segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

[Resenha] O guardião da pedra

|
Autor: Kazu Kibuishi
Páginas: 192
Editora: Fundamento
Série: O amuleto, 1
Dois anos depois de uma tragédia na família, Emily, Navin e a mãe deles tentam recomeçar a vida numa casa muito antiga, que pertenceu ao bisavô das crianças. O lugar está abandonado desde o misterioso desaparecimento do proprietário. Durante a mudança, Emily encontra um estranho colar em meio aos pertences do bisavô. Ela nem desconfia, mas se trata de um amuleto que pode decidir o destino de um mundo fantástico. Quando uma assustadora criatura sequestra a mãe das crianças, Emily e Navin não têm outra opção a não ser seguir o monstro e entrar naquele universo desconhecido. Lá, eles vão conhecer seres incríveis e enfrentar perigos inimagináveis. Em pouco tempo, os dois irmãos irão descobrir que não estão naquele lugar por acaso e que libertar a mãe será apenas o primeiro passo rumo à maior de todas as aventuras.


O guardião da pedra é o primeiro volume da série em quadrinhos O amuleto, do autor Kazu Kibuishi. Eu nunca fui muito fã de ler HQ's, quando era criança só lia as da Turma da Mônica, mas recentemente resolvi dar uma chance para esse tipo de leitura. Eu li diversas resenhas sobre essa série que me deixaram animada para fazer a tentativa, e no fim eu realmente adorei a trama. 

Logo no início da leitura acompanhamos uma perda trágica para a família de Emily: após um acidente de carro seu pai morre. Dois anos depois Emily, a mãe e seu irmão mais novo, Navin, precisam recomeçar a vida em outro lugar, pois não está sendo mais possível arcar com as despesas da casa antiga. Sendo assim, a mãe dos garotos resolve ir para a casa de seu bisavô, na cidade de Norlen.


O casarão está abandonado desde que o bisavó, Silas, desapareceu misteriosamente. Quando as crianças chegam na nova casa descobrem uma biblioteca onde ele fazia seus experimentos. E, no meio das coisas de Silas, Emily encontra um amuleto lindo, que imediatamente coloca em seu pescoço. No meio da noite um barulho assustador acorda todos na casa, e uma criatura horrível acaba sequestrando a mãe dos garotos. Emily não pensa duas vezes em seguir o monstro, mesmo que sua mãe grite para fugir. Emily e Navin adentram em outro universo, e o amuleto parece ter as respostas de tudo.


Emily é uma garota determinada, corajosa e muito madura para a idade, por conta da perda do pai. Ela consegue lidar com as situações difíceis que se colocam em seu caminho e ao mesmo tempo está por perto para proteger o irmão. Já Navin é uma criança muito inteligente e curiosa, que consegue se fazer presente dentro do enredo, e ajuda a irmã como pode.


Esse universo paralelo parece ser um lugar mágico, e ao mesmo tempo perigoso. O poder do amuleto é algo desconhecido, e nesse primeiro livro não temos todas as respostas. Eu gostei bastante do enredo, ele é fluído e cheio de aventuras.


A HQ tem cores bastante vivas e as ilustrações de Kazu são muito bonitas e atrativas. Eu estou animada para ler o próximo volume. Há um clima de mistério na narrativa que deixa o leitor empolgado para explorar esse novo universo. Recomendo a leitura! A edição da Editora Fundamento está muito caprichada e linda.

19 comentários:

  1. Oi! Sabe que também nunca dei chance para HQ's? Só na infância. E vejo estas edições tão lindas que fico me perguntando como é que não leio elas? Olha que coisa mais linda esta daí? Mas e também penso que elas passam tão rápido que eu sou tão apegada em histórias longas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, também sempre preferi livros por serem mais desenvolvidos, mas sabe que essa HQ tem uma história muito boa? Mesmo ela sendo mais rápida é fácil entender o enredo e personagens. Vou ler mais quadrinhos! ♥

      Excluir
  2. Oi, Andressa.
    Sou super fã de HQ's. Tava agora mesmo terminando de ler "De Volta Para o Futuro" em quadrinhos e amei.
    Ainda não conhecia esse livro, mas suas fotos me deixaram encantada. Eu amei os traços e a premissa parece ótima! Já está na lista de desejos.
    Espero que se anime a ler não só o próximo volume, mas também outras histórias nesse formato!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou louca para ler De volta para o futuro, acho a edição muito linda! E agora que peguei o gosto por HQ's vou ler mais do gênero.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Andressa!
    A primeira coisa que eu sempre olho quando penso em ler uma HQ é o traço de desenho, e sobre essa eu estou completamente apaixonada! Achei super delicado e parece combinar demais com a proposta de aventura que o enredo traz. Ainda não sabia nada sobre essa HQ, por isso adorei conhecê-la e já espero poder adquirí-la. Amo histórias de aventuras que têm crianças como protagonistas, e essa por algum motivo me lembrou um tanto "As Crônicas de Nárnia". Sua resenha está ótima e eu amei as fotos. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o traço é muito bonito mesmo, as cores também. ♥
      Essa série em quadrinhos é muito gostosinha e tem toda essa proposta de aventura mesmo.
      beijos

      Excluir
  4. Ola...

    Ah adorei! Nao sou fã de HQ confesso, mas as cores e tudo mais sao incríveis e lindas.. adorei as ilustrações e de fato a historia é bem instigante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ultimamente meu interesse por HQ's tem aumentado bastante, justamente por ler tantas resenhas positivas. Como você, eu só tinha o hábito de ler as histórias em quadrinho da turma da Mônica.

    Lamento pela perda da protagonista e dá para perceber que ela é uma personagem forte e corajosa. No entanto, a trama em si não me instigou tanto. Talvez eu leia um dia, mas vou priorizar outras HQ's.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é tão bom se aventurar por gêneros novos, né?
      Que pena que essa trama não te chamou a atenção, mas como é uma leitura muito rápida, se tiver oportunidade leia mesmo.
      beijos

      Excluir
  6. Oi Andressa, tudo bem ?
    EU como você, também não costumo ler HQ's, lia apenas Turma da Mônica tbm rsrs.
    Mas achei o enredo bem interessante e a qualidade dos desenhos muito legais, uma graça também.
    Fiquei bem contente em conhcer um pouco sobre esse universo. E que bom que te interessou a ponto de querer ler o segundo, isso é ótimo quando acontece.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bom?
      Verdade, e fiquei bem empolgada mesmo para continuar a leitura. Já tenho outros títulos na listinha para ler esse ano. kkkkk

      Excluir
  7. Não conhecia a série, mas adorei a premissa, ainda mais por ser quadrinhos. Fiquei animada para conhecer Emily, parece ser uma ótima protagonista, quero ler, então quando ler o segundo volume nos conte o que achou, vou adorar conferir.

    Bom final de ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emily é uma garota muito incrível, adorei ela. Pode deixar que trago a resenha do segundo para vocês.

      Excluir
  8. Olá, Andressa.

    Assim como você, não sou muito fã desse universo das HQ's, mas a sua resenha me chamou bastante a atenção para os livros, assim como as fotos. Além da capa e das ilustrações serem lindas, o mistério que envolve o amuleto e o portal me deixou com uma ponta de curiosidade. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trama é bem envolvente, e toda a parte fantasiosa é muito intrigante mesmo. Adorei a leitura.
      beijos

      Excluir
  9. Olá!
    Dificilmente leio HQs mas acho tão lindas esses coloridos que algumas edições trazem. Parece ser uma leitura instigante, com alguns aprendizados e mesmo sendo mais para fantasia acho que leria se tivesse oportunidade.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a me interessar por HQ's por conta das edições lindas também. E agora peguei o gosto, kkkkk
      beijos

      Excluir
  10. Oi Andressa,
    Eu li minha HQ em dezembro e já vi que é um caminho sem volta. Achei muito legal a proposta dessa e fiquei muito interessada em ler, principalmente, porque esse universo paralelo parece ser incrível.
    Dica anotada!
    Beijos,
    @umoceanodehistorias_

    ResponderExcluir