, confesso que leio pouca fantasia comparada a quantidade que são lançados, mas esse me atraiu de certa maneira que me agradou, o enredo me prendeu por ter todo esse mistério e além do mais a sua resenha está incrível. Dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa, tudo jóia?
    Comecei a leitura sem criar muitas expectativas, já que não gosto muito de fantasia, e em alguns momentos até me empolguei com a leitura, mais precisamente na segunda metade do livro, quando o texto tomou um ritmo mais acelerado e começamos, aos poucos, a ter algumas respostas sobre os mistérios acerca do povoado e sua história. Mas, não passou disso: o livro tinha uma proposta muito boa e nova, porém a autora não conseguiu, infelizmente, desenvolver muito bem essas peculiaridades.
    O o que mais me decepcionou foi: Richelle criou uma protagonista surda, que tinha tudo para evoluir e se tornar uma heroína badass, ela criou um livro que poderia se destacar e exaltar a diversidade e deficiência, mostrando como nada disso impediria a personagem de embarcar em uma aventura memorável e ter uma vida muito boa. Mas ao invés disso, ela meio que “cura” a protagonista indicando que uma personagem com deficiência não conseguisse sustentar uma aventura YA.
    Adorei a sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Mead lindaaaa. Não sabia que Silêncio é um livro único, fiquei mais animada ainda para lê-lo, sabendo que não tem outros zilhões de livros para esperar. Amo a escrita da autora e tive a impressão que vou adorar Silêncio também. Não sei bem o que pensar sobre o fato da protagonista passar a ouvir, acredito que a autora fez assim para mostrar quão importante são esses pequenos detalhes que mal nos damos conta né. adorei a resenha

    ResponderExcluir
  12. Olha ainda bem que ele é livro único, porque já chega a Richelle Mead ter acabado com meu dinheiro em Academia de Vampiros. Só vejo resenhas positivas dessa história por isso estou muito interessada. É um universo diferente né?
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa!

    Agora sim você me animou a ler algo da Rochelle Mead só por falar que esse livro é único. Eu jurava que era uma série e ultimamente estou com pouca paciência para elas. Se a gente for parar pra pensar, só damos valor às coisas quando as perdemos, né? Seria muito interessante ler o livro.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu adorei a escrita da Richelle em Academia de Vampiros e tenho muita vontade de ler os livros mais maduros que ela publicou antes dessa série, mas os livros que ela publicou depois... só a série Bloodlines e um outro livro dela que foi lançado recentemente em inglês e que no momento não recordo o nome foram capazes de me interessar, tendo dito isso, mesmo com as reflexões Silêncio não e trou para wishlist.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir