domingo, 16 de dezembro de 2018

[Resenha] Annie

|
Autor: Thomas Meehan
Páginas: 208
Editora: Intrínseca
Aos onze anos, Annie é uma garotinha corajosa o suficiente para encarar sozinha as ruas de Nova York perseguindo seu grande sonho: encontrar os pais. Deixada por eles em um orfanato quando ainda era um bebê, com pouco mais que um bilhete informando que voltariam para buscá-la, a menina leva uma vida difícil sob o comando da malvada Srta. Hannigan, diretora do lugar. Cansada de esperar que os pais retornem, Annie foge do orfanato e enfrenta as mais inesperadas desventuras. Sua sorte parece estar prestes a mudar quando ela é escolhida para passar as festas de fim de ano na mansão de um rico empresário. Mas será que Annie finalmente conseguirá realizar seu sonho e escapar da dura vida do orfanato?




Annie, de Thomas Meehan, é uma adaptação do musical Annie, a pequena órfã que fez muito sucesso nos anos setenta. Eu comprei esse livro há um bom tempo e acabei deixando ele de lado, mas finalmente consegui encaixá-lo nas minhas leituras e pena que não li antes, a história é fantástica e encantadora. Annie é uma garotinha que nos mostra que sempre devemos ir atrás dos nossos sonhos, mesmo que o caminho tenha obstáculos e tudo pareça difícil, pois podemos nos surpreender.

Eu sei que na vida real nem sempre atravessar esses obstáculos seja a garantia de um final feliz, mas ela nos faz perceber que se ficarmos parados no mesmo lugar, apenas sonhando e não tentando realizar, você nunca vai saber se daria certo. E Annie, com toda sua coragem e inocência de uma criança de onze anos, decide partir em busca de seus pais.

Annie era um bebê quando foi deixada pelos pais na porta do orfanato com apenas um bilhete dizendo que eles logo a buscariam. No entanto, onze anos se passaram, e nada deles voltarem para buscar Annie. A garotinha se agarra nesse bilhete com todas suas forças e nunca perde a esperança. Mesmo quando a terrível diretora Srta. Hannigan tenta fazer da sua vida um inferno.


A diretora é extremamente cruel com as crianças, principalmente com Annie que nunca demonstra se importar com os castigos - o que deixa a mulher ainda mais irritada -. Cansada da vida no orfanato, Annie resolve sair pelas ruas de Nova York para encontrar seus pais.

A trama é ambientada no período da Grande Depressão dos Estados Unidos, onde grande parte da população estava desempregada e muitos perderam suas coisas. A narrativa nos mostra cenas de muita pobreza e desespero, pois as pessoas não conseguem um emprego.

Annie tem uma trama leve e delicada. Annie é uma garota que passa por algumas situações difíceis, mas que com sua simpatia consegue conquistar seu lugar no mundo e nos nossos corações. Esse é um livro cheio de aventuras, com certeza. Recomendo demais a leitura, ela é bastante fluída e envolvente.

8 comentários:

  1. Oiê! Já li livros com uma temática parecida como Pollyana e Jogando Xadrez com os Anjos e eles sempre nos levam à reflexão. Legal saber que ele é baseado em um musical, fiquei curiosa para assisti-lo. De vez em quando grupos teatrais encenam esses musicais antigos, vou ficar ligada para tentar assiti-lo futuramente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li Pollyana ainda, mas comprei os dois livros e pretendo fazer isso esse ano.
      beijos

      Excluir
  2. Imagino que essa história deve ser bastante triste, livros com crianças que passam dificuldades me deixam bastante angustiada. Mas, mesmo assim gosto de ler, pois trazem bastante reflexões.
    Não tinha ouvido falar desse livro, mas vou anotar sua dica, pois fiquei bastante curiosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a história de Annie é muito triste. Dá muita pena ela esperando a volta dos pais, sempre com esperança. :(

      Excluir
  3. Olá!
    Não conhecia essa história, mas adorei saber que traz um pouco sobre tempos difíceis da história dos EUA. Apesar da trama ser intensa e um pouco dramática, sua foto deu a sensação de fofura e alento.
    Me agradaria a ler!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o contexto histórico também. A leitura foi muito envolvente.
      beijos

      Excluir
  4. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda... Mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura e trouxeste opiniao!

    Enfim, que bom que a trama e tao delicada! Realmente, a historia nao me parece muito original, mas o periodo histrico que serve de cenario parece tornar a situaçao mais interessante!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito mesmo, é uma leitura muito rápida e delicada mesmo.
      beijos

      Excluir