domingo, 21 de agosto de 2016

[Resenha] O menino que desenhava monstros

|
Autor: Keith Donohue
Páginas: 256
Editora: DarkSide
Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar. Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assombradas pelo que acham que estão vendo, os monstros que Jack desenha em seu caderno começam a se tornar reais e podem estar relacionados a grandes tragédias que ocorreram na região. Padres são chamados, histórias são contadas, janelas batem. E os monstros parecem se aproximar cada vez mais. Na superfície, O Menino que Desenhava Monstros é uma história sobre pais fazendo o melhor para criar um filho com certo grau de autismo, mas é também uma história sobre fantasmas, monstros, mistérios e um passado ainda mais assustador. O romance de Keith Donohue é um thriller psicológico que mistura fantasia e realidade para surpreender o leitor do início ao fim ao evocar o clima das histórias de terror japonesas.

O menino que desenhava monstros
 é mais um lançamento incrível que a editora DarkSide acrescentou ao catálogo deles. Quem já conhece o trabalho da editora sabe que as edições são sempre muito lindas e caprichadas. E nesta obra não foi diferente. Eu, antes mesmo de lançar a obra, já tinha me encantado com a capa e título, sério. Só com isso! Quando o livro chegou aqui em casa o amor só aumentou. A curiosidade e ansiedade em iniciar a leitura foi enorme. E se eu fosse destacar apenas um detalhe no livro seria: o final! Sabe aqueles livros em que o final vale por todo o enredo? Aquele final que te surpreende tanto que não importa se o desenvolvimento foi fraco ou insatisfatório? Foi o que eu senti quando terminei O menino que desenhava monstros. Eu esperava um pouco mais da trama, mas aquele desfecho me fez favoritar o livro. Simples assim.


Sim, eu gostei da história. Porém, eu preciso confessar que esperava algo mais assustador do que o descrito. É nítido que o autor tentou focar em um medo mais figurativo ao mostrar monstros que impactariam em segredos familiares e acontecimentos marcantes em uma família. Em grande parte da leitura o leitor se pergunta se tudo o que está acontecendo é real ou imaginação de todos?! Mas, já aviso que o que importa não é realmente se existem monstros embaixo da cama, mas sim, mostrar os dramas de uma família desestruturada emocionalmente e que precisa lidar com uma criança que mostra que monstros são mais reais do que imaginamos quando se trata de ter medos.

Jack tem síndrome de Aspeger, uma doença que o faz ser completamente inapto a interagir socialmente. Três anos atrás, quando quase morreu afogado, sua doença só piorou. Ele não quis mais sair de casa, e seu novo hobbie era desenhar monstros. Seu único amigo, Nick, sempre permaneceu por perto apesar de toda a esquisitice de Jack. O garoto a cada dia desenha mais e mais monstros, e é quando a imaginação e realidade se colidem. Os pais de Jack percebem que o filho falara a verdade quando disse que tinha monstros querendo entrar em casa. 

O medo cristaliza o tempo, faz com que este se torne lento e sossegado.

O pai de Jack avista uma criatura estranha na neve, e é quando nos perguntamos até onde vai a imaginação das pessoas. O quanto elas projetam seus medos na realidade a ponto de conseguirem transformar aquilo em algo verdadeiro? É a partir desse ponto que vamos descobrindo segredos daquela família, além de acompanhar uma mãe que tem medo do próprio filho. 

Essa é uma leitura um pouco lenta, mas de nenhuma forma ruim, o autor nos conduz no seu ritmo ao desfecho, que me deixou de boca aberta. Eu gostei da trama, apesar de esperar um pouco mais de terror. O livro pode não dar medo, nem nada do tipo, mas nos relembra de momentos da infância em que tínhamos nossos próprios monstros no armário e embaixo da cama, e lhes digo que não é agradável relembrar esses momentos.

O menino que desenhava monstros foi uma leitura extremamente marcante, os personagens te fazermsentir muita raiva por atitudes impensadas e precipitadas. E apesar de eu não ter sentido medo dos monstros de Jack, confesso que eu senti um pouco do próprio garoto! Eu fiquei a todo momento esperando ele fazer algo assustador ou violento. E é horrível ficar nessa expectativa.

A edição do livro está muito linda, como sempre, a capa é dura e os detalhes internos são maravilhosos. Eu simplesmente amei essa capa, achei que combinou bem com o enredo, e adorei a combinação de cores. Eu recomendo muito a leitura!

18 comentários:

  1. Olá!
    Eu não li ainda esse livro mas não espero um terror dele, e sim um suspense, essa expectativa que você citou. Acho que deixa tudo mais assustador pelo o menino ter essa doença, sabe? Mas esse livro com certeza está na minha lista de futuras leituras.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. A editora darkside realmente é um capricho em suas obras, deixando qualquer leitor com vontade de adquirir seus livros. Gostei bastante da resenha, me deu uma curiosidade enorme de ler ao livro, quando li o título até pensei que fosse algo bem terror mesmo, mas ao ver a capa, já fiquei imaginando outra coisa. E realmente relembra bem a época de quando éramos criança, com uma mente bem fértil e imaginando o que não existe, estando na nossa frente. E que segredos são esses, hein? E que triste, uma mãe ter medo do seu próprio filho =[
    O Pequeno Leitor

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa,
    É muito bom quando um final faz valer toda a leitura. Tenho curiosidade de ler esse livro desde o lançamento e fiquei um pouco desanimada por saber que o livro não é tão assustados como o esperado. Acho que a leitura lenta não atrapalha a leitura.
    Anotei a dica, pois fiquei muito fascinada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um amor pela capa desse livro a Darkside sempre arraza eu ainda não fiz a leitura mais já tenho ele em mãos espero gostar da leitura mesmo não abordando o lado terror tão a fundo eu tenho certeza que vai ser uma leitura maravilhosa para mim contando os segundos para chegar a vez dele na fila kkkkkk.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  5. Não sou fã de terror mas esse livro me chamou a atenção. Tanto que estava de olho para ler alguma resenha e saber um pouquinho mais da história e se eu conseguiria arriscar ou não a leitura. Pela sua resenha, me parece que vale a pena dar uma chance já que os monstros não são tão assustadores, mas ao mesmo tempo, fico com um certo receio pela leitura ser mais lenta. entendo que muitas vezes isso não é algo ruim, mas como quase não tenho experiencia de leitura no estilo não sei se conseguiria me prender na história.
    A Darkside sempre arrasa nas edições, né? Dá vontade de ter todos os livros só pelo lindo trabalho deles :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Esses livros com finais surpreendentes são uma coisa, né? É bem raro encontrar uma história que faz a gente favoritar a obra por conta do final, acho que isso nunca aconteceu comigo *-* A edição está linda mesmo ♥ Eu não sou fã do gênero, parece ser uma leitura um tanto macabra...hehe' mas gostei da premissa, e saber que você gostou tanto do livro me deixou animada.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas interessei-me bastante ! :) Ate porque ultimamente tenho ouvido falar imenso sobre a doença! :)

    E tenho alguma curiosidade! :) Que bom que apreciaste a leitura! :) E que conseguiste sentir junto com a personagem! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa, tudo bem?
    As edições da Darkside são realmente maravilhosas e me fazem ficar babando por elas!
    Confesso que a premissa desse livro não me chamou muita atenção, e isso vem acontecendo não só com esse livro da Darkside, tem vários outros que apesar de terem uma diagramação maravilhosa, acabam deixando a desejar no quesito terror sabe.
    Que bom que o final tenha valido e salvado a história que não é tão boa quanto você esperava...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa! Tudo bem?
    Tenho pavor de histórias de horror/terror, não consigo ler, ver ou escutar, sou medrosa ao extremo! Achei a diagramação do livro bem legal e fiquei surpresa por o livro ser de capa dura! Adorei sua resenha, mas confesso que dificilmente vou ler! rsrsr
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Hum, acho que entendi, esse livro é mais um drama familiar do que uma história assustadora. Então é ainda mais interessante que se use essa analogia dos monstros pra representar problemáticas da família. Se eu já queria esse livro, quero ainda mais.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Pelo que entendi, este livro não é de fato um "terror", né!? é mais uma história de imaginação.
    E ah, AMEI sua resenha!

    Um beijo!
    www.becodasleitoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Tenho que concordar que os livros da Dark Side dão um show a parte no quesito capa, diagramação e estrutura!
    Pela sinopse, imaginei que seria mais aterrorizante o livro, daria mais medo de ler e esperar mais coisas acontecerem. (Estou me baseando pela sua resenha, pois não li o livro).
    De qualquer forma, gosto dessa parte suspense e quando o final surpreende!

    Abraços, Isis
    www.elefantevoador.com

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    eu nunca pensei que esse livro fosse de terror propriamente dito e sim mais uma coisa subjetiva e figurativa. Gostei bastante da sua resenha, achei ela bem escrita e coerente. Eu ainda não li o livro, mas espero ler, já que achei essa edição linda e tenho lido bastante coisa legal a respeito!

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. A darkside arrasa nos seus lançamentos, isso é algo que ninguém pode negar! E confesso que mesmo o título não me dando a menor ideia do que poderia ser tratada na obra, eu fiquei desejosa de ter. Acho que mesmo com os detalhes que você falou e mesmo sem ler posso dizer que realmente é algo que faz sentido, é uma boa leitura e fiquei extremamente curiosa para saber o que o final tem que faz valer tão a pena! Espero poder ler em breve.
    Beijos
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. a dark vem cada ano mais se destacando e esse livro esta impecável ao extremo, adorei o enredo e a forma o livro prossegue apesar de q vc falou q a leitura foi um pouca lenta, mas o enredo vale por si só, e quero logo descobrir o final.

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu nunca tive a oportunidade de ler nada d Dark Side, mas sempre tive muita vontade pois todas as edições são lindas. Mas os que com certeza estão no topo são A Noiva Fantasma e O menino que desenhava monstros. Eu adorei a premissa desse livro, e apesar de ser um pouco de terror, tenho certeza que vou dar conta de lidar com isso rsrs. Fico feliz que você gostou da leitura, e pode ter certeza de que o livro está na minha listinha.

    ResponderExcluir
  17. Oee! Amo a Darkside e essa me parece ser mais uma das obras primas quando se fala em edição deles. O jeito como falou dele me lembrou muito "Mentirosos" que foi um livro que amei e que o final valeu por ele todo. Este ja entrou pros meus desejados, serião. Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá, acabei de concluir e confesso que vim atrás de opiniões pois O Menino que Desenhava Monstros para mim foi decepcionante!
    O fato dos pais não acreditarem nele, mesmo acontecendo bem na frente deles, e do amigo afirmar que é verdade, me irritou demais...
    Devo postar minha resenha segunda, totalmente negativa apesar do final hahaha
    Que final bom <3

    Blog www.sincronizaai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir