quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

[Resenha] Aru Shah e o fim dos tempos

|
Autora: Roshani Chokshi
Páginas: 440
Editora: Plataforma21
Série: Saga Pândava, 1
Aru Shah é uma garota cheia de imaginação e, para se sentir aceita na escola, sempre aumenta a verdade. Ter um elefante de estimação, ser da realeza, fazer viagens imaginárias a Paris, ter um chofer... Bem, as mentiras que conta não são poucas, mas Aru tem lá suas razões.
Nestas férias, por exemplo, enquanto os outros alunos estarão viajando para lugares super exóticos em suas casas chiques de veraneio, ela terá que ficar plantada no Museu Arqueológico de Arte e Cultura Indiana, onde sua mãe trabalha. Um dia, três colegas resolvem aparecer no museu para pegá-la em uma de suas mentiras. E eles não acreditam de jeito nenhum que a Lâmpada de Bharata realmente seja amaldiçoada. Apenas uma acendida rápida, Aru pensa, contrariando as regras do lugar. Daí, nada de mentir novamente na escola... Entretanto, acender a lâmpada traz consequências catastróficas. Sem querer, Aru Shah liberta Sono, um demônio ancestral cujo objetivo é despertar o Deus da Destruição. Além disso, sua mãe e seus colegas ficaram congelados no tempo.
Agora, Aru deve dar um jeito em toda essa bagunça, e a única forma de impedir Sono é encontrando as reencarnações dos lendários irmãos Pândava numa jornada pelo Reino da Morte. Mas como uma garota usando seu pijama do Homem-Aranha será capaz de enfrentar tudo isso?

Aru Shah e o fim dos tempos é o primeiro volume da Saga Pândava, da autora Roshani Chokshi. Esse é o livro de estreia do selo Rick Riordan apresenta, um selo que se dedica a mitologia, em geral, para o público jovem. Eu fiquei bastante animada quando soube sobre o selo, pois é uma forma de conhecer outras mitologias e culturas. E, quem adora as séries do Rick com certeza vai gostar de Aru Shah. A obra é sobre mitologia hindu, algo que até então eu nunca tinha lido e fiquei admirada e encantada. Roshani nos apresenta uma história que permite conhecer além de tudo um pouco da cultura indiana.

Aru Shah é uma criança que está sempre usando a imaginação para contar pequenas mentiras e tentar se encaixar na escola. O problema é que elas acabam sendo um pouco exageradas e fazem com que as outras crianças percebam que nada daquilo é verdade: ela não tem um elefante (pelo menos vivo) de estimação e não faz viagens incríveis com sua mãe. Aru não tem nenhum amigo na escola, e sua mãe nem sempre está presente, ela faz muitas viagens longas buscando artefatos para o museu em que trabalha, e em que elas vivem. O Museu Arqueológico de Arte e Cultura Indiana é o lugar que Aru mais gosta no mundo, principalmente quando sua mãe lhe conta todas as histórias sobre os deuses Hindu, tem tanta magia em um só lugar.

A garota deixa escapar na escola que no museu há uma lâmpada amaldiçoada, então certo dia três de seus colegas resolvem gravar a mentira de Aru e espalhar para todos os alunos. Apesar da advertência da mãe de que não deve acender a lâmpada, Aru pensa que se for rapidinho, nada vai acontecer. Não é mesmo? Só que algo realmente acontece: a garota acaba liberando Sono, um demônio que quer acordar o Deus da Destruição. Aru é a única que não está congelada no museu, e ela acaba recebendo a ajuda de um pássaro para saber como reverter tudo.


Aru descobre que é uma das reencarnações dos irmãos Pândava, e que precisa entrar no Reino dos Mortos para resgatar as armas que serão capazes de derrotar Sono. Junto com Mini, uma de suas irmãs Pândava, elas partem nessa aventura perigosa. A família de Mini sempre soube do destino de um de seus filhos, mas nunca pensou que seria ela, e sim seu irmão mais velho. Então mesmo estando de certa forma mais preparada para a situação, ela tem o peso de salvar o mundo em suas costas. Ela não pode desapontar os pais.

Aru e Mini desenvolvem uma boa dinâmica entre as duas, cada uma tem suas habilidades, e juntas conseguem percorrer o caminho para salvar a humanidade de um demônio vingativo. Porém, ambas possuem personalidades diferentes, o que em um primeiro momento acaba as deixando um pouco desconfortáveis com o comportamento e manias uma da outra. Aru é cheia de imaginação e gosta de uma boa aventura. Já Mini é toda neurótica com doenças de qualquer espécie e é muito inteligente.

Eu fiquei fascinada com a mitologia apresentada, e ainda mais por esse ser um livro juvenil que consegue explorar bem os personagens e ambientes. Todos os lugares que Aru e Mini adentram são bem detalhados, permitindo ao leitor conseguir visualizar tudo. A trama tem um desenvolvimento coerente com a idade das crianças, e todos os perigos e obstáculos são superados, de certa forma, de maneira satisfatória: não é nada tão fácil, por serem crianças, e nada muito difícil que o leitor pense como que garotinhas conseguiram passar por tudo.

Eu realmente amei a leitura, a escrita da autora é muito envolvente e as personagens nos encantam com tanta inocência, simpatia e alegria. Aru Shah e o fim dos tempos tem uma trama muito dinâmica para o primeiro livro de uma série, e possui reviravoltas incríveis e um gancho espetacular para o próximo livro. Estou animada para conferir a continuação!

A capa é muito bonita e diagramação da Plataforma21 está perfeita. Esse é um daqueles livros para se ter na estante e não tirar mais: seja pela edição belíssima ou pela história incrível. Recomendo a leitura!

13 comentários:

  1. Adoro livros infanto-juvenis e amo mitologias!! Não conheça a escrita de Rick Riordan, mas achei a iniciativa dele de apresentar novos autores que escrevem sobre mitologia, muito, muito legal! Com certeza, se não fosse por isso eu não saberia nada sobre Roshani Chokshi e sua obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro mitologias! ♥ Eu adorei esse selo, e principalmente um autor tão conhecido e adorado como ele indicar novos autores. Acho muito bacana.

      Excluir
  2. Oi, Andressa! É a primeira vez que leio sobre esse livro, não sabia que era o selo do Rick Riordan, só via ele recomendando a leitura nas redes sociais. rs
    Gostei muito da premissa, vou aguardar melhorar um pouco meu orçamento para adquirir e ler!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana esse selo, né? Uma ótima oportunidade para conhecer novos autores, culturas e mitologias. ♥

      Excluir
  3. Olá!
    Tenho tentado colocar nas minhas leituras fantasias, enredos com personagens mais jovens e as edições da Plataforma 21 são bem atraentes, que capa linda. Fiquei curiosa com o enredo.
    Mais um pra minha lista!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Plataforma21 tem livros incríveis de fantasia e voltados para o público mais jovem. ♥

      Excluir
  4. Oi, Andressa!
    Estou adorando a proposta desse selo do Rick, é uma oportunidade e tanto para expandirmos nosso campo de leitura (nos acostumamos MUITO a ficarmos restritos a literatura americana/inglesa). Achei a premissa da história muito instigante e a união com a mitologia hindu parece perfeita! A história de Aru já estava na minha lista, mas agora acho que vou ler antes do que previa haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    É a primeira resenha que leio do livro, e fiquei curiosa para conferir.
    Essa capa me chamou muito a atenção, e quando diz que a história vale a pena, fiquei mais empolgada. Estou precisando de livros assim.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom saber! Leia assim que tiver oportunidade, é uma leitura incrível. ♥

      Excluir
  6. Oi Andressa! Tudo bem?
    Tu vai me chanar de desinformada se eu te disser que não sabia da existência desse Selo Rick Riordan?!
    Eu meio que sabia sobre ele indicar leituras acerca de mitologia, mas não sobre terem criado um selo editorial com isso, o que, confesso, me deixou MUITO faceira porque a mitologia do mundo inteiro tem muita coisa interessante para ser descoberta e apreciada, ainda mais saindo do eixo europeu.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também demorei para descobrir, guria! HAHAHAH Só quando recebi o livro da editora e fui pesquisar sobre. Também adorei poder conhecer outras mitologias. ♥
      beijos

      Excluir
  7. Olá, tudo bem Dessa?
    Eu não conhecia o livro e a autora, achei a capa bem legal e também interessante a obra ser indicado pelo RIck Riordan, pois ele é um baita escritor. Fiquei curioso com o livro, deve ser bem legal e por tratar de mitologia me despertou interesse. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Não conhecia esse selo do Rick e também fiquei super animada para conferir, tendo em vista que simplesmente amo as histórias do autor. Se ele está recomendando vale a pena conferir né? rs
    De mitologia indu eu até o hoje só li a série dos Tigres da Colleen Hoouck, que gostei muito. Vou me aventurar nessa série também e descobrir um pouco mais sobre essa mitologia ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir