quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

[Resenha] O mistério dos cavalos alados

|
Autora: Megan Sheperd
Páginas: 208
Editora: Plataforma21
Existem cavalos alados nos espelhos do Hospital Briar Hill – esses espelhos refletem os elegantes quartos que já pertenceram a uma princesa, mas que agora são o lar de crianças doentes. Somente Emmaline pode enxergá-los. Este é o seu segredo.
Certa manhã, a menina escala o muro dos jardins abandonados do hospital e descobre algo incrível: um cavalo branco com a asa quebrada que deixou o mundo dos espelhos e invadiu a realidade.
Esse cavalo branco – uma égua chamada Lume de Luar – está se escondendo de uma força sombria e sinistra: o Corcel Negro. Para Emmaline mantê-lo longe de sua nova amiga, ela precisa rodear Lume de Luar com tesouros de tons brilhantes. Mas como a menina encontrará cor em um mundo tão cinzento?



O mistério dos cavalos alados, da Megan Sheperd, é um livro que entrou na minha wish list por conta da capa, eu confesso. Eu me apaixonei imediatamente por ela, e assim que eu li a sinopse a vontade de ter a obra na minha estante foi ainda maior. Eu consegui o livro em uma promoção das Lojas Americanas há alguns meses e nem acreditei quando vi. Montei minha TBR de dezembro já pensando em incluir essa leitura, e preciso dizer que ela foi muito encantadora e delicada. O livro é bem curtinho, mas possui muita sensibilidade em cada momento. 

A ambientação da trama é durante a Segunda Guerra Mundial, mas dentro do Hospital Briar Hill isso acaba ficando em segundo plano. Para esse hospital são enviadas as crianças doentes; são as águas paradas, e vamos vivenciando o dia a dia delas. Apesar de a autora ter usado a guerra apenas como pano de fundo essa leitura acabou sendo muito especial por mostrar as crianças doentes e a luta para sobreviver.

Em meio a isso tudo - doenças e guerra - conseguimos perceber que algumas crianças não perdem a vontade de viver, de lidar com a situação da melhor forma possível. Emmaline é um desses casos. Ela é uma garotinha criativa, cativante e corajosa. E é a única a perceber que há cavalos alados nos espelhos do hospital, ninguém mais consegue enxergá-los. Certo dia ela resolve ir até um jardim abandonado e encontra um cavalo alado com a asa quebrada que deixou o mundo dos espelhos.


Lume de Luar é uma égua linda que veio se proteger em nosso mundo para fugir do Corcel Negro, uma força sombria que caça os cavalos alados. Emmaline descobre que a única forma de salvar Lume é juntando todas as cores do arco íris. O problema é que em meio a tanta tristeza e mortes é difícil encontrar algo colorido e alegre.

Essa é uma leitura que mescla realidade com fantasia, e em nenhum momento conseguimos entender onde começa um e termina o outro. Emmaline é uma criança com muita imaginação, mas ao mesmo tempo algumas revelações fazem com que a história dela se torne ainda mais verdadeira. Eu terminei o livro com a sensação de não ter descoberto se era tudo real, a autora resolveu deixar para o leitor decidir. E, eu confesso que apesar de normalmente não curtir esse tipo de proposta, desta vez eu gostei de ficar com a dúvida se era apenas a imaginação de uma criança ou realmente existia um mundo mágico. 

Os capítulos são bem curtos, o que tornou a leitura bastante fluída. O mistério dos cavalos alados é um livro sobre amizade, família e esperança. E até mesmo os personagens secundários vão tocar seu coração. A trama tem uma certa dose de mistério e toda essa aura mágica fez com que a leitura fosse ainda mais envolvente. Recomendo muito!

11 comentários:

  1. Oi, Andressa!
    A capa desse livro é muito linda, mesmo! Não conhecia a obra, mas pela sua resenha deu para perceber que é uma daquelas histórias delicadas que ficam ressoando na gente por um bom tempo. Mas menina, a autora deixou o final aberto assim? D: a quantidade de possibilidades me deixa aflita hahaha coloquei na minha listinha pro próximo ano hehe Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, o final é daqueles que te faz pensar. kkkkkk Leia mesmo, é uma leitura maravilhosa. ♥

      Excluir
  2. Oi, Andressa. Tudo bem?
    Que capa mais linda, também me apaixonei por ela. Adorei a sua resenha, eu ainda não conhecia o livro e a premissa me agradou bastante, parece ser o tipo de leitura que me agradaria e fiquei bem curiosa para poder ler também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura muito fofa, acho que você vai gostar!
      beijos

      Excluir
  3. Olá!
    Fiquei um tempão olhando essa capa, está muito bonita!
    Não tenho costume de ler livros com animais, mas gostei muito de saber mais sobre os temas que a autora aborda e as reflexões que são tiradas desse enredo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela é muiiito linda. ♥
      Esse livro é muito fofo, vale a pena a leitura.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Quando esse livro foi lançado, eu fiquei louca para ler por causa da capa. Porém, até hoje não consegui. Eu já estava pensando em incluí-la na minha meta para 2019 e sua resenha me deixou ainda mais animada para ler. Eu costumo gostar muito de livros com personagens crianças, porque acho que eles quase sempre trazem mais delicadeza e sensibilidade para a história, e parece que esse não é diferente. Pelo que percebi, é uma leitura encantadora e que traz muitas reflexões. Além disso, achei bem legal o fato de não ficar claro que se os acontecimentos são reais ou só imaginação de uma criança.
    Adorei sua resenha e espero poder ler esse livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bom?
      Verdade, ter uma protagonista criança deixou a leitura muito leve e delicada. Eu também gosto bastante quando a história tem crianças.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas de cara fiquei animada, porque me apaixonei pela capa, assim como você kkk
    Adorei saber que a ambientação é durante a segunda guerra mundial, embora isso fique em segundo plano.
    Enfim, parece ser uma obra cheia de sensibilidade mesmo, vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas gostei de saber que fala sobre amizade, família e esperança, além disso, a mistura de realidade e fantasia/imaginação da personagem tornam o assunto mais ludico e interessante
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Essa capa já tinha chamado minha atenção e eu simplesmente não sabia do que se tratava. Após saber que é a história de crianças lutando para sobreviver, com uma mescla de fantasia, eu fiquei ainda mais curiosa! Curti muito saber que não fica determinado onde começa a fantasia e onde termina a realidade, acho que deve dar ainda mais delicadeza para a obra. Dica mais que anotada! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir