quarta-feira, 24 de agosto de 2016

[Resenha] Os defensores - Cidade de mentiras

|
Autora: Lian Tanner
Páginas: 312
Editora: Farol Literário
Série: Os defensores, 2
Goldie Roth é uma ladra treinada e hábil mentirosa. Junto com seu amigo Toadspit ela deve se tornar uma das Defensoras do Museu de Dunt. Mas seus pais estão doentes e Goldie não pode abandoná-los. Quando a irmã de Toadspit desaparece, Goldie é forçada a tomar uma decisão. Ela e Toadspit seguem as pistas deixadas pelos sequestradores e vão parar na vizinha cidade de Spoke. No caminho, Toadspit também é capturado, e Goldie terá de enfrentar sozinha as ameaças da cidade. Entre essas ameaças está o tradicional Festival das Mentiras, lugar em que cada palavra dita signifi ca outra coisa e ninguém é confi ável. Durante o Festival, Goldie descobre segredos que podem colocar em risco a sua vida e a de seus amigos. Ela vai precisar de um plano e de todo o seu talento para sobreviver e salvar a todos.

1. Os defensores

*Não possui spoilers!

Cidade de mentiras é o segundo volume da trilogia Os defensores, lançado pela Farol Literário. A série é infantojuvenil, mas eu informo que pessoas de qualquer idade irão amar a trama. A autora criou uma história com um desenvolvimento bem maduro, e que é mais perceptível ainda nessa continuação. Enquanto em Museu de ladrões temos toda uma introdução à história e elementos criados pela autora, que nos faz ficar um pouco perdidos, em Cidade de mentiras isso passa, além de podemos sentir que a escrita está mais densa, não puxando tanto para o infantil. E eu acho que por isso que eu gostei muito mais desse volume, a narrativa nos leva por situações nem um pouco bobas para um livro do gênero, e sinceramente me deixou angustiada com cada reviravolta que ocorria.

Algo que chama a atenção do leitor logo no início é que a trama não se passa no museu desta vez, aliás, o museu aparece bem pouco. Nossos personagens destemidos, mesmo para crianças, estão em Spoke, uma cidade que tem um evento muito estranho: o dia da mentira. Por alguns dias só se pode falar mentiras ou ao contrário. E tem algo mágico no ar, pois se você entra em uma Grande Mentira e responde a resposta correta, passa a viver o que escolheu. O modo que Goldie e Toadspit vão parar neste lugar não é nada agradável. A irmã de Toadspit foi sequestrada, e eles vão atrás dos criminosos para resgatá-la, o que se sucede após isso só lendo para saber! 

Os personagens continuam bastante carismáticos, mas Goldie em si se destacou, ela está mais madura e tenta fazer as escolhas certas. Sua nova aventura é cheia de perigos, mas vemos uma menina bastante corajosa lidar com eles, da melhor forma possível. É incrível a lealdade que ela tem para com os amigos, não os deixando para trás mesmo quando tudo dá errado. 

O sequestro da irmã de Toadspit fica meio sem explicação até certo momento, mas no desfecho descobrimos que tinha algo muito maior por trás disso, e muito perigoso. Novos temores rondam a população de Jewel, e eles nem imaginam. Esta obra tem um toque mais sombrio e intenso, e eu simplesmente adorei.

A leitura é fluída, a escrita da autora é muito envolvente, e como eu disse, a trama é incrível e cheia de reviravoltas. Esta é uma aventura bastante esclarecedora para o rumo da trilogia, estou muito ansiosa para ler o último volume. Eu estou esperando o retorno de um personagem muito temido e que irá fazer a história ficar ainda mais emocionante.

A edição do livro segue o mesmo do anterior, a capa é linda, assim como os detalhes internos. Eu recomendo essa trilogia!

9 comentários:

  1. Oiii Andressa, como vai?
    Menina confesso que me senti completamente prendida na sua resenha e quero com toda certeza essa obra, parece ser uma belezinha e tanto <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi andressa, eu ainda não tinha ouvido falar nesse livro, mas confesso que me interessei quando você menciona que é uma trama madura, apesar de ser considerado infanto-juvenil, e o fato de ter melhorado no segundo livro é sempre um ponto muito positivo. Fiquei curiosa em relação a esse festival das mentiras e quero entender mais sobre. Espero que eu possa ler.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Desconhecia o livro, e sinceramente não despertou grande curiosidade em mim mesmo você falando que é uma trama madura.
    É sempre legal ver o desenvolvimento da série e notar que os livros vêm melhorando a cada volume.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adoro esse tipo de trama infanto-juvenil que conquista aos adultos também! Os personagens que, apesar de crianças, são destemidos e correm atrás de seus objetivos, também me agradam. Que delícia saber que tem bastante aventura! Espero que o personagem que mencionou retorne no terceiro livro da trilogia.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Gente, uma cidade de mentiras que comemora o dia da mentira e que estranho viver o que escolheu, isso me deixou bem intrigada. Só olhando para essa capa, me vi vivendo uma grande aventura com eles. Estou louca para saber que perigo é esse, que algo maior é esse que ronda o mistério do livro. Não conhecia esse livro, mas agora não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima Dessa!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii Andressa, amo essas aventuras infanto juvenil. Esse eu ainda não conhecia e já quero ler. Hummm ainda mais com um pouquinho de mistério que não faz mal a ninguem! Vou procurar adquirir o primeiro livro e já estou ansiosa pela leitura.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa.
    Parece ser um livro com bastante aventura e mistério, conteúdos essenciais prum bom livro infanto-juvenil.
    Gosto de ficar por dentro das novidades desse gênero, pois me conecta com uma Natália de uns 13 anos atrás.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amo livros infantojuvenis, e faz tempo que essa trilogia chama a minha atenção. Gostei de saber que nesse volume a escrita está mais densa, que as situações retratadas não são bobas e que acontecem reviravoltas. As edições da Farol normalmente são lindas mesmo! :)

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Acho que ainda não conhecia este livro, mas não fiquei curiosa para ler, não. Mistério, aventuras e coisas do tipo não são comigo, são coisas que não me chamam a atenção em livros, então eu acho que não leria, apesar de ter visto que você gostou da história. Fico feliz em saber que a trama tem reviravoltas e é esclarecedora.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir